quarta-feira, abril 14, 2021

Gripen para o Brasil

F-15 Eagle: duro de matar

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

f-15i-kill-markings

O F-15 Eagle acumula mais de uma centena de kills e nenhuma perda em combate aéreo, desde que entrou em serviço, na década de 1970.
A exceção fica por conta de um F-15J japonês que abateu outro F-15J em 1995, num treinamento de combate aéreo, quando um míssil Sidewinder acabou sendo disparado por falha de um dispositivo de segurança.
A maioria dos kills do F-15 foram feitos pelas mãos hábeis dos pilotos da Força Aérea de Israel, na Guerra do Líbano de 1982, quando dezenas de MiG-21 (os números variam de 80 a 92 caças) e vários MiG-25 foram abatidos. Na Guerra da Golfo de 1991, os F-15 da USAF também alcançaram inúmeras vitórias, a grande maioria com mísseis AIM-7 Sparrow.
Somente três F-15E Strike Eagle da USAF foram derrubados, mas provavelmente por fogo antiaéreo.

- Advertisement -

71 Comments

Subscribe
Notify of
guest
71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flamenguista

Diria que é o tiranossauro rex dos céus… Temível e poderoso mas antigo, ainda mais se comparado ao raptor.

Obs. disse antigo e não ultrapassado.

Flamenguista

Contei 12 na foto acima… É a dotação do nosso GDA…. já daria alguma dor de cabeça para um aventureiro que lançasse mão!!

rodrigo rauta

Olha, podem me xingar, mas esse ai é que é “puro-sangue”.Não pensaria duas vezes em escolhe-lo se ele estivesse no f-x! Esse sim seria o “high” perfeito. Uns 50 F-15(K ou I) com radar AESA e uns 90 Gripen NG como “low”. Ai sim a coisa ia ficar boa!…bom, pelo menos sonhar não se paga.

WTFAB

Norte-americanos não dão o braço a torcer:

1 – Se vangloriam de derrubar aviões MUITO ultrapassados;

2 – Sempre que um avião deles cai é fogo anti-aéreo … BALELA! Podem ler em qualquer fonte que não seja norte-americana que até mesmo kills desde a guerra da Coréia eles insistem em dizer que foi a “ack”.

Ponto a Força Aérea de Israel que se mostrou poderosa ao mundo não com os F-15 mas sim com o Mirage III.

Abs

RodrigoBR

Ah se fossem nossos também…

http://www.youtube.com/watch?v=CsxJhcFc6vo&NR=1

Tiago Jeronimo

Eu como o rodrigo preferia muito mais os F-15K do que qualquer outro, tenho uma verdadeira paixão por esse avião 🙂

Robson Bandeira

Concordo com voçê Rodrigo Rauta, sonhar não se paga, mais cuidado do jeito que a coisa vai é capaz do nosso governo cobrar até por isso. Essa sua sua sugestão é realmente muito boa, mais enfim vamos continuar sonhando.

Sds.

Flamenguista

Teoricamente, ele pode decolar se colocado na posição vertical, tal como um VLS.

Ricardo

F-15 Fantástico !!!! Mas vale algumas considerações 1) Um detalhe: Não sou defensor de nenhuma força aérea ou aeronave. Isso é só uma opinião. 2) A USAF e a IAF sempre tiveram melhores treinamentos, eles sempre gastaram muito com isso. Essa vantagem também explica grande parte das vitórias não só do F-15 como também do F-16. 3) A USAF e IAF sempre tiveram amparo de aeronaves AE&W dando assim grande vantagem tática. Até mesmo contra aviões mais potentes como o Mig-29. 3) A maioria das vitórias foram contra aviões menos capacitados como Mig-21, Mig-23 e Mig-25 4) Vamos refletir um… Read more »

Felipe Cps

Pessoal, eu queria um desses para mim (que nem o Rei da Arábia Saudita, que tem, ou tinha, um particular, rsrsr), e queria que a FAB tivesse comprado uns 50 desses nos anos 80 (impossível, mas isso sim é sonhar, rsrs).

Mas não queria que hoje, 2009, a FAB comprasse um avião velho desses, gastasse a pouca verba que tem com uma aeronave que é quase defunto. E que além do mais é cara de se manter e voar.

Não falemos besteira: o F-15 teve seu tempo, mas esse tempo passou.

Manfred von Richthofen

Felipe, o F-15 ainda está no seu tempo, pois continua em produção:

http://www.aereo.jor.br/?p=1665

http://www.aereo.jor.br/?p=1229

Lecen

Acredito que o Brasil deveria comprar o F15E (o equivalente norte-americano do Su-35).

Mas não entendo por que oferecem o F-18 Super Hornet mas não o F-15E.

Será pelo custo de operação?

jacubão

Que papo é esse de que Thiago come Rodrigo???? Sei não??? rsrsrs
Flamenguista, eu contei 13, pois usei como referência, o canopi dos aviões e não a ponta do nariz, agora com certeza esses caças nas cores da FAB, seriam o máximo para o poder dissuasório do Brasil.
Desculpe a sacanagem, Thiago e Rodrigo, é que foi mais forte do que eu, rsrsrs.

Um abraço a todos.

Alfredo_Araujo

Hj em dia, onde um piloto não necessariamente voa apenas o “seu” avião, essas marcaçoes no nariz da aeronave nao servem para demonstrar nada!!!
A não ser o score da aeronave…

Um aviao com 30 kills nao necessariamente estara sendo pilotado por um super ás! Diferente da 2ºGM onde quanto mais carimbos na fuselagem, mais sinistro era o piloto…

Patriota

Pessoal

muitos estão subestimando o Gripen o colocando como low
o lance é que este é capaz de confrontar de igual para igual
qualquer avião que disputa o FX2 hoje,gostaria que os que estão
inferiorizando o gripen procurassem os dados tecnicos desta aeronave antes de fazer comentarios equivocados.

Rodrigo Marques

O melhor caça de todos os tempos, apenas isso!

Sobre as vitórias de 1991, acho meio “covardia” porque os iraquianos foram cegados e desconectados por uma chuva de mísseis tomahawk ( disparados de submarinos, destroyers, etc..) e bombas dos F-117 nos primeiros dias da guerra.

Alfredo_Araujo

Patriota… Quando se fala em Low, nao estao inferiorizando as capacidades do Gripen… Acredito q quando citam o Gripen como parte low, seria o colocando no papel de um caça leve, nem por isso menos capaz, que faria o seu papel mais regionalmente, com custos menores q um interceptador pesado biturbina… Pra que 120 Su-35?? Teriamos altos gastos com a manutenção desses vetores. Com 40 Su-35 e uns 70 Gripens teriamos, acredito eu, a mesma capacidade de defesa, porem, com custos mto menores!! Isso nao levando em consideração questoes de logistica envolvidas no uso de um equipamento russo e um… Read more »

Felipe Cps

Caro Manfred von Richthofen: sinto muito, mas o F-15 é “soon to be obsolete”…

Rodrigo Rauta

Que me desculpem os que acham o f-15 velho, mas dentre os postulantes ao f-x eu sou mais ele, so se tivessemos os SU-35 na disputa é que eu iria rever minha opinião.

Jacubão, tem esse de tiago come rodrigo não…ta pensando oq..sou facao, que so corta pra um lado..ehehehehhe

Patriota, o Alfredo disse tudo…qnd me referi ao gripen como low, seria como um caça leve, mais barato e mais multifunão que o f-15, no caso, o high. Vide o exemplo da USAf , aonde o f-15 era o high e o f-16 o low….

flavio

É isso aí: contar vitórias contra pilotos ruins em aviões ruins não vale… Aí é moleza! Queria ver quantas vitórias os F-15 teriam enfrentando pilotos europeus, por exemplo, em caças do mesmo nível do Eagle…

Mauricio R.

“Somente três F-15E Strike Eagle da USAF foram derrubados, mas provavelmente por fogo antiaéreo.”

F-15E não é ac de superioridade aérea mas sim de interdição.

Mauricio R.

“3) A maioria das vitórias foram contra aviões menos capacitados como Mig-21, Mig-23 e Mig-25”

Na ex-Iuguslávia e no Kosovo, teve F-16MLU abatendo Mig-29 Fulcrum c/ AIM-120 Slammer.

Skyrider

F-15 é o caça! Uma vez houve um acidente entre um A-4 e um F-15, ambos da IAF, num treinamento, com a colisão das aeronaves. O A-4 se desintegrou na hora. O piloto do F-15 teve grande dificuldade para controlar a aeronave, largando muita fumaça que encobria a asa direita. Apesar disso, conseguiu voltar para a base, usando principalmente o manete de potência dos motores. Qual não foi a surpresa quando se percebeu que o F-15 pousou sem a asa direita! Até o fabricante (ex-MacDonnel Douglas) veio a Israel acompanhar este caso. Acredita-se que tal feito só foi possível graças… Read more »

welington

Skyrider este foi um dos vídeos de acidentes mais incríveis que já vi, poucos vetores poderiam conseguir tal façanha, dentre eles o Flanker e possivelmente o F-22 e o MIG-35.
(http://www.youtube.com/watch?v=e5_22dyWXeA&feature=related)
Um abraço a todos.

Henrique Sousa

Absolutamente ninguém tem condições de afirmar de antemão que tal aeronave poderia voar sem uma asa.

Escolher 3 aeronaves para um grupo de possíveis aeronaves que fariam isto e completamente inútil.

Welington, no começou eu achava que vc era simplesmente ingênuo, mas agora vc me supreendeu negativamente.

Por favor ninguém de continuidade a este assunto, se o Welington quiser responder fique a vontade, mas saiba que não escrevo mais nada sobre isto, isto e ridículo.

Excel

Caros amigos,
Um assunto diferente do discutido aqui mas acho que pode ser interessante: A Coreia considera a compra do F-35B (STOVL) para ser embarcado no DOKDO a partir de 2020. Noticia abaixo

http://www.koreatimes.co.kr/www/news/nation/2009/03/205_40483.html

A corrida armamentista por aquela região não dá sinal de amenizar.

Ricardo Amil

“3) A maioria das vitórias foram contra aviões menos capacitados como Mig-21, Mig-23 e Mig-25″

Na ex-Iuguslávia e no Kosovo, teve F-16MLU abatendo Mig-29 Fulcrum c/ AIM-120 Slammer.

Eu comentei isso veja !!!!

3) A USAF e IAF sempre tiveram amparo de aeronaves AE&W dando assim grande vantagem tática. Até mesmo contra aviões mais potentes como o Mig-29. (Retirado do meu post !!!)

No Kosovo com a proteção da OTAN até os AMX Italianos fizeram bonito

welington

Henrique Sousa ingênuo… Deixa pra lá, a questão do F-15 ter conseguido tal façanha se deu a sua ótima aerodinâmica aliado aos seus 2 potentes motores, mesmas características presentes nos Flankers, Fulcrums e Raptors, não é provável como não é provavel de acontecer com um F-15, mas se ocorresse da mesma forma possivelmente estes vetores conseguiriam tal façanha, assim como o F-15.
E sobre as três aeronaves são as únicas com as “características” necessárias para realizar tal feito, um delta provavelmente não conseguiria tal feito mesmo sendo bi reator.
Abração Henrique até mais.

Ricardo Amil

O F-14 também conseguiu voar com uma asa danificada

http://www.topedge.com/panels/aircraft/sites/mats/f14-photo-vf213-06l.jpg

Andre

Nao acho dos mais bonitos mas ainda eh um senhor aviao e merece meu respeito. Pra quem ama “jet noise” eh perfeito ;-), especialmente quando decolando na vertical. Extremamente manobravel e mais agil que o Super Hornet.

A dupla F15 + F16 nas suas versoes + modernas seria perfeita pra FAB.

welington

Ricardo Amil o F-14 também teria uma grande possibilidade, porem o mesmo ainda conta com boa parte da assa, coisa que não aconteceu com o F-15, mas mesmo assim o mesmo possivelmente conseguiria voar somente com “uma” asa, graças ao seu potentíssimo motor e pela distancia um do outro em relação ao centro da aeronave, que neste caso funciona como uma “vetoração” lateral.
Abração Ricardo Amil.

Felipe Cps

Ixxxx, tava demorando…

Francisco AMX

Eu também já pousei com uma asa só!
fui a SP, participar de uma reunião com fornecedores, e o desodorante da axila direita não funcionou como previsto…. acabei pousando com uma “asa” só! a outra estava perfeita!
Viram o Francisco tb é um “puro sangue” como o F-15! 🙂

Gustavo

tudo bem, falar que os caças iraquianos eram antigos (tirando os mig-29) até da pra aceitar, mas dizer que os pilotos iraquianos eram despreparados e inexperientes igual um amigo falou aqui é bobagem, os pilotos iraquianos estavam entre os mais bem preparados do mundo a maioria deles remanescentes da guerra iran-iraque.

Flamenguista

Diria que é o tiranossauro rex dos céus… Temível e poderoso mas antigo, ainda mais se comparado ao raptor.

Obs. disse antigo e não ultrapassado.

Flamenguista

Contei 12 na foto acima… É a dotação do nosso GDA…. já daria alguma dor de cabeça para um aventureiro que lançasse mão!!

rodrigo rauta

Olha, podem me xingar, mas esse ai é que é “puro-sangue”.Não pensaria duas vezes em escolhe-lo se ele estivesse no f-x! Esse sim seria o “high” perfeito. Uns 50 F-15(K ou I) com radar AESA e uns 90 Gripen NG como “low”. Ai sim a coisa ia ficar boa!…bom, pelo menos sonhar não se paga.

WTFAB

Norte-americanos não dão o braço a torcer:

1 – Se vangloriam de derrubar aviões MUITO ultrapassados;

2 – Sempre que um avião deles cai é fogo anti-aéreo … BALELA! Podem ler em qualquer fonte que não seja norte-americana que até mesmo kills desde a guerra da Coréia eles insistem em dizer que foi a “ack”.

Ponto a Força Aérea de Israel que se mostrou poderosa ao mundo não com os F-15 mas sim com o Mirage III.

Abs

RodrigoBR

Ah se fossem nossos também…

http://www.youtube.com/watch?v=CsxJhcFc6vo&NR=1

Tiago Jeronimo

Eu como o rodrigo preferia muito mais os F-15K do que qualquer outro, tenho uma verdadeira paixão por esse avião 🙂

Robson Bandeira

Concordo com voçê Rodrigo Rauta, sonhar não se paga, mais cuidado do jeito que a coisa vai é capaz do nosso governo cobrar até por isso. Essa sua sua sugestão é realmente muito boa, mais enfim vamos continuar sonhando.

Sds.

Flamenguista

Teoricamente, ele pode decolar se colocado na posição vertical, tal como um VLS.

Ricardo

F-15 Fantástico !!!! Mas vale algumas considerações 1) Um detalhe: Não sou defensor de nenhuma força aérea ou aeronave. Isso é só uma opinião. 2) A USAF e a IAF sempre tiveram melhores treinamentos, eles sempre gastaram muito com isso. Essa vantagem também explica grande parte das vitórias não só do F-15 como também do F-16. 3) A USAF e IAF sempre tiveram amparo de aeronaves AE&W dando assim grande vantagem tática. Até mesmo contra aviões mais potentes como o Mig-29. 3) A maioria das vitórias foram contra aviões menos capacitados como Mig-21, Mig-23 e Mig-25 4) Vamos refletir um… Read more »

Felipe Cps

Pessoal, eu queria um desses para mim (que nem o Rei da Arábia Saudita, que tem, ou tinha, um particular, rsrsr), e queria que a FAB tivesse comprado uns 50 desses nos anos 80 (impossível, mas isso sim é sonhar, rsrs).

Mas não queria que hoje, 2009, a FAB comprasse um avião velho desses, gastasse a pouca verba que tem com uma aeronave que é quase defunto. E que além do mais é cara de se manter e voar.

Não falemos besteira: o F-15 teve seu tempo, mas esse tempo passou.

Manfred von Richthofen

Felipe, o F-15 ainda está no seu tempo, pois continua em produção:

http://www.aereo.jor.br/?p=1665

http://www.aereo.jor.br/?p=1229

Lecen

Acredito que o Brasil deveria comprar o F15E (o equivalente norte-americano do Su-35).

Mas não entendo por que oferecem o F-18 Super Hornet mas não o F-15E.

Será pelo custo de operação?

jacubão

Que papo é esse de que Thiago come Rodrigo???? Sei não??? rsrsrs
Flamenguista, eu contei 13, pois usei como referência, o canopi dos aviões e não a ponta do nariz, agora com certeza esses caças nas cores da FAB, seriam o máximo para o poder dissuasório do Brasil.
Desculpe a sacanagem, Thiago e Rodrigo, é que foi mais forte do que eu, rsrsrs.

Um abraço a todos.

Alfredo_Araujo

Hj em dia, onde um piloto não necessariamente voa apenas o “seu” avião, essas marcaçoes no nariz da aeronave nao servem para demonstrar nada!!!
A não ser o score da aeronave…

Um aviao com 30 kills nao necessariamente estara sendo pilotado por um super ás! Diferente da 2ºGM onde quanto mais carimbos na fuselagem, mais sinistro era o piloto…

Patriota

Pessoal

muitos estão subestimando o Gripen o colocando como low
o lance é que este é capaz de confrontar de igual para igual
qualquer avião que disputa o FX2 hoje,gostaria que os que estão
inferiorizando o gripen procurassem os dados tecnicos desta aeronave antes de fazer comentarios equivocados.

Rodrigo Marques

O melhor caça de todos os tempos, apenas isso!

Sobre as vitórias de 1991, acho meio “covardia” porque os iraquianos foram cegados e desconectados por uma chuva de mísseis tomahawk ( disparados de submarinos, destroyers, etc..) e bombas dos F-117 nos primeiros dias da guerra.

Combates Aéreos

Táticas de combate aéreo: ‘Head on Attack’

Este é o primeiro de uma série de vídeos da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) com manobras...
- Advertisement -
- Advertisement -