Está faltando um número da revista do Rafale

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Números publicados Fox Three - imagem do site Dassault Aviation

Superstições não são nada incomuns no mundo da aviação. Pelo contrário.

Pode ser esta a explicação para a ausência de um certo número entre os já publicados da revista Fox Three, disponibilizada no site da Dassault Aviation para divulgar a evolução do programa Rafale.

O Poder Aéreo já se utilizou mais de uma vez de informações da Fox Three para levantar pontos interessantes para o debate. Mas só hoje, pesquisando o conteúdo disponível para complementar futuras matérias a respeito do caça, percebeu a curiosa ausência de um dos números, como se pode ver na imagem do site, logo acima.

Para acessar o conteúdo das edições já publicadas da revista, em inglês, clique na imagem acima e acesse os arquivos em PDF. Para ver algumas matérias que se utilizaram de informações da Fox Three, clique nos links abaixo.

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ZE

Amigos, o Rafale nao precisa do numero 13.

Se ja esta ruim sem o numero 13, imagina com o referido numero.

Ai e que ele nunca vai ser vendido mesmo.

Barca

Nunão vc precisa ver nos E.U.A a neura que eles tem,eu fiquei espantado,é engraçado que cada povo tem o seu número considerado ruim.
Agora quanto a declaração acima do senhor Zé nada havar,o rafale tem vendas sim a propria frança comprou,diferentemente do gripen,mas não vou entrar no merito não vale a pena!

Barca

Nunão seria possível fazer uma reportagem comparando o Phanton ray da boeing e o Neuro da Dassault,tenho muito interesse nesses dois projetos,principalmente por causa do Rafale na sua nova versão terá controle,a sua versão de 2 acentos,seria uma dobradinha interessante!

Pedro Pires

Muito comun isso na História da Aviação, falam que desde a Primeira Guerra os pilotos ja tinham algumas supertições, os alemães como o Von Richtofer(Barão Vermelho) só entravan no avião depois de ser beijados por uma pessoa queria

Pedro Pires

*por uma pessoa querida

Aham

O Rafa já tem muita urucubaca, não vende para ninguém. O Rafale não precisam de mais um número 13, ele é o próprio.

Wolfpack

Porque os colegas não param um pouco de malhar o Rafale e entram nestas publicações que apresentam fotos fantásticas de máquina?
têm duas fotos sobre o mar que é de tirar o fôlego ed14… Muito bacana.
Valeu Nunão.

Wolfpack

Ah e para os céticos na página 19 do ed 14 duas fotos com o Rafale e o MBDA Meteor… Fantástico.

Rodrigo

Este avião é tão zicado que todo cuidado é pouco…

Depois que os franceses perceberem que perderam mais uma vamos ver o cara da Dassault falar: http://www.youtube.com/watch?v=jvip_PQ9wto&feature=related

Francisco AMX

Aconselho as Ngestes não olharem as fotos da última edição… não vão dormir! verão lá o AESA o Meteor… o Damocles e spectra e detalhes dos sensores… vai ser um pesadelo… vão por mim… rsrsrsrs

Mauricio R.

“O Rafale não precisam de mais um número 13, ele é o próprio”.(2)

Mauricio R.

Gripen Demo portando o missíl BVR Meteor, que aliás até o momento somente a RAF comprou, segue link:

(http://www.aereo.jor.br/2010/05/25/gripen-ng-demo-e-o-mmrca-da-india/)

URUTAU

Caros Senhores

Boa noite meus amigos
Bom não é novidade que sou totalmente leigo na area em questão
mas que este avião é muito bonito …………. ah istoele é
Mas eu dentro da minha ja referida total ignorancia no que tange o assunto
gostaria que algum dos amigos com um maior conhecimento elucidasse
para mim o porque de na grande maioria da fotos deste belissimo vetor
o mesmo via de regra estar carregado com vários tanques suplementares de combustivel ????
Desde já meus agradecimentos aos amigos que puderem me explicar tal

Um forte abraço senhores

Dell72

por acaso o numero faltante é o mesmo do senhor presidente no qual cabe a dita palavra final e a batida do martelo…em tempo para zagalo é um nuero de sorte

Paulo Andrade

Sobre a questão de superstição, vale lembrar um caso interessante sobre um Super Etandart da Aviação Naval Argentina… Um modelo, com a matrícula terminada em 13, fez uma revisão completa num dos hangares daquela força. Terminado o serviço os mecânicos e técnicos fecharam o hangar e foram embora. No dia seguinte, ao abrirem o hangar, encontraram o caça sobre uma poça de combustível. Refizeram todos os procedimentos e não encontraram a causa do tal vazamento. Fecharam novamente o hangar e, para surpresa de todos, no dia seguinte novamente encontraram o SE no meio do combustível. Sem uma explicação plausível, restou… Read more »

Top Gun

Só por curiosidade: Fox Three é o código falado quando é lançado um míssel de guiagem ativa (aim-120).

Ismailly

Interessante essa questão sobre superstições. Poderiam expandir o assunto e mostrar mais curiosidades sobre este assunto em um post.

Fica a dica!

Abraços!

Antonio M

Alguém conhece alguma “simpatia” ou “despacho” para vender avião que não vende? É capaz do pessoal da Dassault fazer ! rsrsr!

Vilas Nobre

Esta superstição com o número 13 na realidade vem da Sexta-Feira 13, que ficou com fama de agourenta porque em 13 de Outubro de 1307 (sexta-feira), o grão-mestre dos Cavaleiros Templários (Jacques DeMolay) foi capturado na França de forma traiçoeira pelo Rei Felipe o Belo, em combinação com o Papa Clemente e isto acabou se tornando o fim da ordem dos Cavaleiros Templários. O mais interessante é que Jacques DeMolay, que mesmo sendo inocente acabou executado, no momento em que ia ser executado (em 1314), amaldiçoou os três principais personagens envolvidos com sua prisão (o Rei Felipe, o conselheiro Nogaret… Read more »

Giordani RS

Esse negócio de ficar “malhando” essa ou aquela aeronave porque gosta mais dessa(totalmente influenciado pelo desenho da máquina) é coisa de néscio e que em nada agrega ao propósito do blog. “Tirar uma onda” ou fazer uma piada como o que acontece com o Rafaele ou com o NG é uma coisa bem diferente, é até saudável, pois o humor é uma característica dos Inteligentes.
As superstições são características de cada povo. Algumas são inocentes como esta e que em nada atrapalham o cotidiano. Já outras, são estúpidas, como matar tubarão para comer SÓ a barbatana(na china).

Nick

O Nº 13 estava reservado para o anúncio do FX-2……

Infelizmente tiveram que adiar. 😀

[]’s

Lacerdinha

Tem gente que trata o próprio avião como “INIMIGO”.
Que coisa !!!!!! Delirius Extremus !!!!!!!

lc

Fox three?
Estou desconfiado que isto fo a última coisa a nº 13 ouviu na fonia.
Pergunte a um certo Phantom da Luftwaffe, ele deve saber aonde a “13” foi parar…

brabo o caso

lula e jobim querem meter goela abaixo o rafale frances para a fab e fazer uma lavagem celebral com fotos e propagandas do aviãozinho frances.

Paulo

O Mirage vendeu como água por motivos óbvios. Para fazer o mesmo com o Rafale, a França precisa se engajar em combate ou fornecer, nem que de graça, para algum aliado que esteja em guerra. O mesmo que os EUA vivem fazendo, estando permanentemente em guerra para mostrar ao mundo sua “mercadoria”.
Diabólico mas verdadeiro.

shungria

O 13º deve ser o da época em que caíram 2 Rafales (de maduros) no Mediterrâneo.. (aí tiraram de circulação) Ironia à parte, o RAFAIL, RAFAKE, RAFACAKE, RAFAJACA, carregados de mísseis JETONs, JÁ GANHOU! JÁ GANHOU! LAMENTÁVEL. E o Lobin querendo vincular a compra à venda do KC-390? UÉ?? Mas o KC não está mais atrasado que o NG?? E Elle, o Lobin, não quer o Gripen justamente pq está em desenvolvimento???

Andre

Onde moro ha muitos chineses e, via de regra, sao superticiosos como poucos. A maioria dos predios “nao tem” 4o andar. No elevador vc ve 1, 2, 3, 5,… porque a pronuncia do #4 eh muito similar com a pronuncia da palavra morte.

Nao me surpreendo se a ausencia do volume 13 for pura superticao. Afinal, o q o Rafale + precisa eh sorte. E se superticao ajuda… 😉

Francisco AMX

Amigo Urutau, uma das características do Rafale, Gripen e do M2000 é poderem carregar, dadas as proporções, all-time, em suas asas, sem fadiga das mesmas – por serem deltas e com área de fixação bem maior – (observe, no desenho que vou postar, o link, que o bordo de ataque – “Lâmina” frontal da asa – é substancialmente menor que a área de fixação total das asas) sem grande comprometimento de desempenho, isso gera segurança em vôo e mais tempo e disponibilidade para treinar! observe que o SH quase sempre é visto com tanque subdominal…, a fadiga que causa estes… Read more »

Rodrigo

Francisco AMX disse:
25 de maio de 2010 às 22:07

Foto e desenhos são fáceis…

Aliás a SAAB ama este recurso também..

O negócio é transportar, combater, localizar o alvo, disparar e acertar.

E no nosso ridículo pacote estão somente o Mica e o AASM.

Rodrigo

É…

O SH operando embarcado com as cargas normais de combate que incluem os tanques, senão me engano com a extensão programada chegará a 9000h…

Operando de terra pode aumentar isto por baixo em 50%.

Celso Cruz

é o nº 13… europeus tem uma espécie de “nóia” deste assunto o_O

Francisco AMX

Rodrigo, os desenhos do Rafale, sobre suas proporção, sobre as asas em delta estão errado? amigo, asas em delta sempre terão maior área alar, não precisando ser extensa, com grande envergadura… por isso são mais rígidas e sofrem menos fadiga se carregarem maior peso! manja um braço longo vs um braço curto e forte? qula deles tem mais chances de vencer uma queda de braço? foi apenas isso que falei! Se tivesse que apostar que o SH é o caça que tem as asas mais resistente dentreo os seus pares de mesma característica, não titubearia, tenho quase certeza que o… Read more »

Paulo Rick

Só rindo mesmo, os chineses tem implicância com o 4. O número 13 no Brasil era considerado azarado, até que um certo partido político e um certo presidente acabaram com isso.

O número 13, em breve, será o número da sorte para o Rafale. 🙂

[ ]´s

Francisco AMX

errata, acima quando falei “sempre terão maior área alar” quis dizer sem considerar os profundores…

Ariel

alguém sabe informar quais são os requisitos necessários para fabricação de aviões militares e que legislação deve ser atendida??