Nuvem de cinzas fecha espaço aéreo britânico e aeroportos na Europa

9

Uma nuvem de cinzas vulcânicas, causada pela erupção de um vulcão na Islândia, provocou o fechamento do espaço aéreo e o cancelamento da maioria dos voos nesta quinta-feira na Grã-Bretanha.

O Serviço de Controle de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês) anunciou que nenhum voo será autorizado a entrar ou deixar o espaço aéreo do país do meio-dia (08h00 em Brasília) até as 18h00 (14h00 em Brasília).

A British Aviation Authority (BAA) confirmou que todos os voos serão suspensos nos principais aeroportos de Londres a partir do meio-dia.

A nuvem de cinzas foi expelida na erupção de um vulcão na geleira de Eyjafjallajoekull, a 1,7 mil quilômetros de Londres, e está provocando caos no tráfego aéreo de vários países europeus.

Quase todos os aeroportos da Noruega, Dinamarca, no norte da Suécia e na Finlândia foram fechados.

As restrições foram impostas devido a temores de que as cinzas pudessem entupir turbinas de aviões em pleno voo.

Segundo especialistas, as cinzas contêm pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de voo.

Houve casos no passado de partículas de nuvens como essa que pararam todas as turbinas de um mesmo avião. Em todos os casos, os pilotos conseguiram ligar o motor novamente depois de sair da nuvem.

Nuvem

Segundo informações da agência de meteorologia britânica (Met Office), a nuvem está se dirigindo ao sul e pode chegar a Londres ainda nesta quinta-feira.

O órgão de segurança aérea da Europa, o Eurocontrol, afirmou que a nuvem de cinzas chegou a 16,7 quilômetros de altura e a expectativa é de que se mova pelo norte da Europa e Escócia por volta de 13h00 desta quinta-feira, hora local.

As autoridades aconselharam os passageiros a procurar as companhias aéreas antes de seguir para os aeroportos.

Brian Flynn, chefe assistente de operações, disse à BBC: “Enquanto ela se move em direção a Holanda e a Bélgica, vai se dissipar e perder intensidade, como qualquer fenômeno meteorológico. Mas não sabemos qual será sua extensão.”

Mais ao sul, cinco voos da easyJet que sairiam do aeroporto de Stansted, em Essex, foram cancelados, junto com voos em direção ao norte partindo dos aeroportos de Southampton e Newquay.

Segundo o meteorologistas do Met Office Philip Avery, pode levar alguns dias até que a nuvem seja dissipada.

“A imagem que temos neste momento mostra a nuvem descendo até a altura das Ilhas Faroe, mas parece que o vento pode empurrá-las bem mais para baixo”, disse ele.

“O Nats tem boas razões para estar cauteloso sobre isso porque em 1982 um jumbo da British Airways passou pela apavorante experiência de ter os quatro motores parados depois de voar por uma coluna de fumaça vulcânica.”

Um incidente quase igual ocorreu em 15 de dezembro de 1989, quando o voo 867 da KLM, que seguia de Amsterdã para Anchorage, no Alasca, voou por uma nuvem de fumaça da erupção do Monte Redoubt, fazendo com que os quatro motores parassem.

Depois que o avião saiu da nuvem, a tripulação conseguiu reiniciar o motor e fazer um pouso seguro em Anchorage, mas o avião ficou gravemente danificado.

Um porta-voz do Nats disse que o vulcão na Islândia ainda estava em erupção na noite de quarta-feira.

FONTE: BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Genivaldo

Olá amigos! Imagino o que está poeira não faz o mal na respiração apois baixar ao nível respiratório humano.

Lucas Calabrio

Prezados
Todos os aeroportos estão fechados. Estou em Paris e ta um quase caos por aqui.
Abraços

Manock

Alguém aí já ouviu falar de efeito estufa? Pois é muito se fala sobre este efeito danoso da industrialização mas ninguém fala que este vulcão islandês expeliu em alguns dias mais monóxido de carbono que a cidade de são paulo expeliu em 100 anos… sem contar os outros gases mais tóxicos que o monóxido de carbono…

Ze Carlos

Moro em Belfast e tinha uma viagem marcada de Dublin para Budapest para hoje a tarde e foi cancelado junto com outras centenas de voos. Todos os aeroportos do Reino Unido e Irlanda estao parados desde ontem. Hoje de manha disseram que alguns voos de Belfast para a Escocia seriam liberados… mas ta tudo muito confuso ainda. Ainda bem que todas as empresas europeias garantem hospedagem e alimentacao e fazem o reembolso ou a remarcacao sem cobrar nada por isso, mas passageiros que estao paralizdos em outros aeroportos do mundo com destino ao UK ou Irlanda estao reclamando que as… Read more »

Tadeu s

Viajando um pouco… será que “bombas” anti-aéreas, que explodissem no curso de vôo do avião atacante, liberando uma fumaça com um pó aderente que danifique as turbinas, seriam viáveis?

Já estou imaginando, catapultas lançando barriletes explosivos repletos de poeira , isto que é guerra suja…:))

Renato

Para que danificar turbinas, quando já bastaria tirar a furtividade? 😉
Mas convenhamos teria de ser uma nuvem imensa para não permitir um avião com a agilidade atual desviar

Lucas Calabrio

Preados
Consegui sair de Paris para o Porto, mas o caos ja está instalado em Paris a polícia e a guarda nacional anda armada com metralhadora.
Abraço

Ozawa

As operações aéreas da operação multinacional da OTAN ao largo da Escócia, a “Joint Warrior 101”, foram suspensas pelos efeitos cataclísmicos da precipitação de cinzas vulcânicas sobre aquela região.

O Brasil é representado pela Fragata Independência – F44.

Bruno Rocha

Manock disse:
16 de abril de 2010 às 8:31

O efeito estufa é falso!!! rsrsrsrssrsr

Algore esta mentindo. É uma conspiração para barrar a industrialização de países emergentes!!!!!!
]

rsrrsrsrssr