Notícias fornecidas pela Reuters dão conta que o caça Rafale foi eliminado da concorrência indiana por não atender aos requisitos técnicos daquela Força Aérea. A agência AFP também deu a mesma notícia, informando que o preço da aeronave foi considerado muito alto e que a mesma não preenche os requisitos operacionais.

A assessoria de imprensa da Rafale International foi procurada pelo Poder Aéreo na LAAD 2009, mas eles ainda não tinham sido informados à respeito.

FONTES: Agências internacionais / COLABOROU: Leo Fonte

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

232 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao terba

É pessoal nessa hora de crise o preço pessa muito,vamos aguardar.

Rodrigo

Iiii babou pro Rafale… mig 35 leva essa na índia.

Carlinga Carenada

Pessoal: material bélico francês é um engodo! Por que nós gostamos de sofrer? Pergunte para os mecânicos da FAB do PAMASP, parque central de F-5 e F-103, que trabalharam (e trabalham) com Dassault Mirage e com os F-5 qual é mais fácil, econômico e honesto de se trabalhar? Honesto, pois a França sacaneia muito na hora da compra de suprimentos aeronáuticos, seja via ERAM ou com sobrepreços absurdos. Os EUA são mais “honestos” nessa hora… Esta notícia é alvissareira pelo seguinte motivo: a Índia, país de cultura e sabedoria milenares desmascara mais uma Farsa Francesa, de maneira que a FAB… Read more »

edilson

pronto agora vai chover de comentários dizendo que o rafale não presta…
quero ver se o Mig-35 ganhar como vai ser…
superior ao rafale?
ao gripen?
ao F-18?
ao F-16?
Tõ só na espera

Rodrigo Marques

Pessoal,

isso a meu ver é o que interessa no texto:

“” a mesma não preenche os requisitos operacionais””

Alguém sabe quais seriam esses requisitos operacionais?

kaleu

Vai dar Gripen no FX-2…

Zero Uno

Rodrigo Marques;.

Aí meu caro!!! Na mosca de novo! Quais são os requisitos operacionais da Índia?

Antes de qualquer crítica, gostaria de saber para AÍ SIM dar a minha opinião. Do contrário, qualquer julgamento apressado não é válido.

Carlinga Carenada

No FX-2 vai dar… F-16 M BR … dessa maneira a Embraer se beneficia com mais um contratinho de “modernização” e retrofit super, hiper, mega bem feito… Vamos ao AMARG enquanto temos tempo… Olha que a fila anda…

Luciano Baqueiro

Não sei, mas isto esta me parecendo uma retaliação da Índia : devido aos problemas no desenvolvimento da turbina local ( Kaveri ) eles tentaram uma parceria c/ a Snecma, mas esta não teria aceito fornecer o know-how completo ( provavelmente temendo uma posterior cópia hindu sem pagamento de royaltes, a lá China ). Não consigo ver tecnicamente nada que TODOS os outros concorrentes tenham e o Rafale não.

Felipe Cps

Acho que o que derruba o Rafale, em qualquer concorrência, é o preço. No mais penso ser um excelente caça.

Estranha essa notícia indiana, tá me cheirando a politicagem…

Aqui no nosso FX2 estou com o Kaleu, penso que o Gripen NG ainda é melhor.

Fabio

Essa noticia da opção indiana por não usar Rafale por motivos técnicos e operacionais é perfeitamente normal. Qualquer força aérea tem seus critérios. Isso não quer dizer que o avião preterido seja bom ou ruim. Se fosse assim não existiria concorrência entre fabricantes e aviões. Seria o mesmo que dizer que o Sukoi tenha sido preterido pelo projeto FX2 porque ele não presta. Nada a ver. Escolher avião somente pelo preço… tb acho bobagem.. se for assim vamos de super tucano e pronto… Acredito sim que o Rafale e todos os itens do contrato proposto pelos franceses possa ser sim… Read more »

Fabio Bett

Antes de alguem se levar por algum comentário, no mínimo ingenuo, lembren-se que alguns anos atrás o OSÓRIO PERDEU A CONCORRENCIA PARA O M1 AMERICANO,NA ARABIA SAUDITA, SENDO MELHOR CARRO DE COMBATE…assim: calma, muita calma, antes de comentários levianos…quanto a comparação da manutenção do F5 e do Mirrage, não podemos esquecer que o F5 foi feito para a exportação para paises não preferenciais e o Mirrage era o que existia de melhor na aviação francesa na época.

Leo

Vamos ver qual vai ser a nova desculpa da Dassault. Ele perdeu todas as concorrências em que participou. A empresa sempre alegou que as derrotas foram por questões políticas. Todavia, sabe-se que várias derrotas ocorreram também por motivos técnicos. Não conseguiam provar em vôo as características alegas para o caça. Desta vez não se pode dizer que há algum componente político na eliminação. Afinal a India é grande usuária de equipamentos franceses – caças e submarinos – e não é susceptível a este tipo de pressão política. A questão do custo, ao meu ver também não se aplica. Afinal o… Read more »

Leo

Fábio,

Segundo um ex-diretor da Engesa, esta história do Osório tem um pouco de lenda…

Mabill

Os russos com certeza são os que tem maior chance nessa disputa, a força aérea da India já conhece muito bem os equipamentos soviéticos e não vai fazer nenhuma escolha supreendente, o estranho é que não lemos protestos de China e India reclamando da assistência pós venda dos Russos; já o Rafale é com certeza uma aeronave maravilhosa, mais a crise deve dificultar a comercialização, no Brasil (fx-2) acho que pelas circunstâncias o Gripen NG vai levar de novo (custo x benefício), o perigo é de que o fx indiano se transforme em referência para as compras de outros países,… Read more »

Rodrigo

Radar do gripen não é estadunidense.

gerson

rsrsr….o rafale ganho! outra derrota.agora na india. se é que é verdade.

então pq o brasil ficar com ele???????
o lance é ficar com mais mirage2000 e esperar pelo F-35 OU PAK FA

abraço

Mirage

Acho que o Rafale vai ser um caça exclusivo da França.

evandro

OLHA AI!!!! QUE VENHA O F18 E/F SUPER HORNET!! A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL, SEJA OU NÃO COM TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA O F18 É A MELHOR OPÇÃO E A FORÇA AÉREA BRASILEIRA NÃO VAI DEIXAR PASSAR ESSA CHANCE. SÓ PELO RADAR DO F 18 A DISPUTA JÁ ESTA GANHA!!!HEHEHEHE

Marcelo Tadeu

Tb acho que os requisitos operacionais e técnicos variam de país para país. A India tem sua FA baseada na maior parte por aviões russos, não seria inteligente este “país milenar’ utilizar vários tipos de aviões. Agora é verdade que o Rafale é o mais caro de todos.

O pessoal só fala neste tal PAK FA! Gente, isto não passa de rabiscos, nem se sabe se vai sair, vamos nos ater às coisas concretas

evandro

E TEM MAIS A DISPUTA NO FX DA INDIA TEM TUDO PARA O F 18 E/F SUPER HORNET. QUEM VIVER VERÁ!!!!HAHAHAHAHAAH!!!!!

Leo

Marcelo Tadeu, O Typhoon é o mais cara de todos. A Índia opera aviões de diferentes fontes tais como: Sukhois, Migs, Mirages-2000, Jaguares e Hawks. Portanto, não é muito correto querer alinha a escolha do novo caça diretamente com um fonecedor russo. O que parece fazer mais sentido é que ela precisa de um caça leve, mais barato para compor como SU-30MKI espinha dorsal da FAI. As notícias postadas em várias fontes dizem também que é provável que ela escolha 2 vencedores desta licitação. Se este raciocínio estiver correto as duas escolhas lógicas deveriam ficar entre estes 3 aviões: Mig-35,… Read more »

celio andrade

Olá pessoal… Estou vendendo as seguintes publicações, todas em otimo estado… Maquinas de guerra – N0. 1-2-3-4- Revista Voar N. 59 / 1988 Aviões de guerra – N. 1 Revista armas – 2005 Revista forçaaerea – março 1996 Revista defesa N. 32 / 26 – 1984 /31 1984 / 24 1983 / 23 – 1983 / 25 – 1983 / 29 – 1984 / 22 – 1983 / 20 – 1983 / 30 – 1984 Força aerea uma revista de 2005 e outra de 2000 Armas de guerra do brasil – 1989 abril Flap 145 – 1983. preço 5 mil… Read more »

celio andrade

Estou vendendo as seguintes publicações, todas em otimo estado… Maquinas de guerra – N0. 1-2-3-4- Revista Voar N. 59 / 1988 Aviões de guerra – N. 1 Revista armas – 2005 Revista forçaaerea – março 1996 Revista defesa N. 32 / 26 – 1984 /31 1984 / 24 1983 / 23 – 1983 / 25 – 1983 / 29 – 1984 / 22 – 1983 / 20 – 1983 / 30 – 1984 Força aerea uma revista de 2005 e outra de 2000 Armas de guerra do brasil – 1989 abril Flap 145 – 1983. preço 5 mil contato… subcelioandrade… Read more »

evandro

O celio andrade:

VAI VERDER SUAS REVISTAS LÁ NA CORÉIA DO NORTE…. AQUI A CONVERSA É OUTRA NÃO COMERCIO DE REVISTA!!! VALEU???

Pedro

Eu acho que se foi desclassificado, então, PONTO PRO BRASIL! Explico: tendo perdido mais essa concorrência, certamente os franceses da Dassault virão bem “agressivos” em sua proposta. Lembremos que A QUALQUER MOMENTO o Congresso Americano pode vetar o que quiser no F18SH pra gente e que os suecos ainda estão contratando o radar (fora que algumas de suas peças são efetivamente americanas e caem na vala dos vetos). Se alguém tinha alguma dúvida quanto a transferência de tecnologia, abertura de códigos, montagem e desenvolvimento aqui, podem contar que esses pontos não serão mais problemas. Preço por preço, nenhum dos selçecionados… Read more »

Ronin

5 mil? Nú! Mais caro que o Rafale! hehehe… brincadeira amigo!

Marcelo Tadeu

Ô evandro, deixa o cara pô!!!

o célio está fazendo sua propaganda, onde ele iria anunciar, no Globo? Mermão, fica aí, tá beleza, só acho que 5 mangos tá meio caro né não?

Paulo Renato

Ainda acho que o caça va ser o Gripen NG com certeza, o Rafale tem um custo muito alto.
Quem acha que o valor do vetor não vai pesar se engana, nessa crise que estamos passando, qualquer centavo é dinheiro.
Em relação as peças que são de origem americana, não acredito que isso seja algum problema para o Brasil.

Abs

celio andrade

Esse Evandro não deve entender nada..da próxima vez coloco o anuncio na Zona ..

celio andrade

Marcelo valeu..
Aceito propostas . Só quero que essas revistas fiquem com pessoas que entendam do assunto e possam dar bom uso as mesmas…

Hornet

Rodrigo Marques e Zero Uno, eu sei quais são os requisitos operacionais exigidos pela força aérea indiana e que não foram cumpridos pelo Rafale. Pela ordem, aqui estão os itens que o Rafale não possui: – porta-incenso imbutido de fábrica; – retrovisor adequado para pendurar as fitinhas com os dizeres: hare-krishna; – turbinas que emitam, ao ser ligadas, o som sagrado: hare ommmm; – e porta-retrato para colocar a fotografia do Toni Ramos. foi por isso que o Rafale foi desclassificado na Índia…hehehe se é que foi desclassificado mesmo. Vai saber… abraços aos dois ps. Brincadeira. Eu adoro a Índia.… Read more »

Zeke A6M

Eu achoque vai dar o Hornet

Saiu agora na imprensa:

“O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista à rede de TV CNN em espanhol que “os tempos mudaram” e que, agora, o Brasil “é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário internacional”. O americano disse ainda que ele e o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, “deveriam ser parceiros”. ”

Abraços a todos.

Hiigins

Humm… Podemos lucrar com essa retirada do Rafale da concorrência Indiana… Os Franceses terão de ser mais “acessíveis”, aqui. Quanto ao fato de que os Franceses são “difíceis” e manhosos com pós-venda: verdade. O Mirage III, apesar de ser robusto como um tanque (tal como o conteporâneo MIG-21 – Uma característica dos caças Dassaut), tinha peças caras. Com os Gauleses, exige-se atenção na realização do contrato. No entanto, verdade seja dita, o contrato feito por nós com os Franceses, para o Mirage III não nos protegia muito… Duvido que aconteça novamente. O Rafale, divulga-se, possui uma concepção para fácil manutenção… Read more »

Dalton

Hornet,

se vc gosta da musica indiana, motivo a mais para vc assistir o filme ganhador do Oscar, Quem quer ser um milionario…isto é, se vc ainda nao assistiu, e a atriz indiana principal…bem, isso é um capitulo a parte…rs

abraços

Dalton

Hiigins…

só isso que vc acha interessante? E a Internet ?

abraços

Marcelo Tadeu

Hornet, vc esqueceu do assento lado-a-lado para levar a Juliana Paes,cara! heheheheh!!!

Walderson

muito bom, Hornet e Marcelo Tadeu.
kkkkkkk

Hornet

Dalton, ainda não vi, mas assim que der quero ver sim. Valeu pela sugestão! E caso lhe interesse ou interesse a alguém aqui, deixo uma sugestão de DVD: “Concert for George”…organizado pelo Clapton em homenagem ao George Harrison. A primeira parte do DVD, com os músicos indianos, é uma das coisas mais sublimes que já vi e ouvi até hoje. E conta com a participação da minha musa indiana, regendo e tocando cítara. E já que o assunto é esse: quem se interessar por jazz fusion indiano, procure ouvir o grupo Shakti. Aquilo sim é que é jazz fusion de… Read more »

Hiigins

E… A Internet, também.

Engraçado, se os Indianos querem uma aeronave que tenha o ataque ao solo como principal habilidade, deveria escolher o caça gaulês.
Ele é reconhecidamente melhor neste aspecto que o Typhoon, por exemplo.
Mas, sabe-se lá…

Everson

O Obama tá “puxando muito o saco” do Molusco…
O que vocês acham?
Li num em um coment aqui do blog que ele vem ao Brasil em Junho….
Ahh só pra comparar pessoal…anos atras a MB abriu uma licitação para compra de fuzis de assalto, o comentário de alguns Fuzileiros é que os concorrentes do M16/M4 eram “melhores”, um pouco superiores em desempenho, mas a pressão americana foi tão grande que a MB acabou fechando com a Colt mesmo…será que não pode acontecer com o FX2?

MHenrique

Infelizmente o Rafale é só imagem… um bom e belo embrulho.

kaleu

Hornet vc esqueceu a “pior” deficiência francesa… NÃO TEM CAPACETE EM FORMA DE TURBANTE… foi a gota dágua…rsrsrs

abraço
Kaleu

marcandrey

Acho que da F-18 SH!!! Em máteria de offsets os americanos são imbativeis, é capaz de entrar até as revistinhas do célio como offset.

PelamordeDeus Célio!!! 5 paus em meia duzia de revista tomo batavinho com pinga??? Fuja Loco….

evandro

ESSE CAÇA F 16 OFERECIDO A INDIA SERIA UMA BOA OPÇÃO AO BRASIL. E É MUITO MELHOR QUE QUALQUER RAFALE. ALGUEM DUVIDA?? ENTÃO OLHEM ISSO AQUI.
http://www.aereo.jor.br/?p=3769&cpage=1
http://www.aereo.jor.br/?p=3769&cpage=1

Samuel

Caros amigos aposto todas as minhas fichas no Mig-35. É um caça moderno, com radar AESA, variada gama de armamentos, reabastecimento em voo, não deixa nada a desejar para um F-16 ou F-18. Os indianos são claros na preferência por biplaces alem de aeronaves birreatoras. Por isso acho dificil o Gripen e a F-16 deslancharem. A marinha indiana vai de Mig-29K, e a Força Aérea vai de Mig-35.
Eles não são burros o bastante para se seduzirem pelas propostas norte-americanas. Vide as turbinas navais que o governo embargou. Vivendo e aprendendo, com os russos eles já se familiarizaram.

Dalton

Samuel,

pelo que soube, o tal embargo já cessou e os navios indianos voltaram a ter sua construçao reiniciada.

abraços

Nelson Lima

O que é bom pra Índia, pode não ser bom para o Brasil.Isso não desmerece o Rafale.A disputa aqui continua.

Roberto CR

Só pra descontrair porque a semana está acabando.

O Lula apareceu no programa humorístico South Park.

Detalhes em português aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u551549.shtml

Episódio na internet aqui:
http://www.southparkstudios.com/episodes/220763

Vale a pena… rsrrs… Abs

Leo

Samuel,

Os novos caças são necessários primariamente para substituir as grandes frotas de Mig-21, Mig-23 e Specat Jaguar todos monoreatores.
Por isso há uma grande probabilidade de um caça ocidental (Gripen ou mesmo F-16) vencer a licitação.

Também é muito provável que a India queira aumentar a participação de outros forncedores ocidentais para ter acesso a tecnologias diferentes da tecnologia russa. Eles tem uma certa tradição de não se limitarem a um único fornecedor.

Leo