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Sistema de comando por voz para o M-346

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A Adacel, empresa norte-americana especializada em softwares e simuladores para a área aeroespacial, anunciou na último dia 30 de novembro um contrato com a italiana Alenia Aermacchi S.p.A. para integrar seus sistemas de reconhecimento de voz nos jatos Aermacchi M-346.

A Adacel fornecerá tanto o hardware como o software para integrar o seu sistema dentro do pacote de aviônicos do M-346. O sistema DVI (Direct Voice Input) foi desenvolvido para reduzir a carga de trabalho do piloto. O sistema de reconhecimento de voz permite que o piloto e a aeronave conversem entre si, eliminando uma série de tarefas que exigiriam comandos de acionamento manual por parte do piloto.

A Adacel já desenvolveu programas de comando por voz para diversas aplicações, incluindo os sistemas em uso pelos F-35 Lightning II e pelos Apache modernizados do Exército Americano.

FONTE: Adacel

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Ivan
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Ivan

O M-346 Master ainda vai dar muito o que falar.
Acredito que será o novo LIFT europeu.
Uma versão sua para caça/ataque leve deveria ser considerada com maior seriedade. Os russos, da Yakovlev, já pensaram nisso.

Aeronave bimotora, mas sem pós-combustão, econômica, supercruise (mach 1,2), fly by wire, tomada de ar protegidas (pode operar em pistas remotas), controles Hotas nas laterais da cabine, espaço para um pequeno mas moderno radar, 3 (três) toneladas de carga externa… enfim, um grande potencial.

Que tal um F/A-346???

Ivan.

casag
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casag

Ivan,

Sempre gostei desta tua busca da ‘namoarada’ ideal.
Mas, não tenho idéia de quanto custa um 346. Você tem?

Ivan
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Ivan

Ainda não, mas vamos descobrir mais cedo ou mais tarde…

casag
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casag

Ivan,

Falam, veja bem, falam, em 20 milhões de dólares a versão LIFT.
Mais uns dez para um caça operacional?

Sds.

Ivan
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Ivan

Casag,

Possivelmente sim. Mas fabricado no Brasil como seria?

Será que teria mercado na América Latina?

Abç,
Ivan.

Ivan
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Ivan

Casag,

Para os debates sobre LIFT / Caça Leve AINDA não é necessário indicar fontes, referências cruzadas e curriculum dos pilotos de testes… he he he.

O debate, como o possível caça, ainda está leve.

Abç,
Ivan.