O caça de fabricação russa Sukoi Su-30 é demasiadamente grande para os hangaretes da FAB. A aeronave possui mais de 15 metros de envergadura e os hangaretes padrão possuem um vão livre perto de 16 metros entre os pilares. A diferença é muito pequena para garantir um mínimo de segurança.

Se a FAB escolhesse o Su-30 teria que demolir os hangaretes existentes por todo o país e construir novos com dimensões maiores. Vejam nas fotos abaixo como sobra espaço no caso dos atuais caças da FAB.

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Gustavo S.

Mas não tem um modelo (naval?) com asas dobráveis?

Imagino que não seria grande problema adaptar o recurso em uma versão não-embarcada…

Vader

Excelente, mais um dado interessante a embasar a desclassificação do monstro acrobático russo do FX2.

Parabéns ao Aéreo, de novo.

Cdr

Mesmo assim valeria a pena demolir tudo e fazer de novo, por um avião desses.
O T50 tem 14,4m, sobraria quase 1 metro de cada lado.

Alex

nunca pensei nesse detalhe, parabéns.

Jakson Almeida

Cade os hangares modulares que se usam em guerras!Isso não pode ser aceito como desculpa pra se desclassificar um vetor como o SU-35,se vamos investir de fato em nossa defesa,devemos preparar a infra-estrutura necessaria.

Darkman

Isso não é problema.
Caças Russos são a solução e não o problema.
Hangar é o de menos pior é ter os Rafales parados no hangar sem voar.
Estrututa não é o pior.
Tb não serve de desculpa para aquisição dos mesmos.

Abs.

RL

Hipoteticamente falando.
E se fosse o PAK T50?

As dimensões da aeronave seria tão preocupante assim?

Bosco

Sem querer ser chato, mas, “tamo” mal de hangar ehm moçada!

Edcreek

Olá,

Deve ter tido uma “concorrencia” de 20 anos para construção de hangares. E optarão pelo modelo mais barato e menor….

É rir para não chorar.

Abraços,

Nick

Se fosse hangares-bunkers com com 1 metro de espessura de concreto+ferragens, tudo bem…

Mas esses hangares parecem de garagem… deve ficar uns R$2.000 reais cada um …não vejo isso como impeditivo.

[]’s

Latino

POR su-35 faria novos hangares tranquilo ,,Vetor qua caberia como uma luva para a FAB .
Ano pasado fiquei até esperança quando vi as noticia ,
Jobim confirma reexame da proposta russa para o FX-2
Mas não deu em nada -,

Latino

POR su-35 faria novos hangares tranquilo ,,Vetor qua caberia como uma luva para a FAB .
Ano pasado fiquei até esperança quando vi as noticia ,
Jobim confirma reexame da proposta russa para o FX-2
Mas não deu em nada -,

Almeida

Concordo com o Nick. Tá na hora mesmo de botar tudo no chão e construir hangaretes maiores e mais resistentes. Uma única bomba com submunições destrói a linha de vôo inteira! Um caça moderno é muito mais caro e importante do que um hangarete!

Leandro

O SU-30 pode não caber nesse hangarete ai, mas garanto que ele cabe lá no hangar do Zeppelin na BASC…aquilo é um monstro de grande!!!!

Ps.: O Rafale possui as mesmas dimensões do M-2000? E o F-18SH?

luiz otavio

basta estacionar na diagonal. rsrsrsrs

Ivan

Concordo com o NICK.

Hagar não é problema.

Abç,
Ivan, o Gripeiro.

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

nada que uma obra aqui ou ali nao resolva

Fabio Silva

bah concordo com o bosco, aquilo lá são os nossos hangares??
alguns pilares com telha de zinco por cima???
é muito caro iria sair este alargamento dos nossos quase indestrutíveis hangares…..
mas uma coisa é certa não precisamos nos preocupar com bombas do tipo da GBU-28, jamais serão usadas contra nossos hangares uahuahauhauhaahauhauahuahauahuahuahauhauhauuhauhauhauhahaauahau

RescFox

Esqueceram que avisar a FAB e o GOV q deveriam fazer o FX-New Hangar antes dos caças de nova geração.

robert

qnd isso for hangar eu serei o jaspion dourado.

nesses moldes ai ateh lona preta a lá mst serve aqui no brasil.

Giordani RS

Gustavo S. disse: 2 de agosto de 2010 às 13:24 Mas não tem um modelo (naval?) com asas dobráveis? Imagino que não seria grande problema adaptar o recurso em uma versão não-embarcada Meu amigo. Sería extremamente cara e desnecessária essa tua solução. Colocar todo um equipamento de dobragem das asas, remover longarinas, utilizar pinos de titânio e por aí vai…só para nao refazer um hangarete? Tens que imaginar que a asa é a área de maior flexão num avião. A longarina suporta cargas extremas! Agora tu imagina quando essa tem que ser fracionada em duas partes! Os pinos vão ao… Read more »

Edu Nicácio

Pessoal, muitos aqui criticam mas, tendo em vista a perúria com que nossas FFAA foram mantidas nos últimos 20/30 anos, é um milagre que nossos aviões não sejam cobertos com lona de caminhão…

Agora, sinceramente: bota esse monte de angarete abaixo, construa uns decentes de comprem os Su-35!!! Que desculpa mais esfarrapada para não operarmos esses aviões…

Investe-se R$ 10 bilhões em aeronaves, e ZERO em instalações. Só aqui mesmo…

grifo

Os hangaretes servem basicamente para proteger os aviões contra sol e chuva. Não são caros (na verdade são muito baratos) e podem ser refeitos facilmente, ou simplesmente pode se colocar os aviões fora deles como ficavam até o final dos anos 80.

Bosco

Acho que mesmo os hangares para os Mirage em Anápolis deveriam dar melhor proteção contra intempéries pelo menos, já que estão localizados muito dentro de território brasileiro e meio que fora de alcance de um ataque. Já os hangares para os AMX, F-5 e Super Tucanos deveriam receber pelo menos um reforço básico, caso contrário viram alvos fáceis de tudo que há, desde canhões, foguetes, bombas de fragmentação, napalm, bombas de emprego geral com espoleta de proximidade, FAE, etc. Esse nível de hangar só seria aceitável se fosse em bases de dispersão, assim mesmo deveriam contar com um mínimo de… Read more »

grifo

Já os hangares para os AMX, F-5 e Super Tucanos deveriam receber pelo menos um reforço básico

Caro Bosco, tudo isto custa bastante dinheiro e tem eficácia duvidosa. E afinal de contas sempre pode se bombardear a pista…

Alexandre

Se precisarem empresto minha garagem… *_*

Elenilson

Leandro disse:
2 de agosto de 2010 às 14:01

Ps.: O Rafale possui as mesmas dimensões do M-2000? E o F-18SH?

pesquisa na internet…vai…ela nao morde…ela éh tua amiga…

Pedro

Com uns Hangaretes desses, é mais seguro deixar o avião no tempo mesmo! Pois com aqueles pilares finos e fracos, um vento forte bota ele no chão facil ou destelha.

Se for para operar um caça de 4ª ou 5ª geração em uma M..de “garagem” dessa, é melhor comprar uns Mig-21 ou F-4Phantom que fica melhor! Imagine vc comprar um carrão de R$ 500mil e colocar dentro de um galpão velho e amofado!

Com o custo das “festas” de formação de oficiais, ou do uso de carros para uso dos oficiais, dava para construir uns hangares muito melhores.

robert

caraca!

agora parei pra refletir…

Até São Pedro em tempos de paz pode deixar nossa força aérea virar sucata.
Se der um granizo meio brabo pode causar um estrago de milhões e até inutilizar aviões

Wagner

O “Monstro acrobatico russo” é o melhor caça do mundo, e se a FAB nao tem capacidade de manter um, problema é dela. Isso mostra a profunda negligencia de nossos governantes que nem sequer mandam grana para construir hangares decentes.
Que fiquem com os restos dos norte-americanos… pendurem uma bandeirinha norte americana nos F5 e cantem hino norte-americano…
Humilhem-se, nossos governantes, ao NOSSO senhor: EUA.
Acho incrivel que tenha gente que duvide do poder de um Sukhoi…

germa

ahhh tá… esntão se chover granizo a fab ficará groundeada??
ou se o vizinho jogar uma pedra de barro e quebrar o eternite?

faremos assim, emprestamos o caça da Mulher Maravilha pq lá nunca chove ou venta…
hahaha

abs 😉

germa

agora falando sério, é mais fácil derubar essas “garagens” e construir novas, do que ficar escolhendo avião pelo tamanho.

abs 🙂

Francisco AMX

Estes hangaretes são uma vergonha! como disse o Nick, não passam de alguns trocados para serem substituidos, porém, como falou o Bosco, deveríamos ter hangares que protejam de verdade! não estas “garagens” de estacionamento de condomínio classe B/C… Imaginar que caças, sejam quais forem, não possam ser comprados por causa deste “problema” é forçar a amizade! rsrsrsrs Espero que se forem comprados caças novos, ou tampões, que os mesmos possam contar com proteção contra balística, como contra o principal: intempéries e umidade/calor excessivos… Colocar um equipamento que pode chegar aos 80milhões de dólares num hangar de 10mil reais é algo… Read more »

Alexandre Galante

Xyko AMX, hangar que protege de verdade? isso existe? 🙂

Francisco AMX

Grifo, amigo, hangares subterraneos, com proteção balistica razoável, sempre serão superiores a qualquer hangar de superfície… dificulta a visualização, é imune a explosões/estilhaços secundários e incêndios próximos (o inimigo precisa acertar o hangar em cheio!) logo precisaria ser atacado com armas mais modernas e se aproximar mais… dando maiores chances de reação! Vou te dar um exemplo hipotético e remoto: Caso fóssemos atacados pelos Hermanos, numa intentiva louca (eles já fizeram isso em 82 rsrsrsrs) seus Skyhawks, com pods de interferência eletrônica, poderiam, de alguma forma chegar a BAC, e até com canhões poderiam causar um estrago mortal! porém se… Read more »

mc vieira

é só os politicos roubarem menos e enrrolarem menos as forças armadas que sobra dinheiro para construir angares maiores e com maior infra estrutura para os caças da fab seja ele qual for.

THIAGO

boa tarde todos,
sobre o Su35 tenho algumas duvidas:

Sei que ele é um caça excelente, bem equipado e tudo mais, porém o seu custo de voo nao seria tão caro quanto o do RAFALE ou hornet ou ate mais devido ao seu peso?

Seu tamanho nao é prejudicial no que tange a sua detecção por radares inimigos??

obrigado desde já

Com o NG o Brasil pode mais!!!!

Francisco AMX

Galante, o “de verdade” foi força de expressão! rsrsrs

porém, na AL, tirando o Chile, talvez, nenhum país pode atacar um Hangar subterraneo com alguma chance de sucesso!

Sds!

Caipira

Coloca o EB pra construir novos hangares, virou empreiteira pro Programa de Aceleração da Campanha mesmo…

Alex

por isso sou contra copa do mundo, e olimpíadas no BRASIL.

Justin Case

Amigos, O hangarete foi idealizado para proteger aeronaves do sol e da chuva, não de ataques militares. Além disso, permite maior conforto para a tripulação e para a equipe de solo durante os procedimentos de pré e pós-vôo. Também facilita, pela iluminação artificial, as operações noturnas. O precursor da idéia na América do Sul foi o Presidente Stroessner, do Paraguai. Ao visitar o Grupo Aerotactico, que recém tinha adquirido os Xavantes fabricados pela Embraer, ordenou: Pagamos tão caro os aviões. Vamos fazer um “telhadinho” para protegê-los do sol e da chuva. Ao receber os planos mirabolantes e absurdamente caros de… Read more »

Edmar

Caros Amigos do Blog.: Sei que muitos vão ignorar o que eu vou dizer, mas, se for a falta de verbas, porque o ministério da defesa e o governo federal não ficaram com os “Saab Gripen 39 JAS”? Pelo menos o alcance dele é maior do que o do “F-5M” e é mais barato de se manter do que os “Mirage 2000”. Com esse negócio do FX2 de “sai ou não sai”, poderiamos ter comprado umas 72 unidades do pequeno vetor mas muito tecnológico “Saab Gripen 39 JAS” suéco (60 monoposto e 12 biposto) e não teriamos problemas hoje. Já… Read more »

Ze Carlos

Acho que nem abrigo subterraneo com 1,5 de concreto resolve o problema, da uma olhada neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=Wj7mROcxvdw

Ze Carlos

Acho que nem abrigo subterraneo com 1,5 de concreto resolve o problema, da uma olhada neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=Wj7mROcxvdw

Roberto F Santana

Justin Case,
Parabéns pela informação.
Para quem pensa em comprar uma águia dessas, construir hangares ou o “telhadinho” seria um detalhe como os copinhos de plásticos para o cafezinho.

Bosco

As velhas e famosas armas de bombardear pistas estão fora de moda. Até mesmo no nosso TO não acho que sejam levadas à serio. Claro que por essas bandas um atacante pode passar rasante quase que impune pra usar as outrora famosas armas antipistas (Durandal, BAP, JP233,etc), mas não é coisa simples de se fazer não. No nosso TO, melhor é atacar os hangares mesmo que os pátios e a pista, que exige ou armas dedicadas, que em geral obriga o vôo nivelado em baixa altitude sobre a pista o uso de armas guiadas a partir de médias altitudes. Hoje,… Read more »

Francisco AMX

Justin, legal…

porém os tempos mudaram, as aeronaves estão cada vez mais sofisticadas e caras! manter uma aeronave aqui na BAC que pode ir, no verão, de 20 a 35g em apenas algumas horas…e quando a humidade aumenta… fatigando os componentes… isso só aumenta as panes….
até meu carro fica mais protegido que os F-5M aqui de Canoas…

Sds!

Diego Tarses Cardoso

Realmente,será que compensaria nesse quesito derrubar todos os hangares da Fab por causa desses caças ???
QUanto custa um hangar novo ???

Bosco

Justin,
Mas esses aí não protegem nem da chuva e nem do sol.
Tudo bem que nossa doutrina seja condizente com esses abrigos, mas mesmo contra intempéries são inadequados para protegerem aeronaves que custam milhões de dólares.

URUTAU

Caro CHICÃO

Caro CHICÃO gostei dessa hangares subterraneos mas já poderiam até diversificar fazer alguns nas montanhas como a base do super homem outros na selva com camuflagem outros no mar lógico todos com sky-jump ou seja seriam completos hangar + pista
CHICÂO confessa para mim garoto gente boa o que tem a mais na tua CUIA de CHIMARRÃO ……………………………. confessa rsrsrsrsrsrr

Um forte abraço CHICÃO

Giordani RS

Pedro disse: 2 de agosto de 2010 às 14:46 …Com o custo das “festas” de formação de oficiais, ou do uso de carros para uso dos oficiais, dava para construir uns hangares muito melhores… Bah…dá pra fazer uns 15 hangaretes por festa… Amigos, Estes hangaretes é para proteger do sol e nada mais…ah, os grandes hangares também… Já que o tópico virou, não existe nenhum tipo de proteção em nossas BAe´s…são todas alvos fáceis e de fácil acesso! Se o tio “tchavez” quiser, varre a FAB num estalar de dedos…aí os mesmos que não querem investir na FAB dirão: Porquê… Read more »