A pretensão de novo e inovador parecer sobre caças implica esperar da FAB que se declare incompetente em sua razão de existir

Janio de Freitas

O MINISTÉRIO da Defesa do Brasil e o governo da França uniram suas criatividades para grandes transações e, para tanto, deram novo significado a alguns termos militares comuns. Manobra militar, desde a encerrada nesta semana pelas forças aéreas brasileira e francesa no Ceará, adquire o sentido de manobra de negociantes, à maneira daquelas tão conhecidas, de governantes e empreiteiros, para manipular obras, concessões, compras e seus preços.

Com o novo sentido de exibição ou sedução, o exercício aéreo serviu ao propósito dos seus patrocinadores de obter, dos comandos e técnicos da FAB, pareceres técnicos que recomendem a compra do caça francês Rafale. Tratou-se, portanto, de manobra para proporcionar à FAB um pretexto, por pretensa sedução à vista do Rafale, para relegar suas longas e minuciosas conclusões por outro avião.

O caça da fábrica Dassault, que está longe de ser um êxito no comércio internacional de armamentos, é reconhecido como muito caro, de gastos muito altos na operacionalidade e, para o que mais interessa à FAB, menos conveniente à formação de brasileiros com a transferência de tecnologia do fabricante. No mínimo, seria a transferência de tecnologia de um avião com características inadequadas às necessidades brasileiras. E à disponibilidade orçamentária permanente.

Um aspecto paralelo da manobra com novo sentido: a pretensão de novo e inovador parecer implica esperar da FAB que se declare incompetente em sua razão de existir. Seus vastos estudos e projetos, para escolha de aviões e fabricação futura, não resistiriam nem ao breve contato com um dos relegados.

Passadas a eleição, as pressões, internas e externas, para que Lula efetive logo a compra dos caças, corresponde ao medo de que Dilma Rousseff a protele. O que seria muito compreensível, já que as atuais incertezas das finanças e da economia internacionais não recomendam negócio de tão altos valores. Há prioridades mais recomendáveis. Mas, sobretudo, não se justifica que em fim de governo se façam transações desse gênero. Dilma Rousseff não se oporá a decisão alguma de Lula, esteja de acordo ou não. A Lula cabe o dever de não invadir os comprometimentos do futuro governo, cujas circunstâncias não pode prever.

O negócio dos caças começou mal, com uma simples conversa de dois presidentes em dia de festa, no 7 de setembro de 2009, com total desprezo pelas leis brasileiras para tais transações. E ameaça terminar pior, como resultado ilegítimo de manobras.

FONTE: Folha de São Paulo

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. Claro

parabens ao janio de freitas pela capacidade de inventar coisas. deveria se ocupar de coisas que realmente entende.

Patriots

O q eu não entendo é, se o Rafale não proporciona uma boa transferência de tecnologia, e o seu custo é muito elevado tanto para compra e operacionalidade, então pq a FAB passou o Rafale pra decisão final do FX-2? Pq não passou o Eurofighter ou o Su-30 (se não me engano) pra decisão? Pq o q eu ouço é q de todos os concorrentes o Rafale é o mais caro disparado no preço, então foi imcopetencia da FAB passar o Rafale para a decisão?

jose maria

Vindo esta materia da folha de são paulo, não tem credibilidade algum, essa materia e tendenciosa e preparativa para outras que viram em seguencia, e conhecimento notorio que a folha e outros seguimento da midia nacional foram completamente contra a eleição da sr dilma russef e a favor do candidato derrotado josé serra, o que a folha entende de aviação de caça o que a folha entende de relações comerciais desse tipo, o que a folha entende de leis nacionais e internacionais, o que a folha endende de fab? eu sei muito bem que a folha endende de tirar proveito… Read more »

Mauricio R.

“…então pq a FAB passou o Rafale pra decisão final do FX-2?”

Pq mandaram…

Rodrigo

J. Claro disse:
14 de novembro de 2010 às 14:55

O Jânio é simplesmente mais um jornalista leigo que escreve sobre o que não conhece, dentro tantos no Brasil e inclusive os que se denominam “especialistas”.

—————————————

Patriots disse:
14 de novembro de 2010 às 15:03

Pensa um pouquinho que você descobrirá a causa.

—————————————

jose maria disse:
14 de novembro de 2010 às 15:11

Qual publicação tem credibilidade para o senhor ?

Fabio

Reforçando o que disse acima o Patriots. Se o Rafalle é inviável, porque a FAB o colocou no Shortlist ? A FAB quis fazer um joguinho pensando que iria atingir seu real objetivo e o tiro saiu pela culatra. Da próxima vez (sabe-se lá quando…) que a FAB seja mais tecnica e objetiva e menos politica e saiba indicar os caças que REALMENTE lhe interessa e não coloque no Shorlist um concorrente achando que ele estará ali somente pra fazer figuração. Que a FAB agora engula o Rafalle e o use da melhor maneira possivel. Afinal de contas o papel… Read more »

Patriots

Mauricio R. disse:
14 de novembro de 2010 às 15:12

“…então pq a FAB passou o Rafale pra decisão final do FX-2?”

Pq mandaram…

——————————————————————————————

Se for isso mesmo então concordo com o Fabio, pq colocaram então no shorlist se nunca gostaram dele? Só pra fazer joguinho de cena? Então uso as palavras do Fabio:

“Que a FAB agora engula o Rafalle e o use da melhor maneira possivel”

Quem mandou não levar a sério e ficar fazendo gosto de politico, agora chuupaaa FAB!!!

Leandro

FAB…
Senta que lá vem a história…

Paulo Mendes

O colonista Janio de Freitas estah falando um monte de bobagens, inferencias sem fundamento, baseada em achismo tendencioso. Realmente muito pobre em argumentos, isso ja esta virando praxe, coisas de jornalecos decadentes!!!

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Porque não levam logo este entulho de jornalista logo para o asilo???
Depois da campanha dos submarinos ele volta à carga no FX-2…
Este decrépito defensor do Brasil alinhado ao quintal americano não desiste nunca…

Se dependesse deste energúmeno os militares brasileiros estariam equipados com arco e flecha, canoas e teco-tecos…

Rodrigo

a quantidade de besteiras por palavra digitada na imprensa brasileira nunca para de srpreender….

grifo

A matéria realmente tem algumas imprecisões. Como todos aqui sabem a manobra aérea ainda está em andamento, e o convite feito pela FAB para a participação da França nada tem a ver com o FX-2. O ponto principal no entanto, relativo à outra “manobra”, é absolutamente correto e pertinente. A tentativa do Ministério da Defesa de criar o seu próprio relatório para justificar o concorrente preferido do ministro, classificado em último na avaliação da FAB, além de ser inédita e imoral, questiona a própria competência técnica da força. Felizmente ao que parece a presidente eleita já detectou a manobra, e… Read more »

Antonio M

E ainda tem gente que acredita em um jornal poder derrubar ou acabar com um presidente, ainda mais eleito na base do populismo e messianismo e que consegue eleger sua candidata na base de seu carisma, uso da máquina administrativa e caríssimo mkt eleitoral.

Se nem o mensalão derrubou LuLLa e a Erenice acabou com a Dilma !!!

Melhor a imprensa poder dizer o que diz e nós podermos replicar, do que o Estado !controlando a mídia para mostrar apenas a verdade!.

cerebro1975

matéria fraca, não gostei, o cara disse qe tem outras prioridades recomendaveis! claro que a opnião de um jornalista é importante, mais esse ai passou longe desde quando que a compra de caças foi decidida numa conversa de dois presidentes num 7 de setembro de 2009! muito fraca a matéria.

Observador

Sugiro o bloqueio do comentário do Sr. José Maria. Independentemente da notícia comentada ter fundamento ou não, considerar que todos aqueles que são contra a escolha do Rafale como “víuvas da eleição de Serra” é, no mínimo, pueril. Dizer que quem é contra o Rafale o é porque faz parte da impresa ” Serrista” é baixar o nível de discussão deste Blog a um nível “nunca antes visto neste país”. O que este senhor diria então sobre o fato de que parte da imprensa tem feito o impossível para apoiar a decisão, divulgando boatos sobre a escolha do Rafale para… Read more »

Observador

Ops!
Favor aos moderadores apagar o primeiro comentário. Estava editando-o e foi por engano.

Quanto ao segundo, mantenho até as vírgulas.

Renato

Tudo que começa errado termina errado, quando do FX 1 (há 16 anos atrás)a FAB deveria ter promovido naquela época um projeto em conjunto com a EMBRAER para o desenvolvimento de um caça nacional, que poderia ter sido em parceria com outro país; mas preferiu partir para compras. Deu no que deu.

Esse RAFALE é muito caro, sua turbinas merecem atenção especial em revisõs, consomem muito combustível e todos sabemos que a FRANÇA não vai transferir tecnologia coisa nenhuma.

a FAB entregou o galinheiro para as raposas tomarem conta

Amv_07

– Será que a FAB (que operará e manterá os aviões) é incompetente por ter incluído o Rafale na Short List? Ou houve imposição política? – Será que todos os outros países que também incluíram o Rafale e terminaram por não selecioná-lo também são incompetentes? – Será que de todos os militares e civis que avaliaram este avião, só o Lula viu custo-benefício favorável? Pensem bem: quem aqui compraria um carro que um monte de gente pesquisou, olhou, fez o test drive mas só o dono da conssessionária comprou? Para aqueles que acreditam em parceria estratégica e transferência tecnológica com… Read more »

Rodrigo

Paulo Mendes disse:
15 de novembro de 2010 às 1:51

Se a Folha é decadente, fiquei curioso para saber o que é um jornal bom para você.

—————————————-

Observador disse:
17 de novembro de 2010 às 12:19

Sou contra o bloqueio, fórum também é humor e eu passo mal de rir com a PTzada e as suas teorias da conspiração.

—————————————-

Amv_07 disse:
17 de novembro de 2010 às 14:00

Ninguém que avaliou o Rafale, entende de avião. Só entendem o Jobim, os marinheiros do lago Paranoá e demais assessores contratados.

Observador

Esta notícia me lembra uma no tempo do falecido FX, em que metiam o pau no Gripen, dizendo que era um escândalo o Brasil comprar um avião que não tinha autonomia suficiente para ir de Anápolis para a fronteira norte. Como se Anápolis fosse a única base do país, como se os Gripen fossem os únicos vetores da força e como se não existisse REVO. Não digo que tenha pesado para não escolher o Gripen na época, mas que a notícia deve ter criado resistência em muita gente, isto lá aconteceu. Porém, ao contrário daquela época, mesmo com informações equivocadas,… Read more »

RolandTFlackphayser

Alguém realmente acha que a Dassault vai mesmo liberar toda a tecnologia do caça para o Brasil?

Será que o Lulla e o Sarkosi já pediram a opinião do sindicato dos trabalhadores da aviação à respeito de dar seus empregos à nós?

Esses aviões serão a herança maldita de Lulla aos brasileiros assim como a volta da CPMF.

Rique

Nem a data acertou. As conversações começaram, com FHC.7de setembro foi meramente um estimulo animador injetado no gaulês.Enquanto isso, se extrai o máximo de vantagens.Afinal, com esse quadro internacional, quem vende para quem?Na Europa,nem mesmo para si. Penúria grassa. Portanto ,como nos clássicos contos de Dickens,é chegada a hora de tirar partido dos fracos e vulneráveis.Europeus fazem fila.

Rafael (RS)

O grande problema é que não existe mais brigadeiro com aquilo roxo no meio da pernas, são todos políticos, omissos, acomodados e por aí vai. Estão só esperando para botar o pijama e tentar uma boquinha numa estatal/fundação, etc. Logo ficam todos quietinhos, comprometimento com a nação ZERO. Se fosse num país sério era corte marcial/paredão para todos os envolvidos nessa história, NelsonJobim (Lobim)/Lula/Saito….Minha esperança ainda é ver alguma m…vir a tona e acabar com essa pouca vergonha no melhor estilo francês. Impressionante como tem trouxa/corrupto nesse mundo. Os franceses devem estar soltando rojões no castelo do senhor Dassault dizendo… Read more »

celso

Prezados,

como ja escrevi anteriormente o ESCANDALO nao vai acontecer no antes……………….mas sim no ….durante……e no apos ……qdo a bicheira der pau……aguardem.

Sds

Gunsalmo

Mauricio R. disse: 14 de novembro de 2010 às 15:12 “…então pq a FAB passou o Rafale pra decisão final do FX-2? Pq mandaram…” Mauricio, a teoria de que o Rafale foi selecionado entre os 3 finalistas por exigência do governo, pode ter fundamento, mas, na minha opinião, é mais provável que, na elaboração da short list, ele simplesmente tenha entrado porque tenham sido abordadas apenas questões relativas a desempenho e transferência de tecnologia. Se for mesmo isso, a FAB só teria tido conhecimento dos valores oficiais de aquisição,manutenção e hora de vôo do avião francês, após a elaboração da… Read more »

kaleu

Concordo plenamente Grifo : Se por um lado a matéria tem algumas imprecisões, por exemplo a cruzex ainda está em curso, a questão colocada de que o “nosso” Ministério da Defesa se “compactuou” com a França não há exagero … inclusive lemos rescentemente que o próprio Ministro foi aos EAU “vender Rafales” … E O PESSOAL AQUI ACHA ISSO “”N O R M A L”” … Alguém aqui consegue imaginar Hilary Clinton promovendo Typhoons no México por exemplo ??? Ou quem sabe Hervé Morin promovendo SU-35 na Argélia ????? O FATO é que “nosso” Ministro fez incontáveis piruetas para fazer… Read more »

Gunsalmo

Para quem gosta de alardear os riscos de embargo que podem sofrer os componentes americanos, leiam essa notícia: Recentemente o governo francês vetou um negócio envolvendo a compra de aviões JF-17 pela força aérea paquistanesa pois os mesmos utilizavam aviônica de origem francesa. Aparentemente, fizeram isso para agradar à vizinha India, onde o Rafale disputa o MMRCA. Se quiser os aviões, o Paquistão terá que integrar neles equipamentos de outra origem que não francesa. Bem parecido com o que aconteceu no episódio da venda dos Super Tucanos para a Venezuela, não acham? Seguem abaixo os links para a notícia: http://brasilnicolaci.blogspot.com/2010/11/governo-frances-veta-venda-de-aviao.html… Read more »

kaleu

enfim

Rodrigo

Gunsalmo disse:
17 de novembro de 2010 às 19:35

ahahahahah

Estes ai para desencalharem a jaca, vão tostar até a borda se precisarem.

Ulisses Paulino

Independente de suas qualidades e defeitos, e mesmo de quem seja o vencedor, o comentário no jornal, tanto por parte deste como do autor, não podem ser esculachados como tendenciosos ou leigos… de fato, há tanta morosidade, falta de transparência e conflitos no F-X2 que a sociedade é levada à não ver com bons olhos a escolha, que deveria ter sido feita à 8 anos, diga-se de passagem.

Lobo

J. Claro disse: Prezados colegas de blog, “O Jânio é simplesmente mais um jornalista leigo que escreve sobre o que não conhece, dentro tantos no Brasil e inclusive os que se denominam “especialistas”. Concordo que a Veja e o jornal Folha de São Paulo são muito tendenciosos. Gosto do rafale,como caça, mas por uma questão de lealdade e bom senso preciso apresentar alguns pontos, por uns pingos nos is. 1. O jornalista Jânio de Freitas merece todo nosso respeito, não merecendo o adjetivo de colonista que lhe foi imputado por toda uma carreira em que trabalhou e publicou com absoluto… Read more »

Lobo

Sim, é conjectura, não congectura.
Sim, eu sei, é argumetum ad hominem, não argumentum ad hominen
Mas das anteriores oportunidades em que falei, não errei o uso do vernáculo e também não obtive resposta, que sabe errando um pouco seja considerado por alguns como digno de debate.
Estou ficando, há tempos, somente com o textos do blog, comentar tornou-se penoso, pelos motivos descritos acima.

Robson Br

Antigamente era um cara que so falava besteiras, agora virou heroi para muitos….rsrsrsrsr

Cronista

Vou dar uns pitacos! Primeiro, brasileiro no geral e jornalista no particular deveriam deixar d elado esta coisa ridícula de fim de governo…..Lula é o presiente até 31/12/2010 e o que fizer, na forma da lei, será feito pelo Presidente da República. Esse negócio de fim de governo é besteira. Segundo, só faltou o jornalista afirmar que a CRUZEX V (*C*I*N*C*O*) fou feita para promover o Rafale. Para mim e creio que para a mairoia bem informada do Poder Aéreo a vinda do rafale não surpreendeu porque a França sabe o que está em jogo…. Terceiro, não há uma licitação… Read more »

Berkut

Cronista,
bons pitacos!

Já sobre o Sr. Janio de Freitas… me vem uma questão… não ficará ele incomodado sendo um completo ignorante sobre o assunto que aborda? péssimo exemplo para seus colegas de profissão… ou péssima índole…

ou ambos…

S!
Berk

Yluss

Grifo disse:

“Felizmente ao que parece a presidente eleita já detectou a manobra, e se prepara para “abater” o tal relatório e “ejetar” o atual ministro.”

X 1000 !!!!!

CmteLucasM

O que me disseram(oficiais da ativa) é que o japonês(brincadeiro[sic]) ta lascando tudo…

Ricardo_Recife

“Gunsalmo disse:
17 de novembro de 2010 às 19:35”

Parcerias estratégicas, mas o meu primeiro e sempre.

O que o Janio de Freitas escreveu ele está ouvindo todo dia vindo de Brasilia. Tem gente reclamando, em off. A hierarquia e a Lei não deixam abrir a boca demais!

Adhelfi_zerouno

Ô cara pra falar besteira esse Jânio de Freitas

MIGUEL

hola amigos….
creo que seria mas barato un F-18F siempre que la transferencia de tecnologia se lleve a cabo…….
ademas seria de beneficio en un futuro para que BRASIL exporte F-18F a los paises latinoamericanos… siendo este contruido bajo licencia.
espero que se lleve a cabo pronto y suerte …

RatusNatus

Janio de Freitas += CIA

A serviço dos alienígenas!

Gunsalmo

RatusNatus disse:
18 de novembro de 2010 às 12:16

“Janio de Freitas += CIA

A serviço dos alienígenas!”

Seriam os cylons? 🙂