O Comando da Aeronáutica apresenta sábado, na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, três dos 12 helicópteros russos AH-2, adquiridos pelo Brasil por um preço estimado de US$ 300 milhões. A aquisição das novas aeronaves representa um marco para a aviação de helicópteros militares no país, já que se trata da primeira compra pelo Ministério da Defesa de equipamentos projetados exclusivamente para o combate.

A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35, uma espécie de tanque voador blindado, equipado com avan çados recursos eletrônicos e capaz de levar aproximadamente 2,5 toneladas de armamentos. Com grande poder de fogo, o modelo pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros e interdição aérea e de apoio a tropas terrestres. Os helicópteros já foram testados em diversos conflitos ocorridos em várias regiões do mundo.

Confesso que me surpreendi com a compra desses helicópteros pelo Brasil, mas acredito que tenha sido um ótimo negócio para a Aeronáutica, uma vez que ela não sonhava em ter equipamentos tão modernos quanto o MI-35 – destacou o ex-ministro da Aeronáutica e ex-diretor do Departamento de Aviação Civil (DAC), Mauro Granda. – Existem poucas aeronaves com essas características em todo o mundo. Só para se ter uma ideia, ela tem um canhão embutido no nariz. Creio que eles terão grande importância na defesa da Amazônia.

Os novos helicópteros irão equipar o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8ºGAV), Unidade Aérea recentemente transferida da Base Aérea de Recife (BARF) para Porto Velho (BAPV). A cerimônia de apresentação dos novos equipamentos contará com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro-do-ar, Juniti Saito

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LOBO

Parabéns à FAB pelo primeiro heli (verdadeiramente) de ataque do país.
Que venham outros e novos, e, no futuro, um projeto nacional.

Fabio Mayer

Trata-se de um heli de ataque e transporte ao mesmo tempo, ideal para as condições operacionais da FAB no teatro amazônico, e também para as condições do EB. Penso que suas poucas unidades são apenas em razao do teste que se faz para material bélico russo mas, se aprovado, o Brasil ainda vai adquirir mais 2 ou 3 lotes destes, porque, a princípio, trata-se de um vetor especializado (entre nós) no combate ao narcotráfico. É o Super Tucano dos helis, com função COIN, e uma força deles espalhada pela amazônia colocará o Brasil na vanguarda do combate ao narcotráfico. Deve… Read more »

Alex Nogueira

Vamos torcer para o bom inicio de operações! Viva ao gafanhotão!

Vader

Realmente, por ser um misto de ataque e transporte, pode de fato ser um enorme upgrade no combate ao narcotráfico. Vamos ver como se comporta a tecnologia russa no nosso cenário.

Aguardo as fotos do evento.

Sds.

RenanZ

A cor é feia, mas orra….Bichinho do mal esse !!!

Skill

É este tem cara de matador…so de olhar ja intimida!

Parabéns a FAB! Parabéns a nós!

Leandro RQ

Como eu queria estar em Porto Velho hoje… 🙁

Genivaldo

Olá pessoal! Existe em minha cidade um besouro quando atacado é triste é chamado de besouro MANGANGA ataca pra valer e é inssistênte, morde e muito, voa nos ceus da AM o MANGANGA, Ótimo.

matheus

Estava lendo uns tópicos anteriores e vi o que dizia que a Embraer poderia fabricar o BEM-145 na Rússia e lembrei-me do acordo firmado em 2006 quanto aos helicópteros: O ministro Celso Amorim confirmou na ocasião que o Brasil negociava a compra de até 40 helicópteros russos, que se concretizou em 2008 com apenas 12 unidades do Mil Mi-35 M – uma transação avaliada em até US$ 300 milhões. Tais helicópteros de ataque servirão basicamente para combate ao tráfico e contrabando, especialmente na Região Amazônica. A introdução deles ocorrerá em várias etapas. Na primeira, haverá a aquisição de helicópteros inteiros.… Read more »

th98

confesso que cheguei a pensar que esta crionça não seria apresentada, mas felizmente ai esta ele. sobre a qualidade do equipamento sua fama o precede até mesmo entre os leigos(EU), resta-nos agora confirmar a propaganda. só quero que alguém tenha a ideia de colocar um tanque extra de combustível porque o alcance dele é meio limitado para a Amazónia

matheus

Desculpa não é BEM-145 é ERJ-145. E a introdução em etapas só ocorrerá caso o Brasil compre um segundo lote de Mi-35

Fox Bravo

Até que enfim, será lançado hoje oficialmente os helicópteros AH-2 Sabre (Mi-35M), é um gigantesco salto para FAB, que agora passa a operar com um helicóptero verdadeiramente de ataque, que de quebra pode executar missões de assalto, CSAR, simultaneamente. Parabéns.
Ah e esta quebrado o paradigma que tinha-mos de aeronaves russas, acredito que o Mi-35M será um sucesso em nossas forças, e que abrirá o caminho para futuras aquisições de novas e outras poderosas aeronaves do grande arsenal russo.

A7X

Serão um divisor de águas na FAB. Espero que sejam bem empregados pela FAB e, assim, possam ser um recurso efetivo contra o narcotráfico.

Rafael

Um video com as capacidades do AH-2: não sei se é por eu ser leigo mas me impressionou.

http://www.defesanet.com.br/04_dntv/100426_ah-2_sabre.htm

Mauricio R.

O gunship do UH-60 faria o mesmo, c/ a vantagem de o BH já ser uma aeronave do inventário da FAB.
O helo russo que deveria ter sido comprado era o “Hip”, mas aí o lobby francês montador de kit da Helibrás se setiria mto incomodado e a última coisa que Lula e Jobim desejam é justamente amolar seus patrões franceses.

RodrigoBR

Seria ótimo se o pessoal de Porto Velho quer for assistir e filmar o evento postasse o vídeo no Youtube!

Façam essa caridade por nós! 😀

Paulo Roberto

Pessoal,

Vc viram a rajada infernal daquela gunship do AH-2 Sabre?

Bom uma rajada infernal e letal, bonito de se ver hein!

Abraços a todos.

Fsinzato

Tomara que a experiência na força de equipamentos militares russos ocorra sem problemas. As empresas russas possui ainda um capital humano de excepcional qualidade, porém, com as empresas tendo dificuldades em adaptar seus produtos dentro do mercado ocidental, em despeito as várias iniciativas realizadas por outras empresas, européias principalmente. Faltou uma empresa de alcance realmente global e de reconhecido bom trato aos seus clientes em pós vendas. Não se trata, apenas de modernizar e ocidentalizar as empresas Russas, como os europeus pensavam. Cabe um espaço a Embraer? Acredito que sim, entretanto apenas no campo militar seria interessante tanto para a… Read more »

Wolfpack

A missão deste helicóptero é restrita ao CSAR na FAB, e vejo que as aeronaves de ataque do Exército (quem por regra deveria operá-los) seguirá outro caminho e fornecedor, quem sabe a Itália. Torço para isso, pois nos últimos tempos a FAB só têm demonstrado ser capaz de trocar os pés pelas mãos e ser bastante atingida por lobbies e pelo Governo Federal.
A Marinha também fará o mesmo mas ser vir a imprensa, sem muito alarde. Assim se consegue ir mais longe. A Aeronáutica gosta de holofotes.

Mauricio R.

A Aeronáutica gosta de holofotes.

Se não fossem pelos holofotes, Lula et caterva, teriam decidido o FX-2 por baixo dos panos.
E pelos sucessivos adiamentos e manobras do Jobim, a “iluminação” foi mto bem sucedida.

Mauricio R.

“A missão deste helicóptero é restrita ao CSAR na FAB…”

CSAR não será a missão dos UH-60L, recentemente adquiridos???
Pq se o BH já é pequeno p/ a tarefa, imagina o “Hind”.

Rogério

Concordo Mauricio, e há quem critique a liberdade de imprensa.

[]s

Wolfpack

Não critico a liberdade de imprensa, nada disso… Não deturpem as palavras… Nunca ouvi falar sobre relatório de nenhuma concorrência do EB e da MB vazar para a imprensa sensacionalista. Têm muito advogado, político, jornalistas amadores e demais ratos dando opinião sobre fatos que são inerentes as Forças Armadas apenas. A FAB gosta de holofote, a Marinha consegue levar a diante um programa bem mais sofisticado e crítico de um submarino nuclear sem precisar aparecer. O EB faz o mesmo. A FAB gosta dos jornais. O AH-2 têm a missão de CSAR sim, e sua operação é restritiva, e substuirá… Read more »

jose

eu vi os helicopteros mil mi-35 da minha casa e eles são demais!!!
eu tirei fotos deles, e quem quiser ver as fotos deles só e acessar o meu orkut que é jose7797@hotmail.com

Rogério

Wolf, nem pensei em você quando escrevi isso.

[]s

Luis

O Mi-35 Hind é maior do que o UH-60 Blackhawk, sendo este usado como helicóptero armado de transporte. O helicóptero de ataque para o EB (e também o CFN) poderia ser:
– Boeing AH-64 Apache;
– Mil Mi-28 Night Hunter;
– Eurocopter Tiger;
– AH-2 Rooivalk;
– A-129 Mangusta;
– AH-1Z King Cobra;
– Kamov KA-50 Hokum;
– Kamov KA-52 Alligator.

Luis

Minha preferência é pelo KA-52!

jose

eles são enormes mesmo e muito bonitos eu amei poder ver eles !!!
quando eu entreino poder aereo e sobe que ia ser hoje a apresentação dele eu ouvi o barulho de helicoptero e sai correndo com o pensamento “será ?” e então vi o helicoptero em cima da minha casa e sai correndo para pegar a minha camera e subi na minha goiabeira para poder tirar foto deles e as fotos ficaram maravilhosas e comecei a me sentir um garoto de 13 anos realizado!!!

jose

quem sabe quando eu crecer eu não eja um piloto de helicopteros de combate!!!!!!!!

Mauricio R.

“…a Marinha consegue levar a diante um programa bem mais sofisticado e crítico de um submarino nuclear sem precisar aparecer.”

Sem verba, sobrou somente rastejar implorando p/ que não acontecesse ao programa nuclear o mesmo que sucedeu a capacidade de construir submarinos convencionais.
A contrapartida ao sonhado e inútil submarino nuclear, antes de chiarem lembrem-se das dificuldades em manter as 6 “Niterói”, 4 “Inhaúma”,os 14 anos de estaleiro da”Barroso” e o eternamente docado A-12 SP; foi engolir o “Scórpene”.

“O EB faz o mesmo.”

A concorrência do EB já estava decidida, não deu p/ os petralhas meterem a mão.

Mauricio R.

“O Mi-35 Hind é maior do que o UH-60 Blackhawk,…”

Não no volume da cabine que é o que interessa em uma aeronave CSAR, espaço p/ equipamento, time de salvamento, p/ os resgatados e espaço p/ primeiros socorros.

jose

eu já to colocando as fotos no meu orkut!!!

BADWOLF

EI… ALGUM DOS LUNATICOS AI EM CIMA PODE ME RESPONDER PQ AS ASAS DOS ELIS. DO BRASIL SAO MAIS CURTAS QUE OS OUTROS USUARIOS….

Almeida

Eu ainda acho que estes helicópteros seriam melhor empregados no EB. CSAR? A FAB já recebeu Blackhawks configurados para isso, com miniguns e tudo, além dos Super Cougars que chegarão em breve. E nem na Rússia este vetor é empregado nesta função, lá ele é helicóptero de ataque, escolta e reconhecimento armado.

A FAB sairia muito melhor com mais Super Tucanos, para COIN, reconhecimento armado e escolta, e mais Blackhawks ou Super Cougars configurados para CSAR.

Já o EB… seria lindo!

Paulo

no link abaixo as fotos da apresentação e entrega dos helicopteros, espero que a FAB se de bem com estes equipamentos, assim abre espaço para mais armas russas no Brasil, ja que eles são menos e as vezes nem são tão restritivos como os EUA, o país pode aprender bastante em material militar e até aeroespacial, como os americanos ja estão de olho nisso, correram para fazer um acordo militar.

vai Brasil!!!!

http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=62043