Finalmente, parte dos míseros 75 Rafale entregues desde o ano 2000 (que nem sequer foram para o padrão F2) vão, finalmente, ser modernizados para o padrão F3.
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
Zé, revisando o seu post:
Apenas 13 aviões foram entregues na versão F1: 10 para a Marinha (os 10 da reportagem) e 03 para a Força Aérea.
Todos os F2 da Marinha já foram atualizados para F3. Os da Força Aérea estão em processo de modernização.
Abraço,
Justin
(Justin Case supports Rafale)
flaviodepaula
Visitante
15 anos atrás
Absurdo o custo de 30 milhoes de euros a unidade para modernizar um único caça.
Com essa quantia, da para comprar um bom caça no mercado.
Realmente, com este preço, fica impossível nossas forças se manterem com Rafale
carl94fn
Visitante
15 anos atrás
Essa história de bom e barato não cola no meio militar: Barato e não tão bom, cai melhor ou barato e meia boca também fica legal… Se o Brasil não esta pronto para comprar este caça então não deve compra concordo, mas não pensem que vai consegui algo equivalente por um preço inferior, isso não existe mesmo! Mas me parece uma boa idéia escolher 2 caças… O Rafale para missões de interceptação e superioridade aérea e o Gripen Ng para missões mais simples como ataque e apoio ao Rafale. Mas é só uma opinião… Acho que vai se só um… Read more »
flaviodepaula
Visitante
15 anos atrás
carl94fn
Concordo com vc.
Thierry
Visitante
15 anos atrás
he he sorry but you all speculate on prices between french State and Dassault=their own cooking (French State shareholder of Dassault)
The goal: Dassault always financially fit and ready for action!
——————————————————————
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
É difícil julgar o preço do retrofit, sem contabilizar exatamente qual o trabalho a ser feito para esta mudança de configuração.
Deve-se considerar que grande parte do valor refere-se aos aviônicos (Thales), uma vez que praticamente toda eletrônica embarcada, o sistema de missão, radar, guerra eletrônica terão que ser modificados/substituídos para alcançar o padrão F3.
Sabemos que o que define as eficiência operacional das várias gerações de aeronaves de caça é, principalmente, a suite eletrônica.
Os aviônicos são, portanto, os elementos primordiais na composição dos custos da aeronave.
Justin
(Justin Case supports Rafale)
ZE
Visitante
15 anos atrás
“Justin Case em 26 nov, 2009 às 14:06
Zé, revisando o seu post:
Apenas 13 aviões foram entregues na versão F1: 10 para a Marinha (os 10 da reportagem) e 03 para a Força Aérea.
Todos os F2 da Marinha já foram atualizados para F3. Os da Força Aérea estão em processo de modernização.
Abraço,
Justin”
Daí você vê o pepinão que é o Rafale.
Baschera
Visitante
15 anos atrás
Justin Case em 26 nov, 2009 às 18:49
Pô Justin, concordo com seu comentário, mas avalie melhor : com 30 milhas de EUROS mais um UM CENTAVO, vc compra um Su-35, com toda a nova eletrônica, radar PESA, etc.. e duas turbinas !!!
PS: O centavo é para pagar a embalegem de natal das duas caixas de vodka que vem de brinde !!! RSSSSSSSSS.
Não adianta, o Rafale é só para o bico francês.
Sds.
ZE
Visitante
15 anos atrás
Alguém sabe quantos esquadrões de Rafale a Força Aérea Gualesa conseguiu montar, desde que o Rafale começou a ser nos idos de 2004 ? “Impressionantes” 36 Rafale, divididos em 2 esquadrões. Isso é que é escala. Às vezes, esses números superlativos me enchem os olhos. Alguém sabe quantos Rafale a Marinha de Guerra deles tem operacionais? O número é de 26 (realmente, trata-se de um número de tirar o fôlego). Alguém sabe quantos Rafale foram ou estão sendo produzidos em 2009? 13(eita número da sorte). E ainda tem gente que diz que o Super Hornet está em fim de vida.… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Thierry, (I am repeating the post)
One interesting thing when we think of the operating costs of a modern combat plane: the embedded technology.
For those who want to understand more about the Rafale’s operating costs, here is a very interesting link?
with at the bottom,right column, estimate cost per aircraft per year made by swiss experts
Ciao ciao my friend
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
Baschera Justin Case A modernização dos F5 custaram uma bagatela de US$5 milhões a unidade, sendo que muitos serviços nem entraram nos custos, pois foram considerados de rotina. O custo desta modernização foi muito superior ao preço do aparelho. O preço dos sistemas são muito caros, basta ver o que a FAB pagou por alguns Pods Litening e Reccelite. Realmente temos que ver o que está nos custos desta atualizações. Como os aparelhos são da primeira leva, muitos problemas detectados nas primeiras operações, devem ser corrigidas, inclusive problemas mecânicos. O preço pode ser alto, mas justifica pela vida útil das… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Engraçado como a defesa do precinho do Rafale é feita de duas formas: 1. Atacando quem diz que ele é caro (prioridade); 2. Tentando justificar seu preço pela (suposta) qualidade. No ponto 1, percebe-se que a estratégia tem toda a pinta da caterva PeTralha. Porquê? Porque eles usam a máxima leninista de “nunca rebater com argumentos” mas sim atacar o interlocutor, tentar desacreditá-lo. Percebam que é uma estratégia coordenada, feita de uma mesma maneira por mais de um interlocutor. Apenas um detalhe pra essa “gente” que acha que “os fins justificam os meios” e que “não se pode fazer omeletes… Read more »
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
Felipe, O CUSTO de um produto, considerando empresas eficientes, tem sim relação direta com a qualidade. Você não pode descartar isso. Veja que eu falei CUSTO. Se existe PREÇO abusivo, com margem de lucro excessiva, a próprio processo de concorrência deve se encarregar de eliminar isso. Se a concorrência não for suficiente, os clientes (governo francês ou governo brasileiro) devem fazer (e fazem corriqueiramente, por força de lei) a análise de custo. Com certeza o custo europeu (Suécia inclusive) é superior ao americano, por condições econômicas e efeitos de escala de produção. Não é lógico imaginar, contudo, que a diferença… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Justin Case em 27 nov, 2009 às 8:12: Justin, não vou discutir contigo porque já falei o que tinha pra falar sobre o preço do Rafale, quem não quiser enxergar que não enxergue – não dou a mínima, e de qq maneira não muda nada. Acho mais do que lógico imaginar que a diferença chegue à proporção indicada. Mas se vc “supports Rafale”, não vou perder meu tempo. Só uma informação, que talvez você não saiba: a moeda da Suécia é a Coroa Sueca (não o Euro), e a suécia NÃO FAZ PARTE DA EUROPA (leia-se CEE ou “Zona do… Read more »
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
Praticamente todos que postam regularmente aqui no blog têm suas preferências.
Uns declaram abertamente, outros não.
Espero que essa minha opção de declarar apoio a uma solução específica seja considerada como uma atitude ética e transparente; não um empecilho à discussão sadia, mesmo entre os que têm opiniões divergentes.
Justin
(Justin Case supports Rafale)
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Claro Justin, é transparente e honesto de sua parte e isso sempre é louvável. É uma atitude completamente diferente de um pessoalzinho que vive a esconder suas preferênias políticas e os motivos de suas preferências técnicas.
Você, o Chicão, o Giordani e alguns outros, eu coloco na conta de “bons” defensores do Rafale. Apenas me referi ao fato de que, se vc já está com a cabeça feita, nada que eu disser diretamente a você vai mudá-la.
Finalmente, parte dos míseros 75 Rafale entregues desde o ano 2000 (que nem sequer foram para o padrão F2) vão, finalmente, ser modernizados para o padrão F3.
Zé, revisando o seu post:
Apenas 13 aviões foram entregues na versão F1: 10 para a Marinha (os 10 da reportagem) e 03 para a Força Aérea.
Todos os F2 da Marinha já foram atualizados para F3. Os da Força Aérea estão em processo de modernização.
Abraço,
Justin
(Justin Case supports Rafale)
Absurdo o custo de 30 milhoes de euros a unidade para modernizar um único caça.
Com essa quantia, da para comprar um bom caça no mercado.
Realmente, com este preço, fica impossível nossas forças se manterem com Rafale
Essa história de bom e barato não cola no meio militar: Barato e não tão bom, cai melhor ou barato e meia boca também fica legal… Se o Brasil não esta pronto para comprar este caça então não deve compra concordo, mas não pensem que vai consegui algo equivalente por um preço inferior, isso não existe mesmo! Mas me parece uma boa idéia escolher 2 caças… O Rafale para missões de interceptação e superioridade aérea e o Gripen Ng para missões mais simples como ataque e apoio ao Rafale. Mas é só uma opinião… Acho que vai se só um… Read more »
carl94fn
Concordo com vc.
he he sorry but you all speculate on prices between french State and Dassault=their own cooking (French State shareholder of Dassault)
The goal: Dassault always financially fit and ready for action!
——————————————————————
É difícil julgar o preço do retrofit, sem contabilizar exatamente qual o trabalho a ser feito para esta mudança de configuração.
Deve-se considerar que grande parte do valor refere-se aos aviônicos (Thales), uma vez que praticamente toda eletrônica embarcada, o sistema de missão, radar, guerra eletrônica terão que ser modificados/substituídos para alcançar o padrão F3.
Sabemos que o que define as eficiência operacional das várias gerações de aeronaves de caça é, principalmente, a suite eletrônica.
Os aviônicos são, portanto, os elementos primordiais na composição dos custos da aeronave.
Justin
(Justin Case supports Rafale)
“Justin Case em 26 nov, 2009 às 14:06
Zé, revisando o seu post:
Apenas 13 aviões foram entregues na versão F1: 10 para a Marinha (os 10 da reportagem) e 03 para a Força Aérea.
Todos os F2 da Marinha já foram atualizados para F3. Os da Força Aérea estão em processo de modernização.
Abraço,
Justin”
Daí você vê o pepinão que é o Rafale.
Justin Case em 26 nov, 2009 às 18:49
Pô Justin, concordo com seu comentário, mas avalie melhor : com 30 milhas de EUROS mais um UM CENTAVO, vc compra um Su-35, com toda a nova eletrônica, radar PESA, etc.. e duas turbinas !!!
PS: O centavo é para pagar a embalegem de natal das duas caixas de vodka que vem de brinde !!! RSSSSSSSSS.
Não adianta, o Rafale é só para o bico francês.
Sds.
Alguém sabe quantos esquadrões de Rafale a Força Aérea Gualesa conseguiu montar, desde que o Rafale começou a ser nos idos de 2004 ? “Impressionantes” 36 Rafale, divididos em 2 esquadrões. Isso é que é escala. Às vezes, esses números superlativos me enchem os olhos. Alguém sabe quantos Rafale a Marinha de Guerra deles tem operacionais? O número é de 26 (realmente, trata-se de um número de tirar o fôlego). Alguém sabe quantos Rafale foram ou estão sendo produzidos em 2009? 13(eita número da sorte). E ainda tem gente que diz que o Super Hornet está em fim de vida.… Read more »
Thierry, (I am repeating the post)
One interesting thing when we think of the operating costs of a modern combat plane: the embedded technology.
For those who want to understand more about the Rafale’s operating costs, here is a very interesting link?
http://www.ainonline.com/news/single-news-page/article/the-secrets-of-low-rate-low-cost-rafale-production/
pass it on…hehehe
abração brother
ps. Chicão, se quiser dar uma olhada no link também, pode ajudar a entendermos alguns pontos interessantes.
Hornet( I am also repeating again he he!)
http://www.pro-kampfflugzeuge.ch/f/kosten-f.php
with at the bottom,right column, estimate cost per aircraft per year made by swiss experts
Ciao ciao my friend
Baschera Justin Case A modernização dos F5 custaram uma bagatela de US$5 milhões a unidade, sendo que muitos serviços nem entraram nos custos, pois foram considerados de rotina. O custo desta modernização foi muito superior ao preço do aparelho. O preço dos sistemas são muito caros, basta ver o que a FAB pagou por alguns Pods Litening e Reccelite. Realmente temos que ver o que está nos custos desta atualizações. Como os aparelhos são da primeira leva, muitos problemas detectados nas primeiras operações, devem ser corrigidas, inclusive problemas mecânicos. O preço pode ser alto, mas justifica pela vida útil das… Read more »
Engraçado como a defesa do precinho do Rafale é feita de duas formas: 1. Atacando quem diz que ele é caro (prioridade); 2. Tentando justificar seu preço pela (suposta) qualidade. No ponto 1, percebe-se que a estratégia tem toda a pinta da caterva PeTralha. Porquê? Porque eles usam a máxima leninista de “nunca rebater com argumentos” mas sim atacar o interlocutor, tentar desacreditá-lo. Percebam que é uma estratégia coordenada, feita de uma mesma maneira por mais de um interlocutor. Apenas um detalhe pra essa “gente” que acha que “os fins justificam os meios” e que “não se pode fazer omeletes… Read more »
Felipe, O CUSTO de um produto, considerando empresas eficientes, tem sim relação direta com a qualidade. Você não pode descartar isso. Veja que eu falei CUSTO. Se existe PREÇO abusivo, com margem de lucro excessiva, a próprio processo de concorrência deve se encarregar de eliminar isso. Se a concorrência não for suficiente, os clientes (governo francês ou governo brasileiro) devem fazer (e fazem corriqueiramente, por força de lei) a análise de custo. Com certeza o custo europeu (Suécia inclusive) é superior ao americano, por condições econômicas e efeitos de escala de produção. Não é lógico imaginar, contudo, que a diferença… Read more »
Justin Case em 27 nov, 2009 às 8:12: Justin, não vou discutir contigo porque já falei o que tinha pra falar sobre o preço do Rafale, quem não quiser enxergar que não enxergue – não dou a mínima, e de qq maneira não muda nada. Acho mais do que lógico imaginar que a diferença chegue à proporção indicada. Mas se vc “supports Rafale”, não vou perder meu tempo. Só uma informação, que talvez você não saiba: a moeda da Suécia é a Coroa Sueca (não o Euro), e a suécia NÃO FAZ PARTE DA EUROPA (leia-se CEE ou “Zona do… Read more »
Praticamente todos que postam regularmente aqui no blog têm suas preferências.
Uns declaram abertamente, outros não.
Espero que essa minha opção de declarar apoio a uma solução específica seja considerada como uma atitude ética e transparente; não um empecilho à discussão sadia, mesmo entre os que têm opiniões divergentes.
Justin
(Justin Case supports Rafale)
Claro Justin, é transparente e honesto de sua parte e isso sempre é louvável. É uma atitude completamente diferente de um pessoalzinho que vive a esconder suas preferênias políticas e os motivos de suas preferências técnicas.
Você, o Chicão, o Giordani e alguns outros, eu coloco na conta de “bons” defensores do Rafale. Apenas me referi ao fato de que, se vc já está com a cabeça feita, nada que eu disser diretamente a você vai mudá-la.
Abs.