Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JULIO

É dificil engolir debate com o Azeredo na mesa. Perde a credibilidade.

COMANDANTE MELK

Senhores, acrescento aqui mais um post, para que os amigos possam se inteirar melhor sobre varios aspectos do referido assunto. Lá vai… Para garantir venda, Dassault pode baixar 40% o custo dos caças Fonte: Valor Econômico O Presidentes Francês comprometeu-se a melhorar substancialmente a proposta da Dassault. Só o descumprimento, por parte da francesa Dassault, das promessas feitas pela França ao governo brasileiro no fim de semana, poderá mudar uma decisão já tomada politicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: os futuros caças da Força Aérea Brasileira deverão ser os Rafale franceses, a serem vendidos ao Brasil com custos… Read more »

Robson Br

Muito bom o debate. O mais importante é o apoio político ao projeto. Pelo visto vai ser o Rafale mesmo. Tudo leva a crer que foi uma jogada de mestre do Lula.

bulldog

Fazer um programa de meia hora (efetivamente uns 24 minutos) sobre esse tema é uma piada, mas pelo menos se fala em defesa na Tv…fato raro.

COMANDANTE MELK

Senhores, onde se lê análize=análise.

Grato.

Sopa

Nunca consigo ver nada quando é no canal da globo.com

Quer mmmm…. essa !!!

Leandro Mello

Se essa noticia for mesmo verdadeira, e sinal que a “pressão” ao Sarkozy funcionou já que o mesmo que salvar a Dessault.

ferrazfa

“…levou os executivos da Dassault a garantir custo inferior a US$ 10 mil por hora/voo, por pelo menos 30 meses.”

Tudo bem, e depois de 30 meses subsidiados pela Dassaut, como ficaria???
Seria esta uma forma de garantir as hora vôo necessárias até a concretização das entregas dos Rafale? Não me parece uma proposta confiável…

Felipe Cps

Sempre muito bom ver gente que entende do assunto debatendo. Mas o programa é muito curto, não deu tempo de explicar nada. Uma pena. Mas está de parabéns o Globo News, que vez ou outra põe na pauta de discussões importantes temas de Defesa, coisa que NENHUM outro canal de TV do Brasil faz.

Sds.

Ricardo

O F18 tem cavalo de tróia! Basta enviar um sinal criptografado e o aparelho é desarmado.

Ednaldo Adsumos

O programa foi curto, mas mesmo assim todo brasileiro deveria se interessar nesse assunto.

Hornet

Excelente debate! Esclareceu muita coisa que já começava a ser tratada de forma equivocada pela imprensa “cabeça dura”.

Fecho com a fala final do professor Salvador Raza: estamos comprando a capacidade e o título de potência regional com os caças, os helis e principalmente com o submarino nuclear.

O caminho é esse mesmo. E até que está barato.

abraços a todos

Erikson

Concordo plenamente, as palavras finais do Raza, ele disse tudo, “estamos comprando a capacidade e o título de potência regional …” Muito impontante que debates como esse apareçam cada vez mais, para que a sociedade leiga comece a ter o mínimo de conhecimento da importância da causa…

Wolfpack

O problema é igual ao criado pelas bases americanas na Colômbia. Se faz uma tempestada com um copo d`’agua. Compramos 4 submarinos convencionais, helicópteros de transporte e agora temos um complicado FX2 indefinido para substituição da nossa frota de caças obsoletos Mirage e F5EM. Porque tal complica~’cão em se justificar na acontece no Chile, quando estes compram F16 Block50 com AMRAAM e Derby, mais algumas centenas de Leopard 2A5? Porque lá o assunto é tratdo por profissionais e não amadores. O Godoy é de chorar, já falei que el está no carbonite e parece o Jabba the Hutt. Falar que… Read more »

Leandro RQ

Os suecos vão chorar. Os americanos espernear bastante.
Mas em menos de 5 anos teremos RAFALES voando pelos céus do Brasil.

germa

Os resultados do red flag foram tão bons assim???
não lembro de ter lido nada de “surpreendente”.

mas o esquema é o seguinte,quando os políticos brasileiros
se ligarem que armas dão dinheiro e por consequencia votos
podem esperar que teremos as FFAA mais fortes do mundo.

24 min. não dão pra nada quando se trata de defesa…

abs 😉

A-Bomb

Ricardo

O F18 tem cavalo de tróia! Basta enviar um sinal criptografado e o aparelho é desarmado

Quem garante que o Rafales tambem não tem?

Tales

Que cantilena….
E NINGUÉM CALA ESSE CHORORO
CHORA O PRESIDENTE,
CHORA O TIME INTEIRO,
CHORA O TORCEDOR…
As viúvas da Boeing e da Saab adoram se fazer de desentendidas…
Estão se revelando piores que as viúvas do Sukhoi…

Tales

germa em 10 set, 2009 às 23:46

“Os resultados do red flag foram tão bons assim???
não lembro de ter lido nada de “surpreendente”.”

No site defesanet saiu uma entrevista ou reportagem (não me lembro bem), logo após o retorno dos pilotos do “14”, em que foi revelado um índice de vitórias superior a 60% (era sessenta e “pouco”, não lembro o percentual exato). Isso contra os F-16 e F-15!
Desempenho expecional para um avião projetado nos anos 60, como nossos bicudos, não é?

Tales

Leia-se “excepcional” ao invés de expecional.

URUTAU

Bom Dia Senhores

eu volto a bater na mesma tecla de sempre precisamos de mais seriedade e competencia na condução de todos os nossos projetos relativos a defesa de nossa soberania é inaceitavel que coisas como esta aconteçam neste pais meus senhores
leiam com atenção essa materia desse link e tirem suas proprias conclusões
vamos conduzir este nosso querido BRASIL ao lugar de destaque que ele merece com justiça competencia seriedade e profissionalismo
volto a frisar é inadmissivel que coisas assim interfiram no progresso deste pais

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/10/militar+que+discutiu+com+ex+ministro+e+demitido+8380932.html

SDS Senhores

lucas lasota

Um debate interessante e que frisou bem (pelo menos no finalzinho) que o assunto de defesa esta muito além de ameaças bélicas internas contra a nossa querida amazonia.

A questao de defesa esta intrínseca a ideia de estado e, como o estado moderno assumiu tarefas em diversas areas,entre elas de fomento da economia e da ciencia, a defesa atua ativamente neste fomento tambem.

Foi explicito na ultima frase deste debate que o papel da defesa e justamente acompanhar juntamente o progresso da nacao e nao ser a “ultima ratio” somente.

lucas lasota

internas nao, externas…rs

Sanney Henrique Andrade dos Santos

Pelo meu ponto de vista, essa descisão de ter comprado rafale foi mais doque justa,
1° pq comprariamos caças da boeng sendo que o presidente Obama não se manifestou em dizer os motivos de bases estrangeiras na Colombia.
2° o caça gripem o Sueco tem pouca autonomia para os parametros Brasileiros.
3° na minha escolha eu escolheria o caça eliminado na primeira etapa que era o SU35 da Sukoi.

portanto eu creio que nois escolhemos o caça certo. podemos debater mais meu email é andradeptb@hotmail.com.

Rômulo

O Major-aviador Lula que é entendido de aeronaves de caça escolheu o Rafale……
Que vergonha. A decisão será política. E a voz dos pilotos da FAB? cadê? Pelo que vi aqui no Aéreo o favorito da Fab é o F-18.
Outra coisa, os F-5 são americanos e estão voando há décadas, sendo que o 1°/14° GAv que é a elite da Força aérea opera o Tiger. O Mirage III já estava sucateado bem antes de sua aposentadoria.

Miguel Junior

Decidido que HÁ, de fato, a necessidde de aquisição do caça, qualquer que seja, em razão da Política de Disuasão, ou como foi chamada pela mesa, “…o melhor ataque é a defesa…”, Há o entendendo que o Governo, de fato acertou na escolha, incusive as declarações estritamente políticas (e inteligentes) do Presidente, resta ver se as pressões de Washington surtirão efeito fazendo-nos aceitar,também a compra dos F-18EF que não nos trasferirá, apesar do marketing, tecnologia alguma…,de fato tem sido desde sempre.
Miguel Junior

billy

O “sedutor” não apitou nada na excrescência etílica precoce de lula. Não seria porque , para surpresa do molusco e de muitos por aí, que fecham os olhos e não querem admitir, o congresso americano estaria aprovando o repasse de tecnologias do F-18? Logo não existe razão alguma, a não ser a ideológica para o cometimento desta LOUCURA que é a escolha do francês, mudialmente reprovado, inclusive em sua própria casa, devido aos escorchantes custos de aquisição, desenvolvimento e operação, que levarão a FAB à uma redução ainda maior da sua operacionalidade, voando ainda menos horas, apesar de contar com… Read more »

Lula

Embraer diz em comunicado que não participa da seleção do novo caça da FAB Projeto F-X2 Escrito por Defesa Brasil Ter, 29 de Setembro de 2009 18:00 Empresa reafirma apoio ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. Da Redação A Embraer afirmou em comunicado divulgado no final da tarde que não participa do processo seletivo do Projeto F-X2 da FAB e que reitera “seu incondicional apoio” e “estreito alinhamento com o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa”. A empresa disse também que, “diferente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”. A Embraer foi… Read more »