f17-fc3b6rsvarsmakten

Uma aeronave Gripen 39C aterrissou de barriga, logo após às 14h de hoje, na base F-17 de Ronneby, na Suécia.

A aeronave saiu da pista e, quando parou, o piloto se soltou sem ajuda e saiu caminhando. Os serviços de emergência chegaram segundos após o incidente e apagaram um pequeno fogo no avião.

“Estamos dando início a uma investigação”, segundo a rotina estabelecida. Após uma entrevista prévia do piloto, parece que a causa do incidente se deva a fatores humanos. Não há indicações de falha técnica da aeronave, disse o Comandante da Aeronáutica, Major General Anders Silwer.

O aeroporto de Ronneby ficará fechado até que a Força Aérea receba autorização do Conselho Sueco de Investigação de Acidentes para remover a aeronave. O conselho investigará o acidente para determinar a sequência de eventos.

FONTE: Website das Forças Armadas da Suécia

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sonic wings

Ichi, agora os “inimigos do NG” vão cair matando falando que não presta e coisa e tal! huahuaha

Harry

Fala humana? Deve ter tomado muita vodik.

Francisco AMX

Pensei que só com o SU-35 podia acontecer isso… ah e este aí não é protótipo, aliás não se pode culpar o NG! pois ele nem protótipo tem ! rsrsrrsrs

BVR

Iiiiiihhhhh !!!!!!!…

Isso é trabalho brabo da Vovódika com direito a charuto cubano (made in caribe) e muita champagne francesa e duas notas de dólar.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!…..

Saudações aos do Blog.

Patriota

Acidentes podem acontecer com qualquer aeronave
temos que aguardar as investigações

Harry

Deveriam tira-lhe a carteira de motorista. He, He,

Fabio
Azul&branco

O piloto devia estar com gripen…(??)

Rodrigo

pegou GRIPEN suína (ai ai ai… essa foi horrivel!) hahha

Wolfpack

Não é a primeira vez que os Gripen se perdem nos pousos. Olhem o os vídeos abaixo. Eu não quero este vetor na FAB. Acredito que a FAB mereça melhor plataforma.
(http://www.youtube.com/watch?v=vgTQ3eDkCn0)
(http://www.youtube.com/watch?v=OVr6QJzW094&feature=PlayList&p=53AE50D742398FDD&playnext=1&playnext_from=PL&index=29)
abs

Lucas Calabrio

Prezados
Para um país que foi capaz de matar seu presidente (guerra do vietnã), inventar armas de destruição em massa e biológica, eu não duvido de mais nada.
1- queda do Airbus da Air France
2- queda do gripen
acidentes na reta final de dois importantissímo processos de escolha de renovação de vetores no mundo (Brasil e Índia)
muito estranho
sds

Vinicius Modolo

ahahhaahha Gripen!!!! uhuhuhuhh pena que não dá pra usar com todo mundo essa…só com quem manja de aviação. Então…já tinha visto russo e francês e agora temos os suecos se juntando ao clube dos pilotos que esquecem de baixar o trem de pouso antes de aterrisar. Um SU-27 dos Russian Knights pousou de barriga depois de um show. O cara simplesmente esqueceu as rodas. Dai pegaram uns macacos, levantaram a aeronave e ela foi embora voando. é mole! Um frances pousou um Mirage-2000 da mesma forma, mas esse não saiu voando. E o piloto se ferrou depois. Esse sueco devia… Read more »

Vovódka da Lua

BVR meu netinho querido a veia aqui nao ten nada a ver com esse acidente do gripadinho nao!!!!! E o piloto nao tomou vodka nao quem toma e’ a vovo’ aqui e e’ por isso que eu to sobreviveno aqui na lua faz mais de meis!!!! A veia ia quebrar recorde de veio no espaco que era do Joao Glenn mais deu problema no botao do painel que a champanhe francesa sabotada estorou e a rolha bateu no botao e a veia veio parar na Lua!!! E eu to sobrevivendo a base de vodka que a minha nave ta’ cheia… Read more »

Felipe Cps

Ahahaha, essa véia é doida, rsrsrsrs…

Falando sério galera, caiu mas num deu nada, o piloto tá vivo, e isso é que importa…

Boa noite a todos.

Jotapecosta

Acidentes acontecem, isso não tem nada a ver com a qualidade do Gripen, do Sukhoi, ou seja qual for o avião. Não é isso que vai tirar a vitória do Gripen NG e sim, o fato dele nem existir. O JAS 39C não poderia ser alvo de sabotagem, pois ele nem está na concorrência também. Já é mais do que sabido que ele não preenche os requisitos do país pra ser a aeronave de combate padrão da FAB. Seria uma idiotice fazer uma coisa dessas só pra desmerecer a SAAB. Tem gente que tá viajando pra variar.

Abraços.

Giovani

Acontece!!!!

Luiz

Acho que com esse acidente com um Gripen 39C, pode acabar com as chances da versão NG desse caça sair vencedora do FX-2, somando o fato do NG não existir e não atender os requisitos da nossa Força Aérea, mas ainda acho que se a proposta de TT da for cumprida pela Saab acho que vale a pena comprar a versão NG, pois seria de grande aprendizado para nossa indústria aeronáutica, para talvez um dia podermos projetar e construir o nosso caça.

Cor Tau

“Ichi, agora os “inimigos do NG” vão cair matando falando que não presta e coisa e tal! huahuaha” Falar o que?!…O caça não existe……….huahuaha………..Oia Bosco…Viu..Os caças chineses não são os unicos que saltam pecinhas………..rsrsrsrssrs……………. “Fala humana? Deve ter tomado muita vodik” “Gripen!!!! uhuhuhuhh pena que não dá pra usar com todo mundo essa…só com quem manja de aviação.”………..uhuhuhuhh….TTTaaammm!!!!!!!!!!!!!! uhuhuhuhh………Pam!!!!….kkkkkkkkkkkkkkkkkk……………….. “A veia ia quebrar recorde de veio no espaco que era do Joao Glenn mais deu problema no botao do painel que a champanhe francesa sabotada estorou e a rolha bateu no botao e a veia veio parar na Lua!!!” huahuahua………..Eu… Read more »

Cor Tau

Isso nom ecziste…………

Robson Br

“REVISTA TECNOLOGIA E DEFESA” ANO 26 – Nº 118 “”””A IMPRENSA ESPECIALIZADA VISITA A CASA DO GRIPEN Pg 30- Durante a última semana de maio, a indústria sueca SAAB, uma das participantes da concorrência que escolherá o novo caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), convidou jornalistas das principais mídias especializadas em assuntos militares do Brasil para uma viagem à Suécia com o intuito de mostrar seus produtos e serviços, com destaque para o caça Gripen NG (Next Generation). Pg 34- O Gripen Demo, no entanto, foi o grande ausente. A SAAB informou que, após ser submetido a uma série… Read more »

Marcelo Tadeu

Acidente operacional. Nada mais, O F-22 tb se envolveu em um acidente a pouco tempo.

LBacelar

O F22 se envolve em acidentes frequentemente…

Marcos S

Nada demais…mas temos q admitir q foi uma bela “esfolda de barriga” se não houve falha tecnica da aeronave e se foi erro do piloto….o cara vai levar uma q não quero nemm ver…

Thales

Falha humana? Sei lá, não sou nem de perto especialista em nada… Mas como foi? o cara esqueceu de descer o trem de pouso?

Felipe Cps

Off-Topic URGENTE: “Conclusão do F-X2 é adiado para setembro Escrito por Defesa Brasil Sex, 07 de Agosto de 2009 10:18 Americanos e suecos respiram aliviados, já que eles temiam uma definição da disputa às vésperas da visita de Nicolas Sarkozy. Aguardado para os próximos dias, o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os novos caças de múltiplo emprego ficou para setembro. O comandante da FAB, Juniti Saito, disse que a análise final será encaminhada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o fim do próximo mês. Saito afirmou ainda não ter visto a proposta feita pelos Estados Unidos,… Read more »

Francisco AMX

O Robson tocou no ponto que eu acho mais terrível para a FAB se optar por este caça… este projeto pode se arrastar, a SAAB não anda bem das pernas, e sem uma fusão com a EMBRAER, esta opção seria muito arriscada! o que se propões no Gripen NG não é tão simples quanto alguns pensam não, e sem money, fica pior ainda! não podemos arriscar não! este caça é um remendo para melhorar suas principais deficiências! e isso me preocupa… e tb não acho que seja esta qualidade toda que falam, pois se é barato não é tão bom!… Read more »

Caipira

Sobre o off do Felipe:

pra mim tá bem claro, os americanos mudaram a proposta e a FAB(ou o MD ou seja lá quem for) atrasou a programação do FX em benefício destes….
Essa é a impressão que eu tenho….e se isso se confirmar é uma vergonha para o Brasil…

J Curitiba

Caipira, o papai noel e o coelhinho da páscoa vão bem?

Rodrigo Marques

Adoraria ver essa proposta dos EUA.

biááh

tadinhúúúh do aaviãozinhuuuuuuuuu
ficou sem biko !
bjks
papai,parabens pelo seu blog !

Felipe Cps

Caipira: conversando outro dia no Xat o Ostra disse que acha que tudo isso, FX2, PEAMB, (The) END, Braço-Forte, etc., é tudo pagação, que vai dar em nada.

Num sei, mas estou cada vez mais propenso a achar isso também.

Abs.

Felipe Cps

Ah, mais uma coisa: ficou provado que os EUA, apesar do clamor da esquerdopatia em geral, ainda mandam o suficiente no Br para poder adiar o FX2…

Que coisa…

Francisco AMX

Bom, estes adiamentos começam a embasar o que sempre falei, desde os meus primordios dias deste blog, e era constantemente criticado pelo pessimismo, vamos ver… será que eu “já sabia”! toma, mesmo, que não.. pois já tava até sonhando… e diante deste temor, ficaria bem quietinho caso venha, até mesmo, o Gripen C/D usadinho rsrsrrss

LBacelar

Vcs ainda tem duvidas do real motivo de mais um atraso? Esse tal de Juiniti Sato deveria ter vergonha antes de pedir p/ adiar mais uma vez… Lá se vão 10 anos, e os palhaços dos contribuintes continuam pagando esse lobbysmo todo !!! Todo mundo sabe que no final os americanos vão dar uma rasteira nos concorrentes e “enfiar” o SH pela garganta como fizeram com os F5 na década de 60 (a FAB esperava o F4E) e o Sivam mais recentemente. Infelizmente amigos se isso se confirmar, além de dedo americano no pré-sal eles vão transferir técnologia ultrapassada, pois… Read more »

Angelo Nicolaci

Acidentes acontecem com qualquer caça, pra um avião cair se acidentar só basta ele estar fora da linha de montagem, as vezes nem isso…rsrsrs Agora tem gente falando que não é o primeiro acidente do Gripen, mas me respondam, quantos acidentes aconteceram com o SH, quantos aconteceram com o Rafale? Do SH são muitos de cabeça lembro de pelo menos uns 10, do rafale recordo de 3, do gripen recordo de 3, so SU-30/35 também tem pelo menos uns 8, isso não quer dizer que o avião não presta, temos que avaliar o fator humano, condições do ocorrido e etc…… Read more »

Angelo Nicolaci

Agora com esse adiamento eu estou começando a crer que vão fazer como no governo anterior, comprar usado e passar a bola do FX-3 para o proximo governo que espero não seja da turma da direita, pois só tem ladrão safado,se bem que na esquerda tbm, apesar de na esquerda serem pouco experientes e acabam sendo pegos facilmente…rsrsrs como o caso do dinheiro na cueca, apesar de que aqui no Brasil politico honesto esta extinto, isso se ja houve algum….

Diego

Pô, falha humana sei naum.
Com tanta tecnologia, simplismente acho que um avião não deveria nem poder voar muito baixo sem um alerta para a situação do trem de pouso.
deve ter procedimentos automatizados para o pouso, e ele deve indicar a naum utilização do trem de pouso. Acho que foi defeito na máquina, apesar de gosta muito dos aviões suecos, eles sempre pensaram além, diferente de nós.

Christiano

O Brasil tem que ter uma força aerea operacionl e não pra desfile,e quanto ser barato nao ser bom,o F-5 e o Mig 21 são ,provas que nao adianta gastar milhoes e ficar com aeronave no hangar.

Paulo Taubaté

Caipira, me desculpa, mas não acho vergonha não.

Agora que é a hora de decidir, que se esprema tudo e mais um pouco do que for possível, um mês a mais, um mês a menos, isso acontece em todas as negociações.

Tá certo que essa novela parece não ter fim. Desde quando mesmo? 2000…..

Mas, voltando enfim, depois que tiver assinado o contrato, aí não dá mais para chorar.

Abs.

joao terba

O acordo comercial fala mais alto,a negociação americana inclui o pré-sal,talves o etanol,os EUA são o segundo comprador do Brasil,se o Brasil aceitar a participação no pré-sal podemos comprar qualquer equipamento militar,veja o exemplo da Rússia,tinhamos um grande saldo comercial através da exportação de carne,tivemos de comprar os helis para compessar o saldo comercial,creio com os americanos vai ser a mesma coisa,vamos ver.
abraço.

Túlio F.

hahah mesmo se o avião pegasse fogo expontaneamente em pleno ar eles falariam que foi falha do piloto.

Giovani

Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu um Avião de US$ 50 Milhões.

Getulio - São Paulo

Creio que a proposta do Gripen foi para o espaço, ou melhor, pro chão!

Getulio - São Paulo

outro dia os americanos perderam um F-22.

Cor Tau

Em todo projeto especulado existe alta probabilidade de algo não se sair como o esperado ao final….Ainda mais sendo uma colcha de retalhos….Um remendo de muitas coisas de outros lugares…….Acreditar piamente sem cautela alguma que tudo idealizado se dara como o esperado…Perfeitamente……Sem problemas ou obstáculos algum é imprudência e ilusão…..Tudo se dara por tentativa e erro..Fazendo assim com que as coisas talvez não saem exatamente como o esperado..Como custos por exemplo..Estarão comprando problemas e não soluções……..Na vida……As vezes……As coisas nem sempre funcionam como esperamos……………As coisas nem sempre saem como esperamos………..O homem prudente percebe a aproximação do ruim e se abriga… Read more »

Cor Tau

Em todo projeto especulado existe alta probabilidade de algo não se sair como o esperado ao final….Ainda mais sendo uma colcha de retalhos….Um remendo de muitas coisas de outros lugares…….Acreditar piamente sem cautela alguma que tudo idealizado se dara como o esperado…Perfeitamente……Sem problemas ou obstáculos algum é imprudência e ilusão…..Tudo se dara por tentativa e erro..Fazendo assim com que as coisas talvez não saem exatamente como o esperado..Como custos por exemplo..Estarão comprando problemas e não soluções……..Na vida……As vezes……As coisas nem sempre funcionam como esperamos……………As coisas nem sempre saem como esperamos………..O homem prudente percebe a aproximação do ruim e se abriga… Read more »

Francisco AMX

Pensei que só com o SU-35 podia acontecer isso… ah e este aí não é protótipo, aliás não se pode culpar o NG! pois ele nem protótipo tem ! rsrsrrsrs

Vovódka da Lua

BVR meu netinho querido a veia aqui nao ten nada a ver com esse acidente do gripadinho nao!!!!! E o piloto nao tomou vodka nao quem toma e’ a vovo’ aqui e e’ por isso que eu to sobreviveno aqui na lua faz mais de meis!!!! A veia ia quebrar recorde de veio no espaco que era do Joao Glenn mais deu problema no botao do painel que a champanhe francesa sabotada estorou e a rolha bateu no botao e a veia veio parar na Lua!!! E eu to sobrevivendo a base de vodka que a minha nave ta’ cheia… Read more »

Giovani

Acontece!!!!

Luiz

Acho que com esse acidente com um Gripen 39C, pode acabar com as chances da versão NG desse caça sair vencedora do FX-2, somando o fato do NG não existir e não atender os requisitos da nossa Força Aérea, mas ainda acho que se a proposta de TT da for cumprida pela Saab acho que vale a pena comprar a versão NG, pois seria de grande aprendizado para nossa indústria aeronáutica, para talvez um dia podermos projetar e construir o nosso caça.