Dilma, Lula e Jobim encontram-se na semana que vem

A presidente eleita Dilma Rousseff deve receber no início da semana que vem o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na pauta, estará a compra de 36 aviões caças para fortalecer a FAB (Força Aérea Brasileira) e Lula deverá participar do encontro.

A negociação se enrola há anos e o presidente entende que Dilma deve concordar com a compra, que envolve mais de R$ 10 bilhões. Na concorrência, o favorito de Jobim e Lula é o francês Rafale, mas a FAB prefere o sueco Grippen (sic), mais barato.

O encontro deve selar ainda a permanência de Jobim no cargo, que tem boa aceitação entre militares e é bem avaliado pelo presidente Lula.

A reunião estava prevista para este sábado (4), mas o ministro volta hoje de viagem ao Rio de Janeiro. Na agenda, estava marcada uma reunião com o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta emplacar aliados no novo governo. Lula também está fora, no encontro da cúpula da Unasul em Mar del Plata, na Argentina.

Segundo assessores próximos, Dilma já “não esperava” encontrar Jobim ainda hoje e a reunião pode ficar para segunda-feira (6). No mesmo dia, deverão ser anunciados os nomes do PMDB. Embora seja o partido de Jobim, ele é considerado como parte da “cota pessoal” de Dilma.

Outros nomes do partido cotados para assumir pastas são Edison Lobão (Minas e Energia), Wagner Rossi (Agricultura), Mendes Ribeiro Filho (Turismo) e Eduardo Braga (Previdência).

Nesta última semana, Dilma conversou com os principais caciques do principal partido aliado para negociar os cargos. A ideia foi fechar a participação do PMDB para depois ratear o resto do gabinete entre as demais siglas aliadas.

Das pastas negociadas com o PMDB, pelo menos duas são alvo de cobiça de outros partidos. O PR almejava a Agricultura, com a indicação do produtor e ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi. O PSB queria o Turismo, apostando no senador Antônio Carlos Valadares (SE).

FONTE: R7

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Por enquanto, a Dilmandona só enxertou opinião dos outros …..

Duvido que decidam amanhã o FX-2…

Sds.

The-Tomcatter

Tambem duvido que saia o resultado amanha, espero que com essa enrolaçao toda, eles escolham o melhor para a FAB!

[ ]’s

Rafael

OLHA OQ SAIU NO PLANO BRASIL: . http://planobrasil.com/2010/12/05/e-agora-josefranca-disposta-a-passar-a-tecnologia-do-rafale-ao-brasil/ . PARIS — A França está disposta a fornecer ao Brasil os códigos informáticos do avião de combate Rafale se este for comprado pelos brasileiros, afirma uma mensagem diplomática americana de novembro de 2009 divulgada pelo site WikiLeaks e citada neste domingo pelo jornal francês Le Monde. Com o Rafale, jamais vendido até agora para ao estrangeiro, a França espera descartar os aviões americano F/A-18 Super Hornet e o sueco Grippen, que também disputam o mercado brasileiro, afirma a mensagem. “Os franceses garantiram aos brasileiros que entregarão os códigos informáticos do Rafale,… Read more »

Erick

vai ser o Rafale com certeza, tem muita política no meio… eles só tao enrolando pra nao ficar na cara. :s

Rafael

Apesar de torcer pelo GRIPEN NG, vamos parar e pensar:
.
E Se a França resolve mesmo abrir os codigos fonte do Rafale ???
Aew embola tudo de vez

Agora é pra se pensar muito bem: com os codigos fonte o Brasil poderá evoluir muito mais rapido

e nada impede q o brasil entre no projeto Gripen NG

mas esta proposta dos Franceses está muito atraente

“SE” realmente os franceses colocarem no papel q darão ao Brasil os codigos fonte, acho q até vale a pena comprar os Rafales

Justin Case

Rafael,

Bem-vindo ao time então.
O compromisso de fornecimento dos códigos-fonte já está escrito e firmado há tempos.
Abraço,

Justin

Gabriel T.

Era tudo o que eu queria, um anúncio no fim do governo Lula. Seja qual for o avião escolhido ele não será comprado. Vai chegar janeiro e vão empurrar o assunto para março por causa do ano fiscal. Lá vão ver que não poderão gastar muito por causa da nova política de austeridade.

The-Tomcatter

É dificil acostumar com os posts do justin sem a classica frase no final…mas voltando ao assunto, caso o MD garantir que essa Rainha de Hangar voe, que Venha o Rafale!Mas se der Gripen, melhor ainda!

[ ]’s

zmun

Muito bom saber que a parceria extrategica nos rendeu os códigos-fonte.

DrEngAir

A Dilmandona vai decidir que não vão decidir nada.

Rafael

pois é… agora é uma duvida cruel

Comprar o Rafale MUITO CARO, mas q nos renda os codigos fonte do avião ou entrar num projeto q realmente nos ensinaria muito ???

Codigos fonte de um avião como o Rafale realmente vale MUITO DINHEIRO

Seja como for, esse FX-2 já rendeu muito ao Brasil…. o FX-2 conseguiu coisas q nem eram sonhadas no FX-1

e tem gente q diz q o FX-2 é uma licitação viciada etc ….

q venha o melhor pra nós (não importa a grana)

Crusader

To na espectativa… =D

Ps.: Valeu pela tentativa Zeiro…. D:

grifo

pois é… agora é uma duvida cruel

Caro Rafael, todos os concorrentes irão ceder os “códigos fonte” do avião.

Mac

Como diria o saudoso Bertoldo Brecha da Escolinha do Professor Raimundo.

A respeito do RAFALE:

– Vennnnnha!

Vader

Tomara que escolham logo o Rafale, e acabem logo com essa celeuma. Aí a gente vai poder malhar com mais convicção, rsrsrs… No off-topic do Rafael, o legal é isso aqui: “Se a venda do Rafale for realizada, a Dassault (sua montadora) poderá pedir aos Estados Unidos licenças de controle de exportação para as partes do avião construídas com tecnologia americana”, destaca a mensagem dos diplomatas americanos. Ou seja: a França vai ter de passar em Washington para pedir a “bença” do Tio Sam, como todo mundo, aliás. O que acaba também com a falácia que o Rafale é 100%… Read more »

Vader

Ah sim, o repasse dos códigos-fonte do que interessa à FAB, e foi por esta pedido no RFI/RFP, o do SISTEMA DE ARMAS, já foram aprovados por todos os concorrentes. O resto é blábláblá francês, dado que nem a FAB nem a indústria nacional tem o que fazer com o restante dos códigos-fonte. E que nem a FAB nem a indústria tem a menor perspectiva de vender Rafales para o mercado que a França muito gentilmente “ofereceu” para nós, qual seja, a AL (aliás, é até engraçado pensar na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador e Argentina comprando um caça de 142,3… Read more »

Craveiro

Justin Case disse:
5 de dezembro de 2010 às 17:50

Estar no papel é uma coisa, cumprir de fato é outra. E vale para todos os envolvidos.
Se a França (ou Suécia ou EUA) selam acordo de venda que envolve TOT “irrestrita”, se quiserem quebram o protocolo nodia segfuinte. E vamos recorrer onde: Haia, OMC? Não terá onde.

Abraços

Rafael

Vader

Mas aew se a gente for pensar assim ninguem sai do canto

se for pra pensar assim é melhor comprar avião Russo

mas se o EUA embargar alguma coisa vai ser um tiro no pé

lembram quando eles nos embargaram o missil anti-radiação ????

aew o Brasil foi lá e fez um missil anti-radiação nacional muito bom !!!

Se for pra ter os codigos fonte, realmente vale a pena

nem digam o contrario…

qual o pais q quer ter tecnologia de aviões de caça não iria querer os codigos fonte do Rafale ???????

Rafael

Cavaleiro

oq a Saab nos promete sobre os caças tb está no papel

uéé

tudo esta no papel…

alem disso, verdade seja dita, a França esta agindo muito bem na transferencia de tecnologia dos Submarinos (pelo menos até agora)

isso é inegavel

Mauricio R.

“…a França esta agindo muito bem na transferencia de tecnologia dos Submarinos…”

Ah, não te contaram que a DCNS tentou transferir a tecnologia de uma empresa americana, fabricante de baterias, mas a empresa disse não!!!
E aí arrumaram rapidinho, uma genérica feito na Grécia!!!
E a MB, disse amém!!!

Craveiro

Rafael disse:
5 de dezembro de 2010 às 18:36

Talvez… Mas o que quis dizer é que o contrato pode ser rasgado e bye bye. Por qualquer um dos fornecedores.

Lobo

Mais um golpe no bolso do povo brasileiro…..
Vader será que o Nelson DimDim também írá dar uma de caixeiro viajante no Paraguai, Bolivia,etc?
Nossa que Maravilha……. ficaremos trilhonários vendendo esquadrões para o Suriname e Uruguai.

Justin Case

Craveiro disse: 5 de dezembro de 2010 às 18:34 “Estar no papel é uma coisa, cumprir de fato é outra. E vale para todos os envolvidos. Se a França (ou Suécia ou EUA) selam acordo de venda que envolve TOT “irrestrita”, se quiserem quebram o protocolo nodia segfuinte. E vamos recorrer onde: Haia, OMC? Não terá onde.” Concordo perfeitamente, Craveiro. Todos os países ofertantes do F-X são sérios e confiáveis, mas também soberanos para mudarem de opinião conforme o cenário internacional. Por isso que se busca, além de um contrato de fornecimento, uma parceria entre nações. Além disso, temos que… Read more »

Rafael (RS)

tsc,tsc,tsc,tsc, pobres países subdesenvolvidos, como acreditam no conto da carochinha, como tem trouxa meu Deus, vão aliviar o prejuizão que a Dassault tem com essa jaca e logo vão abandonar o projeto Rafale, é questão de tempo até partirem para um projeto 5ª geração, ou seja, ficaremos com mais umas sucatas estacionadas.

Vader

Rafael disse: 5 de dezembro de 2010 às 18:35 Rafael, avião russo hoje em dia também tem tecnologia americana. Confira só quem está na lista de clientes do ISO Group (USA – link enviado pelo “Almeida”): “•Typhoons •F/A-18 Hornets •F-4 Phantoms •F-15 Eagles •F-16 Fighting Falcons •F-22 Raptors •MiG-21s •MiG-29s •Mirages •Rafales •SU-27s, 30s, 33s and 35s •Yak-38s” http://www.airforce-technology.com/contractors/electronic/iso-group/ Querem comprar caças “gringos-free”???? Só tem UMA fornecedora, e assim mesmo, por enquanto: CHINA! Concordo contigo, que se os EUA embargarem a gente será um tiro no pé. Mas perceba que isso vale ainda mais pro SH: pra eles compensa ter… Read more »

Giordani RS

Campanha presidencial: 60 milhões
Comprar um Rafaele: 142 milhões
Ver o Luiz Marinho chorando mão tem preço!!!

****

Antes do “efexis” ser resolvido o Sgtº Garcia vai prender o Zorro?

Giordani RS

Caraca! Porcaria de netbook!

Leia-se “não” aonde está erroneamente escrito “mão” .

Nick

Se der a lógica, vai ser Rafale, a despeito de tudo e de todos.

Mas o presidente atual e a futura deveriam usar o único argumento válido para justificar o caça francês: É um escolha política e ponto. Não devem tentar usar a ToT, ou a “independência dos americanos”, argumentos desmistificados. Apenas afirmem que queremos porque sim. Motivos? Político, político-partidário.

[]’s

Baschera

Vader disse:
5 de dezembro de 2010 às 18:55

…. taí, poucos realmente falam o que interessa, o verdadeiro nó deste FX é realmente esta trolha que embestaram de acrescentar no RFI : Código(s) fonte(s), como se isto fosse o próprio coração do bixo.

Deveriam ter pedido compartilhamento e desenvolvimento conjunto como você coloca no final do seu post. Seria mas palatável e justo.

Sobre a China, nem esta tem total e irrestrita tecnologia própria em tecnologia militar…. mas agora estou com preguiça de colocar aqui o que andei lendo recentemente……rsssss.

Sds.

rodrigo ds

Preferência de Lula por aviões franceses impede negócio com Boeing

http://br.noticias.yahoo.com/s/05122010/40/mundo-preferencia-lula-avioes-franceses-impede.html

rodrigo ds

Off Topic: Satélites russos saem de curso e caem no Oceano Pacífico MOSCOU (Reuters) – Três satélites russos que estavam sendo colocados em órbita para completar o sistema de navegação GLONASS da Rússia saíram do seu curso no domingo e caíram no Oceano Pacífico, perto do Havaí, informou a agência RIA News. Um porta-voz da agência espacial russa Roscosmos afirmou à Reuters que os satélites tinham se desviado de seu curso e causado uma “situação não planejada”, mas ele não confirmou a queda. Os satélites estavam sendo carregados pelo porta-foguetes “Proton-M”, que foi lançado no domingo do centro espacial Baikonur… Read more »

brazilwolfpack

Vai sair na Segunda,sim…na Segunda Vinda De Jesus Cristo!!! rsrsrs

Lobo

Nick ” se der a lógica vai ser Rafale”?
” É uma escolha política e pronto.” Não, é uma escolha propina e ponto.

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Só um engraçadinho ACHA que depois desta novela toda a Dilma vai bater pezinho e melar o FX-2!!!
E diante do padrinho Lula e do seu futuro ministro da Defesa Nelson Jobim e ainda durante a presidência do Lula. SONHAAA!!!

Ai, Ai Iai, Ai,Ai Ai… Tá chegando a hora…
O dia já vem raiando fabiano..
O Rafale vai aterrisar AGORA…

Galahad

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-wikileaks-e-os-cacas-segundo-o-el-pais#more O Wikileaks e os caças, segundo o El País Enviado por luisnassif, dom, 05/12/2010 – 17:48 Por Alex Prado Leiam como o El País descreve os telegramas sobre a compra dos caças pelo governo brasileiro: Lula es el “formidable obstáculo” para que la estadounidense Boeing renueve la Fuerza Aérea de Brasil · ELPAÍS.com Lula es el “formidable obstáculo” para que la estadounidense Boeing renueve la Fuerza Aérea de Brasil El ‘love affaire’ entre el presidente brasileño y Sarkozy preocupa a la diplomacia de EE UU SOLEDAD GALLEGO-DÍAZ – Madrid – 05/12/2010 Vota Resultado Sin interésPoco interesanteDe interésMuy interesanteImprescindible 92… Read more »

Galileu

hahahaha esses ************** acham que eu sou otário, é mais fácil 21/12/2012 ser verdade do que a data do FX que já morreu e vivem querendo desenterrar!!!

Braziliano

Pai do Céu! Até quando nós Brasileiros vamos pagar as contas dos exilados marxistas pós-64 com os europeus?

Robson Br

Rafael disse:
5 de dezembro de 2010 às 17:33

“”””PARIS — A França está disposta a fornecer ao Brasil os códigos informáticos do avião de combate Rafale se este for comprado pelos brasileiros, afirma uma mensagem diplomática americana de novembro de 2009 divulgada pelo site WikiLeaks e citada neste domingo pelo jornal francês Le Monde.”””

>>>>>Isto ninguem coloca aqui…..

Korolev

Espero que a decisão saia amanhã, então. Contudo, independente do caça que vier, minha opinião é de que a transferência de tecnologia, tão falada, não acrescentará em nada ao potencial industrial e bélico brasileiro simplesmente pelo fato de que essa tecnologia não será aplicada em lugar nenhum. Não adianta querer ter tecnologia se não tem nenhuma proposta de projeto. Se essas empresas que absorverem tecnologia não se transformarem em grandes fornecedoras, jamais terão capital para continuar inovando e pesquisando, e acabarão defasadas. E para se tornarem fornecedoras, precisam de clientes. E nós deveríamos ser clientes, mas como eu disse, se… Read more »

Mauricio R.

“A França está disposta a fornecer ao Brasil os códigos…”

Isso aí nem novo é, essa condição já estava explicita no RfI/RfP da FAB.

Robson Br

Vader disse:
5 de dezembro de 2010 às 18:55

Os americanos também usam componentes europeus.

O problema é que o gripem usa quase tudo. A dependência é simplesmente total. A própria SAAB não sabe como terminar o caça.

A única saída é realmente o Brasil, pois com este sentimento anti-americano presente nas FFAA desde o governo militar do Geisel, a opção B deles é o gripen. O problema é o que vem depois….

Poker

Deixa pro Lobão que ele decide rsrsrs, este têm uma fome… 😀
Por sinal qualquer decisão é importante, até o não e cancelamento do processo, mas este FX2 não pode passar pro próximo Governo. Esta minha opinião.

Lobo

É faltou o Obama dar Pre$$ão no Bêbum no Nelson DimDim e na Cabeçuda.

Rodrigo

ahahahahahahaha É legal demais, ver um monte de gente que nunca escreveu uma linha de software falando de código fonte… Digamos que tudo isto seja real… Na remota possibilidade vamos a algumas perguntas.. 1. O que se fará com milhões de linhas de código sem ter o devido hardware ? Não esqueçam, os processadores são americanos..Eles irão nos ceder ? 2. Se a intenção é construirmos novos modos de radar, como criá-los usando um hardware proprietário que não é de propriedade dos franceses e não sabemos se nos será fornecido ? 3. Será fornecida a documentação do software ? 4.… Read more »

Rodrigo

Robson Br disse:
5 de dezembro de 2010 às 20:25

Esta é a mesma que os gringos tiram sarro, falando que no fim vão ter que ir pedir benção em Washington para passar o hardware.

Sem o hardware nada disso tem valor.

Vader

Robson Br disse: 5 de dezembro de 2010 às 20:32 “Os americanos também usam componentes europeus.” Opa, verdade Robson, me esqueci do assento Martin-Baker da filial dos EUA na Europa (Inglaterra)… Mas o que eu quero ver MEEEEEEESMO é o europeu macho pra caramba pra embargar o americano. Sabe quando acontecerá isso? Quando eu aprender a lamber meu cotovelo e assoviar a Quinta Sinfonia de Beethoven ao mesmo tempo… 🙂 Que é isso parceiro, num fala um trem desse que dá até vergonha… Não existe NADA em matéria de tecnologia que o americano não produza 10 X melhor que o… Read more »

Juarezj

5 de dezembro de 2010 às 17:50
Rafael,

Bem-vindo ao time então.
O compromisso de fornecimento dos códigos-fonte já está escrito e firmado há tempos.
Abraço,

Justin

Caro Justin! Como você sabe que está escrito, por acaso tivestes acesso a proposta da Dassault.

Grande ab raço

Leia mais (Read More): F-X2: decisão na segunda? | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Ricardo_Recife

Se é assim como a França vai transferir “irrestritamente” a tecnologia presente no Rafale.

Korolev

“Não existe NADA em matéria de tecnologia que o americano não produza 10 X melhor que o europeu, se quiser.”

Vader, convenhamos, andar com um carro alemão é muito mais tesão do que andar com carro americano. =D

Alexandre GRS

Prezado Vader, Um pouco fantasiosa essa sua colocação que sobre a produção européia versus a produção EstadoUnidense. Só para constar, não há hoje no mundo ocidental, nenhuma empresa que fabrique motores aeronáuticos que não use tecnologia alemã, bem como diversos outros componentes por eles feitos. Os estudos aerodinâmicos Franceses e Russos, são infinitamente superiores a todos já realizados até hoje. Os ingleses desenvolveram, e desenvolvem excelentes assentos aeronáuticos militares bem como, a sua industria naval é, hoje, a mais moderna do mundo. Existem outras áreas que poderia estar aqui citando para contrapo-lo na sua argumentação. Sei e entendo a sua… Read more »