O texto abaixo foi publicado aqui no blog do Poder Aéreo em abril deste ano. Ele expressa a opinião do presidente da Lockheed Martin para as Americas, Ron Covais.

Executivo da Lockheed diz que F-X2 será postergado – ‘Caça tampão’ seria escolhido no seu lugar e empresa sinaliza com a possibilidade de oferecer F-35

Em entrevista ao site britânico flight global, o presidente da Lockheed Martin para as Americas, Ron Covais, afirmou que a situação econômica mundial forçará uma redefinição do projeto F-X2 pelas autoridades brasileiras. Assim sendo, haveria espaço para a participação do F-35, produto em desenvolvimento da Lockheed, numa etapa posterior.

“Na minha opinião o F-X2 vai voltar para a gaveta” disse o executivo da Lockheed. ” E desta forma retomaremos as discussões com o Brasil durante a LAAD”, completou.

A Lockheed participou da concorrência com o F-16, mas foi eliminada junto com o Eurofighter Typhoon e o Sukhoi Su-35.

Os integrantes da Lockheed que virão para o Brasil para participar da LAAD acreditam que o F-X2 ser´anovamente adiado e que um “caça-tampão” será escolhido neste meio tempo.

A opinião do executivo da Lockheed segue na mesma direção da posição adotada pelos russos. Após a eliminação do Su-35 da concorrência do F-X2, eles já ofereceram participação da Embraer no projeto de um caça de quinta geração, e apresentaram uma nova proposta para ser reexaminada.

Pelo cronograma da FAB, a decisão do vencedor será em setembro deste ano e a disputa está entre o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale e o Saab Gripen.

A Lockheed não tem mais o interesse de divulgar o F-16 na América Latina, mas está apostando fortemente na venda de alguns exemplares do C-130J na região.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Rocha

Eu sabia que esse FX2 x Rafale era bom de mais pra ser verdade. No fundo, no fundo, todo mundo sabia que esse FX2 acabaria ou ficaria boiando como c@cô no vaso. E compraríamos alguma porcaria aí só para não ficarmos sem nada. Como essa porcaria de F-35, é uma porcaria, nem tem autonomia de voo. Já acabamos de ler um comentário de uma pessoa que realmente pensa no futuro (ou sabia que os americanos iam furar a bola do Brasil). Pelo jeito vamos ter que fabricar nossos próprios caças, nem que tenhamos que por asas numa carroça. Como diz… Read more »

FelipeTP

Porcaria de F-35! Até John McClane consegue derrubar um!

A-Bomb

Bruno Rocha

F-35 porcaria?
Quem dera o Brasil fabricasse uma porcaria dessas.
f22 e porcaria tambem?

Bruno Rocha

A-Bomb em 12 set, 2009 às 20:23

Foi no sentido de uso. O Brasil mal consegue manter seus Xavantes, AMX, F5 que diria o F35.
Uma porcaria, até parece que iríamos dominar uma tecnologia onde nossos pobres pilotos (coitados) só sabem pilotar tais rusticidades privadas de tecnologia.

Mais uma vez o Brasil mostra o que sabe fazer:
bagunça,crimes violentos,estupros,bons de bola,cerveja,bandidagem,corruptos,ignorantes. Se bem que é a principal do Brasil, uma fabrica de burros (LULA)

Eu choro só de pensar no cancelamento do FX2 e na compra de qualquer porcaria da vida, seja ela outros Mirage ou chineses.

PAULO SÁ

SE FOR CANCELADO O FX2, É A DESMORALIZAÇÃO DO LULA, DO JOBIM, DA FAB, DOCONGRESSO E DO BRASIL.
SIGNIFICARÁ QUE NÃO TEMOS O CONTROLE DO BRASIL.
SINCERAMENTE NÃO ACREDITO!!!!
PAULO SÁ

André Castro

Americano e assim se você não jogar do jeito deles eles furam a bola só para niguem jogar mais.

Mauricio R.

Infelizmente p/ nós quem “furou” a bola foi o nosso próprio presidente da Republica.

eduardo

eu nao sei nao ;mas so quero ver onde esse fx2 vai dar.

RenanZ

Ninguém,
repito,
ninguém irá transferer tecnologia!!!!!

Nem franceses, nem suecos, nem russos,
e muito menos americanos…

SE, lá no governo FHC,
o dinheiro fosse investido na
industria nacional, ja teriamos
algo à altura !!!

Luiz Antônio Cavalcanti

Se já tá difícil transferir tecnologia com esses aviões atuais, com o F-35 é que não vem mesmo. Os americanos são mestres em plantar informação para confundir tudo. E do nosso lado, a gente já não é muito organizado mesmo, nem sabemos ficar com a língua dentro da boca, aí vocês já viram, né?

Bruno Rocha

O F35 só tem furtividade e paira, fora isso ele é pior que um xavante, os que intendem sabem disso

Bruno Rocha

O F22 é tão bom que nem os americanos precisam dele. Se fosse algo que um especialista considerasse bom “alem da furtividade” aí sim diria que o F22 é bom.
Até lá continuo achando que ele só tem furtividade. Fora isso (o que é algo muito bom) ele é mais um.

OBs: obvio que não desmereço o fator Stealth mas apenas isso não basta, olhe os americanos.

Bruno Rocha

Salvação do Brasil, a Embraer se unindo no PAK FA

Se o PAK FA sair do angar, poderei chama-lo de monstro, como todos os aviões russos costumam ser rusticos, acho que esse PAK vai fazer medo no tio san.

victor

Galera vamo ter calma, nao é assim q as coisas funcionam so pq um “Executivo” da Lockheed falou oq ela acha, vcs ficam assim.. nossa senhora, grades ____. nao acho q o F-X2 logo agora q estar na reta final vai entrar na “gaveta”, por um simples comentario.ate pq o brasil está pensando a longo prazo com a compra de seus futuros caças,nao queremos só comprar, mais sim queremos produzir os nossos propios caças de 5 geraçao (junto com a empresa vencedora). principalmente se a vencedora for dassault ou agripen.. tenho certeza q nao é um F-35 que vai abalar… Read more »

URUTAU

Senhores

como seria bom ver este nosso BRASIL com os céus lotado de porcarias tipo uns 300 F35 e un 200 F22

SDS Senhores

A-Bomb

F22 Esta sendo desativado porque e caro ate mesmo para eles. Stealth é um fator mortal que voce não deveria subestimar. Quando voce percebe o que esta acontecendo ja e tarde demais. Frequento varios sites de Defesa e vc e o primeiro usuario que fala que f35 é porcaria. “Pior que Xavante” foi para acabar ai não da. Eu não sou epecialista como vc mas pelo que tenho ouvido de outros usuarios de forum me parece que f35 e bem mais que isso que vc disse. Alem disso todos falam que em superioridade aeria f22 e supremo. Não entendo qual… Read more »

OL2

hahuahuahuahu so rindo mesmo o pessoal aqui falando que o f35 e o f22 sao iguais ao xavante, eh esse pessoal tem algum retardo mental so pode.

Francisco AMX

Meninos, agora vcs vão acreditar no papo da “concorrência”, isto seria normal, não testou dizendo que o FX não pode ser cancelado, mas não vai ser pq este sernhor da LM falou, ou pq ele quer…

aguardem mais um pouco!

Robson Br

A leitura que faço é outra. Isto significa que os americanos já sabem que os F-18 SH estão fora. F-35 sem armamentos são inferiores aos F-5. Se nem para os Ingleses eles querem passar os códigos imaginem para o Brasil. Já deu Rafale. Os brigadeiros ficaram com lenga-lenga e Lula resolveu acabar mais rápido.

Bruno Rocha

Tem gente que nem acaba de ler um comentário e já sai falando sem saber.
Juntando palavras para criticar
De maneira alguma me referi mal ao fator estealth que como eu já disse é bom.
E repito, o F35 só é estealth e paira, fora isso…
Você é que me mostre o que tens de melhor além de paira e em ser estealth.
E na venha dizer na parafernália de tecnologia.
abraços

Jorge

É! Foi um bom sonho!

Será que os suiços não vendem os F5-E?

Jonas Rafael

Ele que vá chorar para o governo dele que não liberou o F-35. Eu aposto que o FX sai ainda este ano. Pra bem ou pra mal.

CADU

Pelo que sei, o Brasil esta fazendo uma compra direta. Que licitação é esta??? Onde a OMC pode entrar em uma licitação direta??? Se eu não estou enganado, o Brasil, o LULA, o MD ou Saito, podem falar o que quiserem que não terá problema nenhum, com quem quer que seja, e o FX-2 irá mesmo sair este ano, apesar das hienas, pessimistas, agourentos, falsos patriotas, puxa sacos de nações estrangeiras, interesseiros, egoístas, covardes, e outros adjetivos que gostaria de escrever aqui, mas a minha educação não me permite. Existe um ditado que diz: Se não pode ajudar, não atrapalhe.… Read more »

kaleu

AMIGOS, VEJAM CARTA ESCRITA EM SET/2001 (HÁ 8 ANOS) PELO ENTÃO CANDIDATO “LULA” : Gazeta Mercantil 17 Setembro 2001 O Projeto Fênix e as Prioridades Nacionais *Luiz Inácio Lula da Silva. A frase de efeito “exportar ou morrer” , recentemente corrigida para “exportar ou viver”, poderia vir do presidente do México ou do primeiro-ministro da China, dois grandes exportadores mundiais – jamais do presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente brasileiro que menos fez pelo comércio exterior do país em toda a nossa história. Mas se o presidente FHC despertou, mesmo que tardiamente para o fracasso de nosso comércio exterior, não… Read more »

Mauricio R.

Jorge,

Os F-5 suiços já foram vendidos á US Navy.

CADU

Desculpem-me licitação direta = compra direta

Mauricio R.

Kaleu,

Some c/ isso aí, não fica bem p/ o Presidente da Republica…

A-Bomb

Bruno Rocha Veja bem Bruno quem falou que f35 sem stealth é igual um pior que um Xavante foi voce. E foi voce tambem que não explicou o porque o f35 é digamos um “caça comum” sem seu stealth. Agora se tirar “a parafernália de tecnologia” como voce diz do Rafales o que sobra? F35 é uma maquina temida e invejada no mundo todo pelo que dizem. f22 nem se fala é o pesadelo dos Russos. Como ja disseram que deram que o Brasil tivesse pelo ums 50 f22 e ums 50 f35. Eu sei que nem em sonho mas… Read more »

Lucas  Urbanski

KKKKKKKKKKK, choro de perdedor, oferecer o F-35 com as imposições que o Brasil quer, só brincando mesmo, eles acham que vão vender o F-18SH como caça tempão e depois oferecer o F-35, ahh seus americanos prepotentes, arrogantes, acham que podem manipular tudo e todos!!!! O Brasil a meu ver deveira comprar algo em tordo de 60~70 pra mais Rafale F3, e se for fechado a cooperação do Brasil com a Rússia no T-50, aí sim compraríamos uma quantidade de deste para usar como caça de superioridade aérea, isso sim seria um grande investimento a longo prazo feito a favor da… Read more »

Bosco

Bruno, eu discordo de você. O F-22 e o F-35 são ‘perfeitos’. Eles possuem tudo que os caças de quarta e meia geração possuem, mais um alto grau de furtividade no caso do F-22 e um alto grau de redução de RCS no caso do F-35. Sem falar que o F-22 possui supercruzeiro. Com certeza o F-35 também terá supercruzeiro também, já que suas capacidades ainda são classificadas ou estão em testes sendo avaliadas. Quanto ao ‘alcance’, esse dado em relação a todos os vetores é muito contraditório. O Rafale por exemplo é colocado em muitos sites respeitáveis (mas que… Read more »

Deio

Caros,

na fala do Covais ele citada a crise mundial. Além de ela estar mais amena, o Brasil, aparentemente, pegou uma esteira menos turbulente. Portanto o argumento central dele se esvaneceu.
Outra coisa, o governo QUER os caças logo e QUER os franceses!
Se defato virão os Rafale, não sabemos com certeza, mas que algo virá, isso virá. A não ser que mais meleca, e maior, seja feita…

Bosco

Correção: “Ora” e não “Hora!”
pra variar errei na aritmética. rsrsrs…

BRAVURA

O Brasil não vai perder essa oportunidade de adquirir alguma tecnologia aeronautica. Esse executivo americano lançou um grande BLEFE. Ninguem é trouxa não. Eles não oferecem a tecnologia do F-18, quanto mais do F-22, patético!

Se o Brasil tive-se mantido a escolher o Su-35, qual seria o argumento dele agora. Espertinho, hein?

jc

Que papo furado esse do tio sam ….kkkkk Pederam! Já era !! kkkk! Vão ter que engolir esse sapo…..kkkkk

eduardo

Pessoal,
A fala do americano e de abril desse ano. Foi muito antes da pisada na bola do presidente lula.
Nao dá para relacionar as duas coisas.
Como no Brasil o processo de compra não é institucionalizado, o presidente acha que ele é que resolve tudo sozinho sem precisar consultar ninguém, fica sujeito a coisas como conveniências políticas menores, subornos e acordos espúrios. Nesse cenário, qualquer decisão pode ser mudada de forma repentina, sem maiores explicações. Como a gente não sabe o que está ocorrendo por baixo dos panos, sempre pode ser surpreendido por decisões extemporâneas, como na semana passada.

billy

“CUMPÃNHERO, NUM SEI PRUQUÊ TANTA CONFUZÃO,AFINAH RAFALE NUM É CANINHA PRA BEBER, IGUAH A SAN RAFAEL? VÕ COMPRA 51….kkkkkkkkk

Mirage

“F-35 porcaria”

Melhor mesmo é o Xavante né??

O maior problema do Brasil é o próprio brasileiro.

Eita povinho que pensa pequeno.

Abs

FelipeTP

Complementando o bosco…

A LM lança relatórios sobre o F-22. Em fevereiro de 2009 lançou um relatório com duas informações interessantes: O F-22 alcançara supercruseiro numa velocidade de 1.78 mach e seu radar, tinha alcançe de 10 km a mais do que fora proposto. Isso prova que certas informações necessitam ser comprovadas de forma experimental, e não apenas de forma teórica.

DjBa

Hornet,

Nada como acender a luz para melhor enchergarmos os caminhos sombrios e tortuosos da política internacional. Realmente, acho eu, o FX é do Rafale, se obviamente nos forem colocadas textualmente em contratos todas as promessas do Presidente Francês.No mais acho que é choro de perdedor.

Sds

Paulo

É isso ai CADU. OMC, PAPA, Obama, A Rainha Sofia, todo mundo pode CHORAR! Compras militares no Brasil são feitas de forma direta, por determinação da Lei 8666, e essa tal “concorrência” foi só pros militares darem uma filtrada nos vetores. Lula pode falar e vai escolher o que quiser, afinla esyamos em um regime presidencialista. Quem não pode se “revoltar” é o Saito e a Força Aerea, afinal o Presidente éó Chefe Supremo das Forças Armadas, tá lá na CF! Lugar de insubordinado é na cadeia. E garanto que se a Força Aerea vai definir um vencedor, esse vai… Read more »

celio andrade

Gente,
O LULA anunciar antes da escolha é estratégia dele.
Assim ele joga pra ver como vai ficar e quem vai dar mais..
Se bobear ele compra o Rafale e o f-18.só para a gradar ao americanos e ainda recebe estoques da usnavy de navioes e aviões….esperem pra ver….

A-Bomb

Paulo “Ah, mas o processo…a licitação…a concorrência” dizem os americanos e aqueles que não querem que o Brasil escolha ninguém. Vocês ainda tem chance, ofereçam o F22 abrindo os códigos fonte e construindo aqui, pelo preço das velharias dos F18, que vocês levam…ahahahaha! Deixa eu ver se entendi. O paulo quer que os USA vendam a TT dos f22 por cerca de 10 Bilhões? hahahahahahaha Eles não vendem esse nem para Israel. O paulo não tem noção os custos de desenvolvimento desse caça. Te garanto que é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais que 10 Bilhoes. A coisa aqui não ta facil. Um diz… Read more »

Robson Br

SÁBIAS PALAVRAS DR. HORNET A questão militar no brasil é muito complicada. Basta ver que os primeiros presidentes republicanos foram marechais. Em todos os movimentos políticos eles estiveram presentes. O atuais Brigadeiros não estão entendendo o atual momento. O Brasil está em busca de um novo espaço mundial. Em quem buscar apoio: – nos EEUU que sempre nos podaram e estão de olho em nossas reservas de petróleo, riquesas minerais e até de água. _ da Russia, um império em desmonte, onde sua marinha está em busca de um navio multi missão na França e de subs (U-212 vide Área… Read more »

Harry

Caro,
No f-22 tudo é ultra sofisticado, ultra stealth,
ultra caro e por que não dizer ultra invendavel, e quem
comprar leva “tipo exportação” ou a versão segunda linha.

Abs

Sleps

Olá pessoal, só para complementar a discussão, o governo dos EUA aparentemente deixou de comprar o F-22 por não mais fazer sentido na situação estratégica tanto no Iraq ou no Afeganistão. Se fala em “overkill”, armamento super avançado criado para conflitos diretos, nao guerrilhas e “pequenos” combates. Viu-se a necessidade de cacas de combate leve com maior presença no espaço aéreo e claro com baixo custo. Quem sabe o Super Tucano não entra nessa briga 😉

O F-22 é sem dúvida o caca mais temido atualmente, mas estaremos bem servidos com qualquer um dos participantes do F-X2.

Paulo Renato

Stop, Stop !!!!

Fala sério não acredito nisso.Depois de tanto tempo nesse FX2, para o processo de escolha seria no minimo rídiculo por parte do governo.

Não acredito !!!

Abs.

Paulo

O que Lula fez foi jogar mais gasolina no fogo eta Lula não dar ponta sem nó.

rs

ferrazfa

Galera! Concordando em gênero, número e grau, com Mr. CADU, posso afirmar que nunca vi tanto urubu agourento, de plantão, falando tanta besteira, baseado na declaração de um frustrado ex-concorrente do FX-2, tomando-a como verdade aboluta. As vêzes penso que alguns deste blog já dever estar cansados de repetir e explicar as mesmas coisas, para um pessoal cujo prazer é puramente criticar, demonstrando não ter o mínimo conhecimento para fazê-lo ou, criticar apenas em benefício de interesses escusos. Que tal deixarmos de ser ati-isso ou anti-aquilo, e sermos mais, muito mais, pró-Brasil. PARABÉNS AOS CRÍTICOS SÉRIOS, CONHECEDORES DA REALIDADE, PELOS… Read more »

Wesley

Só pra lembrar os americanos tiveram a chance deles(vigilância da amazonia pra quem não se lembra), se eles tivessem um pouco da credibilidade que o Brasil tem, comprariammos os caças deles de olhos fechados, mas como eles são C****.
E sim, eu falei credibilidade apesar do Brasil ser uma país extremamente desorganizado é um país muito respeitado lá fora.

Bruno Rocha

E ainda falam de mim.
O presidente é poderoso mais o país não é dele, não se esqueça que por mais “poderoso” que o presidente seja, se ele vacilar, ele está fora da presidência, é como o dono de uma empresa, ele tem hegemonia para tudo, mas se vacilar ele tem muito a perder.

BJS: se não entendem meus comentários, não posso fazer nada. Se lerem ao “pé da letra” não entenderão nada e ainda vão achar ruim de mim.

abraços