quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

Primeira aeronave P-3AM da FAB realiza voo de ensaios

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

p-3am-1Nesta quarta-feira, dia 29, o FAB 7200, primeira aeronave P-3AM da Força Aérea Brasileira, decolou da pista de Getafe, na cidade de Madri (Espanha), para realizar o primeiro voo de ensaios, constituindo-se em um evento considerado de elevada importância da Fase de Desenvolvimento do Projeto de Modernização iniciado em 2005.

As atividades de ensaios em voo, que se iniciam, destinam-se a ratificar, após exaustivos testes em laboratório de integração e na própria aeronave em solo, a confiabilidade operacional dos sistemas de aeronavegabilidade e dos sistemas de missão, que foram totalmente desenvolvidos por uma equipe mista composta por especialistas das empresas ATECH (Brasileira) e EADS-CASA (Espanhola), com o gerenciamento da Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas (SDDP) do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e com a participação dos demais Comandos-Gerais do Comando da Aeronáutica.

O planejamento é que a Fase de Desenvolvimento será concluída no final deste ano, na Espanha, quando ocorrerá o recebimento da aeronave FAB 7200, o que viabiliza o início do treinamento de equipagens de combate da FAB (pilotos, mecânicos de voo, operadores acústicos, operador de ESM/MAD, operador radar/EO, coordenador tático, navegador e armamento) em missões operacionais.

p-3am-2No próximo ano, a aeronave será trasladada para a Base Aérea de Salvador, na Bahia, quando haverá uma avaliação operacional (AVOP) completa, com o objetivo de comprovar o comportamento e as características funcionais de cada componente dos sistemas de missão, em confronto com os requisitos operacionais e logísticos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica em ambiente operacional real, conforme estipulado no contrato de modernização.

A aeronave P-3AM, com os seus modernos equipamentos e sistemas embarcados, é uma ferramenta poderosa que está alinhada com as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa, pois incrementará, substancialmente, a capacidade da pacífica do Brasil na busca de proteger a Amazônia Legal e, de modo especial, a região pré-sal da Amazônia Azul.

Além disto, a aeronave P-3AM representará apoio às atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul, que, conforme acordos internacionais, é de responsabilidade do Brasil.

Fonte: COPAC / CTA

NOTA do BLOG: Saiba tudo sobre os P-3AM da FAB clicando aqui.

- Advertisement -

20 Comments

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Silva

Esta bem atrazado nosso P3AM. Era para ser entregue o primeiro aparentemente em agosto, agora somente para início de 2010.Creio que será de muita importancia a vinda deste avião,com modernos aviônicos.

Abraços

Paulo

Fabio Bett

P3AM com misseis anti-navios/radar/sonar modernos? ME SERVEM!!!

RL

O que os amigos pensam e a FAB dar um plus substancial na vigilancia maritima adquirindo até 3 P-99 (ISR) da Embraer?

Bandeirulha – 10 Modernizados.
P3-AM – 8.
P-99 – 3.

Ai ficaria muito mais eficaz não acham?

Tarkus

Por que esses aviões não são da Marinha? De quem é a responsabilidade da vigilância marítima? FAB!! ou MB?
Deve ser resquício do velho dogma: Se tem asas é com a FAB!!

Marcelo Tadeu

Tarkus, Tb acho que toda atividade envolvendo patrulha marítima, ASV e ASW deveria ser da Marinha, ou então deixar a patrulha da ZEE com a FAB e a de longo alcance com a MB, entretanto, por motivo, creio eu, totalmente tradicionais, já que foi um Catalina da FAB que atacou o único submarino afundado opela força em 1943 (U-199)a FAB faz , e muito bem, este serviço, o que não quer dizer que no futuro passe para a MB, mas tudo tem que ser visto pelo lado orçamentário, ou seja, é mais um ônus para a MB. Considero o P-3… Read more »

Giovani

Acho que esses P-3BR deveriam ser operados pela Marinha do Brasil, o que favoreceria a integração com a Esquadra Naval e os SH-60 SeaHawk.

Patrulha Marítima e ASW é atribuição da Marinha!

[…] o ‘post’ sobre a primeira aeronave P-3AM a realizar voos de […]

[…] até janeiro de 2010 as duas primeiras aeronaves modernizadas, de um total de nove, visto que o primeiro voo do protótipo foi realizado em abril deste ano, na […]

eu

O Lockheed P 3 Orion é um avião muito velho e feio. Preferiria esperar a fabricação do Embraer P-390, que é muito mais elegante.

Paulo Silva

Esta bem atrazado nosso P3AM. Era para ser entregue o primeiro aparentemente em agosto, agora somente para início de 2010.Creio que será de muita importancia a vinda deste avião,com modernos aviônicos.

Abraços

Paulo

Fabio Bett

P3AM com misseis anti-navios/radar/sonar modernos? ME SERVEM!!!

RL

O que os amigos pensam e a FAB dar um plus substancial na vigilancia maritima adquirindo até 3 P-99 (ISR) da Embraer?

Bandeirulha – 10 Modernizados.
P3-AM – 8.
P-99 – 3.

Ai ficaria muito mais eficaz não acham?

Tarkus

Por que esses aviões não são da Marinha? De quem é a responsabilidade da vigilância marítima? FAB!! ou MB?
Deve ser resquício do velho dogma: Se tem asas é com a FAB!!

Marcelo Tadeu

Tarkus, Tb acho que toda atividade envolvendo patrulha marítima, ASV e ASW deveria ser da Marinha, ou então deixar a patrulha da ZEE com a FAB e a de longo alcance com a MB, entretanto, por motivo, creio eu, totalmente tradicionais, já que foi um Catalina da FAB que atacou o único submarino afundado opela força em 1943 (U-199)a FAB faz , e muito bem, este serviço, o que não quer dizer que no futuro passe para a MB, mas tudo tem que ser visto pelo lado orçamentário, ou seja, é mais um ônus para a MB. Considero o P-3… Read more »

Giovani

Acho que esses P-3BR deveriam ser operados pela Marinha do Brasil, o que favoreceria a integração com a Esquadra Naval e os SH-60 SeaHawk.

Patrulha Marítima e ASW é atribuição da Marinha!

[…] o ‘post’ sobre a primeira aeronave P-3AM a realizar voos de […]

[…] até janeiro de 2010 as duas primeiras aeronaves modernizadas, de um total de nove, visto que o primeiro voo do protótipo foi realizado em abril deste ano, na […]

eu

O Lockheed P 3 Orion é um avião muito velho e feio. Preferiria esperar a fabricação do Embraer P-390, que é muito mais elegante.

pedro

ACHO QUE PATRULHA MARITIMA TEM QUE SER RESPONSABILIDADE DA MARINHA.
COMO NA ARGENTINA E EM QUASE TODOS OS PAISES DO MAUNO.
QUANDO SE CRIOU O MINISTERIO DA DESFESA DISSERAM Q NÃO IA DAR CERTO E HOJE AS F.A. ESTÃO RECEBENDO MUITO DINHEIRO E ESTA SENDO MELHOR EMPREGADO DO QUE ANTES.
MESMO COISA A PATRULHA MARIMTIMA. TEM Q SER DA MARINHA.
VAMOS QUEBRAR OS PARADIGMAS E UNIR NOSSA FORÇAS ARAMDAS

pedro

EM GERAL TODO MUNDO ACHA Q PATRULHA MARITIMA TEM QUE SER DA MARINHA, MAS POR ORGULHO OU POR DINHEIRO E NÃO POR COMPETÊNCIA A FAB CONTINUA A INSISTIR COM ISSO.
CHEGA DE ASNEIRAS COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. A F.A.B TEM QUE CUIDAR DA AVIAÇÃO DE CAÇA.

Reportagens especiais

PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 1

Caça F-5EM da FAB realizou diversas passagens baixas sobre o Campo de Marte, em São Paulo. Um jato de...
- Advertisement -
- Advertisement -