Aviões de combate: como são os suecos?

201

Uma opinião francesa sobre a indústria de defesa da Suécia

Numa altura em que o Rafale encontra dificuldades para ser exportado, a Suécia oferece o espetáculo de como uma pequena nação pode construir seu próprio avião de caça e até mesmo exportá-lo.

O protótipo do Gripen fez seu primeiro voo em 09 de dezembro de 1988, mais de dois anos após o primeiro voo do demonstrador do Rafale (04 de julho de 1986). A aeronave entrou em serviço na Flygvapnet, a Força Aérea Sueca, em 1996, ou seja, cinco anos antes das primeiras entregas do Rafale para a Marinha francesa. Hoje, a Suécia possui mais de 170 Gripen (de uma encomenda total de 204), enquanto que apenas 70 Rafale foram entregues na França.

O Gripen foi vendido no exterior: a República Checa e a Hungria, ambas em leasing têm 14 Gripen cada, África do Sul encomendou 26 e Tailândia 6. Além disso, os pilotos de teste da Escola Imperial de Pilotos de Teste voam o Gripen. A Saab, que está ainda na corrida para os contratos no Brasil, Índia e Suíça, ainda tem outras perspectivas, como a Croácia ou a Dinamarca.
Como a França, a Suécia constroi seus aviões de combate desde os 50: Saab Tunnan, Lansen, Draken, Viggen, Gripen. Somente o Draken tinha sido anteriormente exportado para a Dinamarca, Finlândia, Áustria e para a Escola de pilotos de teste americano (NTPS).

Certamente, o Gripen tem uma grande fatia, cerca de um terço da sua tecnologia, proveniente dos EUA. O motor Volvo Aero RM12, é derivado do motor General Electric F404 e seus aviônicos Ericsson foram desenvolvidos conjuntamente com a GEC-Marconi da Grã-Bretanha.

Mas para um país de 9 milhões de habitantes, cujo PIB equivale a 15% do da França, isso não é nem um pouco ruim … Especialmente porque a Suécia não se contenta apenas em construir aviões de combate, mas também submarinos convencionais e formidáveis tanques de guerra, como o CV-90.

FONTE: Secretdefense

TRADUÇÃO: ‘ZE’

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

201 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer

É algo simples que o Brasil não aprende.

Não é preciso construir um caça inteiramente nacional, até porque isso é privilegio de EUA e Rússia. É preciso ter capacidade de montar um caça nacional, vendê-lo e mantê-lo em suas FFAA, isso a Suécia faz!

A França nacionalizou o máximo que pôde do Rafale, mas o fato é que ele é tão caro que nem a L’armèe de L’air aguenta mantê-lo e agora, não consegue vendê-lo.

Ricardo_Recife

Pelo jeito os franceses vão ter de ir a Estocolmo aprender como se faz. O mundo mudou, os anos 50 já foram, mas a Dassault Aviation, os militares e políticos franceses não perceberam isto. Deram com os burros n’agua!!!

Observe que a fonte original é francesa: Secretdefense. Hoje, nem os franceses “supports” mais o Rafale.

Nick

Parece que os franceses acordaram para a realidade. Talvez tarde demais. Apesar do Rafale ser um ótimo caça, o modelo de desenvolvimento por trás dele, resultou nisso. 70 Rafales contruidos, em 10 anos!!! Atrasos no desenvolvimento, e incertezas para o futuro. É esse caça que o Jobin quer entubar a FAB e o Brasil, tudo em nome de uma “parceria estratégica”.

[]’s

Francisco AMX

A Fonte é Francesa… na França não existe oposição… são todos unânimes! rsrsrss nem sei pq existe eleição por lá… rsrsrs
tem cada uma viu…

Sds!

Latino

Parabens pela tradução do texto ZÉ .

Otima materia bem imparcial
,,,tudo que esta escrito condiz com a verdade …

sds

Robson Br

Esse tal de ZÉ deve ser aposentado, pois passa o dia todo buscando notícias contra os franceses (dia e noite).

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

EM TEMPO:
Depois da “”””GRANDE””””””” revelação do “”””””””ZÉ”””””””””, tiraram o post do ar. Deviam ter deixado, pois os debatem estavam a altura das enganações da SAAB.

Robson Br

Descupe errei. puseram o post mais no final
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Latino

Robson Br

amigo noticias boas do rafale como didiria o Padre Quevedo .

non ecziste

SDS

Vader

Pois é. Já falaram tudo aí em cima. O mundo mudou e a França não percebeu isso. Hoje paga, e caro, por seu erro de visão. E é como diz a reportagem. A Suécia, com 15% do PIB francês, tem uma plataforma (vetor) de primeira linha com 170 unidades entregues e que já vendeu para os quatro cantos do globo, e cuja perspectiva de mercado é muito boa. Com ela construiu uma doutrina de dissuasão poderosa e temível até para as superpotências. É o famoso “fazer muito com pouco”. Isso é o que muita gente aqui não entende: se temos… Read more »

Barca

Meu Deus,derepente a Dassault uma das maiores fabricantes de caça do ocidente,com caças que ajudaram a desenvolrer a tecnologia ocidental,como o Dassault Voltaire,que chegou a ser testado pelos E.U.A,E O BLOG com matérias tendenciosas,sempre denegrindo o caça pelo aspecto comercial,vcs deveriam saber melhor que qualquer um que um equipamento militar não se mede apenas pelo números de aparelhos vendidos,não é apenas porque 1 produto está vendendo pouco,que ele seja ruim,a dassault só no mirage 3 deve ter vendido mais que a Saab em toda a sua história,vcs deveriam tratar com mais respeito uma das maiores fabricantes de caça do mundo,porque… Read more »

Barca

Vocês poderiam falar dos péssimos caças em relação a desempenho já feitos pela Saab.

Barca

Robson Br as notícias do Rafale seguem a seguinte porporção aqui:

10 notícias denegrindo o caça.
1 notícia superfla das qualidades do caça.

NOTA DOS EDITORES:
BARCA, O QUE É “SUPERFLA”? UM TIME CARIOCA BOMBADO?
SOBRE A PROPORÇÃO (APESAR DE NÃO SABERMOS O QUE É “SUPERFLA”) O CAMPO BUSCA ESTÁ DISPONÍVEL A QUALQUER UM QUE QUEIRA CHECAR A PROPORÇÃO CORRETA.

Barca

Robson Br as notícias do Rafale seguem a seguinte porporção aqui:

10 notícias denegrindo o caça.
1 notícia superfla das qualidades do caça.

República Checa e a Hungria Leasin (vc usa um bem por determinado espaço de tempo,mediante uma compensação).

Ou seja 28 foram praticamente alugados,com uma opção de compra.

Ricardo_Recife

O post está lá, acabei de acessar (11:36) http://secretdefense.blogs.liberation.fr/defense/2010/10/avions-de-combat-mais-comment-font-les-su%C3%A9dois-.html O mais legal são os comentários. A maioria não tem a menor ideia de como explicar o fracasso do Rafale, ficam nos cliches: a culpa é da BAE, a culpa é do Tio Sam, bla,bla,bla. Tem cara que chega a dizer que o F-22 não é páreo para a Rajada Marginot. Qua, qua, qua!!!! Bobagem, a principal razão do por que a Jaca não vende está em Paris. O mundo mudou, a cabecinha quadrada dos franceses não! Até Asterix prefere o Big Mac com Coke do que pâté de foie gras… Read more »

Alexandre Galante

Comparem a linhagem de aviões de combate da Suécia e da França, que aparecem na ilustração.

Barca

Ricardo_Recife vc é quem está dizendo isso,eu nunca vi isso,vc está dando orelhada,quanto a dizer que os outros não tem a menor idéia,é fácil concordar com a maioria e dizer o que é mais fácil,procure ver qual dos três concorrentes são os mais capazes,certamente estará o F-18SH e o Rafale,e atrás o gripen,pois pertence a uma classe de caças do nível do J-10,F-16,MIG 35.
Por favor não repita algumas mentiras que alguns dizem,essa do F-22,é uma delas.

Um abraço.

Drcockroach

Algum tempo atras postei os links do material do discovery Science sobre a historia da aviacao na Suecia. Os 5 videos (ingles) sao muito legais. abaixo link do primeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=8aPI_eI_Zz0

[]s!

Crusader

Engraçado, na imagem do post, parece que a Dassault sempre mateve a idéia do Ouragan nos seus caças seguintes…
E tô pra ver um caça mais barrigudinho que o Tunnan… O bicho quase raspa a barriga no chão… Pousar ele deve ser para poucos (eu acho).

Robson Br

Barca disse: 16 de outubro de 2010 às 11:28 Pois é Barca. Infelizmente para diversos foristas a capacidade de um caça se mede por alguns aspectos, mas dentro desses mesmos aspectos esquecem que até agora ninguem embarcou nesse ananas AutoCAD upgrade retrofit remendo retalho. Ninguem quer um retalho de remendo. Porque não levar um origimal como o F-16 que é muito melhor, mais testado, com mais armamento integrado e com um radar AESA já operacional. Querem um upgrade. O Rafale é muito melhor, mais capaz. O problema que o mundo mudou e poucos países tem condições de comprar e operar.… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Barca disse:
16 de outubro de 2010 às 11:44

Barca, meu caro, o senhor sabe ler? Se souber, por favor, LEIA o comentário onde é dito que F22 e Typhoon não são páreos para o RaFail:
http://secretdefense.blogs.liberation.fr/defense/2010/10/avions-de-combat-mais-comment-font-les-su%C3%A9dois-.html?cid=6a00e008d663eb88340134883056e0970c#comment-6a00e008d663eb88340134883056e0970c

Leia antes de dar “orelhada” no comentário dos outros.

Barca

Aonde está o comentário na reportagem ? que vc me postou,caro Bakunin,apesar de admirar muito esse teorico Russo,um dos principais expoentes do anarquimos,mas acho que essa versão do Bakunin,não está a sua altura,eu li a reportagem e não vi nada de comparação com o F-22,se vc se refere ao comentário dos usuários,caro isso não conta,se vc visse os absurdos que foram feitos aqui por alguns usuários vc ficaria espantado,agressões a honra,a capacidade do alguns,Rafale custando o preço de 2 F-35,RAFALE CUSTANDO MAIS QUE O F-22. AMIGO NÃO DÊ ORELHADA DUPLA. A l’heure où le Rafale rencontre des difficultés à l’export,… Read more »

Ricardo_Recife

A história do F-22 é culpa dos franceses, somente um pessoal sem noção iria afirmar isto (http://rafale.freeforums.org/atlc-in-uae-rafale-vs-typhoon-rafale-vs-f-22-t93.html). O mais incrível é que muita gente no Brasil acreditou.

Botar a culpa nos outros, como estão fazendo os franceses, é mais fácil que assumir os erros comerciais e militares da Dassualt e seu caça. Por isto ficam de clichés em clichés. Substância, nada.

Dos aviões acima o Drakken é o mais bonito. Ele até faz a manobra Pugachev’s Cobra. É o único avião europeu a fazer isto, os outros ou são norte-americanos ou russos.

Barca

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin ,cebe lembrar que meu francês é fluente,e não preciso de tradutor,não estou achando na reportagem essa falacia do F-22.

Até.

Vader

Barca disse:
16 de outubro de 2010 às 11:26

Barca, porque você não acha uma notícia boa do Rafale e posta aqui no Aéreo? Você não é assinante? Se não for, basta se cadastrar. Duvido que o Aéreo não publique.

Experimente. Tente. Ou se você não quiser publicar aqui, me mande o link que eu me comprometo a postar (para revisão) aqui e publicar no Blog do Vader:

http://vaderbrasil.blogspot.com/

O problema, ao meu ver, é que notícia boa do Rafale tem sido coisa do nível de “teste de hangarete”, rs.

Sds.

Barca

Ah meu Deus agora essa turma mete o F-22,SE VC FICAR CAÇANDO IDIOTICE SOBRE COMENTÁRIOS DE ALGUNS USUARIOS,ACONSELHO A VC A PROCURAR INFORMAÇÕES SOBRE O CAÇA RAFALE,ISSO MOSTRA UM PENSAMENTO POR OSMOSE,USE UMA FRASE DE RENE DE DESCARTES:

“Penso logo existo!”

Giordani RS

O que ninguém lembra é que os suecos foram obrigados a crescerem tecnologica e militarmente, pois caso contrário teríam virado mais um país satélite da União Soviética. Os suecos sempre disseram que queriam ser neutros, mas era uma neutralidade com apoio norte americano e no caso de um conflito global, eles lutariam ao lado da OTAN. Quando a URSS ruiu a suécia se “permitiu” a atual liberdade que vemos hoje e para o bem de sua industria ela é obrigada a exportar a sua tecnologia de ponta, uma coisa bem simples, vendem o que de melhor eles tem! Não sou… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Barca disse: 16 de outubro de 2010 às 12:14 Aonde está o comentário na reportagem ? Descobri o problema, não é que você não saiba ler, é que você não consegue interpretar o texto! Titio Bakunin vai lhe explicar: Vejamos o comentário que deu origem à confusão Ricardo_Recife disse: 16 de outubro de 2010 às 11:37 O mais legal são os comentários. A maioria não tem a menor ideia de como explicar o fracasso do Rafale, ficam nos cliches: a culpa é da BAE, a culpa é do Tio Sam, bla,bla,bla. Tem cara que chega a dizer que o F-22… Read more »

Barca

Vader pelo contrário,existem sim,e vc como pessoa bem informada sabe disso,apenas não fico casando pois,meu tempo tem andado curto,somando a isso a atenção que tenho que dar a namorada e mais um curso de capacitação no serviço,mas quando certamente ficar livre procurarei,passo as vezes para ler os blog mas estou quase sem tempo,vc abriu um blog,legal,lhe desejo sorte nesse novo empreendimento de verdade, já tivemos divergencias homericas aqui,mas apenas no campo das idéias.

Mauricio R.

Ué esses aí não é o mesmo site, que disse que a jaca havia esfregado o Raptor???
Batido o Typhoon de goleada, os tais 7 X 1???
E agora aparecem falando bem da Suécia e sua indústria aeroespacial???
Que bonzinhos que eles ficaram!!!

GUPPY

Os pares de aviões (um sueco e um francês) da ilustração apresentam designs muito parecidos ou é impressão minha?

Abraços

Ivan

Ricardo, do Recife,

Eu, particularmente, gosto muito do “pâté de foie gras” e uma boa “champagne”, mas infelizmente não posso pagar por este luxo no meu dia a dia.

O “Big Mac” com “Coke” é uma opção dos dias mais curtos, de emergência, onde não ha tempo para nada, nem para comer.

No dia a dia vou, como bom brasileiro, no saudável “feijão com arroz” e um suco de fruta tropical, que cabe bem no meu orçamento.

Sds, 🙂
Ivan, do Recife.

Barca

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin vc tem que ler a reportagem,e não a opinião dos leitores.na reportagem não diz nada sobre F22,SE A REPORTAGEM NÃO DIZ PRA MIM NÃO VALE. Olha vou te dar um exemplo de que não se considera muito alguns comentários,a um tempo atrás teve um comentárista que disse que o Nelson Jobim não tinha muito conhecimento Juridico,cabe lembrar que ele foi presidente do STF,mesmo que ele fosse uma anta no saber juridico existe a advocacia geral da união. A pessoa acredita no que quiser vc é livre pra isso,se vc ler um comentário dizendo que o gripen é… Read more »

ozi

galera rafale,gripen,f18,dodos sao bons mais se for so 36 esquese ea msm coisa de ter nada so a 4 frota tem o dobro disso e todos os tres concorentes sao caros melho parceria seria os russsoa tanto no caso
dos çaça O BRASIL tem um pib 6 vezes o da venesuela teria de ter 6por 24 =144 su 35 ai teriamos uma forca aerea de verdade mais o fx2

Ivan

Honorável BARCA,

Tenho certeza que se o amigo, ou qualquer outro comentarista, encontrar reportagens e/ou declarações na imprensa falando a favor ou contra qualquer um dos finalistas do F-X2 e apresentarem aos editores da Trilogia, estes certamente deverão publicar.

A questão é a que as notícias no mundo, ao menos recentemente, não tem sido muito boas para o Rafale.

Désolé! 🙂

Sds,
Ivan.

Barca

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

“Todos os pensamentos inteligentes já foram pensados; é preciso apenas tentar repensá-los.”

Vader

Barca disse:
16 de outubro de 2010 às 12:31

Barca, só um porém, o tempo é curto pra todo mundo: todo mundo tem aula, trabalho, mulher, filho, carro quebrado, etc… Também não tenho nada contra você não parceiro e serão muito bem vindos no Blog do Vader seus comentários.

No mais, sem querer me meter na discussão sua e do amigo Bakunin, mas o Ricardo Recife disse desde o princípio que estava a tratar dos comentaristas do referido site. Não se referiu à matéria em si.

Sds.

Drcockroach

Ricardo_Recife disse:
16 de outubro de 2010 às 12:16

“Dos aviões acima o Drakken é o mais bonito.”

Concordo, mas sendo tb um “torcedor” assumido do Gripen, acho que ele deveria dividir o podium com o Gripen, especialmente se vier o Gripen NGBR. 🙂

[]s!

Vader

ozi disse:
16 de outubro de 2010 às 12:36

Prezado ozi, sem querer ser rude ou preciosista, e com todo o respeito, mas é uma boa passar o texto no corretor de textos (word, etc.) antes de postar, porque às vezes fica até difícil de compreender, ok? 😉

Sds.

Barca

Ivan

Se vc procurar vc acha.

Robson Br

Barca Não liga não. Este post traduzido pelo Zé mostra bem o comportamento de muitos aqui. Ficam vasculhando a WEB procurando assuntos para denegrir o Rafale. Este post não acrecenta nada ao bom debate. Se a gente não desviar do assunto, como fizemos no outro post, fica na mesma lenga lenga. A França e seu caça é isso, é aquilo. Já o que nem existe e quando existir não vai passar de um upgrande é o máximo. É o sonho da FAB. É o melhor para o Brasil. Como para nossa defesa qualquer coisa serve. Como no caso dos subs,… Read more »

Antonio M

“…Ficam vasculhando a WEB procurando assuntos para denegrir o Rafale. Este post não acrecenta nada ao bom debate…..”

Isso se resolve facilmente.

Basta ficar vasculhando na internet, e postar noticias boas sobre o Rafale.

Quem se habilita?

E devo concordar que o post de fato não acrescenta nada de bom…para o Rafale não é claro mas, para o Gripen sim…..

Drcockroach

Olhando os desenhos nota-se que o Gripen eh substancialmente menor que o Viggen. Eh bom lembrar que esta passagem tb marca um ponto de inflexao nos custos dos jets, antes ascendentes, e com o Gripen descendente (obviamente nao somente relacionado ao tamanho, mas tb a gestao Sueca):

http://img410.imageshack.us/img410/1590/gripenlccmg4.jpg

[]s!

P.S.: faltou a refueling probe no Rafale…

Audaz

Boa tarde pessoal! Estou achando legal os comentários e até as “brigas” que de vez em quando acontece, afinal, todo mundo já escolheu o caça que vai apoiar etc… é como time de futebol ou candidato a eleição, a maioria tem o seu e se “apaixona”..rsrs. Mas ocorre que, indiferente a toda esta “torcida”, estou achando que o governo, qualquer governo, vai empurrar o FX para mais a frente. Se não vejamos: Muito dificil para os dois atuais candidatos, começarem um mandato com uma compra de material bélico. Isto é fato, poiis em nosso “pacifico” pais a população não dá… Read more »

ZE

Bem vamos lá: Eu traduzi essa reportagem de um site francês chamado Secret Défense. Para quem não sabe, esse site, durante muito tempo, foi uma espécie de Templo Religioso, para alguns dos defensores do Rafale (alguns, inclusive, estão aqui postando). Eles sempre se referiam ao site em questão, especialmente quando ele publicou uma matéria que beirava o surrealismo: Nessa matéria, o Rafale derrubava qualquer tipo de avião (desde o F-22, passando pelo F-35-que ainda NÃO está operacional-até disco voador). Essas pessoas ficaram meses e meses falando acerca do Rafale ter “derrubado” o F-22 (como se isso fosse possível e credível).… Read more »

Robson Br

Antonio M disse: 16 de outubro de 2010 às 13:12 Só aqui que o Gripen é bam bam bam. Realmente não acrescenta em nada no debate. Depois das revelações do ZÉ, esta defesa totalmente parcial deste upgrade deveria ser mudada. Desculpe meu amigo. Mas o problema da frança não é as vendas do rafale, pois o mundo mudou e caças como o Rafale são para poucos. O problema são os custos para manter o verdadeiro patrimônio que é o conhecimento. A própria Suécia já chutou o balde, quando resolver fazer um caça colcha de retalhos. O gripen não é fruto… Read more »

grifo

Olhando os desenhos nota-se que o Gripen eh substancialmente menor que o Viggen. Caro Drcockroach, o Gripen realmente tem 40% a menos de peso vazio comparado ao Viggen. Isto se deve em parte ao motor RM12 ter metade do peso do RM8 (1.1t a menos só aí), em parte devido ao farto uso de material composto (por exemplo as asas). Note que independente disso o Gripen cumpre na Flygvapnet todas as missões que antes eram feitas pelo Viggen, o que demonstra mais uma vez como é errado avaliar um avião pelo seu peso, como parece ser comum em álguns fóruns… Read more »

Almeida

Os rafaletes reapareceram! Com os mesmos argumentos furados de antes!

Estão insatisfeitos? Deveriam mesmo, até os franceses estão! Desafio os senhores a procurar boas notícias sobre o Rafale e postar aqui. Sabem por que? Porque não existem!

rodrigo ds

Que grande salto de qualidade teve a Saab depois do J29 Tunnan heim!!!! As diferenças são gritantes em comparação ao seu sucessor o J32B Lansen e depois o J35 Draken, pelo jeito a Saab está no caminho certo. Agora se um certo produto não vende é culpa do consumidor ou do fabricante??, para o mundo globalizado quem manda é o consumidor final e não o fabricante, no caso dos caças quem está errado são as forças aereas ou o fabricante?? Se as FA’s não tem dinheiro para comprar caças caros e de manter uma logistica com peças igualmente caras, é… Read more »

grifo

Basta ficar vasculhando na internet, e postar noticias boas sobre o Rafale.

Para encontrar notícias sobre o Rafale não é preciso muito esforço. Vá em news.google.fr (o Google Notícias francês):

http://news.google.fr/news/search?aq=f&cf=all&ned=fr&hl=fr&q=rafale

Se você quiser pode receber as notícias fresquinhas na sua caixa de correio se você tiver um leitor RSS.

Nick

Caro Barca, Que culpa tem o PA, se o Rafale só tem notícias ruims?? Diariamente eu varro os fóruns internacionais a procura de noticias sobre defesa, aviação militar e obviamente sobre o Gripen e Rafale. Acredite, FAZ TEMPO que não tem novidades boas para o caça francês. Mas faz tempo mesmo. Onde há certa imparcialidade, eles postam notas obviamente não muito boas para a jaca, e nos fórums oficiais do Rafale, eles estão simplesmente parados. Em um deles, a última boa nota nem é sobre o Rafale, e sim o M-2000, dizendo que as negociações sobre a modernização deles na… Read more »