Tornado F3 da RAF cai na Escócia, com perda dos dois tripulantes

16

tornado-foto-raf

A RAF e o Ministério da Defesa Britânico, que já haviam informado na quinta-feira passada (2 de julho) a queda de um Tornado F3 do Esquadrão 43, confirmou na sexta-feira dia 3 a morte dos dois tripulantes, Flight Lieutenant Kenneth Thompson e Flight Lieutenant Nigel Morton (foto no final da matéria). O acidente ocorreu durante um treinamento de rotina em Glen Kinglas – Argyll, Escócia, e o inquérito sobre as causas está em andamento.

Thompson tinha 27 anos, e era da região de Glasgow. O operador de sistemas de armas Morton, tinha 43 anos, e era de  Fife. Além da perda emocional e para as famílias, foi sentida pelo esquadrão e pela Força a perda de dois oficiais de grande experiência e vivência no esquadrão.

flight-lieutenants-kenneth-thompson-left-and-nigel-morton-foto-mod

FONTE e FOTO (acima): RAF / FOTO (abaixo): MOD, via RAF

NOTA do BLOG: o Tornado F3 é a versão de defesa aérea da aeronave.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Oassento ejetável falhou???

Tiago Jeronimo

Eu acho o Tornado F3 um baita avião pena que ainda é equipado com o Skyflash(?).

Nunão

Tiago, desde 2004 eles empregam o AMRAAM.

Marcelo Tadeu

ë sempre uma pena dois jovens pilotos, cheios de vida e felizes por fazerem o que mais gostam morrerem deste jeito, por mais que eu saiba que faz parte da profissão. A LA CHASSE!!

Giovani

Os Heróis nunca morrem!!!

A La Chasse!!

Tiago Jeronimo

Valeu pela informação Nunão.

Agora sim eles voltaram a ser um baita avião apesar de não entender o porque do Reino Unido preferir ele ao F-15 já que o Tornado foi orginalmente pensado como avião de ataque a baixa altitude e teve que sofrer varias modificações para se tornar um caça interceptador.

Skyrider

Será que foi a aranha afegã?

João

Pra variar, Tornado caindo… Esse avião passou vergonha das maiores no 1º Conflito do Golfo, tendo perdas consideráveis perante as defesas iraquianas em sua versão IDS, enquanto outros caças mais antigos como o Jaguar e o Mirage F-1 fizeram muito mais bonito. O desempenho dos motores Turbo Union sempre deixou a desejar também, limitando muito a manobrabilidade desse caça. A versão ADV possui turbinas um pouco mais possantes, mas também não são nenhuma maravilha. Durante muitos anos usaram mísseis SKYFLASH, o que limitava um bocado a mobilidade de engajamento do radar. Num exercício contra os Flanker, levaram um pau violento,… Read more »

Jacubão

Oassento ejetável falhou???

Tiago Jeronimo

Eu acho o Tornado F3 um baita avião pena que ainda é equipado com o Skyflash(?).

Nunão

Tiago, desde 2004 eles empregam o AMRAAM.

Marcelo Tadeu

ë sempre uma pena dois jovens pilotos, cheios de vida e felizes por fazerem o que mais gostam morrerem deste jeito, por mais que eu saiba que faz parte da profissão. A LA CHASSE!!

Giovani

Os Heróis nunca morrem!!!

A La Chasse!!

Tiago Jeronimo

Valeu pela informação Nunão.

Agora sim eles voltaram a ser um baita avião apesar de não entender o porque do Reino Unido preferir ele ao F-15 já que o Tornado foi orginalmente pensado como avião de ataque a baixa altitude e teve que sofrer varias modificações para se tornar um caça interceptador.

João

Pra variar, Tornado caindo… Esse avião passou vergonha das maiores no 1º Conflito do Golfo, tendo perdas consideráveis perante as defesas iraquianas em sua versão IDS, enquanto outros caças mais antigos como o Jaguar e o Mirage F-1 fizeram muito mais bonito. O desempenho dos motores Turbo Union sempre deixou a desejar também, limitando muito a manobrabilidade desse caça. A versão ADV possui turbinas um pouco mais possantes, mas também não são nenhuma maravilha. Durante muitos anos usaram mísseis SKYFLASH, o que limitava um bocado a mobilidade de engajamento do radar. Num exercício contra os Flanker, levaram um pau violento,… Read more »

Skyrider

Será que foi a aranha afegã?