Participação de brasileiros no Programa Gripen NG completa um ano

25

Lideradas pela Akaer, as empresas Friuli, Winnstal, Minoica e Imbra Aerospace enviaram para a Suécia uma equipe de 20 engenheiros e técnicos brasileiros no final de julho de 2009 para começar a trabalhar no projeto Gripen NG da Saab.

“A cooperação efetiva com a Saab foi iniciada no dia 31 de agosto visando o engajamento total das empresas no projeto, o que inclui o domínio de tecnologias importantes da aeronave e acesso a todas as áreas sensíveis na fábrica da empresa, em Linköping, na Suécia”, informou na época o diretor-executivo da Akaer, César Augusto da Silva.

A transferência de tecnologia na área de estruturas feitas em material composto, de acordo com o diretor da Akaer, capacitará as empresas brasileiras a serem fornecedoras de classe mundial de qualquer cliente do caça Gripen NG.

“Não estaremos envolvidos simplesmente no processo de fabricação das peças, que não tem valor agregado e atividade de engenharia. A questão não é só fazer, mas saber fazer e isso já começamos a aprender trabalhando em conjunto”, complementou Silva.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Ricardo

Enquanto isso na França………..

“Me dá a grana que eu deixo você fazer a peça!”

Gripen Brasil!

Paulo

Interessante esta postura da SAAB.

JOSEF SIMAS Jr.

Se e’ mesmo para valer o principio e’ muito bom !

Parabens SAAB e AKAER.

Zago

Mto interessante mesmo.
Mas vale lembrar que mesmo melhorado o gripen ainda é um caça fraco para o tamanho do nosso pais.
Creio que uma mescla de Gripen e Rafale seria proximo ao ideal.
Juntando as duas ToT da França e Suecia poderiamos pensar em desenvolver algo localmente com qualidade, nao como os xingui ling’s chineses.
Na verdade nao sei se é possivel essa dupla transferencia, alguem poderia contribuir?

RenanZ

POis é, e tem gente que insiste em falar mal do projeto Gripen NG, como um todo, no F-X. Pergunto se alguém que não o Sarkozi tenha visitado o Brasil ,….

Eduardo

Ô meu Pai! Ilumine a cabecinha do pessoal responsável pela escolha do FX-2 e façam escolher o Gripen!!!

Nautilus

Zago, não sei em que o Gripen NG é “fraco” para nosso país. Pode explicar?
Gostaria de saber porque a Akaer está produzindo peças para um avião que “não existe”… 🙂

toni

caramba pelo que andei lendo a akaer entrega pessas para o A 380,A 400M e para quase toda a frota de aviões da embraer
e agora mais uma conquista com o gripen ng
parabens.

Ricardo_Recife

Sem qualquer garantia de que o Gripen vença o FX-2 a SAAB já trabalha com empresas brasileiras, isto é que é transferência real de tecnologia. É irracional o Gripen ter perdido para a Jaca no quesito transferência de tecnologia (como dizem alguns meios de comunicação), a não ser na cabeça do Lobim. Parabéns a SAAB e a Akaer.

Zago

Então meu caro Nautilus, no meu entendimento é um vetor que apesar de terem re-modelado para que tenha um maior alcance ainda nao atende a demanda de um pais continental. Reflita comigo e me corrija se estiver errado, na suecia ou em outro pais europeu as distancias sao menores, desta forma consegue ter um alcance razoavel nas suas areas, paises como EUA, Russia, China, etc, precisam de uma maior autonomia de cobertura e em combate, isso é ate meio retorico mas é uma angustia. Na minha humilde opiniao leiga de uma apaixonado por aviação militar queria que o escolhido fosse… Read more »

Vader

Zago, informe-se melhor:

http://www.aereo.jor.br/2010/07/31/mais-ilustracoes-com-raios-de-combate-dos-cacas-do-fx-2/

O raio de combate e alcance do Gripen E/F é excelente e mais do que suficiente para o Brasil.

Paulo

Zago

O que você quis dizer com:

“Perceba a venezuela com seus sukois, eles vem, atacam e vazam…”?

Você se refere a um ataque deles ao Brasil? Se eles não fazem isso nem contra a “inimiga” Colômbia, o que dizer de nós.
Veja no Blog do Força Terrestre o tipo de tropa que o Chávez está deslocando para a fronteira com a Colômbia e depois julgue o resto.
Um ataque de qualquer país da América do Sul ao Brasil corresponde a um suicídio. Pode levar alguns meses, mas nossas Forças Armadas aniquilariam com o agressor.

Abraços

Edu Nicácio

Complementando o que o Vader comentou acima, qualquer um dos finalistas do FX-2 possui pelo menos 1.300 km de raio de ação (que pode variar conforme a quantidade de combustível e armamentos carregados). O que deve ficar claro é que, pelo que mostrei na ilustração, só com os 1.850 km do Rafale em missão de penetração (com MUITO combustível) para termos todo nosso território coberto com apenas os 36 primeiros caças do lote inicial. Sem sombra de dúvidas o Governo deveria providenciar, na assinatura do contrato, a intenção de adquirir pelo menos mais 60 FX-2 até 2020, perfazendo 96 aeronaves.… Read more »

Eduardo

O que o paulo falow é verdade, nenhum pais da America do sul é louco pra se meter com o Brasil, certamente seriam aniquilados, o chaves pode ter equipamentos, quero ver é mante-los em uma guerra, digamos que ele gaste o primeiro lote de mísseis e depois? se o Brasil fechar seu espaço aéreo e seu litoral da onde ele vai importar? aew ja era, ta aew a diferença, a Venezuela importa armamento, aqui o Brasil produz, como tanques de guerra, mísseis, submarinos e por aew vai, daria dó!

Zago

Primeiramente respondo ao paulo, nao quis dizer que vai haver um ataque real, o que tentei expor foi que pelos vetores eles tem condições, nada alem disso. Vader, vc esta perfeito na sua colocação, mas como sou leigo gostaria que me elucidassem uma coisa, o NG aguentaria quanto tempo em combate real?? E em caso de necessidade veridica, como por exemplo (hipoteticamente) um ataque ao pré sal, aguentariamos quanto com esses NG’s?? E talvez os A-4?? Creio que apenas um NA estadunidense com os SH já dariam jeito nas nossas defesas. Em relação ao Edu Nicácio, eu coloquei esse mix… Read more »

Zago

Complementando o meu comentario, na questão hipotetica a marinha ainda nao teria nenhum outro vetor…

MatheusTS

OLHA ISSO…..
Sem o FX-2 ganho o Gripen ja vai ter peças feitas no Brasil pela Akaer.
São +/- oque foi feito no AMX porem isso é apenas a parte da Akaer se o FX-2 der o Gripen a Embraer e outras tambem entram…..
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/Akaer2.jpg

Eduardo

É… concordo como que o zago disse, poderiamos pegar uns SU-35 de prateleira e entrar em um projeto de caça de 5ª geração, mas que é duro e uma vergonha o FX-2 se arrastar por tantos anos!!

Paulo

Caro Zago Certo, hipoteticamente falando. Claro que os Su da Venezuela podem fazer uma incursão na Amazônia e retornar sem serem incomodados. Para nossa “sorte” existem poucos alvos estratégicos na Amazônia e um deles é Manaus, claro. Outros são as hidrelétricas, mas daí acho que ficam um pouco mais afastadas da fronteira. O “perigo” mais grave, hipoteticamente falando, é o que você citou de um porta-aviões norte-americano. Teríamos de usar todos nossos recursos atuais para afundá-lo. Daí seria só eles mandarem outro NAe e estaria tudo dominado. Porisso o importante não é planejar nossas defesas contra um suposto ataque dos… Read more »

Vader

Zago disse: 1 de agosto de 2010 às 23:46 “Vader, vc esta perfeito na sua colocação, mas como sou leigo gostaria que me elucidassem uma coisa, o NG aguentaria quanto tempo em combate real?? E em caso de necessidade veridica, como por exemplo (hipoteticamente) um ataque ao pré sal, aguentariamos quanto com esses NG’s?? E talvez os A-4?? Creio que apenas um NA estadunidense com os SH já dariam jeito nas nossas defesas.” Caro Zago: um NAe americano contém normalmente mais de 70 caças, fora “todo o resto”: AWACs, helicópteros, escoltas, mísseis cruise, etc. Contra UM NAe americano não serão… Read more »

Paulo

Caro Vader

“Aliás, sendo bem pragmático, se os EUA quisessem nos conquistar, bastaria comprar nosso sempre venais políticos.”

Esta frase poderia ser incluída na Arte da Guerra como um adendo de um militar brasileiro à magnífica obra de Sun Tzu. E vale para um monte de países do terceiro mundo.

Abraços

Curvo

Zago disse: 1 de agosto de 2010 às 14:27 Caro, na minha modesta opinião, o mais correto seria F-18 S/H + Gripen E/F (NG), por terem as mesmas turbinas, poderem usar os mesmos mecanismos de aniquilação (bombas, mísseis) serem padrão “OTAN” de comunicação e poderem integrar (em decorrência disto) o DATA-Link com o ER-99 (sê errei peço desculpas !), sem falar nos off-sets que seriam complementares na minha opinião, ok ? Agora, quanto à responder militarmente a uma investida norte-americana contra o Brasil, diria o seguinte, sê nem contra a Venezuela com o Chato do Hugo Chávez eles vão, que… Read more »

Curvo

Aliás apenas complementando, se você não pode com o inimigo, una-se a ele !!!!

Não estou idolantrando-os, apenas demonstrando uma necessidade, antes de correr, tem de se aprender a engatinhar !!!!

Curvo

Curvo disse:
31 de julho de 2010 às 16:58

Olá, será que somos parentes ???
Sou de SP e você ?
Seja bem vindo !

Zago

Infelizmente so lamento…
Um pais com um potencial enorme tendo que se cuvar perante os interesses imperialistas..
E digo mais, já que estariamos perdidos mesmo em uma hipotetica guerra, que fechemos com os EUA, pelo menos dariams um gás nas vendas do ST…

Abraços