quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Certificação de E-Jets da Embraer na Rússia sofre pressão política

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

vinheta-clippingO ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acredita que a Embraer conseguirá certificação da Rússia para operações de seus jatos regionais de até 70 lugares, mas admite que, acima disso, a situação está complicada. O tema da certificação faz parte da agenda bilateral. Na prática, Moscou impede a venda de aparelhos maiores da Embraer no seu mercado, no momento em que a empresa russa Sukhoi tenta deslanchar as vendas de seu primeiro jato regional, com 95 lugares.

A Sukhoi apresentou esta semana, em Paris, o Superjet 100, para concorrer com Embraer e a canadense Bombardier. Anunciou que já tem 122 encomendas para o aparelho. Desse total, 30 pedidos foram feitos em Paris, pela companhia húngara Malev (24), pela russa Avia (4) e pela espanhola Gadair (2).

A direção da Sukhoi espera abocanhar uma fatia de 20% do mercado de jatos regionais médios e projeta produção total de mil aparelhos, dos quais 70% fora da Rússia. A China e o Japão também estão desenvolvendo jatos regionais, o que significa mais concorrência para Embraer e Bombardier, as duas maiores empresas do segmento. Para Amorim, “não há espaço para tanto produtor, tem que ter associação”. “Por que não um grande avião produzido pelo Bric?”, pergunta ele.

Em visita ao Cazaquistão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o país espera vender mais avião para os cazaques. A Embraer já vendeu dois e tem promessa de vender mais 12, ganhando da Bombardier.

FONTE: Valor Online, via NOTIMP

- Advertisement -

24 Comments

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Essa é a parceria que as russetes querem? Os caras nem certificam um avião nosso, imagine transferir tecnologia.

E o idiota do Celso Amorim ainda fala um besteira sem tamanho dessa “Não há espaço para tanto produtor, tem que ter associação” os outros países leêm isso e dizem “O Brazil defende o Monopólio ou o Oligopólio e é contra a livre concorrência”

As vezes eu tenho vergonha de ser brasileiro quando me vejo representado por figuras como essa.

kaleu

Russos ?????

Sem comentários … querem apostar que vai ter “neguinho” aqui defendendo a posição Russa ??? … esperem e verão !

Kaleu

Sopa

Já achei um Palh…çda essa compra do MI-35 pra FAB, Russus e Americanos não merecem confiança, espero que o Amorin não de mancada igual faz na AL !e ainda falam em parceria no PAK-FA, Será ?

Sds.

Hornet

Pois é, foi o que eu disse no post do PAK-FA…

Como fazer essa parceria entre Embraer e Sukhoi?

São interesses de mercado conflitantes.

abraços a todos

Rafael Polga

Os Russos aprenderam que nós somos otários, pior é que eles não são os únicos. Amorim é um idiota, porque a empresa líder mundial no setor vai querer fazer parceria com esses novatos num mercado tão competitivo e mais a Índia que nem tem perspectivas na aviação regional? Ele deveria ser mais pragmático e focar nos acordos bilaterais com cada um dos BRICs. Como a China vem fazendo. Ela faz acordos de troca de armamento por commodities na África, troca de tecnologia militar com a Rússia, compras de commodities com o Brasil e acordos tecnológicos e de serviços com a… Read more »

Hornet

Rafael Polga,

não lamente mais…

A Embraer não pertence a Dassault, mesmo parcialmente.

A Dassault tinha algumas ações da Embraer mas já foram vendidas em 2007.

abraços

Lucas Calabrio

Boa Noite Prezados Temos que ter muita paciencia neste momento . Creio que o novo vetor ja foi escolhido mas nada que possa ter uma reviravolta (os americanos sao ulta bem informados) mas creio que leva o gripen por fatores economicos e de participaçao no projeto de desenvolvimento do gripen ng. Pra quem a 40 anos atras nem nos seu maiores delirios imaginase que um dia a Embraer chegaria onde chegou (3 maior abricante do mundo de aviao) e o proprio pais emprestando dinheiro pro fmi (ou sera o fim da picada ?hehehehe) Enfim se somarmos muitos comentarios positivos de… Read more »

kaleu

Caro Rafael Polga,

Como bem disse o Super Hornet, a Dassault não é nem nunca foi dona, mesmo que parcialmente, da Embraer, somente se aliaram a ela pra nos fazer engolir o bendito Mirage-5 no FX-1 (o que não deu certo – ainda bem !).

Porém não entendi bem sua preferência pela Sukhoy … vc não disse que os Russos acham que somos otários ? … e os Russos não são “novatos”, segundo suas palavras ? … amigo uma associação entre “otários” e “novatos” não vai dar em nada …

Celso Amorim, vive tendo racaídas idiotas …

abraços
Kaleu

Shinigami

Mas a Rússia não tinha prometido abrir seu mercado interno para Embraer no FX1.5 ou por compra de material bélico?
O Brasil exporta bilhões por ano para a Rússia e importa alguns milhões deles e ainda exige que eles abram mais seu mercado interno???
A balança comercial entre Brasil e Russia é ridícula….

kaleu

Num falei que ia ter “neguinho” defendendo a Russia ??? … é o cúmulo …

kaleu

“Ivan Shinigamiov” (desculpe a brincadeira)

Que negócio é esse de “FX-1.5” ??? nunca ouvi falar …

abraço
Kaleu

Baschera

A posição russa não se sustenta, caso o Brasil abra um painel sobre o assunto na OMC.

Sds.

Tiago Jeronimo

Essa é a parceria que as russetes querem? Os caras nem certificam um avião nosso, imagine transferir tecnologia.

E o idiota do Celso Amorim ainda fala um besteira sem tamanho dessa “Não há espaço para tanto produtor, tem que ter associação” os outros países leêm isso e dizem “O Brazil defende o Monopólio ou o Oligopólio e é contra a livre concorrência”

As vezes eu tenho vergonha de ser brasileiro quando me vejo representado por figuras como essa.

kaleu

Russos ?????

Sem comentários … querem apostar que vai ter “neguinho” aqui defendendo a posição Russa ??? … esperem e verão !

Kaleu

Sopa

Já achei um Palh…çda essa compra do MI-35 pra FAB, Russus e Americanos não merecem confiança, espero que o Amorin não de mancada igual faz na AL !e ainda falam em parceria no PAK-FA, Será ?

Sds.

Hornet

Pois é, foi o que eu disse no post do PAK-FA…

Como fazer essa parceria entre Embraer e Sukhoi?

São interesses de mercado conflitantes.

abraços a todos

Rafael Polga

Os Russos aprenderam que nós somos otários, pior é que eles não são os únicos. Amorim é um idiota, porque a empresa líder mundial no setor vai querer fazer parceria com esses novatos num mercado tão competitivo e mais a Índia que nem tem perspectivas na aviação regional? Ele deveria ser mais pragmático e focar nos acordos bilaterais com cada um dos BRICs. Como a China vem fazendo. Ela faz acordos de troca de armamento por commodities na África, troca de tecnologia militar com a Rússia, compras de commodities com o Brasil e acordos tecnológicos e de serviços com a… Read more »

Hornet

Rafael Polga,

não lamente mais…

A Embraer não pertence a Dassault, mesmo parcialmente.

A Dassault tinha algumas ações da Embraer mas já foram vendidas em 2007.

abraços

Lucas Calabrio

Boa Noite Prezados Temos que ter muita paciencia neste momento . Creio que o novo vetor ja foi escolhido mas nada que possa ter uma reviravolta (os americanos sao ulta bem informados) mas creio que leva o gripen por fatores economicos e de participaçao no projeto de desenvolvimento do gripen ng. Pra quem a 40 anos atras nem nos seu maiores delirios imaginase que um dia a Embraer chegaria onde chegou (3 maior abricante do mundo de aviao) e o proprio pais emprestando dinheiro pro fmi (ou sera o fim da picada ?hehehehe) Enfim se somarmos muitos comentarios positivos de… Read more »

kaleu

Caro Rafael Polga,

Como bem disse o Super Hornet, a Dassault não é nem nunca foi dona, mesmo que parcialmente, da Embraer, somente se aliaram a ela pra nos fazer engolir o bendito Mirage-5 no FX-1 (o que não deu certo – ainda bem !).

Porém não entendi bem sua preferência pela Sukhoy … vc não disse que os Russos acham que somos otários ? … e os Russos não são “novatos”, segundo suas palavras ? … amigo uma associação entre “otários” e “novatos” não vai dar em nada …

Celso Amorim, vive tendo racaídas idiotas …

abraços
Kaleu

Shinigami

Mas a Rússia não tinha prometido abrir seu mercado interno para Embraer no FX1.5 ou por compra de material bélico?
O Brasil exporta bilhões por ano para a Rússia e importa alguns milhões deles e ainda exige que eles abram mais seu mercado interno???
A balança comercial entre Brasil e Russia é ridícula….

kaleu

Num falei que ia ter “neguinho” defendendo a Russia ??? … é o cúmulo …

kaleu

“Ivan Shinigamiov” (desculpe a brincadeira)

Que negócio é esse de “FX-1.5” ??? nunca ouvi falar …

abraço
Kaleu

Baschera

A posição russa não se sustenta, caso o Brasil abra um painel sobre o assunto na OMC.

Sds.

Reportagens especiais

John Boyd, o piloto de caça que mudou a arte do combate aéreo – parte 3

Depois do caça F-86, os projetistas americanos desenvolveram uma crescente fascinação pela sofisticação nos caças, pela incorporação do avanço...
- Advertisement -
- Advertisement -