terça-feira, abril 20, 2021

Gripen para o Brasil

Array

F-16 belgas completam 2.000 horas de voo no Afeganistão

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

f-16-foto-forca-aerea-belga

A Força Aérea Belga informou no último dia 29 de junho que as quatro aeronaves F-16 operadas pela Força no Afeganistão, e que chegaram a  Kandahar em setembro de 2008 , completaram um total de 2.000 horas de voo no Teatro de Operções Afegão – o que dá uma média de 500 horas por aeronave em aproximadamente 10 meses de operação, ou 50 horas por mês.

f-16 no solo -foto-forca-aerea-belgaNo informe, os belgas destacam as circunstâncias extremas em que essa marca foi atingida, já que os caças ficam  frequentemente expostos ao tempo quando no solo e operam a partir da base da OTAN mais “populosa” do mundo.

Exemplificando as difíceis condições locais, em março deste ano a Força já havia noticiado que, entre os dias 6 e 7 daquele mês, os motores de três  dos F-16 haviam sido “poluídos” em Kandahar, devido ao erro de manobra no solo de um avião de carga Illyushin que, adentrando por engano a área de estacionamento dos caças, espalhou detritos (pedregulhos) em sua direção.

Uma rápida inspeção demonstrou que os f-16-belga-em-hangar-foto-forca-aerea belgamotores de três dos F-16 haviam sido “poluídos” pelos detritos, como se vê na foto do final desta matéria. Por precaução, os motores foram retirados, desmontados e enviados à Bélgica para um exame detalhado. Como havia um motor de reserva, uma das aeronaves afetadas o recebeu, mantendo dois caças em operação até a chegada de um C-130 trazendo dois motores para o par de caças imobilizado.

Os quatro F-16 belgas operam diariamente no Afeganistão na operação “Guardian Falcon”, seja em missões pré-planejadas ou de alerta de reação rápida.  No próximo mês de agosto, mais dois F-16 belgas deverão ser enviados ao Teatro de Operações Afegão.

inspecao-f-16-belga-foto-forca-aerea-belga

Fonte e Fotos: Força Aérea Belga

Nota do Blog 1: sobre os F-16 belgas, recentemente, a Força Aérea daquele país vendeu alguns exemplares para a Jordânia. Clique aqui para ler matéria a respeito.

Nota do Blog 2: outro exemplo das condições difíceis do Teatro de Operações Afegão foi a perda de um F-16 da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) em 2006, em que uma das hipóteses da queda, que vitimou o piloto, seria a entrada de uma aranha de grandes proporções no cockpit do caça quando no solo – o que levou a mudanças na doutrina em terra. Leia mais a respeito clicando aqui.

- Advertisement -

28 Comments

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
luciano

ahahahahahahahahahahahahaha Se deram mal! hahahahaha

PC

Caraca !!! Agora imaginem só: o sujeito todo amarrado no cockpit; pés nos pedais e ambas as mãos nos controle; além disso, tem de monitorar os instrumentos não só pelo HUD, mas tb pelo painel; tb tem de ficar extremamente atento ao que se passa fora da aeronave (trágego aéreo, formação com outras aeronaves, possíveis ataques de solo, etc), e comunicar-se pelo rádio com outras aeronaves – esquadrilha, awacs, controlador de solo … Com tudo isso, entra uma p. aranha, grande pracas, andando pela perna dele, depois vai subindo pelo torso … Imagina só a caca. Se fosse eu, tinha… Read more »

Cmdt.Felix

Pérai! acho que não entendi bem. Uma aranha derrubou um F-16???

Como isso?

As aranhas grandes geralmente não são venenosas.

Foi por causa do cagaço mesmo??

Tiago Jeronimo

É Cmdt.Felix elas não são venenosas mas já viu o tamanho das mandibulas dessa especie de aranha? São proporcionamente ao tamanho do corpo as maiores de todo mundo animal, eu preferia 3 PAK-FA as 6 horas do que um bixo desse no cockpit do meu caça. Até hoje tenho pena do piloto e só de lembrar disso me da um alivio saber que não tem esse bixo aqui.

Cmdt.Felix

Tiago Jeronimo,

Qual o nome da espécie?

ExV.Emanuel

Nossa, hahaaha, será mesmo que o cara não poderia ter ignorado/esmagado a maldita aranha?
Eu não faço ideia de se é possivel, mas fica meio estranho meio o cara morrer pq tomou um susto! Tragico e comico.

A especie da aranha está na matéria que foi linkada no final da segunda nota do blog.

ExV.Emanuel

Desculpem o segundo post, eu havia me esquecido totalmente de comentar anteriormente!
Os F-16 ao ficarem estacionados não utilizam aquelas proteções plásticas na entrada das turbinas, não sei os da OTAN mas todos os caças russos utilizam isso exatamente para evitar tal tipo de situação.
Se alguém puder me exclarecer, agradeço.

welington

Sugiro a leitura do post relacionado a queda do F-16 por causa de uma aranha…
http://www.aereo.jor.br/?p=803
Um grande abraço a todos.

Jonas Rafael

E será que acertaram algum alvo que preste? É sério o que os Talibãs tem pra ser bombardeado? Tendas?

Andre Luiz

Mas o que a aranha poderia fazer com o cara com aquela endumentaria toda?

Democracia

Uma curiosidade, porque o Brasil não envia aeronaves para esses lugares ?,porque na minha opinião a esperiencia ganha compensaria o investimento.

Viva a República !!!

Tiago Jeronimo

Cmdt.Felix, ela é normamente chamada de aranha camelo, mas o nome da espécie é Solifugae. Segue os algums links, o bixo é impressionante:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solifugae

http://www.youtube.com/watch?v=7JUHtM3tnqQ

Fábio Max

No Afeganistão, a OTAN está substituindo os EUA no árdua tarefa de procurar talibans em cavernas para evitar que eles voltem ao poder… não é uma operação da ONU (que eu saiba) e não existe a possibilidade do Brasil enviar aeronaves para aquele cenário.

Mais do que isso, duvido que o Brasil teria condições de mandar aeronaves para lá por duas razões:

a) Falta de verbas;
b) falta de disponibilidade de equipamentos.

Francisco AMX

O Brasil mandar o quê para o Afeganistão?? AMX??
só pode ser piada! rsrsrs

luciano

ahahahahahahahahahahahahaha Se deram mal! hahahahaha

PC

Caraca !!! Agora imaginem só: o sujeito todo amarrado no cockpit; pés nos pedais e ambas as mãos nos controle; além disso, tem de monitorar os instrumentos não só pelo HUD, mas tb pelo painel; tb tem de ficar extremamente atento ao que se passa fora da aeronave (trágego aéreo, formação com outras aeronaves, possíveis ataques de solo, etc), e comunicar-se pelo rádio com outras aeronaves – esquadrilha, awacs, controlador de solo … Com tudo isso, entra uma p. aranha, grande pracas, andando pela perna dele, depois vai subindo pelo torso … Imagina só a caca. Se fosse eu, tinha… Read more »

Cmdt.Felix

Pérai! acho que não entendi bem. Uma aranha derrubou um F-16???

Como isso?

As aranhas grandes geralmente não são venenosas.

Foi por causa do cagaço mesmo??

Tiago Jeronimo

É Cmdt.Felix elas não são venenosas mas já viu o tamanho das mandibulas dessa especie de aranha? São proporcionamente ao tamanho do corpo as maiores de todo mundo animal, eu preferia 3 PAK-FA as 6 horas do que um bixo desse no cockpit do meu caça. Até hoje tenho pena do piloto e só de lembrar disso me da um alivio saber que não tem esse bixo aqui.

Cmdt.Felix

Tiago Jeronimo,

Qual o nome da espécie?

ExV.Emanuel

Nossa, hahaaha, será mesmo que o cara não poderia ter ignorado/esmagado a maldita aranha?
Eu não faço ideia de se é possivel, mas fica meio estranho meio o cara morrer pq tomou um susto! Tragico e comico.

A especie da aranha está na matéria que foi linkada no final da segunda nota do blog.

ExV.Emanuel

Desculpem o segundo post, eu havia me esquecido totalmente de comentar anteriormente!
Os F-16 ao ficarem estacionados não utilizam aquelas proteções plásticas na entrada das turbinas, não sei os da OTAN mas todos os caças russos utilizam isso exatamente para evitar tal tipo de situação.
Se alguém puder me exclarecer, agradeço.

welington

Sugiro a leitura do post relacionado a queda do F-16 por causa de uma aranha…
http://www.aereo.jor.br/?p=803
Um grande abraço a todos.

Jonas Rafael

E será que acertaram algum alvo que preste? É sério o que os Talibãs tem pra ser bombardeado? Tendas?

Andre Luiz

Mas o que a aranha poderia fazer com o cara com aquela endumentaria toda?

Democracia

Uma curiosidade, porque o Brasil não envia aeronaves para esses lugares ?,porque na minha opinião a esperiencia ganha compensaria o investimento.

Viva a República !!!

Tiago Jeronimo

Cmdt.Felix, ela é normamente chamada de aranha camelo, mas o nome da espécie é Solifugae. Segue os algums links, o bixo é impressionante:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solifugae

http://www.youtube.com/watch?v=7JUHtM3tnqQ

Fábio Max

No Afeganistão, a OTAN está substituindo os EUA no árdua tarefa de procurar talibans em cavernas para evitar que eles voltem ao poder… não é uma operação da ONU (que eu saiba) e não existe a possibilidade do Brasil enviar aeronaves para aquele cenário.

Mais do que isso, duvido que o Brasil teria condições de mandar aeronaves para lá por duas razões:

a) Falta de verbas;
b) falta de disponibilidade de equipamentos.

Francisco AMX

O Brasil mandar o quê para o Afeganistão?? AMX??
só pode ser piada! rsrsrs

Reportagens especiais

PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 4

Continuam no PAMA-SP quatro células de F-5E das oito aeronaves do tipo adquiridas da Jordânia e ainda não enviadas à Embraer - Chegamos...
- Advertisement -
- Advertisement -