quarta-feira, agosto 4, 2021

Gripen para o Brasil

PAK-FA T-50 voará ainda em 2009?

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

T50_PopularMechanics_1

Segundo os russos, a resposta é positiva, pelo menos é o que foi prometido na MAKS 09. O desenvolvimento de uma versão biplace é um exigência da Índia, que também faz parte do programa de desenvolvimento do caça de 5ª geração.

O que intriga é que até agora nenhuma foto de um possível protótipo vazou, apenas concepções artísticas.

IMAGEM: Popular Mechanics

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carl94fn

Amanhã a Argentina também vai fala que seu avião 5 geração vai voar antes de 2020 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se bem que os Russos estão bem mais a frente que os chineses, mas 2010?!!

carl94fn

opa, opa 2009!!!! pior ainda

Rodrigo Marques

Seria sensacional…
´
E só em pensar que esta notícia deverá trazer o Wellington de volta, já valeu a pena 🙂

Bosco

Vai trazer o Wellington não. Já trouxe. Posso estar enganado mas aquele cara com capacete ali na foto maior é o próprio. rsrs…..

henrique araujo

ja pensaram em uma revira volta no fx?
seria fora do serio isso, brasil no pak, pqp!

Felipe Cps

Ahahahahahaha… é cada uma, rsrsrsrs 🙂 Já num chega os ching-ling, agora os falidos também??? Ahahahaha…

Sds.

Robson Br

Felipe Cps
Nessa eu concordo contigo…rsrsrsrsr

RodrigoMF

Este projeto do PAKFA é interessante, mas algumas coisas eu não entendo.

Eles tinham convidado o Brasil para participar do desenvolvimento no começo do ano. Se já está desenvolvido a este ponto de voar ainda em 2009 o Brasil iria desenvolver o que ?

Só desenvolvimento bancário ? 🙂

Baschera

Disseram que o Su-35 também não emplacaria em 2009.
Foram fabricados vários protótipos, um inclusive incendiou.
Sua produção seriada já iniciou.

Mas, também acredito que o PAK só será mostrado ano que vem.

Sds.

cmte.felix

Tem algo que não gosto de ver quando vejo essas concepções artísticas.

Aerodinâmica.

Acho esses estabilizadores verticais pequenos demais para um avião que usa turbinas afastadas entre si.

Sei lá. Deve ter alguma magica aí para segurar esse bixo se um dos motores parar.

Abraço

Tomcat

cmte.felix,

Lembra do SR-71? De como os motores eram afastados? O leme não era dos maiores, mas toda sua superfície era móvel, pois um eixo pivotava toda a base.

Olhe a foto de baixo: dá para ver que há uma linha horizontal atravessando toda a base do leme esquerdo. Parece ser o mesmo princípio utilizado no Blackbird. Se for isso mesmo, taí a mágica! 🙂

Um abraço!

flaviodepaula

kkkkkkkkkkk

ei, já vão começar a falar serio???

Essa coisa não voa este ano, e se duvidar nem ano que vem.

A Russia não ta com grana pra isso não. No máximo, aposto em propagando enganosa.

Mas….

Tomcat

Esqueci de completar:

De qualquer forma, as concepções artísticas realmente não costuma levar em consideração a aerodinâmica (nem as propriedades stealth, se falarmos das imagens do caça xing-ling que solta pecinha!) 🙂

Tomcat

“costuma”, digo, “costumam”. Não tenho a pretensão de ser presidente

cmte.felix

É verdade Tomcat, ” ai sim, fomos surpreendidos novamente”.

Abraço

Welington

Fala galera voltei!!! No mínimo intrigante estas declarações dadas desde a MAKS 2009, pois o cronograma do PAK FA T-50 prevê seu primeiro vôo em 2012, adiantar isto em 1 ou 2 anos seria interessante para o projeto porem não tão necessário. Estas afirmações são extremamente curiosas, porem como sempre digo, quando se trata de EUA, Rússia e Alemanha não duvido de nada, mas fico receoso com estas declarações, particularmente acredito que a aeronave voe em 2011 ou 2012, mas é totalmente passível que a aeronave voe antes disto, visto que na visita do presidente Dmitry Medvedev a fabrica da… Read more »

Bosco

Fala aí grande garoto Wellington!
O Galante conseguiu fazer você vencer o medo do escorpião que tava no seu bolso? O Galante ta tratando também de fobia? rsrsr…
Brincadeira a parte, seja bem vindo meu jovem amigo. Sentimos a sua falta já que é a maior autoridade em tecnologia russa e em tecnologia furtiva do Blog.
Vamos ver se o Mauro também aparece agora que você se dignou.rsrs…
Depois da recepção calorosa, agora é que vou ler o que escreveu.
Um forte abraço meu amigo.

Bosco

Isso aí Wellington,
sem falar que o TVC (ou TVN) permite que as superfícies de controle sejam menores já que os mesmos atuam em conjunto.
Essas superfícies menores e inclinadas auxiliam na redução do RCS da aeronave.
Possivelmente caças de 6ªG irão prescindir de superfícies de controle já que o mesmo se dará totalmente pelo vetoramento do empuxo. Provavelmente nem os dispositivos de hipersustentação (flaps) se farão necessários.
Tudo isso para se conseguir uma redução do RCS em banda larga (radar VHF inclusive) que é dependente sobre tudo de “técnicas de forma”.
Um abraço meu amigo.

Welington

Meu grande amigos Bosco estava com saudades de todos vocês. Estava conversando com o Galante e comentando que estão presentes aqui especialistas como Você, Francisco AMX, Marine dentre muitos outros que possuem vastos conhecimentos sobre o tema… O Mauro é uma grande figura e se voltar acrescentará e muito as discussões do BLOG, torço por isto… Perfeito Bosco o TVC como você sabe pode até substituir as superfícies de controle traseiras, porem reparei que no comentário do cmte.felix ele citou uma situação passível que é a de um motor falhar, desta forma o TVC e os estabilizadores verticais totalmente moveis… Read more »

Welington

Ressalva importante faltou citar um grande na pequena lista acima, o Hornet, existem outros grandes, mas se fosse citalos meu comentário seria extremamente extenso…

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