FAB realiza o I Torneio de Aviação de Patrulha

0

patrulha

“Jajuká Pirá Waí!”.

Com o grito de guerra da Aviação de Patrulha, que em tupi-guarani significa “matar o peixe mau”, começou neste sábado, dia 16, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), o I Torneio de Aviação de Patrulha/ XXVI Reunião de Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), coordenado pela II Força Aérea (II FAE).

O objetivo do torneio é avaliar operacionalmente os procedimentos aéreos e terrestres, proporcionando intercâmbio operacional, troca de experiências e atualização da doutrina. Além de promover o espírito de corpo e propiciar o congraçamento e estreitamento dos laços de amizade entre todos aqueles que integraram e integram a Aviação de Patrulha.

Segundo o Brigadeiro Luis Antonio Pinto Machado, Comandante da II Força Aérea, o torneio avaliará o real estado operacional das tripulações de combate de Patrulha da II FAE. Além de ser um meio de conhecer e superar as necessidades das Unidades Aéreas. “O I Torneio de Aviação de Patrulha permitirá conhecer se há alguma necessidade para que nós possamos superá-la”.

Para receber as Unidades Aéreas participantes do torneio, a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) preparou uma logística especial de funcionamento, oferecendo toda a infraestrutura necessária de apoio, como alimentação e transporte para os 200 militares participantes do torneio.

Segundo o Coronel Manuel Araújo da Silva Junior, Comandante da BAFZ, a base está sempre pronta para apoiar as unidades sediadas e as unidades que, porventura, venham a operar na base. Porém, para atender melhor os participantes do torneio, algumas medidas foram tomadas. “Fizemos alguns pequenos ajustes no que diz respeito ao transporte e ao apoio de rancho”.

XXVI RAPAs modalidades do torneio estão definidas em competições aéreas: divididas em missões de esclarecimento, missões de PDATAR – Posto Diretor Aerotático no Ar – e missões de cobertura, caso o objeto naval seja localizado; competição de emprego de armamento; maratona intelectual (os pilotos e mantenedores precisarão mostrar todo seu conhecimento teórico e prático numa bateria de testes sobre a parte mecânica e operacional dos aviões); competição de percepção visual de objetivo; competição de manutenção; além de competições esportivas, como corrida rústica e natação com abordagem ao bote, que avaliarão o condicionamento físico dos participantes.

Como o Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) determinou a todas as Forças Aéreas (FAE) que os torneios e as reuniões de aviação sejam bianuais, ocorrendo em anos alternados, esta será a única edição em que o Torneio e a Reunião de Aviação de Patrulha ocorrerão simultaneamente.

O I Torneio de Aviação de Patrulha acontece até o dia 22 de maio, data em que se comemora o Dia da Aviação de Patrulha.

FONTE: CECOMSAER

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments