Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Hehehe, sacanagem mostrar o “fiofó” do bicho, rsrsrs… Mas é “pancudo” até desse ângulo… 🙂

Sds.

Clésio Luiz

Bela foto, rica em detalhes. Foi direto para a minha coleção.

grifo

Acho que o Gripen está fazendo o conhecido “bundalelê” para as viúvas do Rafale… 😉

JACUBAO

Alguém aí tem KY gel????

Felipe Cps

JACUBAO em 12 jan, 2010 às 18:54:

Jacuba, esse aí costuma ser “meio quentinho” hein? Num me vá virar eunuco hein (rsrsrs)? 🙂

Abs.

ZE

Essa é a foto do Gripen NG indo embora, depois de vencer e perder a concorrência faz-de-conta e viciada do F-X2.

[]s

Wolfpack

Posição 6:00 horas só esperando… 😛
Vamos esperar o resultado, já falei se é este mesmo que a FAB quer, sem lobby da Embraer e ex coligados ao COPAC, então o Saito que vá lá e tire isso do Lula e Jobim, mas todos estamos cheios de dúbidas sobre a veracidade do relatório vazado. Pode acontecer de tudo neste FX2. Inclusive o Rafale ganhar e a FAB dizer que esta sempre foi sua primeira escolha 😛
ABS

Wolfpack

É só ligar o pós combustor pra queimar a cara de muita gente ai ehehehehehehehehe 😀

Robson Br

É um angulo bom de se vê dele. rsrsrsrs
Que nem “napoleão” quando….

Indiferente das qualidades que um dia ele poderia ser, Este NG nunca vai sair do papel.

Se ficasse pronto daqui a uns 7 anos, já seria velho.
Ainda bem que não entramos nessa.

Muita coisa vai rolar na semana que vem…

Robson Br

Só uma dúvida….foi coincidência a abertura do blog pouco antes do vazamento…

Será que também tinham cópia do relatório….RSRSRSR

BRINCADEIRINHA….

Participo a bastante tempo aqui e sei da seriedade do trabalho de vocês…

uma boa noite..;

carl94fn

Felipe gostaria de pedi desculpas pela minha enorme falta de educação em um post passado lamento muito minhas palavras, não retratam a verdade apenas estava de cabeça quente mil perdões não tinha nenhum direito de me comporta daquele modo… lamento muito.
Espero que aceite minhas sinceras desculpas.

carl94fn

Turma mesmo que relatório seja mesmo real, seria o de setembro sem as melhoras das ofertas então sem essa de o NG venceu. Mas se Deus se o bom Deus assim quiser essa novela acaba logo…tomara!!!

sds

Tales

Felipe: desculpe a demora, mas não deu para pesquisar nada ontem, pois cheguei “morto” do trabalho. Hoje fui procurar alguma reportagem sobre o caso dos Torpedos 2000 para transcrever, mas como tenho em torno de umas 2.000 revistas (desde a Flap, Tecnologia e Defesa, Segurança e Defesa, Voar, AeroSport by Skydive, Aeromagazine, Avião Revue, TODOS os números das revistas ASAS e Força Aérea, além de algumas importadas) e elas não estão muito organizadas (quase nada, para ser sincero), tu imaginas como é difícil encontrar uma determinada informação ou reportagem que eu li anos atrás. Pensando melhor durante a busca, já… Read more »

Nautilus

Tales, a história que me foi contada por um ex-comandante da FORS que esteve envolvido no caso do TP 2000 é que a integração do torpedo sueco com os sistema de tiro alemão usado nos Tupi foi inviabilizada por que os alemães cobraram um absurdo para realizar as modificações que lhes cabiam nos tubos de torpedo. Isso envolvia, inclusive, a realização de um furo nos mesmos. Com isso, e pelo fato de a Suécia não poder dar garantia num sistema do qual ela não tinha permissão para mexer sem o necessário conhecimento (o sistema de tiro alemão), o negócio foi… Read more »

Felipe Cps

Obrigado Tales e Nautilus pelas informações. Bem Tales, o que entendi, tanto pela sua informação quanto pela do Nautilus, foi que os suecos não tiveram culpa nenhuma, nem agiram com dolo ou malícia alguma, tendo tentado cumprir sua parte e pago a multa quando não conseguiram. Ponto pra MB, que soube fazer um contrato decente. E em lugar algum vi mencionado os EUA ou o tal giroscópio. Tales, num adianta velho, ninguém vai encontrar uma mancada dos suecos, simplesmente porque eles não dão mancada. São gente muito da séria, coisa que pra nós aqui do Brasil é até difícil entender:… Read more »

Tales

Ok, Felipe: essa versão do Nautilius eu realmente não conhecia. Também não conheço pessoalmente nenhum sueco NATO, então não posso fazer um juízo de valor sobre o comportamento deles. Conheço apenas alguns descendentes. Nada obstante, faço um paralelo com os alemães. Desses conheço muito (inclusive sou descendente). E acho complicado/difícil generalizar um povo de milhões de pessoas. Os alemães também são famosos por serem precisos e sérios. Mas quando a gente analisa o comportamento de algumas indústrias deles no exterior (isso para não falar no comportamento de alguns durante as duas grandes guerras), inclusive aqui no Brasil, é fácil perceber,… Read more »

Barracuda Mocambicana

Ae o Gripen usa papel higienico tabem ?

Santos

Ola à todos. A tempos acompanho as discussoes e comentarios do blog, com interesse mais pelo que todas estas aquisiçoes representariam para uma tao necessaria estrategia de defesa, e tao importante, mesmo que tardia, politica de industria e tecnologia.Nao sou ligado à aviaçao,muito menos especialista. Valeria a pena dar uma olhada nas informaçoes sobre o projeto do Gripen, neste blog frances http://psk.blog.24heures.ch/archive/2010/01/18/index.html
Cordialmente