quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Tensão entre Air France e pilotos cresce

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Quase cinco meses depois que um Airbus A330 da Air France indo do Rio a Paris caiu no Oceano Atlântico, a empresa aérea está advertindo seus pilotos para que sigam com mais rigor os procedimentos de segurança e parem de criticar a companhia. Mas os pilotos da empresa estão irritados com que percebem como uma reprimenda, dizendo que a diretoria os está culpando pela incapacidade dela própria de manter a segurança.

Em um memorando enviado na semana passada a todas as tripulações de cabine, a empresa, divisão da Air France-KLM SA, informou que um exame de incidentes recentes mostrou que alguns ocorreram porque os pilotos desprezaram procedimentos básicos de segurança. Mas o memorando também deixou claro que as causas do acidente de 1º de junho no vôo AF 447, na rota Rio-Paris, continuam desconhecidas.

Desde o acidente com o Airbus A330, que matou todas as 228 pessoas a bordo, a aérea vem tendo atritos com seus pilotos devido às regras de segurança. Alguns sindicatos de pilotos disseram que o memorando ressalta as tensões crescentes na empresa.

“Essa carta é inaceitável”, disse Erick Derivry, porta-voz da SNPL, o maior sindicato de pilotos da Air France. “Ela ressalta como os pilotos perderam a confiança na diretoria.”

O memorando crítica os pilotos por não seguirem práticas adotadas em todo o setor. “Não há necessidade de reparar os procedimentos, nem de criar novos”, diz o memorando, assinado por Pierre-Marie Gautron, chefe das operações da Air France, e por Etienne Lichtenberger, chefe de segurança, e ao qual o Wall Street Journal teve acesso.

A Air France informou, em nota divulgada sábado, que o memorando foi um documento interno destinado a reforçar a segurança, acrescentando que a empresa tem plena confiança em seus pilotos.

FONTE: Wall Street Journal

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reportagens especiais

Saab JAS 39 Gripen – herdeiro de uma longa linhagem de caças a jato suecos

Os mais famosos aviões de caça da história costumam ser os produzidos pelas grandes potências militares, desde o início...
- Advertisement -
- Advertisement -