domingo, maio 9, 2021

Gripen para o Brasil

Florianópolis é cenário de treinamento de busca e resgate até domingo

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Operação militar acontece das 7h30min às 12h e das 13h às 18h

As manobras de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamam a atenção de moradores de Florianópolis na manhã desta sexta-feira. Até domingo, o céu da Capital será o cenário de um treinamento militar com simulações de busca e resgate. Uma aeronave C-130 Hércules sobrevoará as baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, das 7h30min às 12h e das 13h às 18h.

A operação para treinar militares em missões conta com o Grupo de Transporte de Tropa, do Rio de Janeiro. Serão utilizados sinalizadores com fumaça que orientam a tripulação em relação à intensidade do vento e da correnteza, além de marcar pontos de referência no mar (para identificar sobreviventes ou cargas).

As simulações são fundamentais em operações envolvendo acidentes como a queda de aviões. Nos últimos anos, por exemplo, os militares encontraram partes da fuselagem do voo AF 447 e atuaram na tragédia com o voo Gol 1907, que completou quatro anos em setembro.

Em julho, os sinalizadores da Aeronáutica deixaram os catarinenses confusos. Enquanto alguns pensavam que eram OVNIs, outros falavam em queda de um avião. A movimentação no ceú também fazia parte de uma operação da FAB.

FONTE / FOTO: Diário Catarinense

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Calheiros

Que venha os KC-390, contudo esses gordos ainda terão muita lenha pra queimar.essas aeronaves nunca jamais devem deixar de operar, são belas e impetuosas.

Reportagens especiais

Commemorative Air Force apresenta ‘Wings Over Dallas’

Dallas, Texas - A Força Aérea Comemorativa (Commemorative Air Force - CAF) realizou neste fim de semana o show aéreo...
- Advertisement -
- Advertisement -