Marinha e FAB localizam e atuam no resgate de 64 sobreviventes de veleiro

15

P-95 Bandeirulha

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram as balsas com 64 sobreviventes do veleiro Concórdia, um navio-escola canadense pertencente ao “West Island College Internacional”, que estava realizando a travessia de Recife para Montevidéu. A embarcação havia partido da capital pernambucana no dia 8 de fevereiro. De acordo com a Marinha do Brasil, o veleiro enfrentou fortes ventos e naufragou a aproximadamente 500 km da costa do litoral do Rio de Janeiro. A última balsa, com 20 pessoas, foi encontrada nesta manhã (dia 19).

As operações de busca iniciaram-se ontem, dia 18 de fevereiro, por volta das 16 horas. O Centro de Operações Aéreas da Segunda Força Aérea (II FAE) foi informado que o veleiro Concórdia, com bandeira de Barbados, com aproximadamente 56 metros de comprimento, emitia sinal de socorro a aproximadamente 500 km da costa do Rio de Janeiro. Foi acionada então a aeronave P-95A do Esquadrão Cardeal (foto acima), sediado na Base Aérea de Santa Cruz, para verificar o ocorrido.

O avião decolou às 18 horas, chegando ao local do incidente por volta das 19h45, onde iniciou o padrão de busca, localizando então sobreviventes que se encontravam em um bote. Às 2 horas de hoje(19), decolou da Base Aérea do Galeão a aeronave KC-130, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, chegando ao local às 3h10. Durante as buscas foram localizadas as três outras balsas com sobreviventes.

FONTE: CECOMSAER / FOTO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Pois é, o valente Bandeirulha mostrando o seu valor, pau-para-toda -obra.

Parece que faz parte da modernização que será feita nos Bandeirantes da FAB. Se for será que vai ganhar algo mais em termos de sistemas de vigilância/guerra eletrônica e prosseguir em suas missões ou já está programada sua desativação com a chegada dos P-3 ?!?!

Cesar

“”…Foi acionada então a aeronave P-95A do Esquadrão Cardeal (foto acima), sediado na Base Aérea de Santa Cruz,…””
Não sabia que Santa Cruz operava os bandeirulha, não seria um engano, acho que pelo logotipo do esquadrão, são P-95 do 2/7 Gav da Base Aerea de Fpolis, esquadrão Phoenix.

Cesar

Antonio M, pelo que sei os P3 substituirão somente os Bandeirulhas que operam no nordeste. Os daqui serão modernizados.

Alexandre Galante

Esquadrão Cardeal, novo mas experiente Herdeiro do 1o. GAE (Grupo de Aviação Embarcada), única unidade da Aeronáutica a operar num porta-aviões, o navio aeródromo Minas Gerais, o 4º/7º GAv foi criado em 31 de julho de 1998 sendo o mais novo dentre os quatro esquadrões de patrulha da FAB – os outros três são: 1º/7º GAv Orungan (Salvador, BA), 2º/7º GAv Phoenix (Florianópolis, SC) e 3º/7º GAv Netuno (Belém, PA). O 1º GAE dividia-se em dois esquadrões, o 1º/1º que voava os P-16A/E Tracker a partir do Minas Gerais desempenhando a função de ASW (anti-submarine war ou guerra anti-submarino) e… Read more »

JC

É impressionante como em cada evento de emergencia ou desastre as forcas armadas dao show. Profissionais e competentes. Mesmo sendo tratadas como lixo pelos governinhos vermelhos do PSDB e PT.
Soh nao sei como seria em combate…

JPN

Parabéns, a Marinha e a Força Aérea pela competencia, disponibilidade e eficiencia sempre prontas para agir nestas situações.

wilfredo belmonte fialho

Parabéns a marinha brasileira e a força aérea pela presteza na localização dos naufragos do veleiro canadense. Como brasileiro sinto-me orgulhoso pelas condições técnicas e operacionais das nossas instituições militares. E, o Brasil é o guardião do atlântico sul e, como tal, se faz necessário a constante modernização e qualificação das nossas forças armadas e os nossos
futuros governantes devem investir maciçamente nesta modernização.

Darkman

Mas um bom trabalho feito pela FAB e MB.
Uma pena que ainda faltam recursos para melhorar a qualidade do trabalho das Forças.

Abs.

Ivan

Parabéns as equipes da FAB e da MB, pela dedicação, presteza e profissionalismo. Quanto aos P-95 tenho uma opnião divergente. No meu entendimento são plataformas de patrulha costeira, eminentemente policiais, e como tal tem um bom custo/benefício, desde que modernizados com FLIR modernos e, quem sabe um novo radar. Seria a aeronave para uma sonhada Guarda Costeira, que no Brasil não existe, sendo suas funções desempenhadas pela MB (no mar) e FAB (no ar). Para esta missão tem ainda um grande valor. Nunca foi capaz de substituir plenamente os P-2 Neptune, nem mesmo os P-16 Tracker, inclusive por não ter… Read more »

OTV

Parabéns à FAB e a MB.
O banderulha é bonito.

Alemberg

Como membro da Marinha do Brasil gostaria de parabenizar a FAB e a MB pelo profissionalismo e a dedicação em mais um resgate feito pela ação combinada, BRAVO ZULU.

Cesar

Galante! Obrigado pelos esclarecimentos!

Alfabravo

Tomara um dia termos melhores e mais modernos equipamentos para as nossas forças em geral!

renato

foi a primeira vez que um grupo de canadenses ficou feliz ao ver um avião da embraer

Jorge F

Me lembro que estávamos ao término do Carnaval. O militar de serviço na SOA (Sala de Operações Aéreas) me chamou para conversar com o SO Batalha da Segunda Força Aérea. Inicialmente me passou uma coordenada e me perguntou se aquele ponto estava mais próximo de Santa Cruz ou de Florianópolis. Naquela época era comum as SOA possuírem mapas enormes do Brasil inteiro, rapidamente plotei o ponto e informei que este estava a mais de 200NM de Santa Cruz, mas era nossa jurisdição (Não era comum aos Bandeirinhas se afastarem mais de 200NM da costa). O SO Batalha me adiantou então… Read more »