VC-99B retorna do Chile com 12 brasileiros

1

A estudante brasileira Rafaela Link morava havia dois meses em Santiago, no Chile. Na noite de sábado, 27, ela e amigos divertiam-se em um bar karaokê quando viu tudo tremer. “Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto”, lembra. Ela foi um dos 12 brasileiros que chegaram da capital chilena por volta das 5h15 da manhã deste domingo em uma aeronave VC-99 B Legacy da FAB na Base Aérea de Brasília. “Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta”. Rafaela não pretende sair tão cedo novamente do Brasil.

Amiga de Rafaela, a turista Alexia Moecke teve sensação parecida ao desembarcar na Base Aérea de Brasília. “Uma maravilha. Eu estou em casa”, disse. No momento do terremoto, ela estava dormindo no hotel em que estava hospedada e viu tudo tremer.

A primeira a desembarcar do avião da FAB foi Tatiana Soares. “Muito bom voltar ao nosso país maravilhoso. O que passamos lá foi uma situação muito ruim”.

A enfermeira Petra Rangel estava em Santiago para um congresso que aconteceria no sábado e, devido ao terremoto, foi cancelado. Também estava dormindo no hotel quando ocorreu o terremoto. “Fiquei superfeliz em voltar”.

“Rua parecia uma folha de papel”

Para o Coronel da FAB, Luiz Fernando Aguiar, o dia do terremoto era o de despedida do Chile. Entretanto, todos os voos comerciais foram cancelados. Voltou também no avião da FAB que pousou no início desta manhã. Ele passou dois anos como adido da Aeronáutica no Chile. “Eu nunca tinha passado por uma situação como essa. Não era possível ficar em pé”. O militar conversou com pessoas que estavam na rua na hora do terremoto e relataram que o asfalto parecia uma folha de papel se mexendo para cima e para baixo. A par da necessidade de voltar para o Brasil, o militar expressou os sentimentos dele de pesar. “O povo chileno merece todo nosso apoio”.

A aeronave brasileira que trouxe 12 brasileiros para o País é a mesma que havia decolado de Brasília na tarde do sábado com o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e com o procurador-geral da República, Chahuán Sabas. Eles estavam no Brasil e retornaram ao Chile para participar das coordenações governamentais depois do terremoto que atingiu o país.

A aeronave brasileira pousou no pátio militar em Santiago. Foi o primeiro avião estrangeiro a chegar depois da catástrofe. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão perfeitas em condições operacionais. O abalo se deu na infraestrutura do aeroporto.

No retorno a Brasília dessa aeronave, a embaixada solicitou o traslado de brasileiros interessados em voltar ao País. “É sempre um orgulho muito grande poder ajudar”, disse o Capitão Wilson, comandante da aeronave.

FONTE: CECOMSAER

NOTA DO BLOG: o maior inimigo da Força Aérea Chilena é a natureza. Um terremoto como este pode deixá-la no chão em poucos minutos. Uma forma de minimizar esta situação é espalhar os esquadrões pelo país.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo

A FAB tem uma estrutura de transporte executivo/passageiros de dar inveja a muito integrante do G7. Por que? Porque temos condições de fabricar as aeronaves aqui.
Porisso que a TT deve ser conseguida, custe o que custar. Tanto no ar quanto na terra e na água (em cima e embaixo).