quinta-feira, maio 6, 2021

Gripen para o Brasil

Mais uma concepção do PAK-FA

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

su_pakfa_t-50

Enquanto o primeiro PAK-FA não é revelado aos olhos do mundo, os artistas 3D continuam imaginando como poderá ser o primeiro caça russo de quinta geração. Clique nos links abaixo para ver outras concepções interessantes:

COLABOROU: Felipe Cps

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Omega

Bela concepção!!! Gostei, pra mim pode ser assim!

Congele o FX2, mande vir mais ums Mirage 2000 até esse aí ficar pronto! (brincadeira pessoal)

Henrique

Ficou legal hein!

Leigo

Essa concepção ficou muito interessante … Mas eu acho que entradas de ar não favorecem o fluxo de ar para as turbinas … O ideal não seria elas embaixo nas laterais ?

Omega

Leigo, foi o que percebi, óbviamente para funcionar tem que existir entradas por baixo também, até porquê parecem um pouco pequenas.

MARSP

Caramba !!! Esse é bonito mesmo. Parabens para quem desenhou.

rodrigo rauta

Caramba..esse ficou bunitão hein….

Virtualxi

As tubeiras de escape denunciam a presença a kilômetros…

Fora isso, ficou bem futurista.

Alexandre Marlon

Seja lá o formato que tenha, desde que voe e logo depois não comece a cair como os outros aviões que tiveram a mão russa na construção, tá bom. Mas pela imagens de modelos usado para teste de conceito que têm sido divulgado ao logo do tempo, acho que o formato dele será mais para o do Eagle do que para o do F22. Mas como eram modelos para teste de conceito o desenho final do PAK-FA poderá ser bem diferente do formato que foram usados nos modelos teste de conceito que tiveram imagens divulgadas. Mas não estou esperando que… Read more »

latino

bem que o BRASIL poderia estar nessa

Anônimo

ia perguntar o mesmo que o Leigo…parece que em certas manobras vai faltar ar se a velocidade nao for mantida!!

Felipe Cps

Achei a mais bela concepção do T-50 até agora, disparado mais bonita do que as outras. O design é realmente de tirar o fôlego.

Mas de fato a saída da turbina não condiz com o restante do projeto. E veja-se que, na verdade, trata-se de um delta. Estariam os russos dobrando-se à prevalência dos projetos delta europeus das últimas décadas e abandonando o design mais tipicamente americano?

Pergunto aos experts: é possível que a tomada de ar se localize acima do plano das asas? Não prejudica o vôo?

Abraço a todos.

arjuna

Prejudica sim, dependendo da manobra do avião, corta-se o fluxo de ar. Ate poderia voar assim, mas em voos nivelados ou manobras leves, nunca em velocidades maiores.
Att.
Atkinson

adlermedrado

Me lembrou a nave do Johnny Quest.

Nailton

Esse cara que fez esse Fx foi muito feliz e a EMBRAER deveria contratá-lo.

Jacubão

Não importa o DESIN, o importante é o Brasil embarcar nessa e construí-lo na EMBRAER, nos tornando menos dependentes de outros países e certamente seria desenvolvido pela RÚSSIA uma versão naval que também será importante para a marinha no futuro.

Algol

Não seria possível que aquelas entradas de ar superiores fossem entradas secundárias para evitar a ingestão de detritos quando o avião está no chao? (parecido com o sistema do MiG-29)

Mateus_LB

Se o avião for assim será o caça mais bonito q já vi em toda minha vida,mas como beleza ñ paraliza os oponetes só para ficarem observando-o, pode ñfuncionar.Talvez essa configação seja mais stealth. Outros aviões já usam uma configuração parecida, como os novos VANTs americanos e o neuron europeu, além do concorrente do f-22 no processo de seleção do novo caça de 5ª geração americano o yf-21,eu acho q o nome é esse mesmo…

Francisco AMX

as tubeiras são assim, talvez, pq funcionem com TVC 3D, e não tem como ser de outra forma… hipótese claro, pois acho que nem existe protótipo mesmo… e tenho dúvidas se terá tão cedo…

Esdras

Isso mesmo estas entradas de ar superiores, podem ser secundárias assim como no MIG-29.
Filoi lindo !!!!!!

Alan

Este não seria o ‘segundo’ caça de 5ª geração? O primeiro não é o Sukhoi Su-47?

Felipe Cps

Caro Alan, o Berkut é apenas um protótipo monstrengo que a Sukhoi fez para testar alguns conceitos. Passa longe de ser stealth, até porque é imenso. Abs.

ExV.Emanuel

O formado do radome e a “profundidade” da entrada de ar superior em relação à altura dos exaustores não parece mostrar sinais de uma segunda entrada inferior, mas eu creio que pode ser secundária sim, já que a posição da asa cobre quase toda a estrutura desse modelo em 3D.

De toda forma está muito atraente mesmo.

Ducca

Em tempo, …

… Essas últimas informações, divulgadas na imprensa, sobre problemas na capcidade ’stealth’ do F-22, altos custos de aquisição, descontinuidade do programa, dentre outros, não seria uma forma de notícia “plantada”, como contra-informação, a fim de desestimular o governo russo com o PAK-FA e a todos outros governos que sonham com uma aeronave de 5ª Geração?

Bosco

Não quelo. Tolta pecinha invisível! rsrss….

Omega

Mauro, também compartilho o mesmo pensamento, acho que o PAK-FA não sairá em menos de 8 anos, isso que a Rússia diz que sairá em 5. Que é uma realidade e voará eu tenho quase certeza, mas os prazod deixam a desejar. O próprio F-35 já beira os 10 anos, e olhe que os EUA tem muito mais dinheiro que a Rússia.

Fernando

No site do artista tem outras imagens da aeronave:

http://www.duler.ru/CONTENT/pic/industrial/SU_PAKFA_pic_6.jpg

site:
http://www.duler.ru/design.html

belissimas!

Bosco

Francisco, tem outras formas de ser 3D. Lembra-se do X-31? Inclusive um F-18 já foi testado com 2 escapes vetorados iguais aos do X-31 em um projeto que eu não me lembro o nome agora. Sem falar nesses modelitos aqui: (attach.high-g.net/attachments/tvc_122.jpg) Mauro, boa foi a sua pedindo pro Jacubão fazer um desenho também. rsrsrs… Sem falar naquela pitada de humor “Agora, voltando à realidade….” rrs… Agora, sem brincadeiras, eu torço para que o projeto russo de um caça de quinta geração altamamente furtivo dê certo, só desconfio “um pouco” do organograma apresentado. Acho meio otimista demais. Vamos ver no que… Read more »

Bosco

Correção:
Queria dizer “cronograma” e não “organograma”.

Tiago Jeronimo

Com entradas de ar assim, o piloto faz a manobra Cobra de Pugachev e as turbinas entram em stall e o avião cai. É bonito o design, mas se for pra viajar a enterprise é mais bonita.

luciano

Talvez existam mais 2 tomadas de ar convencionais, o que impede?

E quanto ao avião indiano de quinta geração, até cartazes e modelo de vôo usado em túnel de vento foram divulgados.

luciano

Eu quero achar um link que tem vários projetos russos que não foram concretizados… As vezes os russos estão com várias idéias e apenas estão fazendo suspense.

Por outro lado, pode-se dizer que se os russos tivessem algo concreto eles iriam ficar loucos para mostrar o tal avião e dizer que é melhor que o F-22. haha

Hornet

Bosco em 01 jul, 2009 às 16:03

kkkkk…Boa!

Mas essa ilustração ficou bonita…ao menos os desenhos e as ilustrações do PAK-FA estão ficando melhores…hehe

abração

welington

O real design do PAK FA T-50 ainda é uma incógnita para a população civil, assim como foi com o F-22, F-15 em seu desenvolvimento até os seus vôos…. Só uma ressalva quem tem conhecimento sobre o designer final do PAK FA são somente as autoridades responsáveis Russas e Indianas, o atual presidente dmitry Medvedev em visita a uma fabrica da Sukhoi pilotou um SU-34 e viu um mockup de uma aeronave de 5º geração no caso o PAK FA… Já tinha visto esta concepção á uns meses o que me agradou foi à entrada dos bocais de alimentação ficarem… Read more »

Bosco

Tiago, ele usa essas entradas de ar dorsais acessórias quando coloca em funcionamento o módulo hipersônico do seu motor turboramjet, portanto, ele estaria impedido de fazer a manobra “cobra”.rsrs… Ou melhor: Ele usa essas entradas dorsais aproveitando o efeito “coanda” quando em supercruzeiro. Aí ele “recolhe” as entradas de ar principais ventrais para reduzir o arrasto e o RCS. Melhor ainda: as entradas de ar dorsais são para reduzir a emissão térmica dos motores misturando ar frio, quando o “módulo de invisibilidade nível 5” for necessário. Não me perguntem o que é o “MIN-5” que eu não faço a mínima… Read more »

Paulistinha

E ai alguém se abilita a fazer e participar de um “bolão” do FX2…risos

Cor Tau

A que tudo indica pelo fato de ter sido desenvolvido posteriormente ao f-22 tera vantagens e aperfeiçoamentos……….Ja que corrigirão e adicionarão tendo como base o f-22(Podera até ter vantagem ou superioridade mas sera por um determinado tempo pois o f-22 tambem ira recebendo melhoras e alem do mais jamais terão supremacia porque os eua tem muito money e eles só gelo)……….Isso se dispuserem a arcar com os custos do desenvolvimento pois o pak-fa não passa de um projeto conceito….Só acontecera se os outros se interessarem e investirem no desenvolvimento do projeto……Eles os russos não precisam…Não se interessam…Estão falidos….É muito caro…Não… Read more »

Cor Tau

Eles podem……Eles conseguem……É só botarem dinheiro na mão deles….Para min tudo isso não passa de engodo para atrair investidores que invistam nesse negocio…….Tudo resumi-se a massa de manobra hoje…………

Sopa

Putz…muito bonito mesmo !!

Sds.

Sopa

Será que vai ser manobravel como os SU´s ??

Cor Tau

Correção: Assim~Dessa forma a gente tera o nosso caça de quinta sem prejuizos algum….Para não acontecer o que aconteceu com os americanos…..

Baschera

Sukhoi PAK-FA atrasará Previsão de primeiro voo em 2009 já não é real, disse executivo da empresa Por Redação O primeiro voo do caça de 5ª geração russo desenvolvido pela Sukhoi não voará mais este ano. É o que comentou Mikhail Pogosyan, diretor-geral da empresa durante o Salão de Le Bourget, na França. Conhecido pela sigla PAK-FA, o protótipo reúne o que há de mais avançado em tecnologia bélica na antiga república soviética. Mas Pogosyan jogou um balde de água fria nos que esperavam a aparição do caça em 2009: “talvez Em Farnobrough ou mais tarde, é assunto para o… Read more »

welington

Segundo o cronograma o PAK FA voara em 2012 será fabricado em serie em 2016 e se tornara a ponta de lança da WS substituindo o SU-35 BM em 2020 quando o PAK FA estará disponível em números aceitáveis para tal função, devido a isto o PAK FA não esta atrasado…
Um grande abraço todos.

Robson Br

Primeiro a russia tem que justificar a produção do SU-35 que ainda não saiu da fase de protótpo. Acreditar que o PAK-FA vai sair da fase de desenho para projeto vai ser muito difícil. Só se eles motarem de novo aquela estrutura de espionagem da antiga URSS. Avião de 5ª geração não é só um desenho diferente. è tecnologia em tudo. Materiais, eletrônica e sistemas. A Rússia atual não tem laboratórios e nem dinheiro para desenvolver aeronaves deste nível. A maioria dos produtos deles são modelos antigos de cara nova. A Russia atual não tem aquele poder político, econômico e… Read more »

welington

Os Russos são os mais desenvolvidos em materiais RAM absorventes, o SU-47 que possui as mesmas dimensões do SU-35 BM possui um RCS de 0,3m2 e tudo graças à utilização de materiais compostos e RAM absorventes, o SU-35 BM teve um RCS diminuído em relação ao SU-35 convencional de 6m2 para 0,6m2 e na índia eles conseguiram diminuir o RCS de MIGs 21 de 2,2m2 para 0,18m2, imaginem acrescentar estas tecnologias hoje mais maduras a uma aeronave com um designer furtivo, como será o PAK FA… A dita “moderna” tecnologia furtiva é muito mais antiga do que se pensa. Data… Read more »

Bosco

Uau!
Belo texto meu caro Welington.
Só uma ressalva. O canopy recebe uma cobertura metálica para poder refletir as ondas de radar e não “anti-reflexivo”.
Como um canopy tradicional é transparente ao radar ele permite que o interior da cabine de um caça se torne detectável, já que é cheia de estruturas reflexivas.
Com uma fina cobertura metálica o canopy deixa de ser “transparente” e o mesmo passa a defletir o feixe para várias direções reduzindo a “assinatura” devido a pouca energia de retorno ao emissor.
De quebra ainda ajuda a dar proteção contra “cegamento” laser.
Um abraço.

Tiago Jeronimo

Acho que o wellington já tem esse texto pronto pra comentar toda vez que aparece uma noticia do PAK-FA uahauhauahuah

welington

Bosco em 01 jul, 2009 às 23:49
Obrigado pelo complemento e correção amigo Bosco.
Tiago Jeronimo em 02 jul, 2009 às 4:04
rsrsrsrs, em vez de digitar toda esta historia varias vezes pego a pronta, acho mais original descrever com minhas próprias palavras como já fiz diversas vezes, mas não é toda hora que tenho tempo para tal feito.
Um grande abraço aos grandes amigos Bosco e Tiago Jeronimo.

Bosco

Tiago, mas ele sempre muda alguma coisa.rsrs…Aperfeiçoa! Esse eu achei mais completo. E ele distribuiu corretamente, na minha avaliação de leigo, o material RAM. Cerâmica nas partes quente, RAM seletivo do radomo, magnético nas palhetas do compressor, mudança da posição do radar (possível aos radares ESA já que o arranjo das antenas podem estar voltados para cima),etc. Também fez uma boa descrição das técnicas de redução IR. Sem falar no texto em si que ficou bem melhor. Hoje ele não estava com “pressa”. rsr… Não que meu “português” que não é la grande coisa me dê condições de avaliar o… Read more »

Felipe Cps

Só acho que se fosse tão simples como o “Manual de Wellington” diz, qualquer um faria…

Pedro Rocha

Olá senhores! Realmente quando um caça de alto desempenho realiza manobras com alto AOA (grande ângulo de ataque) ocorre o fenômeno de Stol das palhetas das turbinas! Eu me lembro que os primeiros F-14 com motores TF 30 (eu acho!) sempre apagava uma das turbinas quando realizava manobras radicais! As entradas de ar das turbinas do F-14 são excelentes, nem por isso evitava o stol das turbinas! Porém isso foi corrigido por software que no caso americano limitava o AOA e no caso dos russos aumenta a compressão quando realizam manobras como a Cobra! Em resumo as entradas de ar… Read more »

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