Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

E pensar que ainda existem pessoas que não acreditam…
Quem não acredita devia pesquisar sobre a história do programa espacial americano e a corrida espacial contra os soviéticos. Pesquisar também sobre os soviéticos e ver que seu programa espacial não era só maravilhas (assim como o americano).

Belo trabalho de Werner von Braun e sua equipe. O mais potente foguete já construído. Serguei Korolev também era um gênio (talvez maior até que v. Braun), mas morreu cedo, sem finalizar sua obra.

Giordani RS

Considero a chegada do Homem à Lua o ápice da nossa tecnologia. A prova irrefutável da soberania do Homo Sapiens sobre todos os demais seres deste planeta. Até a próxima barreira, que será Marte, não haverá momento maior. Fico triste e chateado com as pessoas que criticam os gastos na Conquista do Espaço, mas se beneficiam de computadores, de melhores equipamentos médicos, sistemas de navegação, materiais compostos, dentre outras coisas… O pior é que criticar os Programas Espaciais é o mesmo pensamento retrógrado de 500 anos atrás, quando era “loucura” lançar-se ao mar… Fico à pensar; Aonde estaríamos se a… Read more »

Alex

hum…. foi onde…

Sérgio Araújo

Descobri com isso que lá venta um pouco, a areia é úmida (o engraçado é que tem ainda uma foto da pegada com todos os detalhes da sola da bota, talvez tenha rio lá ou a água que evapora aqui deve ir pra lá também), não dá para ver estrelas, a transmissão de TV é mais rápida do que daqui para o japão, a gravidade é a mesma coisa daqui,…entre outros.

Não quero criar polêmica, mas um videozinho criado no tempo da guerra fria no Texas não me convence mesmo. Sinto muito se algumas pessoas são facilmente manipuladas, eu não.

Robertopb

Nesta noite , eu , então com 9 anos , estava sentado junto com minha familia em frente a uma tv Admiral de 14 polegadas que teimosamente nos acompanhava todo final de semana à Praia Grande . Tinhamos a esperança de que um dia a danada da Admiral 14 polegadas nos mostraria alguma imagem , mas a teimosa não funcionava lá na PG . Era um festival de chuviscos e chiados sem fim . A Praia Grande em 69 consistia num pequeno número de casas nas primeiras quadras , alguns predinhos de 3 andares e o Boqueirão com a padaria… Read more »

Jose Gustavo

Luiz, Bom dia, Os russos construíram sua versão do Saturn V. O N1 era ainda mais potente 50.3 MN versus 34 MN do Saturn, mas todos explodiram. Os russos, independente dos fracassos, sempre estiveram um ou dois passos à frente dos americanos em tudo o que se refere à corrida espacial. A única “derrota” foi a chegada do homem à Lua. 1. o satélite 1.o ser vivo no espaço 1.o astronauta 1.a caminhada no espaço 1.as missões de sondas em planetas como lua, marte e vênus 1.a astronauta mulher no espaço maiores recordes de permanência no espaço Em 67, após… Read more »

Rodrigo

Sou um grande fã do programa espacial e não me canso de ver no Youtube o canal da NASA, realmente um marco da tecnologia e da humanidade.

São nestes momentos que vemos o quanto o nosso país é atrasado tecnologicamente, sem nem na fase de termos um avião 100% nacional nós chegamos!

Eduardo Costa

Prezado amigo Robertopb

A Praia grande mudou muito de 69 pra cá!!! Hoje existem muitos prédios, bares, shopping, políticos, PCC e outras desgraças que deixam nosso lindo litoral poluído; gostaria que a nossa tecnologia tivesse evoluído no mesmo ritmo.

Fernando Sinzato

Para quem ainda tem dúvidas sobre a viagem ao nosso satélite natural:

http://www.youtube.com/watch#!v=-bWMR4pac0Q&feature=related

Notando, que as explicações desta produção norte americana, são convincentes e principalmente reproduzíveis de forma independente para quem se interessar, o que torna remota a hipótese de manipulação da produção.

Abs.

Fernando Sinzato
Fabio Mayer

Será que uma armação sobeviveria por mais de 4 décadas considerando que a NASA tinha milhares de funcionários na época, sendo que a imprensa americana é combativa e investigativa e ainda havia os russos s contestar? Não! Aquilo tudo foi real, uma das maiores aventuras humanas, ao colocar 3 indivíduos dentro de uma bala de revolver gigante e enviá-los para o espaço! Os russos estiveram perto de chegar à lua antes, o que os americanos conseguiram por sorte, se bem que esta acompanha que tem competência e não que os russos não a tinham. É sabido que seu foguete falhou… Read more »

Vader

Nusss, jura por Deus que em pleno séc XXI ainda tem gente que não acredita que o homem foi à Lua? 🙂

Dalton

Não havia uma grande dianteira assim dos sovieticos, na verdade havia um equilibrio ,por exemplo, a primeira sonda a enviar dados de Venus foi a mariner II em 1962, todas as tentativas anteriores sovieticas falharam.

Também a mariner IV foi a primeira a enviar fotos a terra de Marte.

Os sovieticos não enviaram mais nada a Lua depois que os americanos desceram lá em 1969 e passaram a investir mais em estações espaciais

Luis

Eu sei que o N1 era mais potente que o Saturn V, mas NUNCA conseguiu voar (de que adianta?). Em parte, o sucesso inicial soviético na corrida espacial se deveu ao fato de que as ogivas nucleares desenvolvidas pela URSS eram indesejavelmente maiores do que as equivalentes dos EUA, portanto, mísseis balísticos intercontinentais maiores que os yankees foram construídos. Esses mesmos mísseis depois foram usados para os primeiros lançamentos de satélites e naves espaciais tripuladas, dos dois lados. Comos os mísseis soviéticos eram maiores, podiam levar mais carga. Desde a missão da Apollo 8, os EUA já estavam na frente… Read more »

Alex

muitas perguntas sem resposta….

Luis

O vôo da Apollo 8 foi em dezembro de 1968, perto no natal. Foram até a lua, deram 10 voltas em torno dela e voltaram. Os soviéticos saíram na frente, mas foram ultrapassados pelos EUA e provavelmente serão pelos chineses.

Nick

Realmente foi um marco para a história da humanidade. Pena que não houve mais interesse em continuar esse programa.
Imaginava que por esta época (2010) já haveria uma estação lunar.. quem sabe daqui 40 anos .

Off topic: os comentários para as matérias do SuperHornets estão acessíveis? Não consigo entrar nos comentários.

[]’s

José Gustavo

Luiz,

Atenho-me à sua frase: “O mais potente foguete já construído.”. Imprecisa. O mais potente foguete já construído, pelo menos naquela época foi o N1. Meus comentários restringiram-se apenas a enfatizar o fato histórico dos russos serem precursores de importantes avanços na ciência espacial e não dizer quem foi melhor ou pior. Os americanos tiveram muitos méritos assim como os russos, só isso, isto não é um debate virtual, apenas aprendizado mútuo, ok?

Giordani RS

Sérgio Araújo disse:
21 de julho de 2010 às 10:15
…Não quero criar polêmica, mas um videozinho criado no tempo da guerra fria no Texas não me convence mesmo. Sinto muito se algumas pessoas são facilmente manipuladas, eu não…

Cara,
Eu nunca vi uma onde de rádio. Será que elas existem? Nunca vi um átomo. Será que existem?

Andre Luiz

Os mais interessados em apontar uma farsa por parte dos norte-americanos seria a comunidade cientifica sovietica, e como se sabe ele nao vira mnada de errado

E antes que comecem com baboseiras tipo ” a bandeira esta tremulando”, bem, ela era sanfonada

Clésio Luiz

Já eu nunca vi um CIENTISTA, de nacionalidade nenhuma, dizer que o homem não foi a Lua. O que tem por aí são teólogos de araque com baixa noções de física que não engana ninguém instruído. Mas como o povo adora um teoria da conspiração, sempre tem quem acredite neles, mesmo sem saber a teoria por trás do que eles falam.

E para encerrar o assunto, se os americanos não tivessem chegado lá, os soviéticos seriam os primeiros a desmenti-los.

luiz otavio

mama mia, tem gente que não acredita, há o famoso receptor de raio laser que qualquer observatório (daqui da terra) em qualquer momento pode medir a distância da Lua à Terra, como disse o Andre Luiz, nem os russos negam tal fato. Os Russos também foram pioneiros na construção de estação espacial (a Mir é a mais famosa), na permanência de longo tempo no espaço (na atual ISS são eles que mais auxiliam nessa área), trajes mais resistentes e de baixa manutenção (para aguentar os tempos mais longos) e em satelites (todos sabem), a Soyus já li em artigos que… Read more »

kreusebeck

ou melhor deem uma olhada aqui

http://www.afraudedoseculo.com.br/

kreusebeck

É incrível como, entre 1969 e 1972, a NASA programava uma nova missão à Lua de seis em seis meses. Mas, 35 anos depois, são necessários 10 anos para mandar uma nova missão tripulada à Lua, prazo este que já está passando para, pelo menos 15 anos. Antes, demorava seis meses para mandar o homem à Lua e, agora, com toda a tecnologia disponível, vai demorar 15 anos? 30 vezes mais tempo? Será que a tecnologia aeroespacial regrediu da década de 1960 pra cá? Ou será que a tecnologia tenha aumentado tanto que, para utilizar toda a tecnologia existente atualmente,… Read more »

Rogério

Para os descrentes, que nunca entendem de nada, nunca acreditam em nada apenas por “achismos” idiotas e sem quaisquer fundamentos, aqui vai

Uma sonda de reconhecimento orbital vem (LRO) fotografando a superfície da lua desde 2.009 e já fotografou diversos sítios de pouso tanto da NASA quanto dos soviéticos

http://www.observatorio.ufmg.br/Pas92.htm

Rogério

Até o jipinho russo eles fotografaram:

http://eternosaprendizes.com/tag/lunar-reconnaissance-orbiter/

luiz otavio

hoje as viagens atrasam mais por um único problema. $$$$$$

José Gustavo

Dalton, Obrigado pelas correções. É fato, a Mariner II foi a primeira sonda a orbitar Vênus. E a Mariner IV foi também a primeira a alcançar marte. Nesta época já havia maior equilíbrio entre os programas, embora os Russos tenham sido precursores nos outros outros aspectos que citei. O programa Venera russo, começou em 1961 com fracassos. Eles enviaram em 1967 as primeiras sondas a tocar o solo venusiano. Logo depois a Mariner V faria o mesmo, e como a Venera russo não aguentou o tranco do ambiente infernal de Vênus. Em 69 a Venera V transmitiu pela primeira vez… Read more »

Tito

Incrível, tem gente que não acredita.
Não da nem pra comentar. 🙁

Andre Luiz

Os “argumentos” do site ” a fraude do seculo” sao bem fraquinhos e ja foram refutados pelo pessoal dos sites ceticismo aberto e projeto ockhan

http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

http://www.ceticismoaberto.com/

Ricardo GF

E pouca gente se lembra de dar os parabéns aos alemães raptados de Peenemuende, que foram praticamente os ÚNICOS responsáveis por AMBOS os programas espaciais e de mísseis balísticos de EUA e URSS…sem eles os “aliados” ainda estariam voando em charretes voadoras…

Ricardo GF

Por sinal, para quem estiver em Washington DC, visite o Air & Space Museum, onde poderão ver metade dos bocais dos foguetes de propulsão do Saturno V (a outra metade é ilusão de óptica com espelhos)…simplesmente absurdo o tamanho daqueles monstros…

Alex

foram onde mesmo, onde era essa lua…

RescFox

Tanto tempo heim gente, se naquela época era ‘pobre’ a tecnologia, pq nao o fazem agora? hmmmm, eles vao ter q ir no mesmo lugar onde está a bandeira!

João

sinceramente, estes sites pseudo-científicos, que refutam as teorias da conspiração, não são muito melhores que as teorias que pretendem refutar…más tudo bem; Porém fica uma curiosidade, de onde vieram as marcas de pneu ( as duas em paralelo…) . que acompanham as laterais da camara em movimento entre 4 minutos,30s e 5minutos do vídeo do link abaixo ? http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/41-anos-de-um-pequeno-passo Aparecem claramente… o pequeno modulo lunar que aterrisou na Lua continha um veiculo com rodas, do tamanho que sugerem os trilhos das rodas , dentro de si? ————————————- outra curiosidade, citando um comentário: ============================= “Fico imaginando como foi difícil o módulo… Read more »

Rogério

“Tanto tempo heim gente, se naquela época era ‘pobre’ a tecnologia, pq nao o fazem agora? hmmmm, eles vao ter q ir no mesmo lugar onde está a bandeira!”

Não tem problema eles sabem onde a deixaram:

http://eternosaprendizes.com/2009/10/29/lro-atingiu-sua-orbita-destino-e-fotografou-a-bandeira-deixada-na-lua-pela-apollo-17/

[]s

João

Supondo que havia uma nave em orbita da Lua… ou o módulo lunar que aterrisou na Lua fez o retorno direto para a terra, sem necessidade de acoplamento?

Esta hipótese me parece mais plausível, que um arriscado reacoplamento em orbita lunar…

João

As câmaras atuais, instaladas em satelites orbitando a terra uma distancias bem maiores do que 50km ( orbita do satelite da missão LRO), são capazes de resolução muito mais elevada do que 200 metros, sobre a superficie terrestre , até no Google Earth (profissional) se conseguem imagens mais aproximadas que estas do LRO.

As fotografias, nesta resolução, não convencem e ainda deixam um cheiro de dúvida no ar, porque não fotografaram (também)com resolução de 5 metros? por. ex…

Luis

-Eu sei que o N1 era mais potente que o Saturn V, mas o N1 FALHOU nas 4 decolagens feitas (serviu pra alguma coisa?). Isso porque o 1º estágio do Saturn V “só” tinha 5 motores F1 (possivelmente o motor mais potente da história). Se tivesse mais motores, seria ainda mais potente. -O 1º satélite em órbita era soviético, mas o Explorer 1 (1º satélite americano) foi de maior utilidade pra a ciência, pois seus instrumentos detectaram um cinturão de radiação de forma toroidal em torno da terra, o CInturão de Van Allen. E o 1º satélite civil de telecomunicações… Read more »

Luis

-A tecnologia de foguetes permanece a mesma desde aquela época. Só não se tem a necessidade de gastar tanto dinheiro à toa. -6 meses era só o prazo para se planejar uma missão e constriur um foguete (o projeto já estava terminado). O programa Apollo custou, em valores atuais, 136 BILHÕES de dólares! -O Módulo Lunar (LM) servia apenas para ir do Módulo de Comando (CM) ate a superfície da lua. Alunissaram, depois de 2 horas, decolaram e reacoplaram com o CM, sendo descartado o LM, e o CM voltou para a Terra. -Já havia suficiente mapeamento cartográfico do lado… Read more »

Jose Gustavo

É tem gente que está ainda na cibernética de 1.a ordem e a função argumento não evolui. Tudo por uma opinião…

Luis

Mamãe também acha…

…e cada um acredita no que quiser e lhe convier.

MAD

Interessante isto! MAs fico intrigado com algumas perguntas tais como:pq não há marcas dos retrofoguetes perto do “pé” de suporte da cápsula?Interessante como o chão permanece limpinho,sem o menor vestígio de movimento,visto que mesmo com ou sem os retrofoguetes o peso por menor que seja,deveria ter ao menos deformado a areia ao redor dos apoio.As sombras projetads de várias direções,como? Até onde sabemos a única fonte de luz que havia´lá era o Sol. As fotos então…nem se fala . Ahh,pra quem diz que isso é papo de teólogo sem nenhuma noção de física, saibam que sou astônomo (amador porém com… Read more »

Claudio

Sobre os fracasso do N1 temos o seguinte: Enquanto que os americanos “convergiram” esforços para o programa espacial, os soviéticos que estavam cheios de vitórias até este momento competiam internamente entre si (quem ia ser o responsável pelos motores, quem ia ser o responsável por bla bla bla, ….) e as decisões acabavam sendo políticas e não técnicas (puxa sardinha daqui, toma lá da cá, etc…), por isso tanto sucesso acabou no fracasso estrondoso. Está na história, é só procurar.