Paraná terá sua primeira indústria do setor aeronáutico

9

vinheta-clippingO Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou a liberação de um crédito de R$ 16 milhões para a GME Aerospace Indústria de Material Composto Ltda, instalada em São José dos Pinhais, na Região metropolitana de Curitiba. A empresa é de origem italiana. É a primeira fornecedora da indústria aeronáutica a se instalar no Paraná.

Segundo o presidente da GME, Erminio Ceresa, a empresa vai produzir peças e conjuntos para fabricantes instalados no Brasil como a Embraer (Legacy) e a Eurocopter (Helibrás), e também disputar o mercado com fornecedores da européia Airbus.

O diretor-presidente do BRDE, Airton Carlos Pissetti, informa que o crédito aprovado pelo BRDE faz parte de um investimento total de R$ 37,5 milhões. A meta é fabricar conjuntos que constituem partes primárias de aeronaves como portas e carenagens e estruturas de controle do avião como ailerons, flaps, empenagens vertical e horizontal, leme e profundor.

“Também está associado a este projeto a manutenção, pela empresa, de uma escola com capacidade para 50 alunos, dentro de um programa de capacitação e formação para jovens de baixa renda da região, com duração entre 2 a 3 anos. Estes jovens vão aprender a trabalhar com tecnologias muito modernas e sofisticadas”, informou Pissetti.

A grande oportunidade de mercado da GME, para o diretor da área de Planejamento do BRDE, José Moraes Neto, está no fato de oferecer uma solução integrada para clientes como a Embraer, com subconjuntos montados com peças fabricadas na mesma indústria. “No modelo atual, a Embraer usa peças de várias empresas e faz a montagem com custos maiores de logística e dificuldades de gestão da qualidade e dos processos”, explicou ele.

O diretor de Planejamento informou ainda que os recursos serão utilizados na construção da planta para usinagem, confecção e acabamento de componentes metálicos, de compostos leves e de conjuntos prontos para a indústria aeronáutica. “Isso irá capacitar o parque industrial paranaense em uma tecnologia de ponta e de precisão nas áreas de mecânica e de processamento de ligas metálicas especiais”, explicou. No total, a expansão da GME irá gerar 220 novos empregos.

FONTE: Agência de Notícias do Paraná

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio

otimo mais empregos isso se os empresarios deste pais não vierem com sua bela ladainha não se tem experiencia e muito caro manter e outras choradeirs e sim coragem e respeito com o trabalhador para ter um pais melhor

FERNANDO

PARANA SE DESTACANDO,
MUITO BOM,
AFINAL SOU PARANAENSE
O PROBLEMA É MEU PARANA CLUBE
QUE NAO SE DESTACA, TALVES
PELA DERROTAS SEGUIDAS
RSRSRSRSRS

Edmar

Caros Amigos.:

Digamos…., uma boooa notícia.

Abraço aos Amigos paranaenses.

Craveiro

Mas já houve a IPE – Indústria Paranaense de Estruturas, que fabricou os planadores Quero Quero (monoplace) e Nhapecan (biplace).

The Captain

Como paranaense e curitibano, vizinho de São José dos Pinhais, onde fica o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB), congratulo-me à GME Aerospace pela iniciativa. Desejo grande sucesso nessa empreitada, que capacitará o Paraná também em uma área da mais alta tecnologia, como seja a aeronáutica. Informo ainda que a cidade de São José dos Pinhais é um pólo automobilístico, onde estão instaladas duas montadora, sendo uma a Renault, sediando o grupo na América do Sul e a outra é uma Unidade de Negócios do Grupo Volkswagen, a qual produz os veículos Fox e Golf nacional. Por conta das montadoras existem… Read more »

osorio

Parabens para nós paranaenses,sou parnanguara,o Paraná já se destaca por ter o 2º maior porto do Brasil eo o maior exportador de grãos da américa latina,e um dos piores canpeonato de futebol do pais,mas parabens para nós.

rogerio

parana cidade tranquila que ficara melhor com essa noticia melhor que isso so suco de manga gelada no verão

gerson

tbem sou paranaense…..bem vindo ao melhor estado do mundo. terra das cataratas da capital modelo e do atletico(furacao) ihuuhuuuuhhssshh

M1

Esse é o meu paranÁ!