F-4E Turquia

A Força Aérea da Turquia recebeu seu primeiro de 16 McDonnell Douglas F-4E Phantoms modernizados pela Aselsan, como parte do contrato de US$ 24 milhões.

Chamado de Simsek (Relâmpago), o projeto visa equipar os jatos com novos aviônicos, sistemas de navegação digital e de comunicações digitais seguras, mais a substituição do software de voo e a melhora no equipamento de planejamento de missão.

A renovação estrutural das aeronaves está sendo conduzida pelo primeiro centro de suprimentos e manutenção da Força Aérea em Eskisehir.

A Força Aérea da Turquia espera manter 18 RF-4Es e 16 F-4Es em condições de voo até 2016/2017, quando se espera a entrada em serviço de seus F-35.

A Turquia selecionou em 1994 a Israel Aerospace Industries para modernizar 54 aeronaves F-4E 2020 Terminators, que começaram a ser entregues no ano 2000. A Turquia teria ainda 161 aeronaves F/RF-4Es em seu inventário.

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JACUBAO

Vida longa ao velho Phanton.
161 F-4 é Phanton p/ xuxu né?
Esse Brasil é uma vergonha mesmo. Comprou nos anos 70, pouco mais de 40 F-5 (que é muuuuuiiittoo mais barato que os F-4 e fica nessa lenga lenga para comprar “apenas 36” aviões.
Cruz credo.

Ozawa

Lembro-me de ter lido, aqui mesmo no PN, e salvo engano também na T&D, opções para um futuro CDF da MB quando da então recém chegada do Nae São Paulo. E os Phanton do estoque britânico eram sugeridos para tal, como uma opção vantajosa e mais eficiente que os A4. Imaginava-se um grupo de ataque do São Paulo incluindo uns 12 F4 modernizados, conferindo-lhe algum poder minimamente crível como nau capitânea da Esquadra. Ilustrava, ainda, o articulista uma concepção dessa aeronave com as cores-padrão de nossa aviação naval. Passados 8 anos da leitura desse artigo, onde, como já dito, o… Read more »

Erikson

Ozawa, tb me lembro dessa matéria sobre os Phanton britânicos como opção para o nosso CDF. Em outro fórum alguns foristas até foram contra argumentando que seria muito caro devido a falta de estrutura logística e peças que não eram mais fabricadas .
Mas se isso realmente procede, me parece que a Turquia nem deu “bola” pra isso.

André Castro

Compramos os F-5 porque os F-4 os americanos não permetirão dai compramos os Mirages , só depois que nos venderão os F-5 , se eu não me engano é isso que aconteceu.

André

De novo esse papo que eles não liberam o Fantasma.

O que você acha nos DOCUMENTOS OFICIAIS da época é que por mais que a venda fosse realizada, os EUA não tinham como realizar a entrega no prazo desejado, uma vez que eles estavam atolados no Vietnam e tinha a fila de entrega pra USAF, US NAVY, USMC, alem dos europeus.

É a mesma coisa que dizer que eles não fazem ToT.. nos F-5 teve ToT pra Embraer,como já publicado no Blog.

Storm

Do Jeito que o programa do F-35 anda atrasado qe os Turcos estão mais do que certo em manter os seus “Fantasmas” em forma, atualizados e provovando calafrios por ai…

O F-4 Phantoms é um clássico agora de fantasma mesmo tem muito pouco ou quase nada, já que os seus motores deixam um rastro de fumaça que pode ser visto de muito longe.

Se tem um avião (ficando só nos caças) que poderia ter o apelido de Phantoms esse seria o F-22

Felipe Cps

Uma grande aeronave. Feia de dar dó, mas um powta avião.

Raul

Um avião ruim, de aerodinâmica ruim, mas com motor potente. Apenas isso.

Um dos aviões mais criticados pelos próprios pilotos americanos.

Comprar e modernizar essas aeronaves é jogar dinheiro fora.

Mauricio R.

“Em outro fórum alguns foristas até foram contra argumentando que seria muito caro devido a falta de estrutura logística e peças que não eram mais fabricadas .”

Um Phantom britânico ex-RN/RAF é mto diferente de um americano da USAF ou US Navy, não é somente a turbina ou o radar que são diferentes.

Wagner

não é meio caro um avião tão grande ?

Amaral dos Santos

No Brasil qualquer equipamento Top de linha é sempre malhado e tido como de manutenção cara, muito além do que podemos operar…Blá blá blá, sempre a sempre a mesma lenga-lenga, mas países muito mais pobres do que nós possuem e não tem problemas de monta (existem, mas são equacionados), o Brasil precisa de um caça pesado, com duas turbinas, robusto, que carregue muitos armamentos diferentes ao mesmo tempo, o resto é conversa fiada, esse Gripen parece uma passarinho, para países pequenos é ótimo, mas para um continente como o Brasil está aquém, precisamos de uma águia, sempre fui a favor… Read more »