Queda do Caravan: começa a operação de resgate da aeronave

1

Nota 20 – 02/11 (18h00)

O Comando da Aeronáutica informa que já foi iniciada a operação para recuperar a aeronave C-98 Caravan que permanece submersa no igarapé Jacurapá desde a manhã da última quinta-feira (dia 29/10). Hoje pela manhã (02/11), um helicóptero H-60 da Força Aérea Brasileira (FAB) levou para a clareira aberta no local do acidente 13 militares e equipamentos do Corpo de Bombeiros do Acre. A equipe pernoitará no local e fará a montagem dos equipamentos necessários ao resgate da aeronave.

Amanhã (03/11), um avião C-105 Amazonas da FAB sairá de Manaus com mais 17 militares em direção à Cruzeiro do Sul (AC) de onde seguirão de helicóptero para a clareira para dar início aos trabalhos de recuperação e desmontagem do C-98 Caravan. Além do C-105 Amazonas, três helicópteros H-60 Blackhawk estão mobilizados para a missão.

O objetivo do resgate do Caravan é coletar informações para a investigação dos fatores contribuintes para o acidente. Não há prazo para a conclusão do relatório. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá os trabalhos de forma reservada, porém, todas as recomendações de segurança que forem emitidas e que possam contribuir para a aviação civil serão prontamente disponibilizadas.

O Suboficial Marcelo dos Santos Dias foi sepultado na tarde de hoje (02/11), às 17 horas, horário local, no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita (RJ). A cerimônia foi reservada à família e amigos do militar.

Com mais de 25 anos de serviços prestados à FAB, o Suboficial Dias era especialista em manutenção de aeronaves, contava com cerca de três mil horas de voo nos modelos P-16, C-97, C-95 e C-98 Caravan. Ele atuava no 7° Esquadrão de Transporte Aéreo, baseado em Manaus, desde dezembro de 2005, onde era instrutor e inspetor na manutenção das aeronaves C-97 e C-98, possuindo grande conhecimento sobre motores e hélices.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o Suboficial Dias era casado com Sulimar Baptista dos Santos e pai de três filhos: Maurício Laercio dos Santos Dias (19 anos), Marlon Couto Dias (13 anos) e Maisa Baptista Dias (8 anos).

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: CECOMSAER

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

É nessas horas que um Mi-26 faz falta. Seria bom que o Jobim negociasse com os russos para comprarmos algumas unidades.