Suécia melhora proposta e atrai Lula

218

Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião. Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo das vantagens de seu jato

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

vinheta-clippingO programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem, quando todas as três empresas finalistas formalizaram suas propostas definitivas à FAB, com melhores preços e condições. O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca Saab, continua no páreo por ser mais barato e oferecer maior transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.

Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela França, Lula aproveitou um dos voos para o exterior para ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a Folha apurou, ele comentou: “Puxa, eu não sabia disso!”

Esse mesmo filme, mostrado ontem na Embaixada da Suécia para jornalistas, diz em resumo que a indústria nacional será responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que o Brasil poderá exportar o avião para a América do Sul e para seus parceiros tradicionais, além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela Suécia “para todo o planeta”.

O filme foi “contrabandeado” para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que já conta com a participação de técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no “demonstrador de conceito”, uma espécie de prévia do avião, cuja fabricação no Brasil está prevista desde o início, com a primeira entrega em 2014. E com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.

Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.

Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson Jobim, principal responsável pela condução do processo, visitou as instalações militares da França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukkoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.

Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações dos governos tanto do Brasil como da França foram de que o negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.

Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. O governo brasileiro não crê nas promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.

Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao Alto Comando da Aeronáutica. O resultado irá para Defesa, Planalto e Conselho de Defesa Nacional. A decisão é de Lula.

FONTE: Folha

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

218 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-Bomb

Sera que vai dar os dois ( Rafale e Gripen)?

Lobo

Pode ser informação, ou muito provável, contra-informação. Há muita gente sofrendo aqui no bliog por não entender que nem tudo que se publica é contra-informação.
Recomendo calma e pouca imaginação até sair o resultado.

ToP GuN

Pro desenvolvimento da indústria nacional e o preço de manutenção/aquisição, o Gripen se encaixa ao Brasil.

Abraços

ronaldo

“Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo.”

so por essa ja da pra tirar uma base dessa reportagem ai
eu acho que a casa caiu pro lado da SAAB daqui a pouco vão prometar dar ate o país pra tentar convercer o Lula.

Gunter

(…Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo…)
(… Conforme a Folha apurou, ele comentou: “Puxa, eu não sabia disso!”…)
(…Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco…)
Três pontos importantes no artigo da jornalista que desqualificam e jogam na lata do lixo a credibilidade da noticia. É mais um factóide.

Bassman

Que o “Santo” Dumont escute minha prece e que a proposta da Suécia seja a vencedora, que eu particulamente acho que a melhor para o Brasil.

majunior

todos querem o rafale ou o f-18, mais na verdade só um se encaixa aki q é o gripen! sem mais.

Francisco AMX

BOBAGEM, artigo tendencioso para gerar notícia!

Mirage

Tinha que dar gripen.

latino

otima oportunidade para o BRASIL ,,,vai grifo

sds

Lucas Urbanski

Já falei e repito, este FX-2 vai ter 2 vencedores, O Rafale F3 sendo um ótimo vetor escolhido políticamente e o Gripen NG BR também será escolhido mas este pelo lado da ajuda para a contrução do avião que fez as empresas brasileiras do ramo da aviação suspirarem de amores pelo sueco.
Não faz sentido a escolha do avião ir de encontro com o governo e também não faz sentido o governo ir contra a opinião das empresas, pois são elas que vão literalmente colocar a mão na massa e receber o know-how necessario para a fabricação de caças.
Abraço.

jean

Boa noite!

Sem muito alarde mas o pais tem muito afinidade com o projeto NG.

Felipe Cps

Refaço com menos pressa o comentário que fiz no post anterior: Pelo que se entende do texto, e a Eliane Cantanhêde merece credibilidade, o MULLA não estava “sabendo” da proposta sueca, ao ponto de ter exclamado seu famoso “Eu não sabia” (o que nos leva a poderar a respeito do que mais ele não sabe – se é que sobrou alguma coisa para ele “não saber”). E o fato de Oficiais terem de “contrabandear” o vídeo de apresentação da SAAB (leia-se: entregando-o ao Lulla sem passar pelo NJ e seu negregado MD) demonstra que Nelson Jobim está comandando o processo… Read more »

Cássio

Tirando o aspecto da incoerencia da noticia, 4 anos pra desenvolver o avião e fabrica-lo aqui é muito pouco tempo, ainda mais contando que o nivel de nacionalização(desenvolvimento) será de 40%.
Se fosse um país que já tivesse linhas de montagem de caças, até se poderia pensar. A não ser que aqui fique sendo a “funilaria do Seu Bento” e o grosso da tecnologia seje desenvolvida por lá mesmo.

Christiano

É senhores a curto prazo o melhor é o Rafale mas, se a Suécia cumprir o que diz,a longo prazo sem dúvida é a melhor proposta,porem esse gap até 2014 tem que ser preenchido,algum palpite?

Vassili Zaitsev

Será que o “meu” preferido ainda tem reais chances de levar o FX-2???? Pelo motivo econômico, sempre fui Gripen. Afinal, nossa querida FAB nunca foi uma “primazia”, em se falando em verbas. Ou melhor, nenhuma de nossas FFAA é uma “primazia” neste quesito. E, pelo que parece, o Gripen NG, por ser monomotor, tem o custo da hora de voo reduzido em 50%, se comparado à Rafale e Super Hornet. Sei muito bem que os requisitos básicos para a escolha do novo Jaguar são diversos, mas me baseio principalmente neste. Afinal, nada adianta comprar o Rafale, se depois não teremos… Read more »

Leigo

Felipe Cps

Seu comentário foi muito bom …

Concordo.

emerson

Olá a todos, Lula não é um ingênuo, e toda a sua experiencia de lider sindical lhe dá uma vantagem sobre outros negociadores. Vejo agora que quem caiu na armadilha da negociação foram os fornecedores (franceses, americanos e suécos). Ao criar o factóide, obrigou todos os fornecedores a reverem as propostas, melhorandos os preços e as condições. Pode ser que o Grippen vença, pode ser que o Rafale vença.. ou até o F18. Mas como já foi dito, inclusive pelo Bro.Saito, qualquer um dos aparelhos será fantástico para a FAB. Por outro lado, acho que todos aqui já perceberam a… Read more »

Vitor

Tem que dar Gripen. Projeto de desenvolvimento conjunto e projeto do caça da próxima geração. Mais vetores e menor custo operacional. Tecnologia de ponta e atual. E com a experiencia da Embraer pode ser que no futuro ela consiga fazer uso dos motores Rolls-Royce para o Gripen em vez do americano ja que os brasileiros estao iguais os aiatolas(repudiando os americanos).

Gabriel from reu

Tomara que seja gripen…
TOMARAAAAA!!!!
Vimos os Mirage III voar por 30 anos, estamos vendo o F-5 voar por 39 anos e contando, será que veremos um dos 3 Fx2 Voando daqui a 20 ou 30 anos?
to falando em materia de custo e manutenção…

CADU

Boa Noite Felipe, você sabe que tudo que comenta eu assino em baixo, mas como o Hornet, eu não entendo este teu PROBLEMA com o LULA (Não sou PT), mas tenho que bater palmas para o cara, seguiu com o plano real, algo que nenhum político deste país fez com os planos que estavam dando certo de seus antecessores, elevou o nome do país internacionalmente, esta levantando as nossas forças armadas, ganhou para o Brasil o mundial e para o Rio a olímpiada (também para o Brasil), é o presidente com maior prestígio do globo, isto sendo um “semi-analfabeto” como… Read more »

PONTE PRETA

que venha o caça e missies e radares e não se esqueçam de comprar peças sobressalentes, parece ridiculo mas depois que eu fiquei sabendo que o amx não tem radar nada mais me surpreende

Felipe Cps

Amigo CADU: Num país ideal, quem decide que equipamentos militares comprar são… os militares. Ou pelo menos estes tem um minimo de influência sobre os políticos e estes um pouquinho de ponderação para que não façam caca. Aqui não: são as empreiteiras e os políticos, sozinhos… antes mesmo dos militares decidirem o que querem!!! De resto, que ótimo que as Forças Armadas estão “reerguidas”, a tropa dispensada por falta de bóia no Exército, ou os 4 A4 da MB, que o digam… Amigo, PAPEL: é tudo que o mollusco fez até agora, e fez tarde: só no sétimo ano de… Read more »

Wolfpack

Se der Gripen NG, em 2014 estaremos voando os F5EM e Mirage 2000, e querendo comprar mais Mirage 2000 da França ou os F5 do Chile. Não nada de real neste aparelho, como pode se divulgar que este vetor será o mais moderno e atualizado caça multifunção em 2014, se nem hoje se estivesse em produção o seria? Não acredito nem nesta opção da FAB por este aparelho. Acho que estão com receio de voar bireatores, ou que não consigam homologar os A-Dart nos Rafale ou F18E/F. Se der o Gripen será uma decepção. Aceito o F18E/F mas não o… Read more »

Marco Antonio

BOA NOITE A TODOS
Concordo com o colega Emerson,achar que o lula é ingénuo é apelar um pouco, o cara negociava o salário de todos os metalúrgicos do ABC,isso no tempo da ditadura,sabe de uma coisa daqui a 50 anos,quando fizerem uma retrospectiva dos presidentes do Brasil,lula teria sido o presidente mais esperto da sua época,não preciso nem enumerar as situações de seus 2 mandatos.

brazilwolfpack

Aqui esta a soluxao: 12 F-18 para Stop-Gap, 36 Rafale para a MB,e 150 Grippen,produzidos no Brasil,para a FAB.

ronaldo

CADU em 03 out, 2009 às 20:45

pois é, sem contar que se hoje o Brasil esta com essa moral toda de fazer os fornecedores implorarem pra venderem seu peixe, é pelo presidente lula molusco que fortaleceu o nome do país no mundo, se fosse alguem do PSDB quando muito ia comprar uns F-5 usado dos EUA se é que ainda ha algum.

sonic wings

Srs. a função de um presidente da Republica, assim como presidentes de grandes empresas, não é tecno ele não precisa entender de aviões pra tomar decisões. Ele deve ter uma equipe em quem confia e diante de relatórios enxutos e diretos possa tomar a decisão final, esse é o seu papel e como vimos pela materia todas as decisões que ele havia tomado até o momento foram baseados nos dados que ele estava recebendo de seus acessores. Já tive a oportunidade de participar de reuniões com acionistas e presidentes de grandes empresas. Onde a regra para as apresentações de relatórios… Read more »

emerson

Pois é, Também acho que Felipe exagera ás vezes em sua implicancia com Lula. Fiquei pensando nos 6 anos de Lula e 8 de FHC e no que foi feito pela Defesa por esses dois… FHC fez o Sivam (que derrubou um ministro por corrupção), comprou o A12, os A4 para a MB, criou o MD (?), assinou o TNP acabando com uma vantagem estrategica, quase cedeu Alcantara aos americanos, paralisou o desenvolvimento do SNB, atrasou a entrega da Barroso, atrasou a entrega do Tikuna, e fez um contrato com a TAM para servir à presidencia ao invés de adquirir… Read more »

Felipe Cps

emerson em 03 out, 2009 às 21:25:

Caro Émerson, entes que V. Sa. crie polôemica, não vou entrar nessa discussão de quem era melhor, Lulla ou FFHH. AMBOS OS DOIS SÃO UM LIXO PARA MIM!!! E o governo empreiteiro do Sr. Cefalópode, se é que fez alguma coisa que saiu do papel, nada mais faz do que um mínimo de sua obrigação.

Sds.

Francisco AMX

Se der NG, e se tudo correr perfeitamente bem depois, vamos ter um caça de 4,5geração voando no Brasil depois de 2020, escrevam aí! e neste tempo a fila andou.. o F-35, Rafale F-5, Typhoon T5, Pak FA estarão na “flor da idade”, e nós começando a operar um equipamento modernos, levaremos mais 5/7 anos para doutrinar nele.. e o mundo voando, daí, aviões não tripulados… E este NG custará 5x um F-16B60 para a FAB! esta é a verdade que muitos não querem ver! como podem falar em custo se o projeto será levado por 5mil empresas?? como?? nem… Read more »

emerson

Caro Felipe,

Longe de mim cria uma (nova) polêmica (basta aquela cansativa discussão com o Sr.Ivo, petroleiro de geologia.. ou seria o contrario? riso).

Talvez voce tenha razão, ambos não tenham dado prioridade para a Defesa e que talvez Lula tenha feito apenas sua obrigação. Mas já li excelentes comentarios seus sobre o programa FX2 e outros assuntos, e por isso não compreendo quando voce busca demonizar Lula.

RADAR

Senhores

acho que as compras dessas aeronaves vão bem além de simples compras aparelhos militares, quem leu a entrevista de Salvador Raza que foi postada neste blog há alguns meses atras, percebe que estamos querendo o projeto,, pois segundo o raza, já existe um projeto de caça nacional avançado…que segundo ele, fez parte dos estudos para desenvolvimento deste projeto…..comprar aviões é facil, dificil é projetar e construir com grande percela de nacionalização, o gripen atende…..e o rafale tbm….essa disputa tá complicada.

sds

Felipe Cps

emerson em 03 out, 2009 às 21:45:

Não estou “demonizando” nada Emerson, apenas fiz uma análise do que dizia a reportagem do post. Só isso. E no mais, o governo Lulla não precisa de minha pífia opinião para ser “demonizado”. Ele já faz o suficiente para isso…

Sds.

emerson

Caro Felipe, Peço desculpas pelo Demonizando.. acho que errei a palavra. Acho que queria dizer que voce é um grande critico do Lula (acho que devia ter escrito isso, deste modo.. ainda quebro a cara por causa dessa minha mania de florear). Mas, antes de criticar suas criticas, queria elogiar muitos dos seus comentarios sobre varios assuntos relacionados à Defesa. E queria dizer (putz, deveria ter dito assim…) que a despeito de discordar de sua opinião sobre Lula, tenho grande apreço pela maioria de suas opiniões sobre o FX2 e outros temas de interesse mutuo. .. falar nisso, gosto mais… Read more »

João Augusto

Fiquei até emocionado com o vídeo. Se Deus existe e se é brazuca, vai dar Gripen! VAMO Q VAMO!

Challenger

Pergunta tecnica.

Caças como o Rafale e F-18,tem menor chance de perda, que o Gripen por serem Bimotores?

Patriota

A Saab é uma empresa séria e que honra os acordos firmados , os acordos que as forças armadas firmaram com a Suecia foram bem sucedidos e entregues com pontualidade e nossos militares sabem disso. Os franceses são conhecidos internacionalmente pela FALTA DE SERIEDADE , o projeto do motor de propulsão aeronautica que esta sendo desenvolvido pela India com auxilio da França para equipar o Hall Tejas já ultrapassou o prazo estipulado e corre um sério risco de fracassar , os franceses ainda enfrentam um serio problema relacionado a produção do Rafale em escala industrial ou seja não se sabe… Read more »

Patriota

Challenger

Não necessariamente , inumeros fatores podem contribuir na ocorrencia de acidentes, outro fato importante é que mesmo
o Gripen Ng sendo monomotor possui capacidade de manter velocidade supersônica sem o uso de pós-combustão( algo que chamamos de super-cruiser) o que garante uma autonomia de vôo maior que a dos demais
concorrentes assim como tambem um custo operacional mais baixo.

Challenger

Patriota

Mas no caso de falha ou apagamento do motor, um Caça Bimotor, não leva vantagem justamente por ter dois?

Hugo

Aos que criticam o Gripen NG por ser apenas um “avião de papel” eu digo: logicamente o Gripen NG será significativamente superior ao Gripen antigo (senão, nem faria sentido produzi-lo). E, se o Gripen ANTIGO já desbancou o Rafale ATUAL na África do Sul; República Tcheca; Hungria e Tailândia, imagine o que fará o NG.

welington

Challenger sim, principalmente porque os vetores atuais são dotados de sistemas anti incêndio e de corte de combustível, porem vetores BI reatores que possuem os motores mais afastados tem mais chances ainda de sobreviver, pois os motores são bem isolados desta forma a chance de dano causado por fatores externos como, FODs, mísseis ou projeteis e internas como palhetas danificadas, vazamento de combustível tem menos chances de danificar ou prejudicar o motor ao lado pela distancia dos dois propulsores e pela estrutura e sistemas que separam os mesmos funcionando como um escudo, alem dos sistemas convencionais anti incêndio e de… Read more »

Vitor

Pra quem diz que o Gripen nao existe. Varios estao por ai voando. O NG é um upgrade com tecnologias atuais. Ninguem vai reinventar a roda. O aviao ja existe e sera atualizado e melhorado. Lembrando que o prototipo foi testado pela FAB.

Challenger

Essa historia de que o filme foi contrabandeado por oficiais da FAB, para mostrarem pro Lula?

Fala Sério!!

Robson Br

Francisco AMX Meu pensamento também é esse. O NG vai gerar um atraso de quase 10 anos no nosso poder aéreo. Falta muito para terminar o Gripen. Esse caça não interessa nem ao governo da Suécia e nem ao governo da Inglaterra, seus proprietários. Se o Brasil entrar nessa furada estará apenas salvando a SAAB e a BAE Systems do fechamento. Felipe Cps Não sei o motivo de tanta raiva contra o presidente e o ministro da defesa. Foram os únicos que tiveram coragem de colocar o tema defesa na opinião pública. Até a pouco, os militares eram vistos por… Read more »

Challenger

Se a SAAB, está fazendo a proposta, não precisa ninguém “Contrabandear” nada, isso não é a Guerra fria.

emerson

SAito tem acesso direto a Lula. Não é necessário contrabandear nada…

santa inocencia, batman

matheus chaves

Se o Comando da Aeronáutica andou mostrando esse vídeo ao Presidente, é porque estes estão muito mais interessados no Gripen NG do que nos outros dois. Que a proposta é a melhor não há como negar.

Christiano

A questão de ser mono ou bi motor é irrelevante,se fosse o F-16 e o Mirage nao teriam saído do papel sem contar o F-35,e bem lembrado nenhum dos concorrentes oferece a opção do supercruiser,quem não gosta do Gripen é só falar,a proposta sueca a longo prazo é a melhor.Comprando o Rafale estamos salvando a Dassault,e o SH não vai durar trinta anos.

CADU

Felipe Cps em 03 out, 2009 às 21:12 Caro amigo, aqui não é o país ideal, tem tudo para ser, mas “SE” não existisse “POLITICAGEM”, políticos mesmo infelizmente nos não temos “AINDA”, pois como diz a constituição: “O PODER EMANA DO POVO”, e nos não fomos educados para participar de nada, quisa de política, portanto acho a mesma coisa que você, que deveria ser obrigação do político fazer o bem para o país, mas como você sabe até os dias de hoje não teve ninguém que cumprisse com esta obrigação. Quanto as outras coisas, me desculpe mas você esta redondamente… Read more »