Felipe Cps Eu não tenho nada contra o Gripen que pra mim é melhor que os F/A-18E que não é pouca coisa, e se esse for a escolha estará muito bom, se sou contra um caça desta concorrência é o F/A-18E mais pelo medo de não podermos usa-los por motivos políticos de Washington… com tudo prefiro mesmo o Rafale por se um avião novo já pronto de grande capacidade, e principalmente pelos muitos privilégios que um acordo com a França pode nos trazer (eles estão nos passando tecnologia e não só armas), em todas as ares militares quem pode fazer… Read more »
Fabio
Visitante
15 anos atrás
Favas contadas. O Brasil irá de RAFALE.
João Curitiba
Visitante
15 anos atrás
Fabio
Tudo indica. Mas será que iremos a 120 ou ficaremos nos 36? A Embraer receber tranferência de tecnologia para fabricar só 36 não vale o custo.
Deixemos esta dúvida para os próximos capítulos.
Storm
Visitante
15 anos atrás
Eu vi esta reportagem ontem no Jornal da Glogo, muito bem feita Inclusive sita o calcanhar de Aquelis do Rafale: O fato de não ter vencido nehuma das 4 concorrências internacionas que participou até agora. e a má esperincia da FAB com a manutenção dos Mirage III.
Mas o Jobin quer o Rafale e o Lula também,
by by Super Hornet
by by GripenNG
Acredito que essa já é do Rafale, pra min sem duvida o mais moderno dos concorrentes, agora vamos ver o resto…
Storm
Visitante
15 anos atrás
Corrigindo: “experiência” (digitei muito rápido)
Abraço a todos bom feriado, e levem os seus filhos (aqueles que tem) para ver a parada de 7 de Setembro.
DV
Visitante
15 anos atrás
Provavelmente o governo entendeu que não tem mais o que conseguir da Rafale e está tentando arrancar uma melhora de última hora nas propostas dos outros dois concorrentes, pois não tem sentido ficar pre-anunciando vencedor com o processo aberto. Ao menos eu espero que tenha sido esse o cálcuno…
José
Visitante
15 anos atrás
Senhores, o Rafale F-3 é o vencedor. Mas, pelo menos teremos um caça de alta tecnologia e eu sou a favor do Rafale F-3. Enfim, vamos ter os 36 caças do FX2. Olha se ele não for anunciado no dia 7 de Setembro de 2009. Mas pelo que tudo indica é só em 15 de Outubro de 2009. Senhores, o meu gosto é de 48 caças pelo menos,, pois 12 aviões poderia atuar no Rio Grande do Sul para defender a região sul, os mares do sul, as fronteiras do sul,, pois 12 aviões poderia atuar no Rio de Janeiro… Read more »
alvez
Visitante
15 anos atrás
Boa reportagem, mas aviação a parte eu já tinha visto uma reportagem sobre os caças feita pela record a um tempo atras por sinal muito boa tambem, esta ocorrendo uma baita guerra na TV brasileira.
Alfredo_Araujo
Visitante
15 anos atrás
No inicio eu acreditava mais no Rafale, pelo tradicionalismo e pelos ultimos eventos q fizeram estreitar os laços entre Brasil e França… Depois passei a acreditar mais no SH, devido á forte contra-proposta q os americanos fizeram de ultima hora… Porem agora, na reta final, passo a acreditar mais no Gripen!! Pois acredito q o comando da FAB conheça as limitações orçamentárias e politicas do Brasil… Não acredito q nossos militares irão dar esse tiro no pé, q seria o risco de termos um elefante branco q nao sairia do chao por falta de dinheiro p/ manutenção… Então de ultima… Read more »
gerson
Visitante
15 anos atrás
Viva o Brasil e Viva a França que nos liberta!! Este ano, em homenagem ao Ano da França no Brasil, desfilarão pela Esplanada a Banda da Marinha Francesa, o 1º Regimento da Guarda Republicana – Guarda de Honra – o 3º Regimento de Infantaria da Legião Estrangeira e a Patrulha Acrobática da França. Realmente parece que a França será o grande parceiro militar do Brasil.
Bye bye 120 caças…
Bye bye desenvolvimento em conjunto…
Bye bye projeto de caça 5a ger…
Bye bye aeronaves interligadas em rede…
Bye bye armamentos baratos e de diversas origens…
Bye bye supercruzeiro…
Bye bye hora de vôo barata…
Bye bye orçamento da FAB…
Tigrão
Visitante
15 anos atrás
Se essa compra fosse feita 15, 20 anos atrás, é muito povável que somente viessem os aviões e nada mais. Nem repasse de tecnologia, armas modernas etc. Mas hoje o contexto é outro. Mesmo que venha “pouco”, virá muito mais do que viria há tempos.
FelipeTP
Visitante
15 anos atrás
Que o vencedor seja o avião escolhido pela FAB, quem usa e entende. E não é o Rafale o escolhido da FAB.
Muito boa matéria… É mesmo o melhor avião da concorrência e do mundo da sua geração sendo que ameça até os de geração 5 “ao meu vê” , quanto a o preço e isso de não sair do chão digo e repito, ou se leva asserio ou não, se não se levar a serio então nem F-5 sai do chão, como sempre, se leva asserio então pode se Rafale mesmo, pois tem um comprometimento de segurança nacional por parte do governo e a verba esta garantida se essa verba não tive mesmo garantida e os governos continuarem a negligenciar as… Read more »
Seja bem vinda pasceria estratégica
Seja bem vinda melhor caça de sua geração até agora
Seja bem vinda melhor transferência de tecnologia garantida
Seja bem vindo melhor desempenho em combate
Seja bem vindo caça de maior tecnologia da América do Sul
seja bem vindo Rafale
Eu *acho*, eu *gostaria*, eu *suponho* que a melhor escolha é o Gripen NG.
Mas o Rafale é sem dúvida nenhuma o mais bonito 🙂
CADU
Visitante
15 anos atrás
FelipeTP em 04 set, 2009 às 16:35
Caro Felipe, você é piloto da FAB???, Por acaso conhece algum piloto que tenha voado qualquer dos 3 concorrentes???, tenho um amigo piloto de caça que voou o GRIPEN, e ele não me passou informação nenhuma sobre qual deles seria o melhor, nem sobre as opiniões dos seus companheiros que efetivamente voaram nos caças, a não ser que você seja um deles, ou esteja se baseando na preferência de quem nunca voou nenhum deles, aí e melhor fazer a enquête com a rapaziada do site, porque vai dar mais ibope.
Um abraço.
luciano
Visitante
15 anos atrás
o problema do gripen é que ele é o frankstein 😀 (não sei se é assim que se escreve:D)
Seria melhor uma dobradinha, Rafale pela transferência de tecnologia e o gripen, por ainda estar em desenvolvimento e possa dar experiência no desenvolvimento de caças.
P.S: Ainda bem que não precisa pagar pra sonhar 😀
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Felipe CPS,
Faltou dar + 2 byes:
Bye bye Super Hornet
Bye bye Gripen NG
rsrsrsrs
Falando sério, não está decidido ainda… pode ser que o Lula esteja falando isso, com preferido e tal, mas na hora do vamo vê ele diz: mas tenho que acatar a decisão da FAB, e deixar a França engolir seco uma posição negativa… quem sabe… tomara que não! rsrsrs
Felipe o rafale, se vier, certamente estará linkado com os F-5M. A-29, A-1 e A-4, pode escrever aí!
Abraço “camarada” rsrsrs
Hornet
Visitante
15 anos atrás
“Bye bye projeto de caça 5a ger”…??????????????????????? (a SAAB já afirmou que NÃO está desenvolvendo e nem está interessada em caças Stealth. Portanto não procede este “bye-bye”) “Bye bye supercruzeiro”…??????????????????????????? (em que condições foi feito isso? Supercruzeiro pra demostração só serve pra vendedor de aviões. Supercruuzeiro mesmo quem tem é o F-22, o resto é arremedo. E lembrando que a demostração feita foi com o Gripen D, bem menor que supõe-se ser o Gripen NG) “Bye bye 120 caças”…??????????????????????? (nada garante que teremos 120 e nada garante que não teremos, seja qual caça for. pois a questão não é econômica… Read more »
JP
Visitante
15 anos atrás
Eu não vejo sentido na critica em relação ao custo de operação do Rafale, que o avião ficará no chão, etc. Não foi a própria FAB que colocou o caça gaulês na short-list? Então a Força cre que conseguirá opera-lo… pelo menos é o que eu vejo.
[]´s
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Ainda bem que o Chicão lembrou, e muitto bem lembrado.
Não existe bye-bye nenhum ainda. Não tem nada decidido ainda.
A cada notícia nova aparece um vencedor diferente….kkkkk
E não é assim que as coisas funcionam.
abraços a todos
Patriota
Visitante
15 anos atrás
O Gripen não existe e o Super Hornet embreve deixará de ser fabricado alem de ser um projeto antigo, não existe motivos para o Rafale não ganhar pois os franceses estão oferecendo um caça que existe e que melhor atende os requisitos da FAB.
Comprar o Gripen NG seria um tiro no escuro!
Queria saber pq os jornalistas da globo não mencionaram que nem sequer a Suecia quis o Gripen NG?
esta materia que a globo fez é tendenciosa.
Jean
Visitante
15 anos atrás
Isso pra mim, é trocar depemdência, Ango-Americana por Fracesa…………
F/A-18E Super Hornet
Visitante
15 anos atrás
A bem da verdade, só ficaremos nos 36 exemplares. E com muita luta.
Abraços
RL
Visitante
15 anos atrás
O meu preferido como produto é o RAFAEL F3, más como parceria estratégica em negócios, a SAAB tem mais a acrescentar ao meu ponto de vista pois o mercado para o Gripen NG na AL é mais promissor.
Preferências por Preferências, eu prefiro comprar uma Ferrari a um GOL zero, no entanto, minhas condições financeiras permitem que eu compre um GOL zero e em parcelas a perder de vistas.
Então, se o LULA e o Jobim preferem o RAFAEL é uma coisa, más comprar é outra.
Wilson Johann
Visitante
15 anos atrás
Rafale: esse é o caça. The best of the best. Que a Força Aérea tome a decisão correta e fique com o melhor avião de combate do mundo da sua geração. E chega dessa história de ser muito caro (preço de aquisição, manutenção e hora de voo), por que se um pais com a potência e tamanho do Brasil não tiver condições de manter uma centena de Rafales, então é melhor parar com tudo, fechar as portas e entregar as chaves pros grincos. Dinheiro não falta nesta nação. Se as forças armadas não possuem recursos suficientes, não é por falta… Read more »
Alfredo_Araujo
Visitante
15 anos atrás
JP em 04 set, 2009 às 17:23
“Não foi a própria FAB que colocou o caça gaulês na short-list? Então a Força cre que conseguirá opera-lo… pelo menos é o que eu vejo.”
Concordo !!
Porem temos q lembra q quando alguem da um pum no brasil, e precisamos de dinheiro p/ comprar o Bom-Ar, qual o setor q tem seu orçamento cortado para se arrumar esse dinheiro??
A defesa!!!
Entao enquanto nao tivermos leis q protejam o orçamento do MD, eu sempre acharei mais viável (eu disse viavel, nao melhor) o avião/tanque/navio mais barato e facil de operar…
Eu mantenho a fé de que o F/A-18 Super Hornet será escolhido!
Quer que apostar?
F/A-18E Super Hornet
Visitante
15 anos atrás
Não estou convencido que a compra do Rafale trará benefícios. Só se o pacote de TT for realmente muito bom! Se comprássemos o SH, teríamos: um caça robusto, forte, bom raio de ação, grande capacidade de carga(9t), +400 unidades produzidas, excelente radar AESA, bom armamento, baixo preço de aquisição, possível conversão para EW, facilidade de sobressalentes, possui +1 cliente, opera em NAe, aproximação com os EUA e traz acesso à 5°geração(F-35)! Se formos de Rafale, teremos: um caça caro, 72 unidades produzidas, armamento ruim, dificuldade de sobressalentes, dificuldades na manutenção, perdeu todas as concorrências que participou, aproximação com a França… Read more »
CADU
Visitante
15 anos atrás
Boa Noite a Todos. Se comprar-mos o F-18 Super Hornet, vamos comprar um caça velho, pesadão, sem muita mobilidade, que vai sair de linha assim que os F-35 forem produzidos em massa, sem condições de fazer GRANDES UP-GRADES, e se fizermos temos que pedir pelo amor de Deus (“TIO SAM”) para que eles não nos esfolem na conta, isso é, se eles aceitarem. Vamos comprar de “PRATELEIRA”, pois TT, nem a pau Juvenal, fora que estaremos mais uma vez dependendo dos EUA, para nos dizer o que podemos ou não fazer, “BURRO” sempre anda de cabresto, acho que o Brasil… Read more »
CosmeBR
Visitante
15 anos atrás
RAFALE
Paulo
Visitante
15 anos atrás
Primeiro o FX2 iria acabar, depois iria ser postergado, depois vieram com os Landaus LTD americanos…Agora que o melhor dos três foi escolhido o orçamento vai acabar e não ficaremos com nada. Esse é o pessoal do contra mesmo! Se não escolhe eles reclamam, se escolhe, não é o que queriam…. O Rafale F3 é o melhor caça que o Brasil pode adquirir pois aparentemente é o único caça 4.5ª Geração cujos idealizadores se dispõe a abrir tudo. Ah, mas os Gripen NG…Non ecxxxxiste! (como diria Pe. Quevedo) É um projeto que ainda não voa (só no demonstrativo de tecnologia,… Read more »
João Curitiba
Visitante
15 anos atrás
Caro Patriota A Suécia não disse que não quer o NG. A questão é que eles têm muitos Gripen C/D que ainda estão perfeitamente operacionais. Mas se não quisessem nem estariam programando o seu desenvolvimento. Eles pensam a longo prazo. Constroem hoje a Suécia do futuro. E convidaram o Brasil a ser sócio no seu desenvolvimento. Prezado F/A-18E Super Hornet A Dassault, mês passado, divulgou toda a transferência de tecnologia, indicando inclusive quais empresas aqui no Brasil fariam o que. É só recuar nas páginas do Blog Aéreo que você descobre. As propostas da Dassault e da SAAB são as… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
…………………….. Rafale!
Brilha muito na FAB!
“vamo caí pa dento, puquê não, topo, puquê não!”
F/A-18E Super Hornet
Visitante
15 anos atrás
Acreditar que teremos efetiva TT e a possibilidade de produzirmos 100% os caças aqui no Brasil é inocência demais. NÃO com 36 pedidos! Eu particularmente duvido que passemos dos 36 exemplares. Citarei um antigo post meu aqui do Blog: O âmbito do programa FX-2 é o reaparelhamento de nossa força aérea, em substituição às aeronaves F-5E, MIRAGE 2000 e AMX, além dos “imprescindíveis elementos de avanço tecnológicos para a Força Aérea Brasileira”. Fica notável que não se trata de uma simples compra de caças. Envolve transferência de tecnologia (NÃO TOTAL, mas o requerido pela FAB/Embraer) e a substituição dos três… Read more »
mane
Visitante
15 anos atrás
A proposta do Gripen NG inclui o compromisso da Suécia em adquirir o avião se o Brasil fizer o mesmo.
Transferência de tecnologia não é algo que você coloca em uma caixa, empacota e envia para o outro país. Tecnologia só é transferida através de desenvolvimento conjunto envolvendo empresas de ambos os países. Nem Dassault nem Boeing são capazes de oferecer isto, porque os aviões deles já estão prontos.
Hornet
Visitante
15 anos atrás
aqui tem uma entrevista inédita, publicada hoje, com o diretor da Dassault.
Sobre a discussão dos 36 caças e tal… só acho que precisamos entender que esses 36 caças é o lote inicial. E tomar cuidado para não confundir lote inicial com quantidade total de caças para a FAB. São coisas bem diferentes. Sem falar que, para viabilizar a construção e a abertura de uma linha de montagem no Brasil é claro que precisaremos de mais que isso, mais que 36. E me parece clara a indicação da FAB e do MD que isso acontecerá: produção no Brasil dos caças. Portanto, me parece lógico que não ficaremos apenas com o lote inicial… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
“A proposta do Gripen NG inclui o compromisso da Suécia em adquirir o avião se o Brasil fizer o mesmo.”
Não é um pouco ilógico isso?!!!
A Suécia depende do FX2 para comprar o NG? Eu hein?…
abraços
João Curitiba
Visitante
15 anos atrás
Caro Hornet
Ótima a entrevista. O que será que ele quis dizer com isto?:
“Vale ressaltar que o Rafale é uma aeronave madura: está em início de linha de produção, com perspectiva de mais de 30 anos de uso, e, mesmo sendo uma aeronave nova, já foi testada e aprovada em combate. Não é um upgrade de uma aeronave antiga, nem um projeto que está só no papel.”
Eh eh eh.
Abraços
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
A última imagem com esta excelente plataforma de combate é espetacular. Além de superior aos concorrentes, maior TT é sem dúvido o mais harmonioso e elegante avião de combate dentre os três concorrentes.
Hornet
Visitante
15 anos atrás
João Curitiba, hehehe… Talvez seja algo assim: embora seja um caça novo e em início de linha de produção já alcançou uma maturidade grande, devido a ter sido testa em combate, estar no mesmo patamar de caças consagrados (e já mais antigos) como o Super Hornet e coisas assim. Eu li assim… É o final da frase que dá o sentido: “Não é um upgrade de uma aeronave antiga, nem um projeto que está só no papel.” Ou seja, o Rafale tem a maturidade do Super Hornet, mas não é um projeto antigo como o SH. O Rafale é um… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
ops! “ter sido testa”
Correção: ter sido testado…
faltou o “do”…
mane
Visitante
15 anos atrás
“Não é um pouco ilógico isso?!!!
A Suécia depende do FX2 para comprar o NG? Eu hein?…”
Não é nem um pouco ilógico.
Se ninguém mais comprar o Gripen NG ele está morto. A Suécia não vai desenvolver o avião sozinha.
EUA e França estão atrás de um comprador. A Suécia está atrás de um sócio para o programa. Cabe ao Brasil escolher o que ele quer ser. Se o ponto fundamental for transferênca de tecnologia, a escolha é óbvia.
Guga
Visitante
15 anos atrás
Acredito que a opção pelo Rafale foi a mais adequada. A França sabiamente, domina toda a tecnologia e só ela se dispõe a transferi-la ao Brasil o resto é Blá,blá,blá.
Boa escolha, será que agora a coisa vai?!
Abraço a todos.
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
Pessoal, eu já postei isso aqui, e vou repetir. O Rafale foi o objetivo do Brasil sempre, desde o FX1. Este foi suspenso devido a prematura aliança Embraer + Dassault + Mirage 2000BR, uma aeronave aquém das espectativas do Novo Brasil, e nova FAB. Ponto para a estratégia da FAB e do MD. Colocaram cinco alternativas na jogada do FX2, EF2000 Typhoon, SU35 Super Flanker, F18E/F Super Hornet, SAAB Gripen NG e o Dassault Rafale. Até o FX2, o governo Francês se negava a colocá-lo como proposta ao Brasil, filho novo, sabe como é o ciúmes. Por lá e aqui… Read more »
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
A Suécia está atrás de um país que salve a SAAB do buraco, infelizmente. Não existe a necessidade deste país de deter um fabricante de caças sendo que seus vizinhos estão comprando F35 Lightning bem superiores a preços mais convidativos (considerando também o custo de desenvolvimento do Gripen).
Podemos dar as boas vindas ao caças Rafale e despedir dos F-18 e o Gripen.a vinda do presidente da França já é para assinar o contrato.
abraços
Felipe Cps Eu não tenho nada contra o Gripen que pra mim é melhor que os F/A-18E que não é pouca coisa, e se esse for a escolha estará muito bom, se sou contra um caça desta concorrência é o F/A-18E mais pelo medo de não podermos usa-los por motivos políticos de Washington… com tudo prefiro mesmo o Rafale por se um avião novo já pronto de grande capacidade, e principalmente pelos muitos privilégios que um acordo com a França pode nos trazer (eles estão nos passando tecnologia e não só armas), em todas as ares militares quem pode fazer… Read more »
Favas contadas. O Brasil irá de RAFALE.
Fabio
Tudo indica. Mas será que iremos a 120 ou ficaremos nos 36? A Embraer receber tranferência de tecnologia para fabricar só 36 não vale o custo.
Deixemos esta dúvida para os próximos capítulos.
Eu vi esta reportagem ontem no Jornal da Glogo, muito bem feita Inclusive sita o calcanhar de Aquelis do Rafale: O fato de não ter vencido nehuma das 4 concorrências internacionas que participou até agora. e a má esperincia da FAB com a manutenção dos Mirage III.
Mas o Jobin quer o Rafale e o Lula também,
by by Super Hornet
by by GripenNG
Acredito que essa já é do Rafale, pra min sem duvida o mais moderno dos concorrentes, agora vamos ver o resto…
Corrigindo: “experiência” (digitei muito rápido)
Abraço a todos bom feriado, e levem os seus filhos (aqueles que tem) para ver a parada de 7 de Setembro.
Provavelmente o governo entendeu que não tem mais o que conseguir da Rafale e está tentando arrancar uma melhora de última hora nas propostas dos outros dois concorrentes, pois não tem sentido ficar pre-anunciando vencedor com o processo aberto. Ao menos eu espero que tenha sido esse o cálcuno…
Senhores, o Rafale F-3 é o vencedor. Mas, pelo menos teremos um caça de alta tecnologia e eu sou a favor do Rafale F-3. Enfim, vamos ter os 36 caças do FX2. Olha se ele não for anunciado no dia 7 de Setembro de 2009. Mas pelo que tudo indica é só em 15 de Outubro de 2009. Senhores, o meu gosto é de 48 caças pelo menos,, pois 12 aviões poderia atuar no Rio Grande do Sul para defender a região sul, os mares do sul, as fronteiras do sul,, pois 12 aviões poderia atuar no Rio de Janeiro… Read more »
Boa reportagem, mas aviação a parte eu já tinha visto uma reportagem sobre os caças feita pela record a um tempo atras por sinal muito boa tambem, esta ocorrendo uma baita guerra na TV brasileira.
No inicio eu acreditava mais no Rafale, pelo tradicionalismo e pelos ultimos eventos q fizeram estreitar os laços entre Brasil e França… Depois passei a acreditar mais no SH, devido á forte contra-proposta q os americanos fizeram de ultima hora… Porem agora, na reta final, passo a acreditar mais no Gripen!! Pois acredito q o comando da FAB conheça as limitações orçamentárias e politicas do Brasil… Não acredito q nossos militares irão dar esse tiro no pé, q seria o risco de termos um elefante branco q nao sairia do chao por falta de dinheiro p/ manutenção… Então de ultima… Read more »
Viva o Brasil e Viva a França que nos liberta!! Este ano, em homenagem ao Ano da França no Brasil, desfilarão pela Esplanada a Banda da Marinha Francesa, o 1º Regimento da Guarda Republicana – Guarda de Honra – o 3º Regimento de Infantaria da Legião Estrangeira e a Patrulha Acrobática da França. Realmente parece que a França será o grande parceiro militar do Brasil.
7 de setembro vem aí…
http://www.militarcristao.com.br/download.php
Canções e hinos mais acessados
Bye bye 120 caças…
Bye bye desenvolvimento em conjunto…
Bye bye projeto de caça 5a ger…
Bye bye aeronaves interligadas em rede…
Bye bye armamentos baratos e de diversas origens…
Bye bye supercruzeiro…
Bye bye hora de vôo barata…
Bye bye orçamento da FAB…
Se essa compra fosse feita 15, 20 anos atrás, é muito povável que somente viessem os aviões e nada mais. Nem repasse de tecnologia, armas modernas etc. Mas hoje o contexto é outro. Mesmo que venha “pouco”, virá muito mais do que viria há tempos.
Que o vencedor seja o avião escolhido pela FAB, quem usa e entende. E não é o Rafale o escolhido da FAB.
Muito boa matéria… É mesmo o melhor avião da concorrência e do mundo da sua geração sendo que ameça até os de geração 5 “ao meu vê” , quanto a o preço e isso de não sair do chão digo e repito, ou se leva asserio ou não, se não se levar a serio então nem F-5 sai do chão, como sempre, se leva asserio então pode se Rafale mesmo, pois tem um comprometimento de segurança nacional por parte do governo e a verba esta garantida se essa verba não tive mesmo garantida e os governos continuarem a negligenciar as… Read more »
Seja bem vinda pasceria estratégica
Seja bem vinda melhor caça de sua geração até agora
Seja bem vinda melhor transferência de tecnologia garantida
Seja bem vindo melhor desempenho em combate
Seja bem vindo caça de maior tecnologia da América do Sul
seja bem vindo Rafale
Eu *acho*, eu *gostaria*, eu *suponho* que a melhor escolha é o Gripen NG.
Mas o Rafale é sem dúvida nenhuma o mais bonito 🙂
FelipeTP em 04 set, 2009 às 16:35
Caro Felipe, você é piloto da FAB???, Por acaso conhece algum piloto que tenha voado qualquer dos 3 concorrentes???, tenho um amigo piloto de caça que voou o GRIPEN, e ele não me passou informação nenhuma sobre qual deles seria o melhor, nem sobre as opiniões dos seus companheiros que efetivamente voaram nos caças, a não ser que você seja um deles, ou esteja se baseando na preferência de quem nunca voou nenhum deles, aí e melhor fazer a enquête com a rapaziada do site, porque vai dar mais ibope.
Um abraço.
o problema do gripen é que ele é o frankstein 😀 (não sei se é assim que se escreve:D)
Seria melhor uma dobradinha, Rafale pela transferência de tecnologia e o gripen, por ainda estar em desenvolvimento e possa dar experiência no desenvolvimento de caças.
P.S: Ainda bem que não precisa pagar pra sonhar 😀
Felipe CPS,
Faltou dar + 2 byes:
Bye bye Super Hornet
Bye bye Gripen NG
rsrsrsrs
Falando sério, não está decidido ainda… pode ser que o Lula esteja falando isso, com preferido e tal, mas na hora do vamo vê ele diz: mas tenho que acatar a decisão da FAB, e deixar a França engolir seco uma posição negativa… quem sabe… tomara que não! rsrsrs
Felipe o rafale, se vier, certamente estará linkado com os F-5M. A-29, A-1 e A-4, pode escrever aí!
Abraço “camarada” rsrsrs
“Bye bye projeto de caça 5a ger”…??????????????????????? (a SAAB já afirmou que NÃO está desenvolvendo e nem está interessada em caças Stealth. Portanto não procede este “bye-bye”) “Bye bye supercruzeiro”…??????????????????????????? (em que condições foi feito isso? Supercruzeiro pra demostração só serve pra vendedor de aviões. Supercruuzeiro mesmo quem tem é o F-22, o resto é arremedo. E lembrando que a demostração feita foi com o Gripen D, bem menor que supõe-se ser o Gripen NG) “Bye bye 120 caças”…??????????????????????? (nada garante que teremos 120 e nada garante que não teremos, seja qual caça for. pois a questão não é econômica… Read more »
Eu não vejo sentido na critica em relação ao custo de operação do Rafale, que o avião ficará no chão, etc. Não foi a própria FAB que colocou o caça gaulês na short-list? Então a Força cre que conseguirá opera-lo… pelo menos é o que eu vejo.
[]´s
Ainda bem que o Chicão lembrou, e muitto bem lembrado.
Não existe bye-bye nenhum ainda. Não tem nada decidido ainda.
A cada notícia nova aparece um vencedor diferente….kkkkk
E não é assim que as coisas funcionam.
abraços a todos
O Gripen não existe e o Super Hornet embreve deixará de ser fabricado alem de ser um projeto antigo, não existe motivos para o Rafale não ganhar pois os franceses estão oferecendo um caça que existe e que melhor atende os requisitos da FAB.
Comprar o Gripen NG seria um tiro no escuro!
Queria saber pq os jornalistas da globo não mencionaram que nem sequer a Suecia quis o Gripen NG?
esta materia que a globo fez é tendenciosa.
Isso pra mim, é trocar depemdência, Ango-Americana por Fracesa…………
A bem da verdade, só ficaremos nos 36 exemplares. E com muita luta.
Abraços
O meu preferido como produto é o RAFAEL F3, más como parceria estratégica em negócios, a SAAB tem mais a acrescentar ao meu ponto de vista pois o mercado para o Gripen NG na AL é mais promissor.
Preferências por Preferências, eu prefiro comprar uma Ferrari a um GOL zero, no entanto, minhas condições financeiras permitem que eu compre um GOL zero e em parcelas a perder de vistas.
Então, se o LULA e o Jobim preferem o RAFAEL é uma coisa, más comprar é outra.
Rafale: esse é o caça. The best of the best. Que a Força Aérea tome a decisão correta e fique com o melhor avião de combate do mundo da sua geração. E chega dessa história de ser muito caro (preço de aquisição, manutenção e hora de voo), por que se um pais com a potência e tamanho do Brasil não tiver condições de manter uma centena de Rafales, então é melhor parar com tudo, fechar as portas e entregar as chaves pros grincos. Dinheiro não falta nesta nação. Se as forças armadas não possuem recursos suficientes, não é por falta… Read more »
JP em 04 set, 2009 às 17:23
“Não foi a própria FAB que colocou o caça gaulês na short-list? Então a Força cre que conseguirá opera-lo… pelo menos é o que eu vejo.”
Concordo !!
Porem temos q lembra q quando alguem da um pum no brasil, e precisamos de dinheiro p/ comprar o Bom-Ar, qual o setor q tem seu orçamento cortado para se arrumar esse dinheiro??
A defesa!!!
Entao enquanto nao tivermos leis q protejam o orçamento do MD, eu sempre acharei mais viável (eu disse viavel, nao melhor) o avião/tanque/navio mais barato e facil de operar…
Eu mantenho a fé de que o F/A-18 Super Hornet será escolhido!
Quer que apostar?
Não estou convencido que a compra do Rafale trará benefícios. Só se o pacote de TT for realmente muito bom! Se comprássemos o SH, teríamos: um caça robusto, forte, bom raio de ação, grande capacidade de carga(9t), +400 unidades produzidas, excelente radar AESA, bom armamento, baixo preço de aquisição, possível conversão para EW, facilidade de sobressalentes, possui +1 cliente, opera em NAe, aproximação com os EUA e traz acesso à 5°geração(F-35)! Se formos de Rafale, teremos: um caça caro, 72 unidades produzidas, armamento ruim, dificuldade de sobressalentes, dificuldades na manutenção, perdeu todas as concorrências que participou, aproximação com a França… Read more »
Boa Noite a Todos. Se comprar-mos o F-18 Super Hornet, vamos comprar um caça velho, pesadão, sem muita mobilidade, que vai sair de linha assim que os F-35 forem produzidos em massa, sem condições de fazer GRANDES UP-GRADES, e se fizermos temos que pedir pelo amor de Deus (“TIO SAM”) para que eles não nos esfolem na conta, isso é, se eles aceitarem. Vamos comprar de “PRATELEIRA”, pois TT, nem a pau Juvenal, fora que estaremos mais uma vez dependendo dos EUA, para nos dizer o que podemos ou não fazer, “BURRO” sempre anda de cabresto, acho que o Brasil… Read more »
RAFALE
Primeiro o FX2 iria acabar, depois iria ser postergado, depois vieram com os Landaus LTD americanos…Agora que o melhor dos três foi escolhido o orçamento vai acabar e não ficaremos com nada. Esse é o pessoal do contra mesmo! Se não escolhe eles reclamam, se escolhe, não é o que queriam…. O Rafale F3 é o melhor caça que o Brasil pode adquirir pois aparentemente é o único caça 4.5ª Geração cujos idealizadores se dispõe a abrir tudo. Ah, mas os Gripen NG…Non ecxxxxiste! (como diria Pe. Quevedo) É um projeto que ainda não voa (só no demonstrativo de tecnologia,… Read more »
Caro Patriota A Suécia não disse que não quer o NG. A questão é que eles têm muitos Gripen C/D que ainda estão perfeitamente operacionais. Mas se não quisessem nem estariam programando o seu desenvolvimento. Eles pensam a longo prazo. Constroem hoje a Suécia do futuro. E convidaram o Brasil a ser sócio no seu desenvolvimento. Prezado F/A-18E Super Hornet A Dassault, mês passado, divulgou toda a transferência de tecnologia, indicando inclusive quais empresas aqui no Brasil fariam o que. É só recuar nas páginas do Blog Aéreo que você descobre. As propostas da Dassault e da SAAB são as… Read more »
…………………….. Rafale!
Brilha muito na FAB!
“vamo caí pa dento, puquê não, topo, puquê não!”
Acreditar que teremos efetiva TT e a possibilidade de produzirmos 100% os caças aqui no Brasil é inocência demais. NÃO com 36 pedidos! Eu particularmente duvido que passemos dos 36 exemplares. Citarei um antigo post meu aqui do Blog: O âmbito do programa FX-2 é o reaparelhamento de nossa força aérea, em substituição às aeronaves F-5E, MIRAGE 2000 e AMX, além dos “imprescindíveis elementos de avanço tecnológicos para a Força Aérea Brasileira”. Fica notável que não se trata de uma simples compra de caças. Envolve transferência de tecnologia (NÃO TOTAL, mas o requerido pela FAB/Embraer) e a substituição dos três… Read more »
A proposta do Gripen NG inclui o compromisso da Suécia em adquirir o avião se o Brasil fizer o mesmo.
Transferência de tecnologia não é algo que você coloca em uma caixa, empacota e envia para o outro país. Tecnologia só é transferida através de desenvolvimento conjunto envolvendo empresas de ambos os países. Nem Dassault nem Boeing são capazes de oferecer isto, porque os aviões deles já estão prontos.
aqui tem uma entrevista inédita, publicada hoje, com o diretor da Dassault.
Quem se interessar em ler:
http://defesabrasil.com/site/noticias/fab/exclusivo-db-entrevista-jean-marc-merialdo-diretor-da-dassault-no-brasil.php
abraços a todos
Sobre a discussão dos 36 caças e tal… só acho que precisamos entender que esses 36 caças é o lote inicial. E tomar cuidado para não confundir lote inicial com quantidade total de caças para a FAB. São coisas bem diferentes. Sem falar que, para viabilizar a construção e a abertura de uma linha de montagem no Brasil é claro que precisaremos de mais que isso, mais que 36. E me parece clara a indicação da FAB e do MD que isso acontecerá: produção no Brasil dos caças. Portanto, me parece lógico que não ficaremos apenas com o lote inicial… Read more »
“A proposta do Gripen NG inclui o compromisso da Suécia em adquirir o avião se o Brasil fizer o mesmo.”
Não é um pouco ilógico isso?!!!
A Suécia depende do FX2 para comprar o NG? Eu hein?…
abraços
Caro Hornet
Ótima a entrevista. O que será que ele quis dizer com isto?:
“Vale ressaltar que o Rafale é uma aeronave madura: está em início de linha de produção, com perspectiva de mais de 30 anos de uso, e, mesmo sendo uma aeronave nova, já foi testada e aprovada em combate. Não é um upgrade de uma aeronave antiga, nem um projeto que está só no papel.”
Eh eh eh.
Abraços
A última imagem com esta excelente plataforma de combate é espetacular. Além de superior aos concorrentes, maior TT é sem dúvido o mais harmonioso e elegante avião de combate dentre os três concorrentes.
João Curitiba, hehehe… Talvez seja algo assim: embora seja um caça novo e em início de linha de produção já alcançou uma maturidade grande, devido a ter sido testa em combate, estar no mesmo patamar de caças consagrados (e já mais antigos) como o Super Hornet e coisas assim. Eu li assim… É o final da frase que dá o sentido: “Não é um upgrade de uma aeronave antiga, nem um projeto que está só no papel.” Ou seja, o Rafale tem a maturidade do Super Hornet, mas não é um projeto antigo como o SH. O Rafale é um… Read more »
ops! “ter sido testa”
Correção: ter sido testado…
faltou o “do”…
“Não é um pouco ilógico isso?!!!
A Suécia depende do FX2 para comprar o NG? Eu hein?…”
Não é nem um pouco ilógico.
Se ninguém mais comprar o Gripen NG ele está morto. A Suécia não vai desenvolver o avião sozinha.
EUA e França estão atrás de um comprador. A Suécia está atrás de um sócio para o programa. Cabe ao Brasil escolher o que ele quer ser. Se o ponto fundamental for transferênca de tecnologia, a escolha é óbvia.
Acredito que a opção pelo Rafale foi a mais adequada. A França sabiamente, domina toda a tecnologia e só ela se dispõe a transferi-la ao Brasil o resto é Blá,blá,blá.
Boa escolha, será que agora a coisa vai?!
Abraço a todos.
Pessoal, eu já postei isso aqui, e vou repetir. O Rafale foi o objetivo do Brasil sempre, desde o FX1. Este foi suspenso devido a prematura aliança Embraer + Dassault + Mirage 2000BR, uma aeronave aquém das espectativas do Novo Brasil, e nova FAB. Ponto para a estratégia da FAB e do MD. Colocaram cinco alternativas na jogada do FX2, EF2000 Typhoon, SU35 Super Flanker, F18E/F Super Hornet, SAAB Gripen NG e o Dassault Rafale. Até o FX2, o governo Francês se negava a colocá-lo como proposta ao Brasil, filho novo, sabe como é o ciúmes. Por lá e aqui… Read more »
A Suécia está atrás de um país que salve a SAAB do buraco, infelizmente. Não existe a necessidade deste país de deter um fabricante de caças sendo que seus vizinhos estão comprando F35 Lightning bem superiores a preços mais convidativos (considerando também o custo de desenvolvimento do Gripen).