Aeronáutica comemora 137 anos do nascimento de Santos-Dumont

10

“Ele era uma pessoa perseverante, enfrentou vários percalços para atingir os objetivos no árduo caminho trilhado, mas nunca desistiu”. Este talvez seja o maior legado deixado por Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, ressalta o sobrinho-bisneto Wanderley Dodsworth, que participa hoje das comemorações dos 137 anos de nascimento de Santos Dumont, em Cabangu, Minas Gerais, cidade natal de Dumont. Ouça aqui a entrevista.

Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873. Natural de Cabangu, Distrito de Palmira, em Barbacena (MG), a data de nascimento celebra a genialidade de um homem muito à frente de seu tempo. “Acho que podemos considerá-lo realmente um exemplo, uma figura inspiradora para muitos jovens”, explica Dodsworth.

Dono de um espírito inovador, o Pai da Aviação se mostrou uma pessoa precoce. Com apenas sete anos Santos Dumont já guiava os locomóveis da fazenda. Fascinado pela tecnologia, começou a construir pipas e pequenos aeroplanos movidos por uma hélice acionada por molas de borracha torcida. “Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas previsões sobre o futuro dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”, disse ele, em Paris, em 1905, um ano antes de alçar voo em seu 14-Bis, à frente de uma multidão no Campo de Bagatelle.

A maior conquista de Santos Dumont aconteceu no dia 23 de outubro de 1906, quando a bordo do 14-Bis voou com um aparelho mais pesado que o ar. O 14-Bis ergue-se a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. A imprensa mundial noticia a proeza e deixa o mundo inteiro boquiaberto. O futuro da aviação estava definitivamente selado e Santos Dumont entraria para a história como o autor de umas maiores façanhas da humanidade. “Precisamos aprender a valorizar tanto a nossa história como o nossos heróis”, afirma o sobrinho-neto Wanderley Dodsworth.

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert

já vi vários meios falando uma coisa ou outra, mas afinal:

FOI SANTOS DUMONT OU OS IRMÃOS WRIGHT QUE INVENTARAM O AVIÃO???

*foi em maiúscula pois faz anos que estou nessa agonia!

Dalton

Robert… na minha opinião o avião teve vários pais..inclusive um deles o alemão Otto Lilienthal morreu testando um planador alguns anos antes dos irmãos Wright e no leito de morte suas ultimas palavras foram “é preciso que haja vitimas” . Pouco depois mas ainda antes dos Wrights o francês Clement Ader teria conseguido mas o tempo estava ruim e a aeronave ficou destruida e o governo tirou dele todo o apoio financeiro. A aeronave dos Wrights ao contrario do que se pensa podia aceitar rodas mas o terreno era muito ruim e assim uma catapulta foi empregada alem do que… Read more »

Aldo Ghisolfi

DALTON: existe dúvida quanto à data do vôo dos norteamericanos. Fica a pergunta: correta as referências históricas. Mas houve falta de cobertura da imprensa, ou realmente eles não voaram como disseram, motivo pelo qual a imprensa nada teve a noticiar? Acho que a segunda hipótese é a acertada, em face do caráter iminentemente comercial que os Wrigth sempre deram ao empreendimento deles. Qualquer vôo deles seria reportado ao tempo e à hora, senão or eles, por qualquer outro. Existe um livro de um autor norteamericano (esqueci o nome) que relata e prova a hipóste com base nos dados e no… Read more »

luiz otavio

tô com o Dalton, não tem só um pai. o primeiro vôo catalogado, com autoridades presentes, devidamente registrado e publicado, enfim, com a Burocracia completa para certificação, foi do Santos Dumont e sem catapulta, depois, conheceram os Wright e com a manobrabilidade do avião deles, notaram que realmente eles já voavam a mais tempo, mas sem certificação e com catapulta, depois a excluíram também e hoje só se usa em navios. faticamente e sem certigicados, acho que o primeiro a manobrar direito e dominar as asas foram os Wright, mas o primeiro a decolar com as próprias forças foi o… Read more »

Dalton

Aldo…

não apenas por este livro, mas foi lançado recentemente o livro “Guia politicamente incorreto da Historia do Brasil’ em que um capitulo inteiro é reservado a Santos Dumont que não deixa duvidas de que os Wrights foram os primeiros.

A declaração abaixo tirei da wikipedia mas é de meu conhecimento
há tempos de uma biografia que li dos Wrights.

“In 1908, after the Wrights’ first flights in France, Archdeacon publicly admitted that he had done them an injustice”

Eu…como bom brasileiro, por isso mesmo prefiro acreditar que o avião teve vários pais.

abs

Guilherme Poggio

um capitulo inteiro é reservado a Santos Dumont que não deixa duvidas de que os Wrights foram os primeiros.

Dalton, o dia que me mostrarem provas verdadeiras de que os Wright voaram mesmo antes de Dumont serei o primeiro a defender os irmãos norte-americanos. O problema é que as provas que sustentam o voo de 1903 são fracas e não materiais. Existem pessoas que realizaram o mesmo feito dos Wright antes deles, mas que também possuem provas tão fracas quanto as dos norte-americanos.

Mauricio R.

Tô velho…
37 anos do Salão Aeroespacial…
Vulcan, Galaxy, Xavante, Mirage, os Thunderbirds, Ninrod e o Harrier parando no ar e cumprimentando!!!

Walfredo

A visão de Santos Dumont era de criar um melhor meio de transporte para a humanidade, de fazer o homem voar.

A intenção dos americanos era de ganhar dinheiro e ficar ricos. Os americanos são mestres em roubar invenções. Não é apenas o avião, várias outras invenções que a imprensa e o cinema deles noticiam como sendo deles já existiam em outras partes do mundo, mas holiwood é holiwood, não é mesmo.

O voo de Santos Dumont foi até filmado. Pra mim, se não fotografou, dançou! hehhehhe

Dalton

A aeronave de Santos Dumont com a cauda na dianteira não foi copiada por ninguém e nem foi continuada pelo proprio Dumont que conseguiu mais sucesso com o demoiselle. Santos Dumont a principio também quis dar uma “ajuda” na decolagem só que ao invés de catapulta optou por um balão anexado ao 14-Bis mas foi convencido de não usar um hibrido e assim corretamente aumentou a potencia do motor e percorreu cerca de 220 metros, mas não com o 14 Bis original e sim uma versão melhorada conhecida como “ave de rapina III” que muitos confundem com o 14-Bis. Depois… Read more »

Deivid

Me orgulho de ser Brasileiro por isso!!!, e senhores vamos cair na real,os irmãos Wright podem ter inventado a SUPOSTA AÉRONAVE deles que decolou com os dois a bordo(aff) mas era tarde demais,Santos Drumont ja havia decolado e voado com seu 14 bis.