quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Queda do Caravan: prosseguem as buscas pelos desaparecidos

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Nota 15 – 31/10 (17h30)

O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que continuam as buscas para encontrar o Sr. João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e o Suboficial Marcelo dos Santos Dias. Eles estavam a bordo da aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez um pouso forçado no igarapé Jacurapá, na manhã da última quinta-feira (29/10).

A aeronave C-98 Caravan está dentro da água, a aproximadamente 6 metros de profundidade, a 6 metros da margem do rio e distante em torno de 370 metros do local onde foram resgatados nove sobreviventes na manhã de ontem (30/10). O rio permite apenas o uso de embarcações de pequeno porte em virtude de ser bastante sinuoso.

Participam das buscas no local 15 militares da FAB, 6 do Exército Brasileiro, 2 da Marinha e 2 bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC), além de índios da tribo Marubo. A equipe continuará os trabalhos durante o período noturno.

A região é de difícil acesso. Dois helicópteros H-60 Blackhawk da FAB e um HM-3 Cougar do Exército estão fazendo o transporte de militares e equipamentos de apoio até a clareira aberta próximo ao local. Uma aeronave C-105 Amazonas da FAB sobrevoa a área para apoiar os militares em terra na comunicação com as bases em Cruzeiro do Sul (AC) e Manaus (AM).

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou seis sobreviventes do acidente de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM), aonde chegaram às 13h23 (horário de Brasília). De lá, cinco deles seguiram para o município de Atalaia do Norte, onde residem, e um para Manaus.

Nota 13 – 31/10 (11h50)

O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que continuam as buscas para encontrar o Sr. João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e o Suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico da aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez um pouso forçado no Igarapé Jacurapá na manhã da última quinta-feira (29/10).

As buscas aéreas prosseguiram ontem (30/10) até às 22 horas, horário local, e quatro militares da FAB continuaram a operação por terra e no rio Ituí durante a madrugada com a ajuda de equipes do Exército, da Marinha, do Corpo dos Bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC) e de índios da tribo Marubo. As operações aéreas foram retomadas hoje pela manhã (31/10). Uma clareira já foi aberta no local e as equipes contam com botes e equipamentos de mergulho.

Os demais nove ocupantes da aeronave já foram resgatados e passam bem. Os seis civis pernoitaram em Cruzeiro do Sul (AC) e devem seguir hoje em voo da FAB para Tabatinga (AM). Os três militares chegaram ontem (30/10) em Manaus, onde foram recebidos por seus familiares e amigos.

A prioridade do Comando da Aeronáutica é resgatar as duas pessoas desaparecidas e posteriormente, remover a aeronave do local para a coleta de informações. A tripulação do C-98 Caravan foi entrevistada pela comissão que investiga o acidente, a fim de que o maior número de dados possíveis seja coletado, visando contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

A investigação deste acidente não tem prazo para ser concluída, porém todas as recomendações de segurança que forem emitidas e que possam contribuir para a aviação civil serão prontamente disponibilizadas.

A aeronave do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo desapareceu na manhã da última quinta-feira (29/10) quando voava de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM). As condições climáticas eram boas e a tripulação era comandada pelo 1° Tenente Carlos Vagner Ottone Veiga, aviador com mais de duas mil horas de voo, sendo mais de mil em aeronaves C-98, da qual é instrutor.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Assessoria de Comunicação Social da Fundação Nacional de Saúde

Fonte: CECOMSAER

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alexandrefontoura

Só para deixar todo mundo ciente:
O C-98 Caravan acidentado foi o FAB 2725.

Alexandre Galante

Grande Fontoura, valeu pela info!

Reportagens especiais

Mectron lança livro dos seus primeiros 20 anos e revela detalhes de seus programas

Alexandre Galante A Mectron apresentou com exclusividade ao Poder Aéreo/Forças de Defesa na terça-feira (10.12.13), em São José dos Campos-SP,...
- Advertisement -
- Advertisement -