Cbers-3

vinheta-clippingO embargo à venda de componentes eletrônicos de aplicação espacial, imposto à China pelos Estados Unidos, atrasou o desenvolvimento do satélite Cbers-3, uma produção binacional entre Brasil e China.

O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2011, mas o fim das operações do satélite anterior Cbers-2, que terminou sua vida útil no espaço, deixou o Brasil sem um substituto imediato para seu principal instrumento de produção de imagens do território nacional. O Cbers-2b era usado, principalmente, para monitorar o desmatamento na Amazônia.

O vazio de imagens deixado pelo Cbers-2B está sendo compensado com o uso dos satélites americanos Terra/Modis e Landsat-5, e do indiano Resourcesat. “Existe uma restrição dos americanos ao projeto do satélite (do Brasil) com a China, e por isso eles dificultam a venda de componentes ao Brasil”, diz César Ghizoni, diretor-presidente da Equatorial, uma das fornecedoras do programa Cbers. “Isso mostra a importância de o país ter uma estrutura para qualificar componentes de aplicação espacial.”

A restrição à venda desses componentes ocorre porque o governo dos Estados Unidos acredita que a China não segue as normas do International Traffic in Arms Regulations (Itar), afirma o coordenador do projeto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Cartaxo.

Segundo o coordenador, os EUA temem que a China faça uma aplicação militar do programa Cbers e, por isso, restringem a venda de componentes espaciais para institutos e indústrias brasileiras envolvidas no projeto.

A Equatorial desenvolveu uma câmera especial que equipará o terceiro satélite da série Cbers. Porém, foi atingida pela restrição dos americanos. Os componentes eletrônicos que equipam a câmera são especificados e comprados pelo Inpe e integrados no equipamento pela Equatorial. O Inpe realiza a compra dos componentes por meio de empresas qualificadas na Europa e nos EUA.

Segundo o diretor-presidente da Equatorial (que tem como parceiro estratégico o EADS, controlador da Astrium, maior fabricante de satélites do mundo), a existência de laboratórios de testes de resistência à radiação como o do IEAv, é um passo fundamental para o Brasil conquistar a sua independência no desenvolvimento do seu programa espacial.

Com quatro contratos de fornecimento de equipamentos para o Cbers-3, a empresa Omnisys também pretende utilizar os laboratórios do IEAv para testar a blindagem à radiação que desenvolveu para alguns dos componentes que produz para o Inpe.

“Não conseguimos comprar os componentes com os níveis de radiação exigidos para o ambiente espacial e por isso vamos usar os recursos do IEAv para resolver esse problema”, explica um dos diretores da empresa, Jorge Ohashi.

Um dos componentes relacionados pelo executivo é um transistor de potência que seria usado no transmissor de dados das câmeras do Cbers, mas teve que ser substituído por válvulas do tipo TWTA (Traveling Wave Tube Amplifier), adquiridas posteriormente de um fornecedor francês. “Isso causou um impacto considerável no projeto do Cbers-3, porque fomos obrigados a mudar todo o conceito de desenvolvimento do sistema”, comentou.

Para o coordenador do programa no Inpe, uma das alternativas que vem sendo estudadas para superar esse tipo de obstáculo é a compra de componentes de uso comercial, menos sujeita a controle e embargos: “A situação de embargo hoje é mais crítica e os testes de resistência à radiação são importantes para que possamos utilizar um maior número de componentes comerciais, comprados no mercado de fornecedores confiáveis e depois qualificados em nossos próprios laboratórios”.

Segundo o diretor do Cbers, como o programa espacial brasileiro não produz nada em grande escala, o ideal seria ter uma linha de produção pequena para componentes mais simples, como resistores e capacitores, pois a montagem de uma infra-estrutura para todos os componentes de um satélite seria inviável pelo alto custo e nível de complexidade. O Inpe dispõe de um Laboratório de Integração e Testes (LIT), único no hemisfério Sul capacitado para fazer testes com qualificação espacial e militar. O laboratório realiza testes de vibração e choque, vácuo, temperatura e umidade, interferência e compatibilidade eletromagnética de satélites, de seus subsistemas e de cargas úteis para operação no espaço.

As indústrias automobilística e de telecomunicações são as principais usuárias do laboratório do Inpe, com a realização de testes de interferência eletromagnética em telefones celulares e antenas e na eletrônica embarcada dos veículos.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giancarlo

Olha aí os americanos novamente… empatando a galera.

Paulo

Não tem jeito não. Com eles não dá para fazer negócio.

Rogério

Ué, os chinas também usam componentes “duzamericanu”?

[]s

Alexander

Se o SU-35 saiu do FX-2 por não transferência de tecnologia eu queria saber o que o F-18 SH ta fazendo no FX-2.

Rogério

A restrição à venda desses componentes ocorre porque o governo dos “Estados Unidos acredita que a China não segue as normas do International Traffic in Arms Regulations (Itar), afirma o coordenador do projeto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Cartaxo. Segundo o coordenador, os EUA temem que a China faça uma aplicação militar do programa Cbers e, por isso, restringem a venda de componentes espaciais para institutos e indústrias brasileiras envolvidas no projeto.” O embargo é para a China e não para o Brasil, motivos óbvios. O que me espanta é a China ser dependente de tecnologia americana,… Read more »

Marcos

Falta alguma coisa no GF que não entendo, será que existe algum acordo feito para não desenvolver de vez a Industria Espacial?

Fomos, somos e sempre seremos alvos dos EUA sobre enbargos em relação aos Projetos Espaciais; Eles sabem que se o Brasil desenvolver de vez esta área, eles perderam mercado, que diga-se de passagem é bem lucrativa.

Vader

Senhores, aprendam a ler, o embargo é à China. E muito bem embargado, diga-se de passagem.

Se a tecnologia é minha, eu vendo para quem eu quero e ponto final. Não gostou desenvolva-a por si mesmo. E pare de choramingar que “pobre não tem sorte”… 🙂

E de forma alguma vou vender para quem é picareta, que vai copiar minha tecnologia e vender mais barato, pois pode contar com um bilhão de escravos para copiá-la a preço de banana.

Certo o USA. Estivéssemos no lugar deles, faríamos extatamente o mesmo.

Sds.

Rodrigo

Rogério disse:
19 de maio de 2010 às 11:53

Faço minhas suas palavras, estranho os chineses dependerem de ajuda externa para algo. Tem boi nesta linha.

ZE

Amigos, o EMBARGO é para a CHINA e NÃO para o BRASIL. Fazer negócio com países que todos sabem que não primam pela ética, seriedade (falsificação desde bolsas, até cópias de aviões, passando pela espionagem industrial…) é arriscado. A China é famosa por desrespeitar todo o tipo de acordo. Propriedade intelectual/industrial lá é uma piada. Destinação outra de tecnologia, que não a original, é lugar comum na China. O Brasil quis tomar o risco. Há que se calcular o risco de parcerias com a Coréia do Norte, Irã, Venezuela, Zimbábue, Cuba. Espero que se o Lula quiser fazer algum tipo… Read more »

Eduardo

Concordo com o Alexander, os SU-35 eh que deveriam estar no lugar do F-18 SH…

Marcos Pesado

Realmente, os detentores do conhecimento a fornecem a quem bem quiserem. É um direito que lhes assiste. Portanto, a constatação é correta.
Agora, não vale depois argumentar que esse mesmo país está aberto à transferência de tecnologia.
Finalmente, quanto ao embargo estar direcionado unicamente à China, salvo melhor juízo, não procede inteiramente a conclusão, posto que com relação ao desenvolvimento dos veículos lançadores, como sabido de todos, há embargo teconológico atingindo o Brasil. Então, à míngua de maiores esclarecimentos, penso que a restrição também é a nós direcionada, sem falar que o satélite é sino-brasileiro.

SDS

kojak

Os americanos são tão bonzinhos…

ZE

Aliás, por falar em EMBARGO. Já que estamos comprando TODO o material bélico de um mesmo país (FRANÇA) em nome de uma tal de PARCERIA ESTRATÉGICA. Ou seja, já que estamos colocando TODOS os ovos de ouro em um mesmo país. Ou seja, já que estaremos, no futuro, dependentes de 1 só fornecedor. Ou seja, já que não vamos DIVERSIFICAR os nossos fornecedores (VÁRIOS PAÍSES). Como é que vai ficar a nossa situação, caso os nosssos PARCEIROS ESTRATÉGICOS (leia-se, a FRANÇA), resolver nos BOICOTAR. Bem, dizem que quando a França boicotou Israel, deixando de entregar os Mirage JÁ PAGOS e… Read more »

Edcreek

Olá, Eu já disse varias vezes sobre os embargo, eles não se aplicam somente a China, esse embargo acontenceu já na decada de noventa e ainda vem acontecendo constamente, apesar de todos falarem que é paranoia de alguns. Não é paranoia é real, olhem esse link abaixo é da agencia espacial Brasileira(fonte oficial): http://www.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=250 A noticia é de 17/12/2009 ou seja não foi lançada agora(para favorecer o RAFALE) e não é antiga mostrando que ainda temos problemas com os Americanos a esse respeito. Alguns partes da noticia: “Os sistemas inerciais de todos os protótipos de foguetes já lançados pelo Centro… Read more »

Alex Nogueira

Isso que ocorre quando se faz algo confiando no monopólio americano do norte. Quando veem que vamos avançar em algo, nos dão uma grande rasteira, isso por que é um sátelite de observação do clima que vai ser útil para preservação de um bem da humanidade (Amazônia) e que vai servir para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. Falta vergonha na cara de nossos governantes! Se EUA, Rússia, China e Índia tem programa espacial e se são capazes de produzir seus próprios meios integralmente (EUA/Rússia), por que nós brasileiros também não podemos? Será que nossos cientistas são… Read more »

Francisco AMX

Como assim? os USA não embargam o Brasil? e a palestra de um brigadeiro certo dia?….

Eu não condeno os USA, concordo com o Felipe! quer comprar? compre! mas se o vendedor não quer vender… desenvolva! ou cale a boca!

Mas que eles embargam, ah embargam sim!

Sds!

Carlos Augusto

“EMBARGO é para a CHINA e NÃO para o BRASIL.” Isso é conversa pra boi dormir, os EUA já vem embargando o acesso a tecnologia ao Brasil, muito antes do Brasil fazer qualquer parceria com a China. Mas quem gosta de saborear uma boa mentira eis aí um prato cheio.

Rodrigo

Vamos lá Ed, vamos repetindo os mesmo acontecimentos de 2005, quem sabe eles ficarão atuais em 2010, com tantos ST exportados e com estes mesmos componentes “embargados”!

Deivid

Americano não ce manca!!!,eles que não atrapalhem os nossos negóicios,se deus quiser o proximo presidente da republica vai ter mais pulso firme!! e não vai deichar ninguem nos atrasar!

Marcos

Caros Leitores;

Realmente o texto é direcionado ao embargo a China, mas basta pesquisar um pouco mais e veremos que o alvo real é o Brasil, volto a repetir os EUA não querem de modo algum uma concorrência nesta área, principalmente no seu queintal.

Há alguns anos, se não me engano, o Brig. Eng. VENÂNCIO aLVARENGA GOMES, realizou no C.T.A. uma palestra mostrando os fatos pelo o qual o EUA embargam qualquer tipo de (qualquer coisa relacionado) componetes ao Brasil, indepedente de seu parceiro.

Marcos

Me desculpe pelo o erro
A onde se le queital, o correto é Quintal

obrigado

Vader

Francisco AMX disse:
19 de maio de 2010 às 13:20

Chicão, tem que embargar mesmo. Ou vc iria gostar que uma tecnologia da sua empresa, que fosse vendida para a Embraer (por exemplo), acabasse indo parar na mão do Chavez e, por tabela, do “Zóio-Junto”, da Rússia, e da China, pra ser copiada? Nem a pau, Juvenal!

Abs.

Edcreek

Olá, Rodrigo

Voçê não deve ter lido, vou postar novamente um pedaço da noticia:

“A compra de componentes para o atual projeto também continua sofrendo embargo dos EUA.”

O texto é claro e tem 5 meses, isso ainda ocorre, como eu disse é um direito deles. Assim como nosso de ir diminuindo a dependencia.

Abração, Santista São Paulino

Vader

Não tem essa de embargo: hoje em dia todo mundo embarga quem quer fazer picaretagem com o rabo alheio. Que o diga a Da. França. O que acontece é que os EUA são tão, mas tão poderosos em matéria de tecnologia, que quase tudo tem tecno deles. É impossível bater de frente com os caras e sair ileso. E países mais desenvolvidos como Japão, Coréia, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Suécia, a própria França, e inúmeros outros já perceberam isso a décadas, e prosperam. FATO. Solução pra não sofrer embargos? Desenvolver sozinho. Investir bilhões e bilhões em educação, em P&D, por no… Read more »

Rodrigo

Então só tem otário que compra ST incompleto ou com o binóculo utilizado no Rafale! Vou repetir, para ver se entra na sua cabecinha comunista. Componentes que podem ser utilizados em mísseis balísticos, eternamente vão sofrer restrições de venda, há não ser que o projeto seja muito bem detalhado, para eles. Coisa que ninguém vai fazer, porque vai acabar entregando a rapadura da tecnologia do seu produto. Entende o porque o programa espacial brasileiro sempre toma umas tesouradas deles ? Todos os nossos foguetes são mísseis balísticos maquiados e na minha visão mal. Mais uma …. Por que vão vender… Read more »

Vader

Rodrigo disse:
19 de maio de 2010 às 13:46

“Como digo amiguinho, vocês da esquerda precisam começar a pensar mais, abrir um pouco mais a visão. No começo vocês irão se espantar, depois vão ver como o mundo funciona direito.

Rodrigo: MERECE O OSCAR DE MELHOR COMENTÁRIO DA HISTÓRIA DO BLOG. Parabéns!

Grande abraço.

Alex

engraçado, não querendo fugir do assunto, o Brasil perdeu uma refinaria outras coisas para os vizinhos e a esquerda nada fala.

ZE

Rodrigo disse:

Rodrigo, é pela qualidade de alguns post (como foi aqui o caso) que eu ainda fico no blog.

Parabéns !!!

[ ]s

Francisco AMX

Vader, só um detalhe… a FAB… o Brasil vem sendo embargado a anos… com governos como o FHC… logo, não se justifica, muito, esta situação!
O Brasil é embargado, penso eu, pq é um risco concorrente…

Amigos reclamam dos simpatizantes do vermelho e cometem o mesmo desatino de alguns… radicalismo contra ideologias distintas…

Sds!

Francisco AMX

Lembrando que os embargos vem desde a ditadura, de direita… simpática aos USA… e que desbancou um suposto comuna da cadeira de presidente… como explicar mais isso!? não há como!
Acho que o negócio é mesmo parceria comercial ou não! concorrente ou não! e penso que os USA sabem que seremos concorrentes… logo… nos atrasar… pode ser o caminho… mas acho que eles estão errados! o Brasil, do jeito que anda, vai é ser quintal da China!

Sds!

Tito

Desenvolver tecnologia custa caro, muito caro, no curto e no médio prazo, mas no longo prazo da muito lucro, e acima de tudo, PODER. Vide o caminho dos EUA, vejam como um embargo deles deixa todos em polvorosa. Então só a uma solução, MÃO NA MASSA, e chega de ficar “passando o pires”, mendigando ajuda dos EUA, França, Russia etc. Será que o Brasileiro é burro ou mal preparado? A historia mostra que quando existiu dedicação, estivemos entre os melhores, e chega de ficar choramingando, pois a culpa de sermos dependentes é nossa. No mundo real cada país cuida de… Read more »

André Castro

Este embargo é por causa da China mas ,prejudica principalmente o Brasil ,a China não depende de tecnologia americana como alguns estão dizendo ,o problema é que o Brasil é responsável por 50 % do projeto , esta parte brasileira é que esta prejudicada por que tem componentes críticos do qual as tecnologias nos não dominamos dai temos que importar ,mas como os satélites serão lançados em território chinês os americanos embargaram. Já nos cbers 1,cbers 2 e 2b, o Brasil era responsável apenas por 30% do projeto, os componentes mais críticos eram de origem chinesa. Também tem uma questão… Read more »

Paulo

O Brasil tem que investir em ensino/tecnologia, bem como buscar uma aliança mais próxima com França, China, Rússia, Índia, África do Sul, entre outros, se quiser avançar tecnologicamente. Os EUA não têm interesse e farão o possível e o impossível para que isso não ocorra.

Alex Nogueira
Edcreek

OLá, Rodrigo

Não sou comunista já disse.

O mundo funciona direitinho, os EUA mandam obedeçe quem tem juizo.

Quem questiona acaba destruido seja por via diplomatica ou militar, ainda bem que a era do Imperialismo Americano está se findando.

Se voçê acha normal e gosta de como as coisas estão, sem pensar e ver que tem outras opções, ai não questiono sua posição.

Pessoalmente não gosto, e acho que pode melhorar e muito!

Abraços,

Galileu

“….Segundo o coordenador, os EUA temem que a China faça uma aplicação militar do programa Cbers e, por isso, restringem a venda de componentes espaciais para institutos e indústrias brasileiras envolvidas no projeto.” Ainda bem que o Pentágono só usa para monitoramento de queimadas ahahahahahah Eu concordo com o Tio San. Se o Brasil quer independência tecnológica, devia começar a investir em ensino e infraestrutura e arrumar as contas das forças, isso a uns 30 anos……Como Civis e Militares que chegaram ao poder eram muito tapados, agora é tarde! Pelo contrário o Brasil se comporta como uma criança mimada, “ai… Read more »

Nick

Não quer embargos??

Pesquise e Desenvolva internamente.

Infelizmente esse caminho é longo e exige comprometimentos de vários governos. Mas que quer independência tem de faze-lo.

[]’s

Edcreek

Olá, Nick

Perfeito, onde eu assino?

Só fasso a resalva que nessa geração de caças não há tempo habil para isso.

Abraços,

marlos barcelos

Olha como os americanos nostratan. VIVA os f-18, compremos dessa nação amiga.kkkkkkkkkkkkkk.confiam nos amercanos?lula não. eu tô com lula

marlos barcelos

correção nos tratam

Edu Nicácio

“Segundo o coordenador, os EUA temem que a China faça”

De novo, a política do achismo. O Iraque tinha armas de destruição, o Irã pode estar desenvolvendo a bomba, a China pode usar a tecnologia para… Esses achismos ainda vão causar muitos problemas aos EUA.

E outra, a China PRECISA de embargos? Os caras tem mísseis intercontinentais com ogivas nucleares, já mandaram astronautas ao espaço, e estão trabalhando para construir as maiores FFAA do planeta… EUA, por que não se cala?

Vader

Edu Nicácio disse: 19 de maio de 2010 às 15:59 “De novo, a política do achismo” Você correria o risco com uma tecno sua? Broe, os caras não são idiotas: se eles estão embargando a China é porque os precedentes (como diria Lobim) existem. E isso é um fato. “Os caras tem mísseis intercontinentais com ogivas nucleares, já mandaram astronautas ao espaço, e estão trabalhando para construir as maiores FFAA do planeta.” E no entanto não conseguem copiar Sukhoi´s… Caras, cuidado com essas análises apressadas da China. Eles serão uma potência mundial. Mas no futuro. Ainda não o são. E… Read more »

Almeida

Incrivel como algumas pessoas so leem o que lhes interessa e ignoram o restante do texto! Leitura seletiva!

O embargo é contra a CHINA e não o BRASIL. Besta nos somos nao por nos associar com os norte americanos, mas com os chineses.

Almeida

Garanto: se estivessemos desenvolvendo este satelite sozinhos, nao teriamos nenhum problema com componentes norte americanos!

Alex Nogueira

O problema é que se fosse para pedir ajuda aos EUA eles não nos ajudariam, e se o fizessem, custaria muito muito caro.

Bosco

Senhores, Vocês acham que tecnologia aeroespacial/militar é a mesma coisa que tecnologia de carro popular. Claro que é plenamente justificável que um país faça restrição da venda de componentes sensíveis para ser usado nesse campo. Ora sim senhor! Onde já se viu, vamos fazer um satélite com a CHINA mas precisamos de componentes sensíveis dos AMERICANOS e achamos ruim deles não venderem? Buaaaaaaaa! Quero mamãeeee!!!!!! Eles etão lazendo cala feia. Embalagando. Desse zeito a zente não pode tolocar um salépte em lóbita. Buaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!! Amelicano blaquelo mauvado. Buaaaaaaaaaa!!! E pelo amor de Deus. Não venham com esse “vídeo do Brigadeiro” pela… Read more »

Vader

Bosco: AHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

E toca de novo aparecer o vídeo do Brig. Venâncio, hehehehe…

Ai, ai, nada de novo no front ocidental… 🙂

ZE

“Bosco disse:
19 de maio de 2010 às 16:45”

Bosco, eu já disse uma vez e vou voltar a repetir:

Eu o tenho em grande estima.

Na maioria das vezes, concordo com o que você fala.

Ao contrário de muitos, você é uma pessoa centrada.

Só gostaria de registrar os meus cumprimentos pelo seu post.

[ ]s

ZE

Pessoal, se algum país quer ser imune a EMBARGOS, então que ele faça o dever de casa e comece a desenvolver técnologia própria.

Todos estão sujeitos a EMBARGOS !!!

Alguns em maior grau.

Outros em menor grau.

Países democráticos, transparentes, que respeitem a propriedade intelectual/industrial, são menos sujeitos a EMBARGOS.

Países que são ditaduras, belicosos, que NÃO respeitem a propriedade intelectual/industrial, são MAIS sujeitos a EMBARGOS.

Lógico que em tudo há um limite !!!!

Componentes que podem servir para construir/melhorar/equipar… artefatos sensíveis como, por exemplo, MÍSSEIS BALÍSTICOS INTERCONTINENTAIS, sempre serão alvo de certas barreiras.

NADA MAIS JUSTO !!!!

[ ]s

thiago

diga não ao f-18