Somos reféns de material bélico da OTAN

57

F-5E_1GAVCA

vinheta-clipping O debate sobre a concorrência da compra dos caças para a FAB – Força Aérea Brasileira, pelo governo brasileiro, é um assunto extremamente polêmico e envolve uma série de questões, sejam políticas, econômicas e militares. Para que possamos compreender o alcance e as implicações da decisão a ser tomada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva é preciso voltar um pouco no tempo e na história. Vamos relembrar a Guerra das Falklands/Malvinas que envolveu Argentina e Inglaterra. À época, ao manter dependência da França para suas aeronaves e mísseis, a Argentina perdeu a capacidade de combate, fator crucial que a fez perder a guerra.

Vale lembrar que no período anterior à guerra as forças armadas Argentinas utilizavam equipamentos franceses, americanos e ingleses. Os três países fornecedores das aeronaves eram membros da OTAN, que tem por conceito se ajudar em caso de guerra. Ao atacar território de um país membro, a Argentina passou a agredir na prática os países membros da OTAN, inclusive a Inglaterra, detentora da ilha, ficando vulnerável para adquirir armamentos para sobreviver a uma guerra prolongada, perdendo a possessão da ilha, o que agravou a péssima situação econômica do país, na qual já estava imerso.

No caso do Brasil, a concorrência para a compra dos FX-2 para nossa Força Aérea tem como participante dois países da OTAN, Estados Unidos e França, que oferecem produtos prontos, e não parceria no desenvolvimento de projeto, que beneficiaria o parque industrial nacional como é o caso da Suécia, o terceiro concorrente. De acordo resultados de recente audiência pública realizada no Congresso Nacional sabe-se que nem franceses nem os norte-americanos oferecem a propriedade intelectual compartilhada, apenas a sueca SAAB oferece esta oportunidade ao governo brasileiro.

Além disso, caso o Brasil entre em disputa com um país membro da OTAN, qual seria a conseqüência na produção e reposição de peças destas aeronaves para o país? Certamente poderíamos sucumbir como aconteceu com a Argentina diante do esgotamento de sua capacidade de combate. Um país, ao se tornar candidato à potência econômica, se torna concorrente de diversas Nações, disputando a conquista de acordos comerciais no mundo. Devemos lembrar que o Brasil teve difíceis disputas na OMC com os Estados Unidos, Canadá, etc. Fora o conflito com a França referente aos subsídios agrícolas, que impedem a entrada de produtos brasileiros na União Européia.

No meu entender, este é o momento de o Brasil tornar efetiva sua soberania, mantendo a tradição de ser uma nação não alinhada, país neutro e capacitado a reagir a qualquer ameaça a seu território, ao seu povo e ao seu desenvolvimento e crescimento econômico.

Vamos relembrar um fato importante para o país e que mostra quã grande é a dependência a que me refiro. Ao substituir o antigo porta-aviões Minas Gerais pelo São Paulo, a Marinha Brasileira criou mais um laço de dependência com a França, já que o aeródromo é de origem francesa, servindo a esta Marinha desde 1957 com o nome Foch. O mesmo foi substituído pelo moderníssimo porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, nome do presidente Francês, dono de uma das frases mais agressivas contra o nosso país – "Le Brésil n’est pas um pays sérieux" (O Brasil não é um país sério) [*] – mencionada no auge da crise política entre Brasil e França, nos anos 60. Além desta belonave, a Marinha dispõe de mísseis franceses e ingleses, fragatas de projetos inglês, submarinos de origem alemã e aeronaves construídas nos Estados Unidos.

Com a assinatura recente do contrato para a compra dos submarinos, fora o arsenal já existente de origem francesa, em caso de eventual retaliação seria um colapso na defesa nacional e desastre de proporções incalculáveis na vida da população brasileira. O Brasil é, pois, absolutamente dependente de países membros da OTAN. Situação que pode ser mudada agora, a depender da decisão do Presidente da República.

Fernando Arbache – Doutor em Inteligência de Mercado pelo ITA, docente das cadeiras de Logística e Administração de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professor do Alto Comando da Marinha de Guerra Brasileira, nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Pesquisador do ITA, em Inteligência de Mercado e Simulação, e do CNPq. Além disso, é autor do livro Logística empresarial, da editora Petrobras, e Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing, da Editora FGV.

FONTE: Portal Sistema Nordeste de Notícias, via Notimp

[*] NOTA DO BLOG: esta frase não foi dita por de Gaulle, embora seja atribuída a ele.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Giordani de Souza

http://twitter.com/farbache

“A verdadeira aula é aquela ministrada em quadro com giz, sem apoio de muleta (power point). Assim se faz a milênios e assim se para p/sempre”

🙂

Pancho

pois é.. pois é… pois é…

Apesar dos pezares ainda torço pelo Gripen NG… e não podemos dizer que o Fernando Arbache é somente mais um desses “entendidos”, olhem o currículo dele.

Abs

Felipe Cps

Correto, e vou além: é a primeira e a última chance que teremos de nos livrar da maldita influência da OTAN, até que os russos se tornem negociantes sérios, ou os chineses se tornem confiáveis (o que, ambos, pode acontecer amanhã ou nunca).

Parceria estratégica de igual para igual só existe uma possível no FX2: é com a Suécia. O resto é dependência, em maior ou menor grau.

Sds.

Francisco AMX

Fico impressionado como um professor pode falar tanta “simplicidade”! na verdade ele não falou, falou “lobyando” mesmo! e isto é claro! Quer dizer que se o Brasil entrar em conflito com um membro a OTAN, seremos salvos por uma tecnologia Sueca que nem mesmo deles é??? tá bom! me engana que eu gosto Sr Fernando! motores, radar, sensores, componentes diversos dos Gripens ou são Americanos ou são Ingleses, Italianos, Alemães e… Franceses!… além de outros claro! o Gripen é uma salada de tecnologias internacionais! como pode a Suécia garantir propriedade intelectual do que ela não tem?! Vejo um movimento grande… Read more »

Francisco AMX

E dêle up NG!

Este avião é um sonho!

Aos amigos indecisos ainda, parem para pensar nesta propaganda toda do NG! a quem interessa isso tudo!? eu já concluí, de 2 mêses para cá, o que está “rolando”… é AMX II na certa!
Tanta contra propaganda do Rafale e franceses e exclusiva propaganda enaltecedora do NG e Suécia!
Pq os americanos estão tão quietinhos? jogaram a toalha e apoiam nos bastidores o NG?

PENSEM!

Podemos estar, neste momento, sendo sabotados! e tem gente que não está vendo esta possibilidade, outros estão… mas estão comprometidos…

Sds!

Felipe Cps

Chicão, todo mundo que não é rafalechético é lobbysta da SAAB e “dusamericanu”? Só me responda isso meu amigo…

Sds.

Rodrigo Marques

O Doutor falou umas bobagens. 1 “” À época, ao manter dependência da França para suas aeronaves e mísseis, a Argentina perdeu a capacidade de combate, fator crucial que a fez perder a guerra.”” O negócio foi tão amador que o pessoal operacional da Força Aérea Argentina ficou sabendo da invasão junto com a população. _ Favor ver o excelente documentário sobre a guerra aérea sobre as Malvinas, passa a cada 2 meses no History Channel e está disponível no Youtube ( nesse caso em espanhol). Há depoimentos incriveis sobre a situação da FAA antes da guerra e desmistifica uma… Read more »

Francisco AMX

Estou falando para e dos que são Felipe? vc é? só me responda só isso meu amigo… Já não chega um editor agora vem tu querer “escolher” o que eu digo? rsrsrsrs – “só me respona isso”… só me faltava essa! Amigo tu iria cair de Joelhos na frente do Lula, e beijar os pés do “nefasto”, como tu vive considerando, se ele viesse a escolher o NG… como posso entender tua pergunta??? me diz? Eu já deixei claro que nem apoio mais o FX-2, nem com Rafale e muito menos com o NG… mas e tu? parece que no… Read more »

Robson Br

“”Estados-membros Os Estados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia. Acordos da União Européia Os acordos da União Européia garantem acordo nos seguintes níveis de integração: •Integração econômico-comercial, cuja expressão concreta é o mercado único, ou seja, a livre circulação de bens, serviços, capitais e trabalhadores entre os Estados-membros. •Garantia de política externa e de segurança comum. •Garantia de políticas de imigração e de cooperação judiciária e policial.”” FONTE: http://educacao.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.jhtm CONCLUSÃO: 1) A união Européia… Read more »

Robson Br

Felipe Cps em 15 fev, 2010 às 16:18 “”Correto, e vou além: é a primeira e a última chance que teremos de nos livrar da maldita influência da OTAN, até que os russos se tornem negociantes sérios, ou os chineses se tornem confiáveis (o que, ambos, pode acontecer amanhã ou nunca). Parceria estratégica de igual para igual só existe uma possível no FX2: é com a Suécia. O resto é dependência, em maior ou menor grau.”” NÃO VOU CRIAR POLÊMICA contigo mais, nem usar expressões como MENTIRA, como você usou em outro post, pois não sou dono da verdade. SÓ… Read more »

carl94fn

Um verdadeiro caminhão de bobagens se o Brasil entrasse em combate contra os EUA nem a China nos venderia uma bala se quer. (e que ninguém me venha com aquela de que o Brasil não dura 1 segundo contra os EUA, até mesmo porque é óbvia a superioridade militar deles) Quanto a essa historia de “O Brasil não é um país sério” pesquisando um pouco no Wikipédia (ou em outro lugar serio) você encontra isso: “Embora a frase “le Brésil, ce n’est pas un pays serieux” (“O Brasil não é um país sério”), seja tradicionalmente atribuída ao então presidente da… Read more »

Hornet

Robson br, hehee…vc chama eu apareço…hehehe na verdade venho lendo as discussões todas, na medida do possível, mas não tenho mais tanto ânimo para particiar delas. Acho o seguinte: em reta final de FX2 estão tirando argumentos até do fundo do baú da vovó para tentar impedir o inevitável…hehe Nada contra o cidadão, até porque é um colega de profissão, mas quando foi colocado o texto do Jornal de Bauru para discussão aqui, com uma “reflexão sobre o FX2” um tanto quanto descoordenada (com o Phantom??) do professor em questão…eu parei ali. Os critérios de edição nos últimos tempos ficaram… Read more »

carl94fn

Deus te ouça Hornet…

Robson Br

Hornet em 15 fev, 2010 às 17:56

É isso aí meu amigo …não desanima não….Estou também aguardando o apse do processo.

Francisco AMX

Hornet, matou a pau!

Abraço!

Robson Br

Hornet, já que você colocou o link, vou fazer um resumo do mesmo. RESUMO EXTRAÍDO DO SITE OFICIAL DA OTAN História A parceria da Suécia com a OTAN Dag, o Diplomático: o primeiro sueco Secretário-geral das Nações Unidas, Dag Hammarskjöld (© AP / Reporters) Ryan Hendrickson analisa a forma como a Suécia conseguiu tirar o melhor partido da neutralidade e da OTAN. Durante uma grande parte dos últimos cento e setenta anos, a Suécia adoptou uma política de “neutralidade” nos seus negócios estrangeiros. A começar no reinado do Rei Carlos XIV João, no início do Século XIX, a Suécia evitou… Read more »

Humberto

Senhores, Estamos de uma forma ou outra dependentes de outros paises (para quem não se lembra até uma republiqueta chamada Bolivia) alguns de forma mais contundente ou de forma mais superficial. Acreditar que termos um caça independente da OTAN vai nos dar algum folego em caso de algum conflito com um pais qq da aliaça é forçar um pouco a barra. Os paises da OTAN TALVEZ se ajudem caso um dos paises seja atacado, não vejo o Brasil fazendo isto (vamos fazer o que? Enviar o Sampa para bombardear algum pais na Europa???), aliança serve para se defender e não… Read more »

Francisco AMX

Dae Grande Mauro! como que tá meu bruxo?! espero que tudo em cima!
pois é… foi de grande valia sua informação da RFA, sobre o FX-1… espero que alguns indecisos entendam o que venho falando!…
quanto a scanear, nada! confio na vossa pessoa! e tenho certeza que sintetizou perfeitamente o que tu escreveu!

grande abraço!

carl94fn

O blog muda de cara quando a turma da pesada resolve mostra seu conhecimento.
Um debate limbo e muito informativo.
Muito bom ^^

Wolfpack

Bem, denovo o Dr em Inteligencia de Mercado pelo ITA… Talvez fosse melhor pegar alguém da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing para falar sobre o que deve ou não fazer o GF no caso do FX2. Caso o temor do Sr Doutor se confirme, não será uma aliança com a Suécia que irá nos ajudar, muito pelo contrário, pois seu produto é um agregado de tecnologias estrangeiras a Suécia. Nenhum míssil ar-ar a Suécia desenvolve, e este país está a menos de 30 minutos da Inglaterra, França, Dinamarca e Alemanha… Bem, pensar que teríamos melhor sorte que… Read more »

Baschera

Independência, meus amigos, só quando caminharmos com nossos próprios pés e lutarmos com nossas próprias mãos.

A propósito, citando um amigo de outro fórum:

“Nosso alinhamento estratégico coma França é tão profundo…como um pires!!!! ”

Para uns, dinheiro na cuéca…..para o povão… pão e circo !!

Sds.

Hornet

Baschera, discordo da sua colocação. Acho que a parceria do Brasil com a França é fruto de um posicionamento histórico da França e de relações também históricas e profundas entre os dois países, que foi materializada em 2008 e cujo alcance é muito maior que meros 36 caças. se vc acha que não se deve comprar o Rafale, tudo bem. Mas cuidado para não simplificar a parceria do Brasil com a França aos caças apenas. Chamá-la de “profunda como um pires” é desconhecer o alcance dela e o que já está sendo realizado nos mais vários setores da sociedade, a… Read more »

Hornet

Robson Br,

agora vou voltar pra pipoca no sofá…hehe

abração bro!

Baschera

Hornet em 15 fev, 2010 às 21:04

Olá sumido Hornet…. 🙂

Pode discordar a vontade….

Mas permita-me aprofundar o assunto em outra oportunidade…. é que estou aqui tranquilo, sozinho, com a mulher e filhos na praia…. estou tomando um quinze anos com dois velhos amigos e ouvindo um Pink Floyd, Eric Clapton, Credence, e outras velharias mais…..

PS: Cuidado, pipoca dá tosse….. rrsssss.

Sds.

Hornet

Amigo Baschera,

opa! Clapton e Pink Faloyd são uns dos meus preferidos…

A pipoca é força de expressão. Já viu alguma pipoca com 12 anos?…hehehe

abração

Hornet

ops! “Faloyd” = Floyd

O Roger Waters deve ter pulado da cama agora, com esse meu erro de digitação…hehehe

Robson Br

Hornet em 15 fev, 2010 às 21:12

QUEM PODE …PODE

Este discurso o blog tinha que colocar para debates, assim como a entrvista na Revista da Força Aérea, número 31 de jun/jul/ago de 2003 que trás uma entrevista com o sr. Mauricio Botelho, então Diretor Presidente da EMBRAER e ainda hoje membro do Conselho de Administração da empresa e homem respeitado no Brasil .

http://www.ccfb.com.br/_pdfs/discurso2.pdf
Uma boa noite e cuidado com o pileque…..

Robson Br

Mauro em 15 fev, 2010 às 19:20

gostaria que esta entrevista publicada na revista força aérea fosse enviada para os editores do blog, pois o brasileiro tem memória curta e não se lembram de fatos tão recentes.

É bom para termos uma comparação da embraer no FX-1 e no FX-2.

Gostaria de receber também, se possível, a cópia desta entrevista.

Robson Br

Guilherme Poggio
Não tinha uma foto mais nova do F-5. Essa aí nem passou por modernização. rsrsrsrsrsrsr

Robson Br

E para não fugir à regra…continuamos à frente…isto mostra a preferência dos que visitam à página

Hornet

Baschera,

aproveitando esse nosso off-topic musical, vamos juntar o Clapton com o Pink Floyd (Waters, no caso), numa sessão camerística, que aí fica mais interessante ainda…hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=NBo_MX9Ii5A&feature=related

agora volto pra pipoca, como tinha falado antes.

abração

Hornet

Robson Br em 15 fev, 2010 às 22:35

também acho.
Mas enfim…

Ando num momento zen…só Clapton com pipoca agora, até o começo de março, ou fins de fevereiro. (hehe)

abração

Robson Br

Hornet….
e as minhas férias terminam no domingo….

Hornet

Robson Br, hehehe…fazer o quê, né? Alguém tem que trabalhar aqui neste blog. O pessoal passa o dia inteiro aqui…hehehe brincadeira! Mas eu não estou de férias, não. Muito pelo contrário. É que a história da pipoca (a versão original) foi devido a um post que eu e o Wolfpack trocamos um tempo atrás…mais ou menos como a nossa conversa sobre a porta, lembra? Já sobre a pipoca de 12 anos, essa é devida ao carnaval mesmo…hehe De qualquer modo, não tem mais notícia sobre o FX2 nesta reta final. De agora até o anúncio oficial serão só especulações, lobbies… Read more »

Francoorp

Enquanto nos continuamos falando em FX2, no resto do mundo civilizado…

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/15/russia-e-india-assinam-contratos-para-o-pak-fa-ja-em-marco/

Desculpe o OFF-Topic.

Hornet

Francoorp,

aproveitando sua deixa, mais um off-topic sobre o mesmo assunto:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/14/t-50-1-pak-fa-fgfa-efetua-seu-segundo-voo/

enquanto se está dando atenção demasiada à opinião sobre o FX2 do ilustre vereador de Botucatu (ou coisa do tipo), existem coisas importantes acontecendo no mundo da aviação…mas enfim…

também peço desculpas pelo off-topic.

abração

Billy

Divertido é ver um doutor aventando possibilidade de um conflito com a OTAN…Será que a face dele não corou nem um pouquinho?

Soldier

Na boa?

Seja qual for o vertor escolhido, sempre estaremos nas mãos da OTAN… O que foi escrito no CLIPPING é sómente MAIS DO MESMO. Se realmente quisermos sair de sua influência (segundo declara o autor), deveríamos ter optado logo de cara pelo Sukhoi e deixar de lado essa concorência…

Cada uma…

Saudações.

Soldier

Baschera em 15 fev, 2010 às 21:35

Caracas hein Bachera!!!

Só os “crássicos”, na praia e um 15 years do lado?

Jesus!!!

Aproveite bastante amigo…

Abraços!!!!

Thomas

‘O Brasil é, pois, absolutamente dependente de países membros da OTAN. Situação que pode ser mudada agora, a depender da decisão do Presidente da República’ Agora estamos cercados de inimigos … nossos principais parceiros comerciais, nossos Aliados historicos sao nossos adversarios … Pelo Amor de Deus … o que mais ? por este argumento, a Coreia do Norte e’ o unico pais que esta correto e todos os demais estao se iludindo. Nao existe um pais do Mundo que nao depende dos outros, os Estados Unidos nao sao capazes mais de fabricar 100% dos equipamentos que usa, que dizer de… Read more »

Alecsander

O caso não é se o governo prefere o caça Rafale e a FAB prefere o caça Gripen NG, o caso é que existe preção de todos os lados e todos os sentidos, seja preções políticas internas ou externas, preções comerciais, industriais e midiáticas para escolher esse ou aquele caça, e a grande questão é se um dos dois lados, governo e força aérea vão colocar a soberania do Brasil acima de tudo, ou vão ceder a essas preções. Esse é a única preocupação que deve-se levar em conta, não se vai dar Gripen, F/A-18 ou Rafale.

Um grande abraço.

Caipira

Existem bons motivos para selecionar o NG para o FX2, se livrar da dependencia da OTAN não é um deles…

Marcus Piffer

Eu não vejo desta maneira. Uma coisa é depender de um fornecedor único. Outra é escolher um padrão logístico. Nós usamos o padrão da OTAN. Isso vai desde os calibres 5,56 e 7,62 dos fuzis e metralhadoras, passado por todo o ferramental e material de manutenção, tamanho de pallets para serem embarcados em aviões ou helicópteros e termina nas grandes questões de planejamento logístico. O AH-2 vai ser um bom termômetro de como isso vai funcionar. Na prática, onde o AH-2 for, toda a tralha terá que ir com ele, pois ninguém mais terá condições de apoiá-lo. A padronização também… Read more »

Clausewitz

Amigos. Sabem qual é o grande erro e o motivo de todo este bafafá? Concordam com que falaram sobre a guerra das Malvinas e que a causa da derrota foi a própria Argentina. Mas, pessoal a causa do bafafá, noticias contra e a favor de todos é simples. SOMENTE A FAB TEM COMPETÊNCIA PARA DECIDIR! Nunca o Mula e nem o Jobim! Outra, hoje somos , aproximadamente, 70 % dependente dos EUA e da OTAN. Adoro o GRIPEN, mas acham que a compra dele ia resolver esta situação? Para resolver esta situação precisamos de uns 30 anos de trabalho duro… Read more »

Alecsander

É como o ator Robert Downey Jr disse ao protagonizar no filme Sherlock Holmes, as pessoas destorcem os fatos para se moldarem as suas teorias, quando na verdade são as teorias que devem moldar os fatos. No FX-2 esta bem claro este tipo de ação, a ação da desinformação para criar uma realidade paralela ao que se conhece como verdade histórica.

Um grande abraço.

Nostradamus

Tantas brigas e ofensas por uma merreca de 36 caças,só rindo.Entre 77/88 eu morei e trabalhei em Rondonia.Vejam bem o que presenciei.No auge da guerra das malvinas,numa manhã logo ao clarear estava pescando com dois amigos,no rio Machado entre PRESIDENTE MÉDICI e CACOAL.Um barulho de jato muito forte e aumentando tomou conta daquele silencio,olhei e vi dois caçss quase em cima a uma altura de uns 300 metros a não mais de 500 ou 600 kmh já iniciando uma curva da direita para a esquerda,asas enflexadas e proa rombuda com uma especie de cone e 3 enormes tanques de combustivel… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores, o Brasil(Pelo menos na atual administração) tem uma visão clara à cerca de como resolver o problema de dependencia externa de material belico. E a senha para isso já foi dito varias vezes pelo ministro Nelson Jobim, e chama-se UNASUL. Existe uma proposta em discussão para que seja criado o Conselho de Defesa da América do Sul no ambito da UNASUL. A partir daí, haveria uma coordenação por parte deste conselho com os respectivos orgãos de Defesa de cada país da UNASUL, no sentido de-se identificar necessidades e soluções conjuntas no desenvolvimento de material na área de defesa. Desta… Read more »

grifo

“A partir daí, haveria uma coordenação por parte deste conselho com os respectivos orgãos de Defesa de cada país da UNASUL, no sentido de-se identificar necessidades e soluções conjuntas no desenvolvimento de material na área de defesa.”

Caro Comandante, não sei se entendi o plano. Você está dizendo que vão sentar na mesma mesa Colômbia e Venezuela, Peru e Bolívia, Argentina e Chile, e juntos vão decidir conjuntamente que armamentos vão comprar?

“Quem viver, verá…”

Ok, estarei aqui tomando a minha Caracú e esperando isto acontecer.

João

“Fernando Arbache – Doutor em Inteligência de Mercado pelo ITA, docente das cadeiras de Logística e Administração de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professor do Alto Comando da Marinha de Guerra Brasileira, nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Pesquisador do ITA, em Inteligência de Mercado e Simulação, e do CNPq. Além disso, é autor do livro Logística empresarial, da editora Petrobras, e Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing, da Editora FGV”. Como um homem com um curriculo desse pode ser tão inocente ao discutir não alinhamento, neutralidade ou independência? Visão muito simplória desse Doutor em… Read more »

COMANDANTE MELK

Caro grifo em 18 fev, 2010 às 13:51, o Conselho de Defesa da América do Sul tem varios objetivos e um deles é o de construir uma identidade conjunta em matéria de Defesa, e será integrado pelos titulares de Defesa dos países da Unasul. Só para lembrar os colegas, a Unasul é integrada por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Gostaria inclusive de corrigir e dizer que na verdade o CDS já se encontra em atividade. Caro grifo, é natural que um bloco politico/economico como a UNASUL possua tambem um orgão encarregado de… Read more »