WikiLeaks: Lula pressionou EUA por fim de embargo e liberação da venda de aviões à Venezuela

35

RIO – Quatro anos depois de perder a venda de aviões Super Tucanos, da Embraer, à Venezuela, devido ao embargo americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou a pressionar os Estados Unidos para liberar o veto à negociação. Os aviões de treinamento militar têm tecnologia americana e, portanto, sua comercialização depende de aprovação por questões de transferência de tecnologia.

No encontro de despedida do embaixador Clifford Sobel em Brasília, no ano passado, Lula afirmou que os EUA facilitaram a venda de aviões na América do Sul para a Rússia e a China, desfavorecendo o Brasil. Enquanto os americanos facilitavam a vida dos “de fora”, os franceses abriam vantagem com Lula.

“Lula contou-me que sua visão é a de que o Brasil torne-se a quinta maior economia do mundo em uma década. O presidente da França, (Nicolas) Sarkozy, compreende isso, ele disse, e ofereceu construir seus caças no Brasil. Em oposição a isso, os EUA se recusam a permitir que o Brasil venda os Super Tucanos à Venezuela, abrindo a porta à influência externa, China e Rússia, aqui”, escreveu o embaixador ao Departamento de Estado americano, em 31 de julho de 2009, num de seus últimos documentos sobre o Brasil.

“O Brasil precisa dos instrumentos para lidar com os vizinhos, disse Lula. Se a Bolívia quer os Super Tucanos, Lula precisa ser capaz de vender. O Brasil não pode permitir o tipo de embaraços como o causado pela incapacidade de vender os Super Tucanos à Venezuela.

Lula disse que entende a importância da venda dos FX-2 (caças americanos fabricados pela Boeing) para os EUA, e se os encontros entre o (Conselheiro de Segurança Nacional) general (James) Jones e seus homólogos no Brasil forem bem, retomará o tema com Obama. Mas ele não oferece garantias quanto à venda”, ponderou o diplomata.

Na semana passada, o WikiLeaks já havia revelado que o presidente Lula chegou, em 2005, a oferecer apoio a uma entidade de oposição ao presidente Hugo Chávez para garantir a venda de aviões brasileiros à Venezuela. Em troca do consentimento de Washington, o Brasil apoiaria a ONG Súmate, mas a proposta foi recusada pelos EUA. O telegrama foi divulgado pelo WikiLeaks e pelo jornal francês “Le Monde”.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael

EUA… sempre ajudando o nosso pais… Tanque osorio, explosão do VLS e a venda dos Super Tucanos

ainda tem gente q defende…

Antonio M

“acender uma vela para o santo e outra para o diabo”.

Jeito LuLLa de fazer diplomacia …..

Antonio M

Rafael disse:
8 de dezembro de 2010 às 12:07

E os Super Tucanos que usamos? E o R99? Quase todos os dispositivos são de procedência EUA.

E os F5 que voam até hoje e os Mirage, que foram sucateados?

Viu o artigo recente sobre a Embraer?

Nem todos os demônios não estão ao norte, estão ao sul aqui do lado ….

Antonio M

Nem todos os demônios estão ao norte…”

desculpem

Antonio M

LuLLa pressionou os EUA, mas foi eLLe quem peidou …..

Rafael

os “demonios” q estão do nosso lado não explodiram um VLS nosso

Rafael

Sem contar no embargo da decada de 70 quando o Brasil quis fazer seu programa nuclear e os EUA liderando o clube atomico não permitiu

sem falar no missil anti radiação

Mas babão e capim é assim mesmo: dá em todo lugar

proteus

Senhores, tenho medo de onde isso tudo vai parar, porque tenho certeza que o wikileaks deixou o melhor para o final!
(se eu tivesse na situação deles deixaria.)
Então lhes pergunto:
O que seria o melhor?
Traição de um grande aliado?
mas qual aliado?
trair seu proprio povo, fazendo os norte americanos se rebelarem?
só o tempo Senhores, só o tempo nos dirá ou wikileaks!!

Giordani RS

Apoio a decisão americana. Nada de ST nem AMX-T para bolivarianos…que fiquem com equipamento xing-ling…

Rafael

O criador disse q o pior de todas as noticias é sobre um banco

um escandalo q vai fazer todo mundo repensar o sistema financeiro

esse banco deve ser americano

Rafael

E oq os bolivarianos tem de pior ????

por acaso eles desobedecem o conselho de segurança da ONU pra invadir o Iraque com a mmentira de “Armas de destruição em Massa” ???

por acaso os bolivariano tacaram bombas nucleares no japão ???

os bolivarianos querem ser a policia do mundo???

oq me deixa estarrecido é o grau de ignorancia de quem se diz brasileiro… apoiam a decisão americana mesmo se prejudica o brasil

isso é alarmante

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Rafael, citar explosão do VLS como culpa americana é pedir para não ser levado a sério. Fundamente suas teses, apresente fontes confiáveis, argumente com inteligência… ou vire motivo de chacota.

[]s

Rafael

alias, oq os bolivarianos fazem de mal…

eles não se metem na politica de ninguem… simplesmente cuidam dos interesses de seus respectivos paises

e não são alinhados com os mandos dos outros…

mas criou-se o mito do anti-esquerdismo doente de um jeito tão enraizado q é dificil extirpar isso

Antonio M

Rafael disse: 8 de dezembro de 2010 às 12:17 Nessa mesma época que a Embraer fechou percerias importantes com empresas americanas e adquiriu os F5. Senão teríamos operado como caça a jato, apenas o Xavante até este mês de dezembro ou um retrofit dos Gloster meteor ! rsrsrsr!! E não compramos e/ou fechamos mais parcerias e materiais importantes e sofisticadas por causa da ditadura militar que não se enquadrava na política americana de ajudar governo que estivessem dispostos a levar mais a sério os direitos humanos e acerto anti-americanos dentro das FAs brasileiras e governo. Ou não sabe que Getúlio… Read more »

Rodrigo

Rafael disse:
8 de dezembro de 2010 às 12:16

A Guiana Francesa é aqui do lado…

————————————————————————

Coisas que eu não entendo no Lulla..

Tudo este cidadão acha que vai resolver na conversa e adora fazer caridade com o chapéu alheio.

Se ele queria tanto vender o ST para os seus aliados, porque não patrocinou uma versão dele Gringo Free for Terroristas & Revolucionarios ?

A EMBRAER criou um avião com requisitos da FAB, que não tem o menor temos de trabalhar com os gringos e israelenses.

Korolev

Os americanos explodiram o VLS? Juro que tava demorando pra começar o show de abobrinhas e groselhas…
Mas há verdades em dizer que ao vetar a venda de ST pra Venezuela, os EUA abriram as portas para a China e Rússia por aqui.

Antonio M

e a certo anti-americanismo dentro das FAs

desculpem

jurandir

Rapaz tô começando a gostar deste cidadão chamado Rafael, gostei da frase(babão é que nem capim,da em todo lugar) é isso mesmo meu amigo,estamos entre os mortos e os moribundos,se ganha o RAFALE ,o tio Sam veta sistemas, se ganha os GRIPENS idem, se ganha os HORNET’S ai sim estamos encrencados, então amigo acho que seria mas sensato cancelar esta porcaria de FX-2 , comprar algo de prateleira por enquanto e entrar de vez no PAF-FA ,só que isto é decisão pra ontem,do jeito que a coisa vai o sonho de ver meu filho pilotando algo de primeira linha vai… Read more »

Carlito

“Rafael disse: 8 de dezembro de 2010 às 12:07 EUA… sempre ajudando o nosso pais… Tanque osorio, explosão do VLS e a venda dos Super Tucanos ainda tem gente q defende…” Teoria da conspiração por teoria da conspiração, há quem acredite que foram justamente os franceses, e não os americanos os responsáveis pelas sabotagens no VLS. No entanto, o único culpado por tal sabotagem foi o próprio governo brasileiro, que deve gastar mais em papel higiênico no palácio do planalto que com o programa espacial… E sobre o tanque carro de combate Osório, se o exército tivesse encomendado algumas unidades,… Read more »

ZE

“O presidente da França, (Nicolas) Sarkozy, compreende isso, ele disse, e ofereceu construir seus caças no Brasil”.

Daí você vê o nível de ENGANAÇÃO que os franceses têm.

Só faltou o Sarkozy combinar com a Dassault, Snecma, Thales etc etc etc.

Se eu fosse o Lula, cobrava: se vamos fabricar o Rafale aqui, então isto quer dizer que vamos fazer do simples parafuso, até os motores, passando pelos Radares AESA.

Esta é mais uma da tal Parceria Estratégica do Malandro.

Saci Fufu, yeah, yeah !

[ ]s

Vinícius Dutra

Tô morrendo de rir com o posts de vocês!
Falando sério, do jeito que o tema é espinhoso, talvez o melhor fosse comprar um lote de caças-tampão de prateleira (aí pode ser até o F-18 mesmo que tá baratinho) e começar a investir pesadão em tecnologia nacional e buscar parceiros pra desenvolver um caça próprio. Se começarmos hoje talvez daqui uns 20 anos ele já esteja voando.

Fabio

O Brasil quer a confiança e parceria dos EUA mas burramente faz jogo duplo. quer agradar o TIO SAM e ao mesmo tempo lamber a bunda de paises problematicos. No passado o Brasil vivar em cima do muro e fazendo cara de paisagem pra tudo. Mais do que querer confiança dos EUA o Brasil precisa DEFINIR sua posição. Precisa ter objetivos e comportamentos decisivos e definidos. Quando o Brasil foi parceiro dos EUA ? Acho que antes de querer respeito é preciso se fazer respeitar. O Brasil precisa definir o que quer da vida e escolher um caminho. Coisa que… Read more »

Fabio

Depois dessa pataquada toda, caso o Rafale não vença, o Brasil conseguirá fazer mais uma antipatia e desconfiança. Os Franceses a exemplo dos EUA começarão a olhar o Brasil como país não confiável e nada sério. Com total razão aos franceses. Os Suecos logo logo tb perceberão que lidam com um país de brincadeira. O mais triste é que todo esse rolo do FX2 foi criado e alimentado á toa… por pura falta de seriedade e objetividade. Se o FX2 for cancelado ou postergado, o desgaste com França EUA e Suécia será gigantesco e os prejuízos politicos tb. Trará uma… Read more »

Rodrigo

Vinícius Dutra disse:
8 de dezembro de 2010 às 12:58

Perfeito!

Carlito

“Rodrigo disse:
8 de dezembro de 2010 às 13:15

Vinícius Dutra disse:
8 de dezembro de 2010 às 12:58

Perfeito!”

Partindo-se do princípio de que tecnologia não se compra, tecologia se desenvolve, também vou dizer que o comentário foi perfeito.

ZE

Para quem gosta de Teoria da Cospiração: Não foram francesas as boias que a ABIN pegou lá em Alcântara ? Quanto aos Bolivianos serem santinhos: O índio cocaleiro boliviano, aumentou exponencialmente a área de cultivo da coca. Detalhe: Ele alegou que a área foi aumentada para suprir a demanda do uso medicinal que se faz da coca. Ele só “ESQUECEU” de falar que a área plantada para a coca é 6 vezes maior do que deveria ser, isto é, se a área fosse só usada para fins medicinais ! Quanto ao seu amigo, o Camarada Chávez, há 5 anos tem… Read more »

Fabio

ha ha ha ha ha ha ha ha ha !!! não conseguimos nem aplicar uma prova de ENEM e queremos desenvolver caças e tecnologias ? ha ha ha ha ha ha ha ha !!!!

Francisco AMX

Ué, mas então a proibições de venda dos ST para o “chaveco” foi represália? “Lula contou-me que sua visão é a de que o Brasil torne-se a quinta maior economia do mundo em uma década. O presidente da França, (Nicolas) Sarkozy, compreende isso, ele disse, e ofereceu construir seus caças no Brasil. Em oposição a isso, os EUA se recusam a permitir que o Brasil venda os Super Tucanos à Venezuela, abrindo a porta à influência externa, China e Rússia, aqui”, escreveu o embaixador ao Departamento de Estado americano, em 31 de julho de 2009, num de seus últimos documentos… Read more »

Tadeu Mendes

Rafael,

Cai na real. Leia bastante e estude os fatos pirmeiro, antes de postar uma fantasia como essa. Ok?

Voce deve ser bolivariano.

defourt

>>>>> “Os aviões de treinamento militar têm tecnologia americana e, portanto, sua comercialização depende de aprovação por questões de transferência de tecnologia.”

Como nos faz falta um pouquinho de “simancol”.
E depois queremos sentar o pau na Suécia e França com o uso de tecnologia externa.

Sentar o pau sem antes se sentar a Pua é isso…

defourt

Não entendeu?

Então Parafraseando meu cunhado:

“A faculdade pode me trazer um rádio pro carro; o rádio do carro não pode me trazer uma faculdade”.

Éramos criticados porque não tínhamos rádio…

🙂

André Bastos

Vinícius Dutra disse:
8 de dezembro de 2010 às 12:58

O maior problema é que daqui há 20 anos produziriamos um caça (se fosse possível) com tecnologia de hoje, ou seja, 20 anos atrasado.
Já que não é barato desenvolver a tecnologia de um vetor avançado, mesmo que na base da parceria.

O que deveria ter sido feito era o contínuo investimento em P&D da época do AMX. Aí sim teríamos condição, desde que fosse criada uma joint venture, de fabricarmos um avião de 4ª+.

Mas qual foi o fruto desses anos todos?
Apenas o ST…

RolandTFlackphayser

Para os paranóicos de plantão, é bom lembrar que a França dispara seus lançadores dali pertinho da base de Alcântara e em posição desfavorável em relação a linha do equador, ou seja, os lançadores brasileiros consumiriam menos combustível e ficariam mais baratos do que os lançados da Guiana. Outra é que os franceses tem acordos de cooperação com os americanos, que no caso, tem um posição de lançamento ainda pior que a francesa. E aos Rafaletes, desistam, vai ser uma muvuca tão grande a compra desses caças mais caros que a alternativa que irão render matérias até 2014, ano que… Read more »

Almeida

Carlito disse em 8 de dezembro de 2010 às 12:42

Exatamente amigo, se nem nós compramos o Osório, por que diabos acusamos os norteamericanos de melarem nossa venda pra Arábia Saudita em prol do produto deles? Mania de brasileiro de meter amizade no meio de negócios e achar que os outros tem que ser bonzinhos conosco em detrimento do seu próprio bolso!

Fabio disse em 8 de dezembro de 2010 às 13:06

Disse tudo amigo. Queremos dedicação total deles mas não damos nada em troca, pelo contrário!

Roni

Uma coisa é certa, se esse embargo americano na venda dos STs for real, numca que o f-18 vai ter a minima chance de vencer esse fx2 depois do ego ferido do nosso presidente com essa cachorragem toda.