quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

F-X2: Esclarecimentos

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

vinheta-destaque-aereoA respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

FONTE: CECOMSAER (obs: o mesmo texto aparece reproduzido no site do Ministério da Defesa)

NOTA DO EDITOR 1: Parabéns ao Comando da Aeronáutica pela rápida comunicação em seu site sobre a questão.

NOTA 2: Se já encerrou, por que ainda não encaminhou? Qual a razão da espera?

- Advertisement -

27 Comments

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sirkis

Saudações!

Quem percebeu, entenderá!

Boa Tarde!

Wilson Giordani de Souza

HAhahahahahahuAUauahAHAuaHAAUAUAhahaahahaha…

[]s

Ivan

Amigos,

Muita calma nesta hora!

Olha a FAB informando que não tem nada a informar.
NADA está definido e TUDO pode acontecer.

Abç,
Ivan.

Fernando

aaaah! Legítima nota ninja: Dar-se a entender sem nada informar.
Parabéns a FAB pela nota de esclarecimento e pelo profissionalismo no certame.

Felipe Cps

É isso aí oras, oficialmente a FAB tem que fazer isso mesmo, mas percebam: A FAB JÁ TEM UM VITORIOSO!

E não é francês nem americano.

Sds.

Bonaparte

Defendo uma decisão salomônica: 12 de cada caça para a FAB. Pronto, nos próximos anos decidimos na prática o que é melhor, não agradamos nem desagradamos muito a ninguém. É uma decisão pusilânime, mas é uma decisão. Concordam?

Wilson Giordani de Souza

Felipe Cps em 05 jan, 2010 às 13:46

Vai dar Super Hornet. 🙂

[]s

marujo

Até agora ninguém percebeu: a diputa acirrada entre os aviões sueco e francês favorece um terceiro, no caso o Super Hornet.

RaMbO

Essa post vai render.

Giordani

Tá…e o Sargento Garcia prendeu o zorro também…

Caipira

Foi só eu comentar o silêncio da FAB no outro post….To importante hein!

hehehehehe

Caipira

Mas peraí, se a FAB não entregou o relatório ainda, ela furou os prazos pré-estabelecidos, não?
E aí, POR QUE atrasou?????Qual ou quais os motivos do atraso???
Essa nota foi muito superficial.

Sirkis

Saudações Felipe!

Tem coisas que nem desenhando o povo entende!

Boa Tarde!

Jorge

Isso tudo tá cheirando pizza.
Imaginem se essa surpresa que eles estão falando for um Sukhoi(sonha marcelino, sonha….)

Jorge

Ai sim, seria surpresa!!!!

Jsilva

Só sei de uma coisa, se o escolhido for o Gripen vamos ter que usar tática de país pequeno para enfrentar os Su-30 venezuelanos nos combates simulados. Essa é a escolha da FAB, um caça de brinquedo que nunca é citado em publicações simulando os combates modernos do futuro. Afinal quem manda ter como principal caça e referência de custos um caça da década de 70 atualizado, isso mostra nossa mentalidade pequena. A FAB tem medo de operar um caça de verdade porque se acostumou com o orçamento de baixo custo do F-5M. Lamentável…

Fernando

Pelo jeito o salmão é mais leve e digerível para a Força que o queijo e o hamburger.

Jorge

Fernando

Boa!!!!

th98

sobre a nota2 todo o pais ta parado até depois do dia 10

cledson

isso ai A FAB que vai voar ,PRESIDENTE LULA O SR E O CARA DEIXA COM A FAB A DECISÃO , SE NÃO FOR O SAAB QUE SEJA O F18 PELO MENOS QUEM SABE ELES ACEITAM UNS 100 SP TUCANOS DE ENTRADA.

Jorge

Vocês que gostam do SH, nunca viram esse video http://www.youtube.com/watch?v=GBP4RnKHRlg&feature=player_embedded

???

Wolfpack

“comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.” O RELATÓRIO VAZOU E A FAB DANÇOU, POIS O JOBIM NÃO VIA ENGOLIR ESSA… O FX2 SERÁ CANCELADO COMO FOI O FX1. SÓ NÃO ENTENDE MESMO QUEM NÃO QUER, A FAB JÁ SABE DISSO E JOGOU ESTA NOTA PARA SIM AFIRMAR QUE O RELATÓRIO FOI TERMINDADO E SIM FOI VAZADO PARA A IMPRENSA, ALGO COMO FOI FEITO PELO LULA NO 7 DE SETEMBRO, UM TROCO DE UMA FORÇA AÉREA QUE NÃO SABE MAIS SUA MISSÃO. SE IMPEDE A MARINHA DE OPERAR APARELHOS DE ASA FIXA, SE COMPRA HELICOPTEROS… Read more »

Francisco AMX

Vcs queriam que a FAB falasse que o NG não foi o preferido, negando a matéria? he he, tem cada uma! MAs mesmo se for verdade que a FAB deixou vazar a informação, levianamente, se colocando abaixo da política (sim pq o Lula foi eleito, pode escolher qual caça deve ser comprado, em que país acreditar na estratégia de defesa para formar uma aliança, etc.. etc…) e a FAB é subordinada a ele, não pode fazer biquinho e muito menos se insubordinar, isso sim é crime, sigilo quebrado! e os outros concorrentes? engraçado que tem gente aqui que defende que… Read more »

Francisco AMX

“NOTA 2: Se já encerrou, por que ainda não encaminhou? Qual a razão da espera?”

Pois é… Editores pode ser que ela já encaminhou… para a imprensa! coisa feia isso!

AJS

A mesma FAB, cujo comandante disse por diversas vezes, que o relatório apontaria os prós e contras de cada modelo, sem definir opção por qualquer dos 3.
O que deveria ocorrer no ambito do MD e GF.
Não acredito em mudança dessa atitude, ou estaríamos realmente sem rumo.

Marco Antonio Lins

Srs.( Apenas uma opinião pessoal) A segurança nacional ela não pode estar ligada a interresses mercantilistas,lobys,interesses de empresas. Temos que ter um vetor de grande performace.Quem penssa pequeno será sempre pequeno. Será que este Gripen faz frente com o Sukhoi,F-16,e tantos outros. RAF usa o Gripen para uma de suas etapas de treinamento. As coisas são muito contraditorias!Se nos temos um plano estrategico com a França que se cumpra.Se o Rafale é mais se emcacha na estrategia do END, não tem mais o que se penssar.No treinamento da Arabia Saudita ele ganhou para todos e deu um sufoco no F-22,… Read more »

Luis

A FAB usa fuzis da HK, modelos G3(7,62x51mm) e 33(5,56x45mm) e o SIG 551(5,56x45mm) para o PARA-SAR. O EB usa FN FAL e PARAFAL(7,62x51mm), assim como FAL MD2(5,56x45mm), carabina Colt M4(5,56x45mm) e Imbel MD97L(5,56x45mm). A unidade de contra terrorismo da Brigada de Operações Especiais do EB usa HK G36C (5,56x45mm). A MB usa FAL, e o CFN usa Colt M16 A2 e carabina Colt M4. Total de 3 fuzis da Heckler & Koch, 3 da FN Herstal (todos feitos no Brasil sob licença pela Imbel), 2 da Colt e 1 da própria Imbel. Total de 9(!) fuzis de assalto diferentes… Read more »

Reportagens especiais

Radar quântico – fim do stealth?

Radar quântico pode tornar tecnologias stealth ineficazes A tecnologia "stealth" pode não ser muito furtiva no futuro graças a um...
- Advertisement -
- Advertisement -