cheetah-c

A empresa sul-africana Denel Aviation vendeu à Força Aérea do Equador (FAE) 12 caças Cheetah C. O acordo foi assinado recentemente pelo CEO Da Denel, Mike Kgobe, na capital do Equador, Quito.

A Denel Aviation foi o contratante principal para o desenvolvimento do Cheetah em meados da década de 80, uma variante do Mirage III, e detém a autoridade de concepção, manutenção e os conhecimentos sobre a aeronave.

Os Cheetah estão equipados com aviônica moderna e podem usar empregar bombas guiadas a laser (LGB) e bombas guiadas por GPS. Para missões ar-ar os caças podem levar o míssil BVR  V4 R-Darter (irmão do Derby israelense), U-Darter e  Python 3.

cheetah-d

NOTA DO BLOG 1: estes mesmos caças Cheetah C foram oferecidos à FAB como “caça-tampão” até que ocorresse a decisão do programa F-X2. No entanto, optou-se pelo Mirage 2000C.

NOTA DO BLOG 2: o Equador alegou que a encomenda de aviões Super Tucano foi reduzida com o propósito de se economizar recursos para a renovação de sua aviação de caça.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Ou muito me engano…. mas acho que por lá, da aviação de caça, tem mais sucatas que por aqui…. ou seja: 10 Mirage 50M e 9 Cheetah C …tudo usado.

Sds.