vinheta-clippingAté o final do ano, os três primeiros helicópteros de ataque comprados da Rússia serão utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para reforçar a presença militar na região da Amazônia. Eles vão ficar sediados na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia. Os helicópteros chegam à região em um momento de tensão militar na América do Sul, sobretudo entre os países andinos: Colômbia, Equador e Venezuela.

São aeronaves MI-35, que integram um lote de 12 unidades, do mesmo tipo que os modelos vendidos para o país do presidente Hugo Chávez. Porém, os planos da FAB não param por aí. A Aeronáutica também está criando a unidade pioneira de aviões de caça também na Amazônia. A partir do final de 2010, os seis primeiros jatos supersônicos F-5, totalmente modernizados pela Embraer, que hoje operam em Natal, serão transferidos para Manaus.

No futuro, parte do lote de 36 caças que o Brasil está comprando dentro do projeto FX-2 ficará na capital amazonense para fazer a defesa aérea da região. Até hoje, a Amazônia não dispõe de aeronaves de grande performance para proteger a fronteira brasileira e ajudar no combate ao narcotráfico.

FONTE:.O Estado de S. Paulo / FOTO: Voo Tático

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pcostrj

Essa foto virou papel de parede.

Que venha pelo menos mais uns 20, tanto para FAB como pro EB.

Que venha tb Helis de transporte Russos.

Abs,
PR

J Curitiba

Sinceramente… Esperava uma pintura mais agressiva, não um troço berrante destes!

Creio que esse padrão terá vida curta na Amazônia.

Francisco AMX

Modo ironia “on” –

Não é que os russos estão entregando no prazo? como pode uma coisa dessas! isso não bate com os comentários de muitos aqui no blog!

modo ironia “of”

danielpereira

QUE ESSA IDÉIA DE MELHORES MÁQUINA NA REGIÃO NORTE JÁ DEVERIAM ESTÁ FUNCIONANDO A TEMPOS, MAS ANTES TARDE QUE NUNCA

Felipe Cps

Chicão: entregar eles entregam, o problema é o “pós-entrega”, rsrsrs… 🙂

No mais, achei feia e, me parece, ineficaz, essa camuflagem. Esse azul cobalto não coaduna com nada na amazônia. Como alguém disse em outro post, muito melhor seria uma camuflagem no padrão dos Blackhawk da FAB. Pra um helicóptero de ataque, ficou com cara de “mansinho”…

Abs.

Bosco

Podemos notar que já tem uma ‘pecinha’ solta embaixo do cockpit à frente da bequilha do trem de pouso do nariz.

Bosco

Rsrsr…..

Fernando "Nunão" De Martini

Ih, gente, essa nova camuflagem tática da FAB é muito engraçada na hora de fotografar. Conforme o dia, a luz, nublado, sol etc ela muda bastante a cara. Basta comparar com a foto do C-295 e do F-5EM dos posts aqui perto, tiradas no PAMA-SP, com tempo nublado. Tem hora que o verde e o cinza ficam muito próximos na tonalidade, dando pouco contraste, tem hora que o contraste fica muito maior, tem hora que o cinza vira o azul cobalto que vocês estão falando. Depende também da distância e do fundo. A ponto principal é que a maior parte… Read more »