su-35-foto-airforce-technology

Aeronave foi completamente destruída. Falha é atribuída a sistema de freios.

Segundo informações do Russia Today, um dos protótipos do caça do Sukhoi Su-35, que realizava testes de motor, foi completamente destruído em um acidente próximo a Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia.

A aeronave, equipada com turbinas melhoradas,estaria realizando testes de pista no último domingo, dia 26 de abril, quando o sistema de freios falhou e o jato, em aceleração, saiu da pista. Segundo testemunhas oculares, o avião chocou-se contra uma barreira lateral com o motor esquerdo em chamas. Antes do choque, o  piloto Evgeny Frolov conseguiu ejetar-se, sendo levado ao hospital com queimaduras e ferimentos. Investigações oficiais já foram iniciadas. 

De acordo com a Sukhoi, o cronograma de produção não será afetado, mantendo-se seu início para 2010. Os três protótipos do Su-35 já teriam acumulado, desde o início dos testes de voo em fevereiro de 2008, 100 surtidas, e esperava-se alcançar a marca de 150-160 em meados deste ano.

Fonte: Russia Today  Foto: Airforce Technology  Colaboraram: leitores do Blog do Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

O que dirão os admiradores deste avião?

lvs1303

acidentes acontecem .. ainda espero que tenhamos um caca avião russo na FAB. ja teve algum problema com os avioes da Venezuela? alguem sabe dizer?

evandro

EU JÁ FALEI!!!! ESSE AVIÃO É UM “OVO DE PASCOA” GRAÇAS A DEUS QUE A FAB (SABENDO DISSO) EXCLUIU ESTA PORCARIA DO FX2. QUE VENHA O F18 SUPER HORNET!
ABRAÇOS

JMRC

Não devemos nos esquecer que um F 22 também caiu.

Bosco

Eu bem que poderia aproveitar a deixa pra fazer aqueles comentários pejorativos e precipitados como os que foram feitos para o F-22. Mas eu passo.

Adolf Galland

Não só o f 22 caiu como o outros prototipos americanos, faz parte se nao tivesse nada para aprimora ja estava em linha, so para exemplificar um prototipo de um aviao de um projeto alemao e americano caiu.

Goiano

Considero o avião mais bonito e elegante do mundo mas fica só aí. Quem sabe se a Embraer passar a montar esses protótipos aqui no Brasil eles não melhoram 🙂 Acho que tá sobrando vodka no projeto.

lucas lasota

No you tube tem video do gripen se estourando, do f-22 se arrebentando, de varios f-18 se acabando, etc…etc…

apesar de ser um fato lamentavel, faz parte.

Vassili Zaitsev

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, E agora Wellington?????

Goiano

Lucas,

Tem video do Rafale?

marcandrey

Ué tem gente aqui no forum que jura que SU-35 não existe que é pura mentira Russa!!! Agora como é que algo que não existe fica totalmente destruida???? Agora é que o bicho passa a não existir mais msm!!

Em tempo…

A coisa ta ficando “bunita”.. Quando não é F-22 despencando é SU-35 sem freios… Por isso sou mais nossos Xavantes.. O Fuca dos caças, vai aonde os outros não vão, pode fazer 100 anos e bicho ta la, todo enferrujado mas voando, o que um platinado e meio metro de arrame não faz????

Robson Br

Não entendo. Se o SU-35 é so protótipo e so vai entrar em produção em 2010 que dirá esse tal PAK FA. SERÁ QUE ALGUM DIA VAI SER PELO MENOS PROTÓTIPO

Resc

Normal, por ser um protótipo.

Adolf Galland

Bom Robson Br, tá tudo muito obscuro, tudo são só hipóteses, mas os russos não estão desenvolvendo o caça de “quinta geração” desde o SU-47? bomsó podemos esperar.

Paulo Silva

Realmente não é de se e de se estranhar; tudo o que voa, pode cair, podendo ser caça ocidental ou russo!

Abraços

Paulo

GRIPEN NG

bem feito pro lixo russo tamaram que caiam sukhois e o resto do lixos mil mi

GRIPEN NG

mas eu sei quanto esse lixo e poderoso mas prefiro rafale e gripen

*alguem ja viu nossos f-5,amx ou mirage 2000 cair?ou ate o rafale e o gripen?

Fábio Max

É aquela velha história:

O que sobe, de uma forma ou de outra, desce!

kaleu

Ei pessoal …

Alguém, por favor, “acode” o Welington … ele deve tá passando MUITO mal … rsrsrs

Felipe Cps … é uma questão de HUMANIDADE !

abraços
Kaleu

kaleu

Fabio Max … porém esse aí nem subiu …

abraço
Kaleu

Felipe TP

Pelo menos foi o protótipo de cor feia. Quem sabe façam o terceiro protótipo no padrão azul.

Bosco

Welington,
minhas sinceras condolências.rsrsr……..

Lecen

E agora?!!!

Se o segundo melhor caça do mundo é caapz de ter erros, o que faremos?!!!

O mundo vai acabar!!

evandro

PARA QUEM CONHEÇE AVIAÇÃO SABE MUITO BEM QUE O SU_35 É UMA ATUALIZAÇÃO DO SU_27. E NÃO ME VENHA FALAR QUE ESTOU ERRADO. ESTE AVIÃO (OS SU_27,30,33,34,35, 47 e etc) VAI SER SEMPRE UM PROTÓTIPO!!! E ME FALEM ONDE ELE ENTROU EM COMBATE?? O SU_27 E SUA FAMILIA DERRUBOU QUEM ATÉ HOJE???? ALIAS EM 2010 VAI TER O SU_4O..RSRSRSSR. E PORQUE AQUI NINGUEM FALA DO “SU 47 BERKUT”???

Everson

Os simpatizantes da tecnologia ocidental (vá lááá, os fãs dos EUA hehehe) são mais flexíveis que os simpatizantes da tecnologia Russa, se acontece isso com um protótipo de F35, tem nego ai que ia cair matando…haushuash

Felipe Cps

Caiu? Foi tarde, rsrsrsrs…

Kaleu: kkkkkkk

Abs.

Ivan

Evandro, Em resposta a sua pergunta, houve sim combate com SU27 das primeiras gerações, ou versões de exportação no Chifre da África, entre Etiópia e Eritréia (salvo engano). Nestes combates os SU27 etíopes superaram os MIG29 da eritréia por duas razões: 1) Os aviões exigiam um GCI que eles não tinham, principalmente os Mig29; 2) Como os SU27 tinham uma autonomia MUITO maior que os Mig, portanto maior persistência em combate, podiam esperar para lutar na hora mais conveniente. Há uma reportagem sobre estes combates em uma edição antiga da revista ASAS, mas terei que olhar no meu “arquivo”… que… Read more »

Ivan

Em tempo.
A Eritréia comprou SU27 em seguida.

Felipe TP

Eram 2 protótipos. O terceiro era para vir até o final deste ano. Provavelmente com essa perda, ele virá e quem sabe mais algum.

Ivan

Welington, “Cadê vc?” Os SU precisam ser defendidos. São excelentes aeronaves, mas precisam de um piloto verde-amarelo. Amigos, A linha que vai do SU27 ao SU35 é espetacular. O adjetivo é este mesmo. São aeronaves que desafiaram, e ainda dasafiam, os bilhões de dólares do Pentágono. Merecem respeito. Infelizmente não será para o Brasil e nem poderia ser. Até mesmo porque para adotá-lo teríamos que rever vários conceitos e desenvolver outros tantos, como tem feito a Índia, antigo usuário de armas soviéticas e, agora, russas. Nós não temos esta expertise. Então é melhor baixar a bola e enbarcar no que… Read more »

Wolfpack

Acidente acontecem, no AMX foram vários com a morte de um piloto inclusive. Não é por este fato que deve-se julgar o avião… Estou longe de ser partidário do SU35, mas isso só prova como é complicado e arriscado ser piloto de testes…

GRIPEN NG

prefiro nossos tucanos e xavantes do que isso

evandro

IVAN

VALEU!!! É QUE EU PEGO NO PÉ DOS SUKOIS MESMO. MAS VALEU!
ABRAÇO

Bandeira

Os da Venezuela, não caem, pelo simples fato de não subirem, (dependem de pilotos russos)

Francisco AMX

“Caiu? foi tarde!” esta foi engraçada Felipe! rsrsrs confesso Russos, Americanos, Alemães, Franceses, estes são tão incompetentes! deixam acidentar aviões de 300milhoes, explodir protótipos, freios com problemas…. Bom mesmo é o Brasil, a FAB… que toma as melhores decisões do mundo, a EMBRAER… esta sim! toda a tecnologia do AMX, um primor de avanço aeronáutico, coisa de outro mundo! nunca aconteceu nada com ele, um caça que voa a velocidade da luz, manobra como um beija flor… realmente um primor… estes países vão ter que suar a camiseta para alcançar o Brasil… Os russos então! nossa, são amadores totais, mesmo… Read more »

Francisco AMX

Wolfpack, o AMX?!?! não era para ter acontecido nada com ele! este avião é quase um avião comercial de tão comportado e sem recurso… deve ter sido uma manobra como um “tuneou” que fez ele perder o controle… rsrsrsrsrs

Hornet

Espero que o acidente tenha acontecido com o protótipo da foto, que tem esta pintura horrível…

Já o outro protótipo, que tem camuflagem em tons de cinza, branco e preto, acho lindo.

Mas acidentes acontecem nas melhores famílias, o F-22 mesmo que o diga. Isso pra não falar nos demais.

abraços a todos

evandro

O problema deste protótipo é que ele não caiu… Ele se espatifou sem sair do chão..não me lembro de uma situação desta com outro caça qualquer. Alias o que mas tem no You Tube é acidentes com Sukoi!

Vovódka da Sibéria

Buaaaaaaaaaa!!!!!! Acordar de madrugada aki na siberia e roubar o lapitopi do chefe da instalacao linha dura daqui e conectar pra ver as novidades e ler uma noticia dessas ningueim merece!!!! E aqui na Siberia ningueim me falou nada do acidente e a veia sabe porque!!!!! E’ porque agora o voo que os Rosoboronexportes me prometeram no Sukhoi Su-35 pelos servicos prestado na triangulacao Bolivarilandia – Lulalandia – Putinlandia pra ressucitar ele no FX2 vai demorar mais!!!!! Buaaaaaaaaa!!!!! Fooora Fx2 que so’ da’ azar!!!!!!! Vou tomar minha vodka pentadestilada pra chorar as magoa e aguentar o frio pra catar lenha… Read more »

Leo

Alguém falou que prefere o Tucano…. kkkkk

O Tucano fez muito pior, teve que fazer um pouco de emergência com um reprensentante de uma força aerea que veio aqui avaliá-lo…

Como era de se esperar, perdeu a concorrência…vexame

Jaique Sparro

O Gripen tanto já caiu que caiu duas vezes com o mesmo piloto de testes. Na primeira ele se espatifou/capotou eo piloto ficou um tempo internado no hospital e na segunda ele caiu,se não me engano em Estocolmo e o mesmo piloto da primeira queda conseguiu se ejetar,vindo a pedir aposentadoria,pois não queria tentar a sorte numa terceira vez. Tudo que sobe cai é o preço que os homens pagam pra se igualar aos pássaros.

Leandro Mello

Bem… todo mundo sabe que um protótipo é sujeito a queda, a capotamento, a explosões, a arranhões, a deslocamento da asa, a perda de altitude e a uma outra séries de “escoriações”. Então naum venha dizer que o SU-35 é um lixo só pq foi feito por Russos. Até pq o SU-35 assim como outros protótipos, principalmente o Gripenk, estão sujeito a várias coisas.

Felipe Cps

Lembrando bem agora, pra quem perguntou, creio que teve um acidente com um Rafale pilotado por um piloto alemão, que decolando, estolou a aeronave a alguns metros da proa do Charles de Gaule. Foi isso mesmo ou estou enganado?

JMRC

Eu vejo aqui no forum, e em alguns outros, o pessoal “metendo o pau” nos aviões Russos. Sinceramente não entendo. O que dizer dos aviões brasileiros se comparados com os Russos? O que dizer das Forças Armadas Brasilheiras se comparadas as Russas? Tem gente que fica sonhando, achando que o Brasil vai virar um Potência Militar com 36 aviões do FX 2 e 1 Submarino Nuclear sabe-se lá pra quando. É deplorável. As vezes imagino uma Gerra entre as Forças Armadas Russas e as Brasileiras em solo brasileiro. Estou bem cento que em menos de uma semana nosso país estaria… Read more »

Sérgio

marcandrey em 27 abr, 2009 às 18:24

Pegue a revista “Força Aérea” abr/mai, enfim a última, que faz reportagem sobre os assentos ejetavéis e observe as listas de ejeções, realizadas pelos aviadores da FAB, e observe a quantidade de
“Caivante” AT-26. Caem como moscas com aerozóis. Há! consta também um Tucano YT-27, na sua fase de desenvolvimento. Pesquisem é bem interessante. Não voem AT-26 do CATRE e nem T-27 da “Esquadrilha da fumaça” (EDA), pois o risco é maior. E é óbvio, pela finalidade.

Tiago Jeronimo

Adoro ver as russetes metendo o pau no Brasil e defendendo a Rússia.

JMRC só te digo uma coisa: se aqui fosse como a Rússia esvocê teria acabado de comprar uma viagem de férias permanente para o gulag.

Pô Wellignton nem voou e já foi abatido? Por uma barreira? E além do mais em comabte aproximado? auhauahuahuah

Eu sabia que isso ia acontecer mais dia menos dia, e agora russetes, não foram vocês que meteram o pau quando o F-22 caiu?

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu gostaria de enfatizar alguns comentários dos senhores! O protótipo do AMX caiu na Itália matando o piloto dias depois! Um dos protótipos do F-22 caiu por falha nos motores, caíram outros, mas vou ficar com esse, pois a falha é similar! Senhores que preconceito pequeno eu vejo que alguns dos senhores têm com os aviões russos em especial com o Su 35! Quero defender o Su 35, pois alem de ser um novo desenvolvimento de um caça (4ª geração e meia ou 4++) também é um banco de provas para o novo TA 50! Isso mesmo senhores,… Read more »

Pedro Rocha

Eu digo: “…sejam bem VINDAS ao nosso clube das viúvas…”
Desculpem foi o sono!

welington

Vocês descobriram….. rsrsrs, kk, rs vocês são maus,rsrsrs…. Bom é cada coisa que a gente tem que ouvir…. Nada mais normal, F-15, F-16, F-18, F-22, F-35, Rafale, Typhoon, MIG-29, SU-35, Gripen todos caíram, quando o F-22 caiu senti uma grande dor no meu coração assim como senti nesta queda do SU-35 BM, não critiquei o F-22 e também não vou criticar o SU-35 BM pela sua queda, pois isto é a coisa mais ridícula que existe, vetores caem ainda mais em protótipos, sinceramente… O SU-35 BM atingiu a marca de 100 vôos em 20 de março de 2009, ou seja,… Read more »

Leonardo

É , quando a queda e de um vetor como F22, Rafale, Eurofighter é “acidente”, mas quando é um SU 35 é “incompetência”? Me admiro muito de alguns colegas que se dizem admiradores e conhecedores de aviação falarem tanta coisa sem coerência, agora nem um acidente os vetores russos podem sofrer, isso já está deixando de ser um blog um de se trocam idéias em que podemos aprender uns com os outros e sim uma briga de “fã clubes” daqui a pouco vão marcar no Orkut ou mesmo no Blog como as torcidas de futebol para “saírem na porrada”. Pessoal… Read more »