Um participante do fórum de discussão do site Pakistan Defense disse ter informações privilegiadas sobre os caças que foram eliminados na concorrência indiana MMRCA. Segundo ele, jornalistas e especialistas de defesa asiáticos montaram a seguinte lista:

Eliminados:

  • Saab Gripen NG
  • Dassault Rafale
  • Lockheed Martim F-16I

Melhor posicionados:

  • Boeing F/A-18 Super Hornet
  • MiG-35

Foram levantadas dúvidas sobre o Eurofighter Typhoon e o seu programa fragmentado por diversos países europeus.

O comentário ainda encerra com a possibilidade da encomenda passar para 144 aeronaves.

FONTE: Pakistan Defese

NOTA DO BLOG: essa pode ser apenas mais uma informação destes “insiders” que dizem saber tudo e não acertam uma. Mas o que realmente poderia mudar para o Brasil caso o Rafale, o Gripen e também o Super Hornet não entrassem para a “short-list” do MMRCA?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

…Segundo ele, jornalistas e especialistas de defesa asiáticos montaram a seguinte lista:
Eliminados:
* Saab Gripen NG
* Dassault Rafale
* Lockheed Martim F-16I

Ih…o NG não foi escolhido…o Rafaele também…
Ih…o SH e o MiG-35 foram escolhidos…mas o SH não serve para o FX…

E qual serão os “jornalistas e especialistas”? Ah, devem ser algo tipo boechat e godoy…hehehehe…

Antonio M

Para a doutrina indiana tem até lógica.

Para nosso FX2, eu acho que mais nada faz sentido.

Edcreek

Olá,

Eu tinha postado algo similar uns dias atraz, só que eu inclui o F-16 como um dos favoritos. Em minha visão

MIG-35 Favorito pela proximidade com a India;
SH/F-16 Pela tentativa de aproximação com os EUA;

Senhores por mais que chorem por aqui a Força aerea faz o short list e quem define é a politica, seja Brasil/India/Inglaterra etc….

Abraços,

Antonio M

A perda da esperança não se refere ao equipamento. O projeto do Gripen NG seria melhor para o Brasil e FAB devido a TT pois os seucos são mais confiáveis do que os franceses. Os franceses infelizmente já demonstraram por mais de uma vez e em décadas que não se pode confirar neles. Só para falar no mais recente quando não apoiou seu “parceiro estratégico” na questçao nucleat irianiana (apesar de não estarem errados na escolha que fizeram) e da turbina indiana, onde ao invés de fazer TOT, o acordo se resumia em vender a fabricação sob licensa de um… Read more »

Eduardo

Pura especulação, duvido que deixariam passar uma informação tão sigilosa como essa, em uma negociação bilhionária! No Brasil que tem um jogo de influência danado não vazou nenhuma informação, que dirá na Índia!

Rodrigo

Mig35 e SH para mim são soluções ideais para o BRASIL.

O Mig35 tem encomendas externas ou é usado pelos russos ?

ZE

O que o Poggio se esqueceu de publicar foi que, esse mesmo “especialista” deu os números da Mega Sena. Aí vão eles:

06-18-39-46-57-58

Boa-sorte !!!!

[ ]s

ZE

Ah, se alguém gostar de jogar o “jogo do bicho”, esse mesmo especialista falou que vai dar Burro.

O 2º prêmio será Anta.

OBS: vamos fazer uma vaquinha e trazer o Polvo Paul para o Brasil.

Entre também na campanha ” Aa, uu, o Polvo Paul é nosso” !

[ ]s

Antonio M

” Eliminados:

Saab Gripen NG
Dassault Rafale
Lockheed Martim F-16I ”

E já que é para especular, se a falha do motor que ocorreu no deserto do Leh não foi com o Gripen e provavelmente não foi com o F16 devido a sua larga utilização nos mais deiversos ambientes …….

ZE

Aliás, vou além: se o Rafale não entrar no short-list do MMRCA (que, segundo a Aeronáutica, será publicado em dezembro 2010 ou janeiro 2011), a possibilidade dele ser comprado aqui ficará ainda menor. Como o poder político irá justificar a compra de um caça caríssimo (caríssimo também para manutenção/peças) que NUNCA ganhou concorrência alguma ? Vou além, como o poder político irá justificar a compra de um caça que nem no short-list indiano conseguiu chegar ? Vou ainda mais além, como o poder político irá justificar a compra do Rafale, se quem entrou no short-list indiano foi o Super Hornet… Read more »

Cronista

A pergunta é: o que acoteceria se nenhum dos 3 caças finalistas do FX-2 fosse finalista no MMRCA? Simples, mais uma bomba num programa já maltratado! O que isso tem de concreto? Na minha opinião nada, Brasil é Brasil e ìndia é Índia, cada qual com seus requerimentos…..Mas do jeito que o governo vai conduzindo o assunto….. No post em que os 3 concorrentes do FX-2 apareceram nas cores da FAB foi suscitada, mais uma vez, a questão o mix Hi-Low: essa hipóteses, se o governo tivesse dinheiro e peito (não necessariamente nessa ordem!) só se justificaria com a dupla… Read more »

nod_br

Concordo com Edcreek…

MIG-35 = reforça-se a aliança estratégica India-Russía
F18 SH = atende a vontade de parte da política indiana que busca uma maior aproximação com os EUA.

[]´s

Edcreek

Olá, Rodrigo

O Mig-35 não tem venda oficial ainda…

Foram construidos até agora 11 Demonstradores/prototipos e o ultimo está operacional.

Abraços,

Jonas Rafael

Na minha opinião não muda nada. Claro que se o Rafale e o Gripen fossem adotados aqui, melhoraria a escala. O Super Hornet nem tanto, pois já está garantido. vale lembrar que para os indianos o SH não é nada ruim, afinal eles tem caças de todas as procedências, se sofrerem um embargo ainda vão ter uma c***lhada de Flankers, Mirages e outros. Estão buscando tecnologias que não tem e nesse ponto um acordo com os americanos viria a calhar. Nosso caso é diferente, Confiaríamos a defesa para um único vetor, de um país que não tem absolutamente nada a… Read more »

Rodrigo

Quer dizer que o Mig35 é o NG russo ? rssss

Edcreek

Olá,

É isso por hora o Mig-35 é o NG Russo, huahauhauhauah, sem compradores, nem o pais de origem.

Uma informação relevante é que o fabricante deixou a cofiguração aberta para implantação de sistemas(avionicos) Franceses como vem acontecendo com os Su-30 exportados. É possivel a colocação tambêm de sistemas Israelenses. Fica a gosto do comprador.

Abraços,

Nick

Caro Rodrigo, Realmente de um certo ponto de vista ele seria o Gripen NG russo….Mas as grandes mudanças foram nos sistemas internos, aparentemente não houve mudanças na célula, Além de talvez acrescentar um radar blocker nas entradas de ar, uso de material composito . Sobre a informação divulgada, vejo mais como um palpite entre tantos. Politicamente, se a intenção é reforçar uma aproximação com os EUA, F-16 IN e F-18 SH são favorecidos, além de já terem radares AESA operacionais e custos de aquisição e manutenção relativamente baixos, visto que um dos parâmetros para a seleção, é o TCO ->… Read more »

Eduardo

Guilherme Poggio disse:
3 de agosto de 2010 às 10:19

Verdade. A única informação que vazou aqui foi o resultado final com a ordenação das aeronaves. De resto não vazou mais nada. Interessante que nenhuma autoridade desmentiu o fato.

Essa noticia não foi confirmada ainda, é esperar pra ver!

Lecen

A questão principal não é o que acontecerá caso nenhum dos três finalistas no FX-2 seja considerados eliminados e sim o que ocorrerá se o F-18 Super Hornet de fato estiver entre os finalistas.

É incrível que esse caça esteja sendo comprado pela Austrália, sendo considerado seriamente para a Marinha britânica e até mesmo para a Força Aérea Indiana e no Brasil ele é completamente desprezado.

E digo desprezado por todos, tanto pelos militares, quanto por jornalistas, por analistas e até mesmo por curiosos como nós.

Se ninguém quer o caça, por que diabos o colocaram na short list?

Marcos

Caro ZE

Voce esqueceu o mais Importante, (Segundo Lobim e o Molusco) é a parceria Estrategica, aquela em que eles entrão com o pé e nós com a Bund…..

Sds

Edu Nicácio

48 + 48 (MB) Super Hornets para os 4 GDA’s (Anápolis, Manaus, Natal e Canoas/Santa Maria), e mais 120 Gripen E/F para dispersão em outras (10) bases aéreas…

Não é má idéia não…

SxMarcos

O Gripen NG e o Rafale foram eliminados simplesmente porque o ToT de lá não vale tantos pontos como o nosso.
Sem dúvida a manutenção do SH é mais em conta devido a quantidade de peças produzidas.

Paulo

Senhores

Eu tenho um primo que mora em Brasília e ele é amigo de um dos entregadores de pizza para a Embaixada indiana. Ele garantiu que a Índia está aguardando o anúncio do Brasil para só depois anunciar o deles.
Fonte confiável.

Abraços

Drcockroach

“Mas o que realmente poderia mudar para o Brasil caso o Rafale, o Gripen e também o Super Hornet não entrassem para a “short-list” do MMRCA?” O shortlist eh supostamente tecnico, assim uma exclusao dos tres nao cairia muito bem p/ nenhum deles. Comercialmente falando a Boeing perderia uma enorme oportunidade (afinal MMRCa eh a “mother of all defense deals”…), mas nao teriam seus negocios ameacados. A SAAB e a Dassault perdem mais comercialmente. A SAAB procura parceiros p/ seu programa de producao global do Gripen, mas continua jogando. A Dassault me parece perde mais, ela precisa, desesperadamente, achar um… Read more »

Drcockroach

Mais do mesmo (e da mesma fonte), levanta a mao ai quem ainda nao sabia que o Lobim iria apresentar o Rafale como unica opcao p/ FAB?

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/08/03/mundo,i=205735/JOBIM+PREPARA+ANUNCIO+DO+RAFALE.shtml

[]s!

Rodrigo

Lecen disse:
3 de agosto de 2010 às 10:53

Pelos militares eu aposto que não, principalmente pelo CA.

Francisco AMX

O que muda para o Brasil eu não sei, mas aqui no blog espero parar de ler as mesmas “ladainhas” sobre escala, custos e preço do NG! rsrsrsrs
Na verdade vou dar é risada! pois se o NG não foi considerado lá, onde o quesito principal é custos, vai mostrar que nem isso o NG consegue efetivar, sua principal bandeira! ser barato! e se ele realmente é o mais barato… logo não convenceu que poderá entregar o que promete! em suma: Não tem custo benefício bom! custa menos e é menos! simples assim!… mas veremos!

Vader

“essa pode ser apenas mais uma informação destes “insiders” que dizem saber tudo e não acertam uma.”

Tá bem com cara.

“Mas o que realmente poderia mudar para o Brasil caso o Rafale, o Gripen e também o Super Hornet não entrassem para a “short-list” do MMRCA?”

Nada. O FX2 morreu.

Para as empresas:
Boeing: muda nada;
SAAB: dificulta a vida e perde um enorme negócio;
Dassault: quebra.

Sds.

Vader

Francisco AMX disse:
3 de agosto de 2010 às 12:01

Chicão, só pra constar, a análise de custos no MMRCA ocorre numa fase posterior…

Francisco AMX

Lecen, “desprezar” o SH, como um todo, é burrice, e tenho certeza que isso não acontece com quem tem juizo, eu aponto vários “defeitos”, constantemente ao Vespão, mas não ouso desprezar este equipamento de guerra! nem de longe! Na minha visão, se não existisse um ponto final em sua produção, para já nesta década, e o F-35 fosse um avião para depois de 2020, e se o SH tivesse uma versão mais leve, baseado em terra, estaria defendendo este vetor no mesmo grau que defendo o Rafale como equipamento. E ficaria mais contente com a escolha dele do que com… Read more »

Caipira

Eu não ignoro a super vespa!!!!!!!! rsrsrs
Da short list avião pra FAB é o SH.

Interessante isso que o Edcreek escreveu sobre o MIG35, uma aeronave dessas com avionica ocidental seria uma ótima opção para a FAB não??
Se couber nos hangaretes é claro….

Francisco AMX

Mas o bom mesmo era pegar estes 10 bilhões e encomendar 12 F-15SE e o troco em F-16B60… uns 36 já estaria bom demais!

Rodrigo

Caipira disse:
3 de agosto de 2010 às 12:07

O Mig35 cabe tranquilamento e seria uma boa, assim não ficaríamos dependentes de um fornecedor só ou de que algum problema com a frota deixe toda a força retida no solo de uma vez só.

Só precisaria ser bem ocidentalizado.

Cronista

Lecen disse em 3 de agosto de 2010 às 10:53 A questão principal não é o que acontecerá caso nenhum dos três finalistas no FX-2 seja considerados eliminados e sim o que ocorrerá se o F-18 Super Hornet de fato estiver entre os finalistas. É incrível que esse caça esteja sendo comprado pela Austrália, sendo considerado seriamente para a Marinha britânica e até mesmo para a Força Aérea Indiana e no Brasil ele é completamente desprezado. Touché Lecen! Desde o início eu o considerei um forte concorrente graças ao lobby de Washington. Lá eles “conectam” tudo, do tipo só te… Read more »

Cronista

Edu Nicácio disse em 3 de agosto de 2010 às 10:58

“48 + 48 (MB) Super Hornets para os 4 GDA’s (Anápolis, Manaus, Natal e Canoas/Santa Maria), e mais 120 Gripen E/F para dispersão em outras (10) bases aéreas…
Não é má idéia não…”

Má idéia não é…mas é uma utopia: não há governante nesse país com b*ago para elevar nossas forças armadas ao nível que (1)precisamos e (2)merecemos. Essa raça….bom, deixa para lá. Acho que os srs. compreenderam a mensagem.

Cronista

Ronaldo disse em 3 de agosto de 2010 às 12:39
Estudando licitação esses dias acontece mais ou menos o seguinte, se for a modalidade tecnica + menor preço:
(…)

Ronaldo, o FX-2 não é uma licitação, nem passa perto. A modalidade de análise das propostas dos concorrentes foi adotada porque permite, em tese, que a FAB analise a melhor oferta para o país e, ao que parece, é comum nos grandes compradores, vide MMRCA.
O “em tese” fica or conta do relatório técnico da FAB x o relatório político do Jobin.

Ludovic

Pode até ser que seja “chute” mas não seria surpresa que os finalista fosse o MiG 35 e F -18…
Os russo para mim levam uma vantagem!! Seu equipamento é pode ser “personalisado” com outros componentes inclusive de fabricação local, transferencia tecnologica, reforçaria a parceria, inclusive serveria de barganha no Projeto do PAK onde parece ainda haver discordancias.

celso

acabei de postar um comentario que nao aparece………algum problema ???? se descumpri alguma norma proposta, por favor me desculpem e me informem
Obrigado

Cronista

Grito de independência seria nossa desão ao PAK, isso depois de comprar 36 SH para o GDA!

Gabriel T.

Na Índia vai dar SH. Se ela quisesse manter a cooperação com a Rússia já teria comprado diretamente o Mig-35. Ela fez a mesma coisa com o Su-30, pq ela não fez nenhuma concorrência. A China tem como maior inimiga em potencial a China e não convém ter o mesmo aliado. Um aliado de fora, como os EUA, mantém o mesmo peso na região.

Gabriel T.

OPS
A Índia tem como maior inimiga a China.

Curvo

Lecen disse:
3 de agosto de 2010 às 10:53

Caro Lecen

Não diria isso não …. aliás muito pêlo contrário … o amigo tem provas disto que falou ????