Correio Braziliense: Jobim pode anunciar compra do Rafale dia 19

51

Data corresponde ao último dia da Operação CRUZEX V

Leonardo Santos

Desde segunda-feira, uma guerra simulada nos céus do Nordeste representa mais um ponto de interrogação na opção de compra dos novos caças da Força aérea Brasileira. Na quinta edição, o Cruzex mobiliza 92 aeronaves e dezenas de pilotos de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai. Nesta quinta edição da Operação Cruzex, sediada em Natal (RN), militares bolivianos, canadenses, colombianos, equatorianos, ingleses e paraguaios também acompanham os exercícios.

As estrelas do evento são os quatro caças Rafale, da francesa Dassault, que a França enviou para o exercício militar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negocia com o presidente francês Nicolas Sarkozy a compra de 36 aviões desse modelo, sob fortes pressões dos concorrentes da Suécia e dos Estados Unidos. É possível que o negócio seja fechado na próxima conversa entre os dois, na reunião do G20 em Seul, na Coreia do Sul, da qual participará também a presente eleita, Dilma Rousseff. Há expectativa de que a compra dos caças seja anunciada no encerramento do evento, previsto para 19 de novembro, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O Cruzex é o maior exercício aéreo de caça da América do Sul. Os franceses participaram das duas edições anteriores com os caças Mirage-2000 que estão baseados na Guiana, semelhantes aos que vendeu ao Brasil. Levaram um baile dos pilotos do Esquadrão Pampa, baseado em Canoas (RS), que utiliza os cinco F-5 EM recauchutados que a FAB deseja substituir como principal força de ataque. Os norte-americanos também estão participando das operações, mas não enviaram os F/A 18 que querem vender ao Brasil e são operados pela Marinha. Vão usar os caças F-16 de sua Força aérea, que são mais antigos.

FONTE/FOTO: Coluna Luiz Carlos Azedo – Correio Braziliense, via Notimp/Rafale Internacional

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barca
Alex

olha o golpe da democracia sensata.

Edcreek

Olá,

Passou da hora do governo jogar o Lobby Sueco no lixo e fechar com o Rafale ou Super Hornet.

Só acredito vendo,

Abraços,

Barca
WAGNER JORGE BH/MG

FAZER O QUE NÈ!!!!
AGORA É VER SE DAR CERTO NO BRASIL !!!!
DEIXAR O GRIPEN-NG PARA POR O RAFALE É PENSAR MEDIO!!!!
A VENEZUELA QUER O SU-35 É PENSAR GRANDE!!!!
QUE SEJA BEM VINDO O RAFALE TEM QUE SER O F-3!!!!
SERÁ QUE TUDO NO BRASIL AGORA VAI SER É FRANÇES???
SUBMARINO/NAVIO/CAÇA/HELICOPTERO/ETC….
AGORA TEMOS QUER TER TAMBÉM OS MICAIR/EM/VL,APACHE,EXORCET MM40 BLOCK 3,SCALP,ETC….

PREZADO WAGNER,

POR GENTILEZA, ESCREVA COM MINÚSCULAS. DEIXE AS MAIÚSCULAS APENAS PARA DESTACAR NOTAS DA MODERAÇÃO

OBRIGADO

Junior / São José-SC

Bonito avião de acrobacias, vai ser também a rainha dos hangares… ainda vejo uma CPI se este avião for o escolhido… impossível o GF comprar o mais caro e ninguém falar nada… a não ser que todos levaram estejam “compromitos”…..

Junior / São José-SC

Bonito avião de acrobacias, estou me referindo ao video do “Barca”

Barca

Junior / São José-SC vc está errado,cpi seria que o gripen fosse comprado.
Tirando a questão dos caças,vejo que vc é de SÃO JOSÉ,legal tenho uma amiga que adoro ai,talvez seja até sua vizinha ,rsrs,estive ai faz 2 meses.SC é um estado maravilhos.

Abraços

@wagner

Contanto que realmente tragam os caças…;

anticomunista

com esse desgoverno com ampla maioria, vai ser mais dificil cpi.

WAGNER JORGE BH/MG

E tem mais na guerra das malvinas a frança passou a ficho completa do exorcet para a ingraterra nao mais perdesse mais navios!!!! Será que numa guerra com amigo da frança nós teria o mesmo destino???

___________________________________________

Editado

Prezado WAGNER JORGE,

A divulgação de texto com todas as letras em maiúsculas (caixa alta) é prerrogativa exclusiva dos editores do Blog.

Agradecemos a sua participação e solicitamos o cumprimento de nossas regras.

Junior / São José-SC

Meu Caro Barca, respeito seu ponto de vista e percebo que pelo andar da carruagem o Rafale será o escolhido e não concordo com a escolha.
Temos também, o fato que a FAB precisa urgente de um vetor, mas precisa ser o mais caro….
Moro em São José (bairro Bela Vista I) daqui da minha casa tenho a vista da Baia Norte, amo esta vista.

Abraço

aquino

cpi com a oposiçaõ fraca é muito dificil um duro golpe aos anti lulas vai dar rafale …

Sérgio Araújo

“Os franceses participaram das duas edições anteriores com os caças Mirage-2000 que estão baseados na Guiana, semelhantes aos que vendeu ao Brasil. Levaram um baile dos pilotos do Esquadrão Pampa”

Lindo de ser lido. Hehehehe

Alguém aí tem detalhes sobre isso ?

Zorann

Excelente avião! Péssimo negócio!

WAGNER JORGE BH/MG

E tem mais na GUERRA DAS MALVINAS a FRANÇA passou a ficha completa do EXORCET para a INGRATERRA nao mais perdesse os navios!!!! Sera que numa guerra futura a FRANÇA nao vai fazer o mesmo???

Milan

O orçamento da força será alterado?

Espero que esses mesmos deputados que barrarão uma CPI (claro, o governo tem maioria), tenham a mínima inteligência para ver que o custo operacional desse caça é muito mais alto que o F-5.

Caso não seja alterado (para cima) o orçamento, corre-se o risco de ser o fim da FAB como força de combate.

E viva o transporte VIP

Giordani RS

“Junior / São José-SC disse:
10 de novembro de 2010 às 10:36
Bonito avião de acrobacias, vai ser também a rainha dos hangares… ainda vejo uma CPI se este avião for o escolhido…”

Hahahahaahahahahahaahaha…se CPI servisse para alguma coisa neste país…

Fonkerr

WAGNER JORGE BH/MG disse: 10 de novembro de 2010 às 10:50 E tem mais na GUERRA DAS MALVINAS a FRANÇA passou a ficha completa do EXORCET para a INGLATERRA nao mais perdesse os navios!!!! Sera que numa guerra futura a FRANÇA nao vai fazer o mesmo??? Wagner, se qualquer um dos 3 caças for o escolhido, nos forem fornecido os códigos fontes, acho que esses códigos poderão ser modificados e o país operador terá a segurança devida, assim sendo o país criador não poderá ter o controle sobre o mesmo,se eu estiver errado os mais expert que me repliquem por… Read more »

Zavva

Mais uma data para o anuncio do F-X2.
Quer apostar que na segunda-feira ninguem vai anunciar nada ?

Vader

Eita, que bom que o Aéreo colocou bem no começo o “Correio Braziliense”. Sabemos quem é que municia tal veículo com notícias (uma dica: começa com “P”)… Aliás, “notícia no CB e na Isto É, só acredita quem qué”… 🙂 Mas uma coisa é fato: tudo indica que o NJ anunciará mesmo o propósito de aquisição da sua JACA, assim que puder. Claro que um anúncio é só um anúncio, tudo pode acontecer, os franceses tem que por no papel toda a bobageira que vomitaram até agora (o que de per si já é tarefa pra um milagreiro, eis que… Read more »

Rafael (RS)

kkkkkkkk, já sei como essa história termina, CPI, MPF, e tudo mais,….kkkkkkkkkk, Brasil o único otário do mundo a comprar a jaca, kkkkkkkk,e depois queremos ser tratados com seriedade, triste,kkkkk….Brasil o país da piada pronta..

Zavva

Aposto que o Ministério da Defesa quer anunciar no dia 19, mas daí o Lula deixar, é outra história…

Rodrigo

Fonkerr disse: 10 de novembro de 2010 às 11:02 Neste caso é diferente. Estes códigos não são simples “senhas” para ativar ou desativar algo. Isto só é real nas mentes psicóticas ptistas. O que aconteceria é do fornecedor ceder ao nosso inimigo os padrões de sinais do radar e jammer, por exemplo para os nossos inimigos. Acabaremos tendo apenas alvos no céu. É mais fácil, barato e dissimulado que sair enfiando antena camuflada em um vetor. Obs.: Há um tempo atrás um colega da MB me falou que o Exocet tinha um mecanismo semelhante a este, mas nunca achei literatura… Read more »

athalyba

Caraca, maluco !!!! É muito vira lata chorando: CPI, MP, “petralhas”, “destruição da FAB”, os gringos vão melar tudo … Afff, aja anti-ácido pra essa galera … Seguinte: o avião está escolhido e agora é hora de olhar pra frente. Para quem quiser aceitar uma sugestão: chorem na cama esmurrando o travesseiro e batendo os pézinhos e deixem os patriotas entenderam a situação e tentar antecipar os acontecimentos em cima dos fatos, não de trololó (© by Serra). Entre anunciar e comprar teremos, pelo menos, 12 meses. E os dados continuarão a rolar eqto isso … E só vamos ter… Read more »

Mario Blaya

WAGNER JORGE BH/MG disse:
10 de novembro de 2010 às 10:50

humm na segunda guerra mais de 400.000 ingleses morreram na luta contra a Alemanha que ocupava a França, na Primeira Guerra, mais de 800.000 ingleses morreram lutando ao lado do franceses, Ingratos seriam os franceses caso apoiassem a ditadura argentina em uma guerra inventada para se manterem no poder.

Carlos Augusto

Isso tem que acabar logo, para emudecer os amantes de porcaria (Gripen). O Brasil merece o melhor, e o melhor é o Rafale.

Dinho

“chorem na cama esmurrando o travesseiro e batendo os pézinhos”

hehehe, essa foi ótima!

Quanto a questionamentos dos concorrentes e seus admiradores, isso pode ocorrer em qualquer escolha, e não apenas se for o Rafale.

Agora quanto a ter algum resultado prático, simplesmente impossível!

Mario Blaya

Vader disse:
10 de novembro de 2010 às 11:08

você acha que o dependendo do anunciante o jornal pode se tornar tendencioso?

___________________

EDITADO: NÃO SÃO ACEITOS COMENTÁRIOS SOBRE OS ANÚNCIOS NO PODER AÉREO. ALIÁS, EM NENHUMA OUTRA MÍDIA ISSO É PERMITIDO

Fonkerr

Amigo Rodrigo disse: 10 de novembro de 2010 às 11:13 E qual seria a solução para que possamos fugir destes ´Sinais Jamers que não possam ser rastreados? Pelo que vejo qualquer vetor que comprássemos seja ele Gripen NG, Rafale ou F 18 Super Hornet, poderiam ser rastreados pelo país fornecedor no caso Suécia, França e EUA respectivamente.Mais acho que somos muito desconfiados, hoje operamos F 5 Americano e Mirrage franceses e estes também não poderiam ser rastreados pelos EUA e a França? Como fica isso então? Como fica então os caças comprados dos EUA ou Rússia? Este argumento não seria… Read more »

Marcos

Enfim, irão Entubar a FAB, e o Brasil de quebra.
E ha ainda pessoas que dizem “Vamos olhar para Frente”.

Neste caso, a unica coisa que olharemos, serão as contas, chegando cada dia mais altas. E nossos pilotos, a verem urubus e outras aves a voarem, e ai voce poderá dizer “vamos olhar para cima”.

DrCockroach

“Questionado sobre se pretendia se reunir com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para discutir a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, Lula disse que não acreditava que a agenda apertada permitiria tal encontro.

“Essa coisa é tão importante que a gente não debate ‘en passant’”, comentou. “Eu não sei se há tempo de discutir muitas coisas fora as questões econômicas.”
🙂 Jah quer dar “balao”…
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/11/10/antes-do-g20-lula-diz-que-ricos-tem-de-aprender-com-o-brasil.jhtm

[]s!

Nick

Será que dessa vez a novela terá um fim??? Aparentemente sim.

Só acredito vendo mesmo. E mesmo que anuncie, terá a novela da negociação do contrato.

Confirmado tudo isso, que o GF faça o mínimo : aumentar a dotação orçamentária da FAB, capacitando a mesma a operar e adestrar de forma satisfatória o caça, e não deixando eles apenas como peças de decoração no hangar.

No mais, iniciar o provisionamento de fundos para pagar o MLU, que deverá ser praticamente o mesmo valor do caça. (a exemplo da Índia com seus M-2k)

[]’s

Sérgio Araújo

Vader.

Sou de Brasília e, para quem acompanha as notícias do veículo citado, se há uma coisa que não tem coerência é dizer que esse tem ligação com o “P..”.

Roxo

Mas não é o mesmo jornal que há pouco tempo disse que o Brasil participaria do projeto PAK-FA????

Roxo

Está aberta a temporada de boatos na imprensa, ninguém sabe nada, quanto menos se sabe, mais se inventa. Acabou a eleição e não há notícia na redação. Jornal em branco não vende. Legal! E tem gente se matando e se mordendo de raíva em razão de boataria barata. Rararararararara…. Que lástima.

Vader

Sérgio Araújo disse:
10 de novembro de 2010 às 12:37

Prezado, consta que o citado cidadão trabalhou(ava) lá (sei lá o que ele fazia além do costumeiro lobby governamental).

Sds.

alexandre (BYL)

Aos entusiastas de aviação. Acompanho de perto o Blog há anos e nunca opinei sobre o tema, talvez por falta de tempo, ou medo de expor minhas idéias perante o exigente público, confesso que varias vezes me diverti pelo teor dos embates, a paixão envolvida por esta ou aquela aeronave e hoje se me permitam, gostaria de opinar e souber o que os amigos pensão das minhas opiniões. 1) A escolha do caça foi mal conduzida desde o começo, não é a toa que foi cancelada, neste pais onde elegemos um operário que pregava a ascensão dos pobres, (muito justo… Read more »

Augusto

Vamos parar com essa mania de conspiração. Quero ver qualquer um desses aviões na FAB. É necessário negociar bem e fugir das armadilhas do contrato de compra e desferência de tecnologia. Deve-se controlar rigidamente esse repasse de conhecimento tal qual foi realizado com o Xavante. Alguém poderia me dizer que baile foi esse que o esquadrão PAMPA deu nos Mirage 2000?

wjw

Viva la france viva lo rafale a melhor escolha sem dúvida.

Galileu

Rafale vai vir com flight simulator??

Só assim para treinar o pessoal!! ahahahhaahah

Ordem do comando, “JACA só sai do chão, 7 de setembro com 20% de combustível. E em casos extraordinários, tipo visita do Tucano Huck para gravar para a tv. ahahahahah

Fabio

Esse Rafalles voltam depois do CRUZEX ? ou já ficarão por aqui mesmo ?????

Sérgio Araújo

Cortarão: R99, ST, M2000, F5, C-130 … e voarão o Rafale. Simples. rss

Daniel Rosa

WAGNER JORGE BH/MG disse:
10 de novembro de 2010 às 10:41

Ooooo Wagnão…. exorcet e ingraterra é de fechar o comércio heim!
Exorcet dá até pra entender…. mas é Exocet… agora Ingraterra??? Não seja ingrato com a Inglaterra rsrsrsrsr….
Espero que não fique “xateado”!
Um abraço e boa semana….

Daniel Rosa

Giordani RS disse:
10 de novembro de 2010 às 10:55

Pô Girodani, quem foi que te disse que CPI não serve para nada neste Pais? Tá louco cara? Claro que serve… serve pros caras encherem os bolsos, para se confraternizarem, para aumentarem os lucros dos pizzaiolos… pra matar a gente de rir em seus relatórios finais, serve de circo na TV Senado, pra quem não tem o que fazer e gosta de acompanhar… e acho que pra mais um monte de merd@ rsrsrsrsr
Abraço…. boa semana.

Nick

Caro FABIO,

Esses ae são da Força Aérea Francesa (AdlA) voltarão é lógico para a França após os exercícios. Se o GF escolher e fechar com os franceses, a expectativa é que em 2016 começe a chegar da FRANÇA os Rafales para a FAB.

[]’s

Sérgio Araújo

Em função das CPIs que ocorreram foi até construído um forno para Pizza gigante na esplanada, colocaram o nome de Museu Nacional.

celso

Hhehehehehheheh Srs.; Com tudo isso que ta rolando a unica salvaçao possivel sob qualquer otica e independentemente de qualquer vencedor seraao os ainda incorruptiveis TCU e MINISTERIO PUBLICO. Intençao declarada para qualquer hum nao importa, o que importa e na sequencia eh que todo e qualquer contrato tera de ser examinado na lupa e pasmem…..tbm terao que ser submetidos ao crivo do Congresso Nacional atraves de sua comissao………. Nao acredito q este eventual vencedor levara tao facil assim…………esta novela ainda nao terminara tao cedo (direito de nascer) muito escandalo ainda sera publicado……alguem duvida ???? Enquanto se tiver a previsao de… Read more »

Yasser

Pois é o Tio Sarkâozy vai conseguir vender finalmente o Rafale.

Mario Blaya

srs. Editores, eu usei o site como exemplo em minha resposta para o vader, apenas para lembra-lo que e possivel manter a etica, mesmo ante os interesses comerciais.

se eu pensasse que o site tivesse “vendido” a alma por causa de um anuncio, eu não perderia meu tempo lendo materias e os comentarios