terça-feira, junho 15, 2021

Gripen para o Brasil

ANAC homologa Phenom 300

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

embraer-phenom-300-

O jato executivo Phenom 300, fabricado pela Embraer, recebeu hoje o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O certificado permite que o novo jato possa voar no Brasil. O documento garante também que o modelo seja validado por outras autoridades aeronáuticas estrangeiras, informou a Anac em nota.

A entrega do certificado aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), pela diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.

O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci) e, após concluído, comprova que a Anac verificou as condições da aeronave para operar com segurança.

Depois de 38 meses de trabalho de engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte, o Phenom 300 cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas brasileiras e internacionais de aviação civil, acrescenta a Agência.

A Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos, deverá concluir a etapa de validação do certificado do jato da Embraer para aquele país nas próximas semanas, baseado no CHT concedido no Brasil. A validação pelo órgão regulador europeu (Easa) está prevista para 2010. As duas certificações permitirão a exportação e operação do Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa.

FONTE/FOTO: G1/Embraer

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francoorp

Vish eu nem sabia que existia este modelo da Embraer…

Reportagens especiais

Parafuso sem controle

Relato de Gustavo Adolfo Franco Ferreira (tenente-coronel da reserva da FAB) O Cessna T-37 foi chamado, aqui no Brasil, de...
- Advertisement -
- Advertisement -