Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Rauta

O Gripen sempre foi meu preferido, pelos custos de operação e se tornou mais preferido ainda com essa proposta dos Suecos. Mas independente do caça escolhido, acho que o governo deveria dar total apoio a Embraer nessa parceria com a SAAB.A proposta dela para a Embraer é sensacional, uma chance unica de trabalharmos no desenvolvimento de uma aeronava modernissima. O aprendizado e as tecnologias desenvolvidas a partir deste programa seria enormes. Independente das predileçoes e da escolha que venha a ser feita, essa parceria so traria vantagens e acho que numa oportunidade dessas, o Governo poderia e deveria olhar com… Read more »

kaleu

Isso sim é transferência de tecnologia !

Gabriel

Acho que com o Gripen teremos mais caças voando, e a um menor custo, e mais transferencia de tecnologia, vejo esse como o caça que atende a realidae da FAB.

Lucas Urbanski

Acho que tudo esta pendendo para o lado Hi-Low como muitos disseram em outros tópicos, o Gripen NG por ser um ótimo vetor barato e cabível nos atuais orçamentos da nossa FAB, mas não consigo ver ele atuando sozinho, sei que parece estranho, mas para mim não entra na cabeça ver apenas Gripens em nossos esquadrões, acho que para satisfazer os dois lados da moeda, leia-se pilotos e embraer, o primeiro gosta de máquinas parrudas, grandes,etc, e a segunda ja declarou que prefere o Gripen pela transferencia de tecnologia, então estou muito confiante que será uma decisão dupla, pois assim,… Read more »

kaleu

Amigos,

Agora comparem isso com essa “conversinha mole” do Monsieur Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar francês.

http://www.aereo.jor.br/?p=13565#comments

NEM BEBADO ESCOLHERIA A PROPOSTA FRANCESA !

abc
Kaleu

rodrigo avelar

eu ainda acho o RAFALE melhor, mais pensando na nossa realidade o Gripen NG será o melhor, com a verdadeira TT. poderiamos comprAr depois uma duzia DE RAFALES ou até mesmo F-18

MICA

“Agora comparem isso com essa “conversinha mole” do Monsieur Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar francês.”

vídeo comercial nada mais é do que o vídeo comercial. sorriso agradável, embora.

ze

Caro Galante, aprecio imensamente o seu Blog. Gostaria, se possível, sugerir que você coloque, em forma de post o que foi dito no jornal The Washington post, pelo Lula no dia 25/09/2009, acerca do Rafale: “Obama told me that, now that I have chosen the French jets, he will campaign really hard for Chicago,” Lula told reporters in Pittsburgh. Tradução: “Obama me disse que, agora que eu já escolhi os jatos franceses (rafale), ele irá promover Chicago de forma ostensiva (para as Olimpíadas), Lula disse aos reporteres em Pittsburgh”. Disto, depreende-se que o nosso “grande líder” torneiro mecânico, junto com… Read more »

Lucas Lasota

Gripen neles!!!

Omega

Olhando pro futuro e procurando independência, esta proposta é a mais tentadora e benéfica, os caras apelaram para o bom gosto e fizeram um bom vídeo. Deveria, para não ser desperdício, exibir ma televisão, com certeza iria botar uma pressão no governo. O medo de muita gente é que o Gripen não se compare em poder de fogo com o Super Hornet e com o Rafale, mas acho que mais de 60% que é preterido pelo governo é transferência tecnológica, então o Gripen, neste caso, é a melhor solução.

“marketing é bão tamém”

[]’s

Robson Br

O Gripen é uma boa para a FAB, mas uma solução HI-LO não se justifica com as modernizações dos F5 e A-1 em andamento. Acredito que futuramente a FAB possa até adotar isso (ou continuar), pois estaremos voando com o FX2 e F5 ao mesmo tempo. Não acredito que seria o Gripen NG, pode ser até outro caça a ser projetado, pois os atuais concorrentes do FX-2 já estão defasados (4ª geração) e esperar uns 10 anos para introduzir um caça para substituir os F-5/A-1 que estará mais defasado ainda não se justifica. A continuação do desenvolvimento do Gripen não… Read more »

DV

O Gripen NG representa uma proposta interessantíssima. Mas, para sanar lacunas de curto prazo (antes de 2014) e para enfrentar caças maiores (como hipotéticos Sukhoi na fronteira Norte) é importante algo como o Rafale.

Acho que com a TT do Rafale podemos aumentar nossa capacidade técnica para entrar com mais cacife em uma eventual parceria com a Saab para criar uma nova estrutura Hi-Lo para a defesa aérea brasileira.

jurandir

É naverdade eu acho que o Brasil vai apostar em dois vetores,os RAFALES,já são cartas marcadas,e os GRIPENS ,para satiafazer a EMBRAER,pois não concordo com nosso ministro(melancia no pescoço)que só pensa em aparecer,com declarações de impacto.
Verdadeira tecnologia é esta mostrada pela Suécia,pode ser pequeno, mas da com folga para nossas necessidades,imaginem seis esquadrões de 17 aeronaves em terra mas algumas unidades embarcadas que seriam desenvolvidas com tecnologias proprias já que não existe (ainda)versões embarcadas nem dos C/Ds muito menos dos N/Gs.

Felipe Cps

Kaleu: “NEM BEBADO ESCOLHERIA A PROPOSTA FRANCESA !” Hummm… Não é bem assim… “Ô” bêbado escolheu… Mas ele é só um pau mandado da Odebrecht, se ele não fizer o que ela quer, aparece morto… É uma pena que o Brasil tenha perdido essa oportunidade. Oportunidades de desenvolvimento como essa aparecem a cada 20 anos, e a última nos deu de presente a Embraer que hoje conhecemos. Isso para não falar da aeronave em si que é fantástica, tão boa ou melhor que seus dois concorrentes. E para não falar no preço, o único que permitiria ao Brasil atingir o… Read more »

Rodrigo

Cada vez mais fica insustentável a opção governamental pelo Rafale. Quero ver ele explicar tudo certinho em ano de eleição.

Bronco1

Propaganda é a alma do negócio!

=)

S.A.

Fernando (FGRpapa)

Tem gente que quer o projeto né? Só para enterrar dinheiro e deixar os engenheiros contentes, certo? Vou dar um exemplo do F35. Vejam o F35, vocês acham que eles começaram o desenvolvimento quando? em 1990! E tem algum F35 voando em forças aéreas? NÃO! só está em testes! E o Gripen? Começaram os estudos em 79… o primeiro protótipo fez o primeiro vôo em dezembro de 88! Agora me di diz, cadê a oportunidade? Oportunidade de começar agora um projeto para termos um avião novo só em 2020 ou depois? E como vocês acham que com o Gripen vamos… Read more »

Robson Br

Todo mundo fala do F-18 e do Gripen, mas a Rafale tá em silêncio.
Como é um acordo estratégico, os termos so serãorevelados na assinatura. O que não pode comparar a política co o caça, pois o que so por ser da preferência do Lula e do Jobim nãp presta.

Robson Br

desculpem os erros

Felipe Cps

Fernando (FGRpapa) em 01 out, 2009 às 8:17:

“e realmente faz frente aos caças mais avançados vendidos existentes no mercado ou em desenvolvimento (F35)”

“Rafeiôu” (parafraseando os gringos) fazendo frente ao F-35???

LOL… 🙂

Sds.

william

E O MELHOR PARA O BRASIL, EM TERMO DE MANUTENÇÃO TEREMOS MAS CAÇAS VOANDO DO QUE ESPERANDO PEÇAS CARAS.

URUTAU

Caros senhores

A lição da Dassault sera FABRICAR e MONTAR os 6 primeiros na França e os 30 seguintes FABRICAR na França e MONTAR no BRASIL essa é a grandiosissima e espetacular lição e TT nos oferecida pela quase falida Dassault
Outra coisa se voces procurarem irão perceber que muito muito mas muito dificilmente encontrarão queixas ou reclamações dos produtos suecos em contrapartida so aqui na America do Sul voces irão encontrar um batalhão de compradores insatisfeitos com os produtos franceses sempre extremamente caros e sem suporte logistico para a devida manutenção adequada

Forte abraço

URUTAU

Caro amigo Felipe Cps

Calma amigo só foi esquecido de ser dito que os F-35 seriam abatidos no chão rsrsrsrs
Assim o Rafale deve conseguir fazer frente ao F-35 caro amigo rsrsrs

Forte abraço

R. Delilian

Dois vetores… Ao final do FX2 o Brasil vai estimular a parceria Embraer e SAAB, sem detalhar numeros, e o NG será o caça mais presente no Brasil, a efeito de capacitação da nossa indústria, elevação do nivel da Embraer, influência militar e força numérica considerável, fato que fica fácil de se aceitar, já que o Brasil nao tem condições de ter 150 caças sendo ou Rafale ou SH, pois o preço seria fora da nossa realidade, mesmo para os mais otimistas…. Logo o vencedor de fato do FX2 está entre o Rafale, devido aos laços politicos França-Brasil, e o… Read more »

Lex

Da nação do futuro para todo planeta!!!!! é noiss manoo!!! rsrsrs..
A SAAB podia jogar um pouquinho sujo e colocar esse video na tv aberta no horario da novela das 20:00, junto com as propagandas da Vale e da Petrobras o qe axam?!?!?! Hehehe.. qeria tanto ver isso..

Paulo

Conhecendo o Brasil e seus politicos, dá medo ter que entrar em um projeto em desenvolvimento pra aguardar a entrega dos caças só daqui a 4-5 anos. E se cortarem as verbas? E se vier algum maluco e paralisar tudo? Dito isso é melhor escolher um projeto já pronto. Fecha o negócio e assina já! Assim depois de 2010 não vai ter como nego melar os caças e nos deixar voando em sucatas. (a vontade de FHC e de Serra é que nem tenhamos Forças Armadas. Eles tem raiva das Fas) Que venha o Rafale já, senão, se vier “projeto”,… Read more »

RenanZ

O problema é que o Brasil
só funciona de 4 em 4 anos..!!!

Lex

Alguem sabe me dizer se o designe da fuselagem do NG vai ser essa msma ai do GRIPEN C/D ou não?????

Renato

pessoal , dá uma olhada na proposta da Boeing , no site DEFESA BRASIL

Fábio Mayer

A cada dia que passa, me parece melhor a idéia de comprar 120 Gripens e 24 SH ou Rafale…

tyrion

NO final o correto para serial 100 NG, 20 rafale , 24 SH tudo em box executivo e embalado pra viajem…ehehhee…sonho!

Renato

Sem dúvida me parece a melhor escolha, mas o problema do Gripen tem nome e sobrenome: Nelson Jobin… A prioridade dele e de Lula não é escolher o melhor caça para o Brasil, e sim a melhor vantagem para a frança, por conta da venda dos submarinos…

O engraçado, e trágico, é que é justamente a FAB que mais precisa ser reaparelhada…

Mas como político não entende nada de defesa…

Senhor dos Anéis (Roxo).

Gente, sem dúvida o melhor para o Brasil é aquele que ‘dar’ mais transferencia de tecnologia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pelo que eu sei, a ‘saab’ é a que mais transfere, seguido de dassault e por ultimo e menos interessado é a boeing. Choquei, quando o Obama dos EUA disse das bases que serão instaladas na Colombia!!! Isso é um risco ‘grande’ para o Brasil. Só porque nós temos muitas riquesas eles agora querem vigiar nós de perto. “Fiquei rosa-chiclet, não acho correto que os EUA crie estas bases aqui na américa do sul. Minha opnião: Hugo Chavez é louco, Evo Morales é um… Read more »

JCPELISSARI

Fernando (FGRpapa)

Concordo contigo manu. Desenvolver um caça é dar um tiro no escuro. Mas, que seria o melhor para o país em termos de TT, ah isso seria sim. E com relação ao acesso à tecnologia do motor, o GE-414, talves uma saída poderia ser o europeu EJ-200 do EF-Typhoon. Acho que qualquer país é mais maleável do que os EUA para transferir tecnologia.

Vinicius

Acredito que o Gripen NG seja uma boa escolha principalmente pelas concessões dadas pela SAAB , como direito a revenda , produção de 40% de peças nacionais etc… Na minha opinião o Rafale já é o campeão, o que seria uma boa coisa já que se trata duma ótima aeronave.O grande problema é que Rafale esta sendo comprado unicamente para fazer o Sarkozy sorrir e “pagar” seu apoio à tão desejada cadeira no conselho de segurança da ONU.Obviamente apenas 36 Rafales não garantem a defesa do nosso espaço aéreo e essa historia de padronizar a frota fica um pouco complicada… Read more »

Fernando (FGRpapa)

Nada, não uso frase de ninguém não, não fica nervoso.
Abraços,
Fernando

Paulo Renato

Não adianta reclamar mesmo que já foi decidido é o Rafale !!!
E só vamos de 36 pois ele é um vetor caro para manter.

Acredito que os SU35 seria a melhoe escolha para a FAB.
No próximo Governo podemos ter a sequencia dos Rafales ou mesmo a escolha de outro vetor tipo o gripen NG para dar sequencia ao FX2.

Siceramente não acredito que no próximo Governo vai dar continuidade a compra de novos Rafales.

Abs.

Marcos

E tanta proposta o negocio e comprar 12 RAFALE , 12 GRIPEN E 12 F-18 Super Hornet pegamos a tecnologia e fazemos um mix de cada com a nossa tecnologia nacional. E bom sonhar heim !!!!

Almeida

Aos criticos do Gripen NG: O aviao nao esta apenas no papel e nao esta sendo “desenvolvido do zero”; A celula compartilha boa parte de sua estrutura com os Gripens anteriores, o Gripen Demo esta voando com o novo motor ha mais de 2 anos, inclusive ja demonstrou sua capacidade supercruise em configuraçao ar-ar, o novo trem de pouso e tanques de combustivel ja estao homologados, dentre varios outros milestones do projeto. Atrasado esta apenas o radar AESA, que teve de ser trocado pelo Selex por conta da saida da Thales, que faria a antena. O IRST Pirate é o… Read more »

Almeida

Quanto a questao politica, mais um tiro no pe do governo Lula:

Vao dar a vitoria para os franceses para que estes os apoiem nas eleiçoes de 2010. Ao mesmo tempo, ao gastar bilhoes na aeronave mais cara sem uma desculpa tecnica plausivel e sem respaldo de quem vai usa-la, a FAB, estarao dando muniçao para que a oposiçao caia em cima matando a pau. Vai ter muito lobby da Embraer e dos militares em cima disso, apostem. Ja antevejo os debates sobre o assunto na tv!

HGB

Por tudo que já li, qualquer um dos três concorrentes atende as nossas necessidades de defesa. Contudo, o que os difere é o requisito da TT e o preço. Espero que após a escolha do vencedor, o MD ou a Presidência da República explique os motivos da sua escolha, uma vez que, essa escolha nos afetará por muitos anos, e a fatura será paga por nós, nossos filhos e netos e não pelo ministro da Defesa e tampouco pelo Presidente Lula. Para finalizar, gostaria que o Brasil começasse a pensar com mais seriedade em Artilharia Anti Aérea, pois se hipoteticamente… Read more »

welington

A minha opinião continua a mesma, a proposta Sueca é a melhor em termos de FX2 e para a industria nacional, a mesma visa a independência da industria nacional e consequentemente a independência da nação a estes produtos de alta tecnologia, já a proposta Francesa que também me agrada visa uma parceria mais ampla visando basicamente o SNB. Desta forma a proposta Francesa em termos de parceria em diversas areas é a melhor proposta, porem visando somente o FX2 e a independência da industria nacional a proposta Sueca é a melhor opção… Lex a fuselagem do Gripen NG que será… Read more »

bulldog

Passei a apostar em HI-LO!

Rafael

No meu ponto de vista a França tinha que vender seus RAFALE bem mais barato do que esse valor que surgiu na midia. Pessoal, só os submarinos são 20Bilhões de reais + helicopteros.. Não tenho duvidas que o motivo do RAFALE perder duas licitações é o preço, mt alto.. parece que eles nao estão se esforçando para abaixar esse preço.. Sobre o GRIPEN, é um belo vetor, na minha opinião o mais belo de todos, mas blz não ganha batalha.. o grande problema é q tenho duvidas do GRIPEN com um SU-30 (do Chaves), ja o RAFALE acho que leva… Read more »

DEFESA@NET

Saab Gripen é patrocinador do DEFESA@NET.

Agradecemos a colaboração em divulgar este video promocional.

gustavo

se o rafale é muito caro, e o gripen ainda não saiu do papel,

o que sobra???

f-18 na veia!

Francisco AMX

Vão fazer tudo isso? então daqui a 25 anos pode ser que tenhamos um caça, depois de termos pago 10 Rafales por NG, (vamos lembrar do Piranha, um simples e ultrapassado míssel ar-ar, que sugou uma grana preta do orçamento que poderia ter ido para a FAB) e quando ele entrar em serviço será mais um AMX para a FAB! esse sim é um risco sério! se for vir o NG que venha pela SAAB e EMBRAER, pois se colocarem 25mil empresas para absorver tudo e todo mundo dar sua “contribuição” só quem vai lucrar, denovo, é a EMBRAER… Como… Read more »

kkkkk

rafael, em simulações o gripen vence o SU-35 em 6:2

se a simulação estiver certa os su-30 não serão nenhum problema!

Almeida

Um Su-30 tem radar cross-section uma ordem de grandeza superior ao de um Gripen. Os radares AESA propostos para o Gripen (italiano, israelense ou sueco com antena francesa) possuem alcance, agilidade, robustez e resistencia a contramedidas duas vezes superiores ao radar do Su-30. Os Derby sao inferiores aos RV-77, mas os Mica, Amraam C7 e Meteor nao. Quem voces acham que ve e atira primeiro? Isso sem contar com nossos Erieye…

Invincible

Acho que dos concorrente a SAAB é a mais pragmática das três empresas concorrentes.