Caças bizarros que quase vingaram parte 4

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    saunders-roe-sr-a1-foto-barriga

    Saunders-Roe SR.A/1: o baiacu a jato

    Novamente o apelido de um caça desta bizarra série do Blog do Poder Aéreo é uma licença poética deste autor. Mas, convenhamos, as fotos não desmentem a semelhança com o dito peixe, e se levarmos em conta que o novo integrante da série é um hidroavião, não devem restar dúvidas de que o britânico jato e o simpático baiacu nadavam pro mesmo lado em design.

    saunders-roe-sr-a1-foto-decolagem

    A idéia surgiu em 1943, ditada pelas necessidades do teatro de operações do Pacífico na II Guerra Mundial, e a princípio não era ruim: unir as vantagens da velocidade que poderia ser obtida com os novos motores a jato com a capacidade dos hidroaviões de não dependerem de pistas em terra, produzindo um hidroavião de caça que superasse qualquer inimigo de motor a pistão.  Ruim foi o “timing”.

    O contrato para três protótipos com as especificações talhadas para a proposta da Saunders-Roe até que não demorou muito, sendo assinado em maio de 1944, quando o destino da Guerra no Pacífico ainda parecia bem longe de ser definido (o caminho da vitória sobre os japoneses estava traçado, mas imaginava-se que o final chegaria bem depois do que efetivamente chegou). A guerra acabou antes que o primeiro dos protótipos voasse, isso numa época em que o desenvolvimento de aeronaves se media em meses, dadas as circunstâncias, e não em anos. Quando o protótipo número 1 voou, em julho de 1947, o caça que poderia ter vingado dois anos antes já estava ultrapassado pela história, pela geopolítica e pelo próprio desenvolvimento aeronáutico.

    saunders-roe-sr-a1-foto-colorida

    Não obstante, os outros dois protótipos foram construídos e voaram, em abril e agosto de 1948, com motores cada vez mais potentes para melhorar o desempenho do “gordo” jato (começando com 2 turbojatos Metropolitan Vickers F2/4 Beryl de 1.465 kgp no primeiro exemplar e chegando a 1.746 kgp no terceiro). A velocidade máxima de 824 km/h, que seria competitiva anos antes, já era amplamente superada às vésperas dos anos 50. Se bem que, olhando suas asas retas e grossas de 14,04 m de envergadura e a fuselagem “gorda” com 15,24 m de comprimento, que acomodava 4 canhões de 20mm no nariz, é até surpreendente que atingisse esse desempenho.

    saunders-roe-sr-a1-3-vistas

    Mas o fato é que simplesmente não restava mais, na época em que voaram os protótipos, nenhum requerimento operacional para um hidroavião de caça, e nem mesmo uma retomada do interesse por parte dos britânicos pelo tipo, durante a guerra da Coréia, impediu que o projeto fosse abandonado em 1951. Curiosamente, o mesmo ano em que um outro hidroavião a jato era encomendado do outro lado do Atlântico, pela US Navy. Um projeto muito mais gracioso do que o desajeitado baiacu britânico, e que também foi fadado ao fracasso por não ter necessidades operacionais que o justificassem (dizem que seu desenvolvimento foi motivado mais por “ciúme” da US Navy em relação à USAF). Trata-se do Convair FY-1 Sea Dart, que já foi objeto de artigo na versão anterior do Blog do Poder Naval, que você pode acessar clicando aqui.

    Para ver o artigo o anterior desta série, clique aqui.

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    Vassily Zaitsev
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    Vassily Zaitsev

    Feio que dói esse SR/A-1. Como “menos feio”, fico com o Convair Sea Dart, que parece um Mirage III com dois motores.

    Vassily Zaitsev
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    Vassily Zaitsev

    Feio que dói esse SR/A-1. Como “menos feio”, fico com o Convair Sea Dart, que parece um Mirage III com dois motores.

    Democracia
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    Democracia

    Ele me lembrou o grumman goose, e familia, de patrulha.

    Viva a República!!!

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    Ele me lembrou o grumman goose, e familia, de patrulha.

    Viva a República!!!

    Gabriel
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    Gabriel

    perdoem o comentário mais alguem sabe quando deverão ser entregues
    os novos helicopteros russos adquiridos pela FAB?

    Gabriel
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    Gabriel

    perdoem o comentário mais alguem sabe quando deverão ser entregues
    os novos helicopteros russos adquiridos pela FAB?

    Democracia
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    Gabriel,

    Os novos helicópteros mil mi-35 deverão chegar por volta de 2011 e 2012,segundo a revista ASAS.

    Viva a República!!!

    Democracia
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    Gabriel,

    Os novos helicópteros mil mi-35 deverão chegar por volta de 2011 e 2012,segundo a revista ASAS.

    Viva a República!!!

    Luciano Baqueiro
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    Luciano Baqueiro

    Olá Nunão,

    boa lembrança, mas ao analisar esta ave rara no quesito ‘cinturinha’, me veio a mente uma pergunta : onde vc buscou inspiração p/ esta escolha, seria vossa pessoa torcedora de um certo time paulista que contratou um certo jogador que se identifica tanto c/ o futebol que a própria cintura é igual a da bola ? Me explique que “Fenômeno” é este ???

    Luciano Baqueiro
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    Luciano Baqueiro

    Olá Nunão,

    boa lembrança, mas ao analisar esta ave rara no quesito ‘cinturinha’, me veio a mente uma pergunta : onde vc buscou inspiração p/ esta escolha, seria vossa pessoa torcedora de um certo time paulista que contratou um certo jogador que se identifica tanto c/ o futebol que a própria cintura é igual a da bola ? Me explique que “Fenômeno” é este ???

    Luciano Baqueiro
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    Luciano Baqueiro

    Se me permitem, p/ os que não conhecem, gostaria de sugerir um video c/ um anfíbio a jato muito mais gracioso :

    http://www.youtube.com/watch?v=QowTqmxYZ1Q

    Luciano Baqueiro
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    Luciano Baqueiro

    Se me permitem, p/ os que não conhecem, gostaria de sugerir um video c/ um anfíbio a jato muito mais gracioso :

    http://www.youtube.com/watch?v=QowTqmxYZ1Q

    ViniciusModolo
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    Convenhamos…os britânicos sabem fazer esses aviões “exóticos”…

    ViniciusModolo
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    ViniciusModolo

    Convenhamos…os britânicos sabem fazer esses aviões “exóticos”…

    Nunão
    Visitante
    Nunão

    Luciano, Não torço para o time que vc imaginou não, hehe… E, apesar do apelido meio portuga, também não sou torcedor da Lusa. A inspiração desse post também não veio do desacinturado jogador (apesar de que o baiacu aí em cima até que tem uma cinturinha sim, no “degrau” do casco…). De qualquer forma, o fenômeno já me inspirou um dia desses, mas foi num outro post, num outro blog: http://www.naval.com.br/blog/?p=2217 Mas enfim, como baiacu é peixe, fica a dica pra vc descobrir pra que time eu (e alguns outros editores muito boa gente dos blogs) torço. Saudações! PS- notei… Read more »

    Nunão
    Visitante
    Nunão

    Luciano, Não torço para o time que vc imaginou não, hehe… E, apesar do apelido meio portuga, também não sou torcedor da Lusa. A inspiração desse post também não veio do desacinturado jogador (apesar de que o baiacu aí em cima até que tem uma cinturinha sim, no “degrau” do casco…). De qualquer forma, o fenômeno já me inspirou um dia desses, mas foi num outro post, num outro blog: http://www.naval.com.br/blog/?p=2217 Mas enfim, como baiacu é peixe, fica a dica pra vc descobrir pra que time eu (e alguns outros editores muito boa gente dos blogs) torço. Saudações! PS- notei… Read more »

    Excel
    Visitante
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    “Baiacu a jato” Nome perfeito. Não poderia imaginar outro nome melhor do que isso.
    Aliás, em design de avião a jato os ingleses são de extremo mau gosto, é só checar todos os aviões a jato que eles tem criado até hoje para se ter uma idéia.

    Excel
    Visitante
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    “Baiacu a jato” Nome perfeito. Não poderia imaginar outro nome melhor do que isso.
    Aliás, em design de avião a jato os ingleses são de extremo mau gosto, é só checar todos os aviões a jato que eles tem criado até hoje para se ter uma idéia.

    Luciano Baqueiro
    Visitante
    Luciano Baqueiro

    Nunão, tenho muito respeito pela história do seu time, só não sei porque ninguém conta p/ torcida que baleia ( mascote ) não é peixe, é mamífero, rs, rs. Como sou sãopaulino, que tal um amistoso ( detesto essa coisa absurda que é a violência e troca de insultos entre torcidas no que deveria ser apenas e tão somente uma diversão ), lembra do meu último desafio que fiz no último post da saga dos Caças Bizarros, continua sem resposta. Relembrando : – Qual a relação entre : . O filme ‘E o vento levou’ – um dos maiores sucessos… Read more »

    Luciano Baqueiro
    Visitante
    Luciano Baqueiro

    Nunão, tenho muito respeito pela história do seu time, só não sei porque ninguém conta p/ torcida que baleia ( mascote ) não é peixe, é mamífero, rs, rs. Como sou sãopaulino, que tal um amistoso ( detesto essa coisa absurda que é a violência e troca de insultos entre torcidas no que deveria ser apenas e tão somente uma diversão ), lembra do meu último desafio que fiz no último post da saga dos Caças Bizarros, continua sem resposta. Relembrando : – Qual a relação entre : . O filme ‘E o vento levou’ – um dos maiores sucessos… Read more »

    Vassily Zaitsev
    Visitante
    Vassily Zaitsev

    Se o Nunão morar em Santos, nem precisa perguntar qur time ele torce. Se consequi adivinhar, beleza; caso contrario, seria aquele que nada, nada, e morre na praia afogado?

    abraços.

    Obs: o Campeonato Paulista vem ai e ja fiz meu pedido aos jogadores do MELHOR TIME DO PLANETA: O SÃO PAULO. Que os zagueiros literalmente quebrem a canela do Fenomeno, para que o time dos favelados encerre o ano na pindura. E, de preferencia, na SEGUNDA novamente.

    Vassily Zaitsev
    Visitante
    Vassily Zaitsev

    Se o Nunão morar em Santos, nem precisa perguntar qur time ele torce. Se consequi adivinhar, beleza; caso contrario, seria aquele que nada, nada, e morre na praia afogado?

    abraços.

    Obs: o Campeonato Paulista vem ai e ja fiz meu pedido aos jogadores do MELHOR TIME DO PLANETA: O SÃO PAULO. Que os zagueiros literalmente quebrem a canela do Fenomeno, para que o time dos favelados encerre o ano na pindura. E, de preferencia, na SEGUNDA novamente.

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    […] a filosofia da série do Nunão sobre aviões de caça bizarros, apresentamos desta vez um avião militar que não é […]

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