35 mil no ‘Domingo Aéreo’ do CIAAR

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Apresentações no céu e na terra fizeram a alegria de cerca de 35 mil pessoas durante todo o dia no tradicional “Domingo Aéreo” realizado pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) no último domingo (26). Nove paraquedistas do Esquadrão Aéreo Terrestre de Salvamento da Aeronáutica (PARA-SAR) coloriram o céu da região da Pampulha, em Belo Horizonte, na abertura e no encerramento do “Domingo Aéreo”. As aeronaves de caça A1 e F-5 fizeram voos de demonstração e deixaram impressionados pais, filhos e entusiastas da aviação. Num ato solidário, o CIAAR também arrecadou cerca de 20 toneladas de alimentos para doação a famílias carentes, entregues pelo público que compareceu ao evento.

Mais uma vez, o profissionalismo e a sincronia entre os sete pilotos da Esquadrilha da Fumaça com suas manobras ousadas arrancaram suspiros do público presente, que se emocionou a cada acrobacia das aeronaves. Edson Rômulo, 43 anos, economista, trouxe o filho Eduardo Caetano, 12 anos, que já decidiu o seu futuro. “Vou ser piloto da Força Aérea”, afirmou. Para Edson, o evento é muito importante para mostrar para a população o papel dos militares e a capacidade das aeronaves. “Ajuda até na formação dos filhos que conhecem exemplos de superação e passam a acreditar mais na realização dos seus sonhos”, ressalta.

O Comandante Paulo Medina se apresentou com a nova aeronave Extra 200, a mais moderna para a acrobacia aérea no mundo e único disponível na América Latina. Marcos Geraldi na aeronave Christen Eagle II também realizou voos acrobáticos. O público pode conhece e entrar nas aeronaves de transporte de carga e tropas C-295 Casa e C-130 Hércules. Também ficaram expostos helicópteros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e carros de combate do Exército Brasileiro.

Na terra, os espetáculos ficaram por conta das apresentações da Banda “Asas de Minas”, e das demonstrações do Canil “Rompe Nuvens” do CIAAR. As crianças também puderam se divertir na “Rua do Lazer” montada pelo SESC-MG e na Transitolândia da Polícia Militar. Nos hangares, exposições sobre as formas de ingresso na FAB pelas escolas de formação, que apresentaram as oportunidades desde o nível fundamental ao nível superior. Para o coordenador do evento, Coronel Aviador Ricardo Martins Pires, o Domingo Aéreo foi um sucesso. “Conseguimos divulgar a Força Aérea e demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos nossos pilotos. Também proporcionamos lazer e entretenimento para a população belo-horizontina”, disse.

FONTE: CIAAR

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Rene Reis

levei minha filha minhas sobrinhas e namorada nos divertimos muito..impressionante a esquadrilha da fumaça.. so um porem.. o F5 decolou e foi direto pro RJ..parece que por causa das condições climaticas de la.. mas se e pela segurança ta valendo…

Luis Carlos

Poxa esse ano foi fraco, duas passagens do F5 e só, nem Mirage teve e o A-1 que veio foi logo pousando e não fez nenhuma passagem, so salvou o EDA como sempre eles é que salvam.
E eu que achei que o ano passado foi ruim, pelo menos teve F5, A29, A1, M2000 e até A4 da Marinha.
É triste porque o CIAAR vai pra Lagoa Santa ai já era não vai ter mais nada em BH.

Carlos Gabriel

Galera, em breve fotos do evento, o Alex Galante deverá postar hoje as fotos minhas, estava como imprensa, deu para tirar várias fotos ótimas!

fullcrum

….foi bem fraco, faltou os heli, o T-27 que estava exposto estava muito desgastado, bem como o Hércules KC-130, ouvi até uma moça perguntando se ele ainda voava. O F-5 estava com a inscrição força aérea faltando letra e a camo também muito desgastada. O A-1 fez duas passagens na saída. Mas ao menos teve o evento.

Francisco de Paula

Fico na dúvida se a FAB tem a obrigação repetir todos os anos este tipo de evento onde, certos fatos acabam comprometendo-a, principalmente diante daqueles que tem alguma noção de aviação. Senão vejamos: expor aviões com idade avançada,pinturas desgastadas,etc. O F-5 por exemplo, estava com os pneus “carecas”, sendo que o do lado direito mostrava claramente os fios da lona. Será um paradoxo diante dos bilhões de dolares que pretende-se dispender com a compra dos Rafales e que vão chegar “só quando Deus sabe”? E até lá? Em tempo: A Esquadrilha da Fumaça brilhou como sempre! Os seus pilotos merecem… Read more »

vinicius

Eu estive lá desde o inicio do evento com aquela fila interminavel para adentrar na unidade , para que nunca participou pode ter adorado o evento mas pra quem acompanha eu diria que foi o pior dos ultimos anos em materia de aeronaves , entre 11:30 e as 13:50 nao houve nenhuma atividade aeronautica e detalhe o c- 105 amazonas apenas exibição estática apenas os ” peixinhos ” puderam adentrar rsrsrsrsrs mas isso normal sempre tem os ” peixinhos ” enfim se não fosse a EDA o dia estaria perdido . !!

João Gabriel

Sempre gosto dos “portões abertos” mas sempre podiam melhorar algumas coisas….esse ano inclusive houve algo que me pareceu até perigoso,o KC-130 estava marejando QAV em um dos tanques…Não teve nenhum representante das asas rotativas,nem o o AH-2 deu o ar da graça….outra coisa que não vejo desde 2008 é exposição de armas leves(fuzis,metralhadoras) o 11 de Montanha estava lá com todos os equipamentos de escalada,mas cadê as armas? Sei que gostam de enfatizar o carater humanitário,mas querendo ou não são forças armadas,devem portar armas para defender a nação e as armas leves fazem parte do equipamento,deveriam ser exibidas,afinal de contas… Read more »

poorman

Realmente este ano foi muito fraco, o que salvou o evento foi a fumaça e a assinatura que conseguimos de 5 dos 7 pilotos, todos muito simpáticos e atenciosos com o público. Segundo o rádio e a informação dos presentes a passagem baixa do A-1 na chegada foi prejudicada por um helicóptero e na saída foi ok. O F-5EM 2 passagens na chegada e a saída sem por mau tempo no RJ. No ano passado tivemos F-2000C (4940), A-1A (5512), F-5EM (4826), A-29A (5740 ?), C-105A (2805), E-99 (6700), C-98A (2734), P-95A (7057), T-27 (1361), duas passagens do AF-1, diversos… Read more »

poorman

@Francisco de Paula disse:
“O F-5 por exemplo, estava com os pneus “carecas”, sendo que o do lado direito mostrava claramente os fios da lona.”

Deve ser por este motivo que o piloto deu linha rapidinho para o RJ, para não correr o risco de derrapar durante a aterrissagem com chuva 🙁

Justin Case

Amigos, O fato de aparecerem as lonas dos pneus dos F-5 ou Mirage é absolutamente normal e previsto. Diferentemente dos pneus rodoviários, esses pneus têm em torno dez(?) camadas de lonas. A troca é prevista quando aparece a quinta(?) lona. Não tenho certeza quanto aos números, mas é aproximadamente isso. O desgaste é muito grande e ocorre quando o pneu tem que acelerar de 0 a 250 Km por hora, em poucos segundos, ao tocar o solo. Ou seja: 1. Os pneus são trocados no momento previsto, conforme estabelecido nas normas técnicas. 2. O aparecimento das lonas não é sinal… Read more »

grifo

Complementando o Justin Case, em geral uma das lonas mais internas tem uma cor diferente, funcionando como um indicador de desgaste. Se a lona colorida aparecer então está na hora de trocar.

Guilherme Fraga

Complementando os comentários dos colegas acima, vou no evento a quatro anos e de longe esse foi o pior dos quatro apesar de ter sido bom também. Reparei a mesma coisa que o vinicius, ficaram um tempão sem
nenhuma apresentação o que a meu ver fez o evento ficar um pouco “ralo”.
Mas queria pedir se alguem tiver gravado a última aprensentação da banda do CIAAR, por favor me falar porque eles tocando “the final countdown” do europe e triller do MJ foi muito boa.

Eduardo

Olha, se vocês soubessem a dificuldade que é organizar um Portões Abertos, acho que não reclamariam tanto. Os comandantes dos grupos de caça não têm permitido que os aviões fiquem fazendo manobras nem firulas, e esse é o motivo do F-5 ter partido direto para o RJ. Ademais, ele estava sem tanque ventral, e portanto não poderia ficar queimando combustivel a toa, pois tem alcance muito limitado dessa forma. Não tem nada a ver com mau tempo nem com pneus carecas, ou seja lá o que for, isso é tudo boataria. Quanto à problemas de camuflagem desgastada, nada mais normal,… Read more »