Índia e Rússia devem assinar acordos sobre o programa PAK-FA

3

Nas próximas semanas a Índia e a Rússia devem assinar vários acordos sobre o desenvolvimento do caça de quinta geração até o momento conhecido como PAK-FA.

O vice-presidente e diretor-geral da Sukhoi, Alexander Klementiev, informou ao site Flightglobal que a “cooperação vai muito bem”. “Não posso detalhar exatamente onde estamos [nas negociações], mas ambas as partes estão contentes agora. Em algumas semanas assinaremos alguns acordos para aprofundar estes cooperação”, completou.

Recentemente foram noticiadas informações sobre o descontentamento de cientistas e engenheiros indianos a respeito do nível de acesso ao programa PAK-FA. Em parte, esta reclamação se deve à transferência de tecnologia para a Índia.

O acordo inicial entre a Índia e a Rússia foi estabelecido em 2007. A Rússia está desenvolvendo um caça furtivo monoposto e a Índia prefere um biposto que incorpora tecnologias de outros fornecedores também.

Não foi divulgado oficialmente nenhum cronograma para a conclusão do protótipo indiano, mas existem estimativas de que o mesmo estará pronto por volta de 2016/2017. Por outro lado a Rússia havia dito que o primeiro voo do seu PAK-FA ocorreria no final deste ano, algo bastante improvável.

Sobre o programa de construção do Sukhoi Su-30MKI, o mesmo segue como esperado e as aeronaves já entregues à Força Aérea da Índia voltaram a voar depois de ficarem “groundeadas” desde 2 de dezembro. Perto de cem Su-30MKI voam na IAF e o total esperado pode chegar perto de 240 aeronaves.

FONTE: Flightglobal

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington

Como eu queria que o Brasil estivesse neste programa, mas…
Um grande abraço a todos…

Felipe Cps

Uai, mas num era pra VOAR em 2009?????? 🙂

Ivan

Aparentemente a Rússia e a Índia estam ser aproximando cada vez mais na indústria aeronáutica. No meu entendimento os russos escolheram, ou as contingências escolheram para eles, o melhor parceiro para desenvolvimente tecnológico na Ásia. Gostaria muito que o Brasil buscasse uma aproximação maior com a Índia. Segundo a Wikipédia “É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo. Delimitado ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7.517 km”. Uma democracia, mesmo… Read more »