Como está a concorrência na Índia

5

India_MRCA-6

Nesta segnda-feira (22/2) o brigadeiro P. V. Naik do Estado-Maior da Força Aérea da Índia informou que três dos concorrentes ao programa MMRCA já completaram as três etapas de avaliação.

Os dois concorrentes norte-americanos (F-16 e F/A-18) mais o Rafale já encerraram os voos de avaliação. O Gripen, o Typhoon e o MiG35 terminaram duas das três etapas. As avaliações foram feitas em três locais distindos do país, com condições ambientais completamente diferentes(Bangalore, Leh e Jaisalmer). Uma outra etapa envolve a avaliação do sistema de armas das aeronaves, feita no país de origem das mesmas.

Na semana passada dois Typhoon voaram a partir de Bangalore e os testes do sistema de armas provavelmente ocorrerá em abril na Alemanha. A Saab levará o Gripen para a Índia em março, e os russos com o MiG-35 vão em seguida.

Até o final de abril os testes deverão estar completos e alguns meses serão necessários para a elaboração do relatório.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Justin Case

Amigos,

Lembram das discussões na imprensa sobre os preços das aeronaves para o Programa Indiano? Tudo especulação.
As ofertas comerciais estão ainda lacradas. Somente serão abertos os volumes comerciais após a definição de um short-list técnico, o qual será definido ao término da avaliação da fase comentada neste post do Poder Aéreo.
As empresas selecionadas terão então suas ofertas comerciais avaliadas e negociadas.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Giordani RS

É justin, mas agora o estrago já foi feito…a mídia, a mesma que se preocupa com GGeisas e belos da vida, já fez seu estardalhaço…lembro bem o ricardo boechat da bandeirantes gritando no microfone que era melhor gastar tudo isso com cesta básica…que a nação nao precisa de caças…nao precisa de submarinos…e o povo, sem instrução, que só sabe o que acontece na novela, se agarra nessas ideias expurías desses néscios da mídia…daqui a pouco até a “mulé” melancia tá emitindo opinião sobre o FX…

grifo

Pois é Giordani, se o processo tivesse sido levado com seriedade ficaria mais fácil defender a necessidade dos caças perante os Boechats da vida. Depois que ele foi avacalhado pelo ministro da Defesa fica difícil defender.

Por sinal, acho que a “mulé” melancia, o Boechat e quem mais seja tem todo o direito de emitir opinião. Aliás não conheço a “mulé” melancia mas certamente ela deve saber mais sobre a aviação de caça que muito “dotô” dos tais centros de estudos estratégicos…

Francisco AMX

‘E assim que se escolhe algo! n’ao dando uma voltinha como fez a FAB!

LBacelar

‘E assim que se escolhe algo! n’ao dando uma voltinha como fez a FAB![2]

Falou tudo, já vi que nessa concorrencia o Gripen NG dança!